Deer close up wildlife in focus

Tecnologias de focagem

Quando olhamos para uma fotografia ou um filme, uma das primeiras coisas em que reparamos é a focagem ou desfocagem da imagem.

Desde 1987, quando a Canon se tornou a primeira empresa a integrar um motor de focagem numa objetiva, vários motores têm sido introduzidos. Estes foram concebidos para obter e acompanhar a focagem de motivos em movimento rápido. Sempre sem perder o controlo para maior precisão, suavidade e silêncio na focagem.

Existem atualmente três tipos principais de tecnologia de motor de focagem que são utilizados nas objetivas Canon. São eles: STM, USM e um motor DC mais convencional. Vejamos as diferenças entre estes motores para que possa compreender e selecionar a objetiva de acordo com as suas necessidades.

STM

As objetivas STM captam boas fotografias e vídeos ainda melhores. O nome advém de um elemento de tecnologia denominado de motor passo a passo, que permite que a objetiva se foque suave e silenciosamente: duas ótimas características a ter em conta ao captar um vídeo.

Enquanto alguns motores utilizados em objetivas provocam grandes ruídos mecânicos e perturbadores na focagem, as objetivas STM focam de forma silenciosa, permitindo-lhe gravar melhor o que ouve naturalmente num ambiente. A tecnologia STM da Canon proporciona uma gama de objetivas extremamente silenciosas e também suficientemente rápidas para captar fotografias na maioria dos cenários.

STM (engrenagem)

A nossa gama mais compacta e mais pequena de objetivas STM, inclusive a EF 50mm f/1.8 STM, inclui a STM de tipo engrenagem: um motor STM muito compacto que utiliza engrenagens helicoidais para a focagem.

STM (parafuso de avanço)

A gama fisicamente maior de objetivas STM inclui a STM de tipo parafuso de avanço que, comparativamente ao tipo de engrenagem, proporciona níveis ainda maiores de silêncio e velocidade.

USM

O USM (motor ultrassónico) é o tipo de motor de focagem automática (AF) mais utilizado na gama de objetivas EF da Canon até à data. Comum a todos os motores USM é o facto de converterem a energia de vibração ultrassónica em força rotacional para mover a lente. Este é, atualmente, o motor de focagem mais rápido da gama Canon, que lhe permite ainda ajustar manualmente a focagem sem que tenha de desligar totalmente a focagem automática.

USM (anel)

O USM em forma de anel é encontrado na maioria das objetivas profissionais da Canon. Permite maior controlo e proporciona grande velocidade e precisão. O motor USM é suficientemente potente para transformar grupos de objetivas pesadas em grandes teleobjetivas de forma rápida e fácil, sem que seja necessário recorrer a um sistema de engrenagem para reduzir a velocidade. Os motores USM têm também alta potência de retenção para que sempre que o motor seja desligado, o grupo da objetiva de focagem se mantenha fixo sem que seja necessária qualquer outra ação. O motor USM em forma de anel não é tão silencioso quanto os motores STM, mas é ainda extremamente silencioso tendo em conta o seu desempenho.

O mecanismo do USM em forma de anel é composto por um rotor e um estator (um corpo elástico com um elemento de tensão cerâmico piezoelétrico fixo). Ao aplicar uma corrente CA com uma frequência ressonante a cerca de 30 000 Hz ao estator, são criadas vibrações que provocam a rotação contínua do rotor. O valor de 30 000 Hz encontra-se no intervalo ultrassónico, sendo este o fator principal para o seu nome.

Ring type USM and Mirco USM comparison diagram

EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS II USM

Uma das mais famosas objetivas de desporto e ação da gama de objetivas EF da Canon. O USM representa a força motora por trás da incrivelmente rápida aquisição de focagem automática e desempenho de acompanhamento necessários para fotografar a vida selvagem e o desporto.

EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS II USM lens
Motorbike rider action

Micro USM

Enquanto o USM em forma de anel foi concebido para ser adaptado ao corpo circular de uma objetiva, outro tipo de USM (o motor micro USM) foi criado para uma vasta gama de objetivas sem restrições ao tamanho do corpo das objetivas. Com um motor micro USM, o rotor, o estator e a engrenagem são combinados numa só unidade com cerca de metade do peso de um motor USM em forma de anel.

Nano USM

O Nano USM é a mais recente inovação da Canon em tecnologia de focagem. Anunciado no início de 2016, combina a velocidade do USM em forma de anel com o silêncio e suavidade do STM. As características deste tipo de motor tornam-no o motor ideal para captar ação e filmes de movimento rápido em que a focagem silenciosa e suave são as características ideais.

Dentro da unidade Nano USM existe um corpo em metal elástico, um elemento de tensão cerâmico e um motor. A aplicação e ajuste da tensão para o elemento de cerâmica controla a direção e a velocidade do motor. O resultado é um sistema de focagem que oferece uma focagem suave com bom controlo de velocidade.

EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS USM

Foi a primeira das objetivas Canon a conter um motor Nano USM e é especialmente útil quando é necessário uma focagem suave para obter transições de focagem de aspeto natural. A Nano USM proporciona um excelente controlo, permitindo um seguimento suave, enquanto foca o seu motivo, à medida que este se afasta ou aproxima da câmara.

EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS USM lens
Basketball players action

Motores de avanço direto

Se a objetiva que pensa adquirir não tem um motor "USM" ou "STM" no nome, é provável que disponha de um motor DC mais convencional ou de um motor de avanço direto, que dispõe de focagem automática mas não tem os mesmos benefícios em termos de alta velocidade, suavidade e silêncio dos motores de tecnologia STM ou USM.