IMPRESSÃO CRIATIVA

Adote o mindfulness com diários criativos

A escritora e ilustradora Kia Marie Hunt partilha como criar um diário pode ser uma forma de expressar a sua criatividade, assim como de melhorar a sua saúde mental.
Canon Camera
Deixar que os nossos pensamentos fluam para a página de um diário pode ser uma libertação criativa inspiradora, mas é também uma excelente forma de refletir sobre os nossos sentimentos. Passar apenas 20 minutos por dia a criar um diário pode aumentar a nossa sensação de bem-estar, especialmente quando sabemos que ele apenas será visto pelos nossos olhos. E o que é realmente brilhante? Qualquer pessoa pode fazê-lo. Não existem regras, apenas o papel à nossa frente, pronto para transmitir o que quer que estejamos a sentir naquele dia – quer seja através de palavras, desenhos, colagens ou impressões das nossas próprias fotografias.

A escritora, ilustradora e criadora de diários Kia Marie Hunt é a autora de uma série de cadernos de atividades para crianças, My Awesome Year. Ela gere também a sua própria loja de material de escritório Etsy e produz kits para diários mensais para a sua comunidade crescente do Journal Club.

Para Kia, este tem sido um escape criativo para toda a vida. "Costumava dizer que comecei a criar diários criativos como uma forma de registar memórias durante um ano de viagem no Uruguai e no Brasil", explica. "Mas descobri recentemente imensos diários feitos à mão da minha infância. Aparentemente, sempre adorei diários criativos – tive simplesmente de encontrar o meu caminho de volta."

Escrever diários é também uma excelente forma de nos conhecemos a nós próprios, diz a Kia, que tem 15 700 seguidores no Instagram para a sua conta @kia.creates e gere também a página do Instagram @inspiringjournals. "Além de ser uma atividade catártica, ter um diário como espaço para expressão pura, sem expectativas ou limitações, é tão libertador. Gradualmente, sabemos mais sobre nós próprios sempre que criamos", afirma.

1. Encontre o seu estilo de diário

Uma pessoa a segurar um diário aberto cheio de desenhos coloridos e autocolantes diante de uma estante repleta de livros.

"Criar um diário consiste em captar um momento e preservá-lo para o relermos no futuro", explica Kia, "mas trata-se também desfrutar do presente."

Uma mulher a escrever num teclado de computador cor-de-rosa e branco.

"Escrever um diário faz com que nos compreendamos melhor e a forma como pensamos", explica a Kia. "Por vezes, faço um diário. Noutras vezes, faço um caderno de esboços ou então um álbum de recortes ou fotografias. É certamente uma terapia! É fantástico testemunhar o nosso crescimento à medida que preenchemos as páginas."

"O processo de criação de um diário é como uma impressão digital, cada um é único e não há uma forma certa de o fazer", explica Kia. "Para mim, a criação de um diário começa com a adição de cor à página, normalmente com decorações que são relevantes para tema. Passo muito tempo a imprimir fotografias, a selecionar autocolantes e a escolher a fita [decorativa adesiva] washi", explica.

Quer o seu estilo seja minimalista e arrojado, ou adore um arco-íris de cores, deixe a sua personalidade brilhar; e isso pode variar sempre que abrir o seu diário.

"Para terminar um tema, preencho o espaço com desenhos e mais autocolantes", acrescenta a Kia. "Realmente, não paro até que a página esteja cheia, porque é assim que gosto. Para mim, mais é mais – mas é verdade que nem todos gostam disso!"

2. Escolha um tópico

Uma imagem de cima para baixo a mostrar a secretária organizada de uma mulher, com rolos de fita washi ao lado de um diário aberto.

"A criação de diários aumentou significativamente a minha confiança e autoestima", acrescenta a Kia. "Quanto mais me conheço e me dou a liberdade de criar, menos espaço há para pensamentos negativos ou incertezas."

Uma pessoa a retirar um autocolante para o colocar num diário.

"A minha impressora PIXMA desempenha um papel importante não apenas na criação dos meus diários, como também na minha vida criativa, uma vez que concebo e crio todas as minhas folhas autocolantes a partir do meu estúdio em casa", afirma a Kia, que utiliza uma impressora da série Canon PIXMA TS5350.

Há imensas formas diferentes de criar diários, como documentar sonhos, entradas de uma linha por dia e cartas não enviadas, e pode ir fazendo experiências, ou ter blocos de notas diferentes para cada um.

"Há tantas subcomunidades de diários", explica Kia. "Um diário com marcas de lista pode ser bastante simples e minimalista, concentrando-se no planeamento dos seus dias, semanas ou meses e no registo de hábitos e objetivos. Criar um "diário de tralha" é utilizar o seu diário quase como um álbum de recortes, colando tudo e mais alguma coisa: folhetos, bilhetes, renda, cordão, papel, material – o que quiser!"

Um registo diário de gratidão pode ser uma forma excelente de trazer positividade para sua vida. "É uma forma de registar coisas pelas quais estão agradecidos, grandes ou pequenas", afirma Kia. "Parece simples, mas mudar para esta mentalidade pode realmente mudar a sua vida.

"A melhor forma de encontrar o seu tipo favorito de diário é experimentar", acrescenta. "Experimente tudo e não se limite. Ninguém precisa de se encaixar apenas num tipo de diário. A variedade é divertida."

3. Dê asas à criatividade com a impressão

Uma mulher com um vestido com girassóis a segurar uma impressão da sua impressora PIXMA.

"Adoro a elevada qualidade de impressão que posso obter com a impressora da série Canon PIXMA TS5350. Imprimir, fazer e, em seguida, utilizar os meus próprios designs autocolantes no meu diário é realmente gratificante", afirma Kia.

Uma pessoa a segurar uma Canon Zoemini enquanto esta imprime imagens.

As impressões de 5 x 7,6 cm produzidas pela Canon Zoemini são perfeitas para adicionar a um diário e, além disso, são impressas em papel com verso autocolante, para que não necessite de usar cola.

Pessoas que escrevem diários e entusiastas de trabalhos manuais também podem utilizar as suas impressoras para casa para criar uma fonte inesgotável de materiais novos e imaginativos para diários, tal como a Kia faz com a sua impressora da série Canon PIXMA TS5350.

"Por vezes, crio designs digitalmente com o Adobe® Illustrator®* e envio-os diretamente para a impressora através de uma ligação sem fios. Outras vezes, crio os meus designs à mão e utilizo a PIXMA para os digitalizar antes de os editar. Ver a transformação de uma ideia de design para uma folha autocolante num artigo físico é tão gratificante.

"Tenho estado a adorar acrescentar fotografias aos diários", afirma. "Comecei com fotografias de viagens ou de passeios de um dia quando criava diários sobre memórias de viagens, mas comecei a imprimir cada vez mais, captando todos os tipos de momentos, como flores durante uma caminhada, ou a forma como o sol batia no meu estúdio numa determinada tarde."

A Kia utiliza a impressora de bolso Canon Zoemini com Bluetooth para criar impressões autocolantes instantâneas de 5 x 7,6 cm para colocar sobre o seu papel, simplesmente ao conectá-la a um smartphone.

"Conseguir tirar fotografias no meu telemóvel, aplicar um filtro com a aplicação Canon Mini Print, enviá-las logo diretamente para a Canon Zoemini e imprimi-las em papel autocolante é fantástico. Acrescenta uma fabulosa sensação de sinergia ao processo – posso captar um momento e adicioná-lo ao meu diário de forma quase instantânea."

A aplicação Canon Mini Print tem uma vasta seleção de autocolantes, margens e tipos de letra personalizáveis, para podermos fazer experiências e personalizar as imagens antes de as imprimir.

4. Torne-o exclusivamente seu

Uma pessoa a pressionar um carimbo de tinta numa página de diário preenchida.

"O meu estilo de criação de diários evoluiu definitivamente ao longo do tempo", afirma a Kia. "Costumava ser muito mais focada no resultado final, na criação de "páginas bonitas". Aos poucos, desfrutar do processo tornou-se mais importante. Criar um diário puramente pelo estado meditativo de desenhar, escrever, recortar, colar, preencher a página e apenas estar no momento."

Uma mulher a fotografar o seu diário aberto com a Canon PowerShot G7 X Mark III.

"Utilizo a minha Canon PowerShot G7 X Mark III para captar pequenos clipes do processo de criação do diário e tirar fotografias das minhas páginas terminadas", explica a Kia. "Posso conectá-la ao meu telemóvel através de uma ligação sem fios e transferir facilmente quaisquer fotografias ou vídeos. Depois faço todas as edições no meu telemóvel e posso partilhar o conteúdo do diário com minha comunidade no mesmo dia."

Pode utilizar a aplicação Canon Mini Print, que é compatível com a Canon Zoemini e a Canon Zoemini S, para demonstrar a sua personalidade e o seu estado de espírito com molduras, filtros, desenhos e muito mais. Mas tudo isto não se limita apenas a autocolantes e fotografias. A Kia cria o seu diário com uma variedade de itens criativos.

"Adoro criar texturas ao acrescentar materiais impressos, como páginas dobradas ou envelopes. É bom adicionar elementos interativos na página", afirma. "Tenho um "diário de tralha" que uso apenas em outubro e é dedicado exclusivamente ao "Halloween Journal Challenge" que organizo todos os anos. É extremamente texturado, com páginas rasgadas e tingidas com chá, repleto de renda, selos de cera e impressões fantasmagóricas, e unido com cordão!"

Existem formas ilimitadas para libertar a criatividade interior e as páginas de Kia mostram como as suas fotografias, os autocolantes personalizados e uma bonita caligrafia conferem personalidade ao seu diário.

"Depois de a página estar decorada, pego numa caneta e começo a escrever. Normalmente, não penso demasiado sobre isso. Pratico aquilo que chamo de "escrita livre" e preencho o espaço com as palavras que saem. Não pense demasiado, nem se preocupe se está confuso ou tem erros ortográficos – não importa".

"Ser capaz de partilhar o meu processo criativo e diários concluídos com a comunidade de criação de diários nas redes sociais é muito importante para mim, porque é onde estabeleço ligação com outras pessoas que adoram escrever diários", afirma Kia.

Um aspeto maravilhoso de criar um diário é que o nosso processo é totalmente nosso. Só precisamos de um bloco de notas para começar a criar magia.
Escrito por Lorna Dockerill
* Adobe e Illustrator são marcas comerciais registadas ou marcas comerciais da Adobe nos Estados Unidos e/ou noutros países.

Produtos relacionados

Artigos relacionados

  • As Canon Zoemini C e Canon Zoemini S numa mesa com um bloco de notas com imagens fixas ao mesmo.

    IDEIAS CRIATIVAS

    Dê asas à criatividade com a gama Canon Zoemini

    Oito formas de libertar a sua criatividade em viagem com uma câmara instantânea e impressora de bolso.

  • Uma fotografia de paisagem da costa de Dorset com a formação rochosa Durdle Door.

    NOÇÕES BÁSICAS DE FOTOGRAFIA

    Participe no desafio fotográfico de sete dias

    O fotógrafo Ellis Reed revela como pode deixar a sua zona de conforto criativa e fotografar algo diferente todos os dias.

  • Develop your style

    CÂMARAS INSTANTÂNEAS

    Desenvolva o seu estilo

    As principais sugestões de um influenciador sobre como mostrar o seu estilo com uma câmara instantânea

  • IMPRESSÃO CRIATIVA

    Crie imaginativas obras de arte em papel

    Descubra o guia especializado para criar imagens decorativas através do processo de corte de papel.