“Qual será o lugar da mulher no mundo de amanhã?” Canon apoia o relançamento limitado do filme ‘WOMAN’ para o #IWD2020

Lisboa, 12 de março de 2020 – Em celebração do Dia Internacional da Mulher de 2020, a Canon Europa, juntamente com a Hope Production e parceirosⁱ, anunciou o relançamento limitado na Europa do filme WOMAN, de Anastasia Mikova e Yann Arthus-Bertrand, vencedor do Audience Award para melhor filme no Busan International Film Festival 2019.

Já em exibição em cinemas selecionados, WOMAN – a continuação do reconhecido documentário HUMAN, do realizador francês e Embaixador da Canon Yann Arthus-Bertrand – baseia-se em entrevistas intimistas a mulheres, filmadas em 50 países de todo o mundo. O filme procura trazer à luz as injustiças que as mulheres enfrentam, ao mesmo tempo que destaca a sua força interior e a capacidade de mudar o mundo apesar dos desafios que enfrentam. O documentário lida com temas como a maternidade, edução, independência financeira e sexualidade.

Famoso pela sua estética natural, WOMAN tornou-se possível com o apoio da tecnologia da Canon Europa, como parte do seu patrocínio ao projeto. Acumulando centenas de horas de filmagens das 2000 entrevistas realizadas durante os três anos que levou a criação do filme, a Canon proporcionou à equipa de produção de WOMAN: cinco Canon EOS C300 Mark II e cinco Canon EOS 5D Mark IV, bem como uma ampla gama de objetivas e acessórios. Filmado inteiramente em 4K ou formato superior, com a EOS C300 Mark II foi utilizada uma objetiva EF 70-200mm f/2.8L IS II USM para o formato uniforme de entrevistas, distintivo deste filme, e que distingue claramente as características faciais, refletindo a estética naturalista que Yann procurava para este projeto. A EOS 5D Mark IV foi também utilizada, no seu decorrer, como câmara secundária.

Yann Arthus-Bertrand, produtor do filme WOMAN e Embaixador da Canon, afirmou: “WOMAN é um projeto que dá voz às mulheres numa escala sem precedentes. O que nos impressionou mais foi a incrível resiliência das mulheres, a sua capacidade de se erguerem contra todas as probabilidades, como se isso ‘pertencesse já ao seu ADN’, como uma das entrevistadas tão bem afirmou. Ao confiarem em nós, estas mulheres deram-nos também uma grande responsabilidade: garantir que as suas vozes seriam finalmente ouvidas, para que no futuro, quem representa metade da humanidade não seja visto novamente como ‘o género mais fraco’. Gostava de agradecer à Canon pelo seu apoio contínuo a este projeto.”

Richard Shepherd, Pro Product Marketing Senior Manager da Canon EMEA comentou, no relançamento do filme: “Contar histórias através de filmes sempre foi um impulsionador de mudanças positivas. Este projeto marcante sensibiliza-nos para o preconceito que existe em todo o mundo em relação às mulheres, e reforça a necessidade de um mundo em que haja verdadeira igualdade de género. É para nós um motivo de orgulho que a tecnologia da Canon tenha tido um papel nesta produção, e estamos encantados por poder apoiar este relançamento, que reflete na perfeição o tema deste ano do Dia Internacional da Mulher - ‘Each for Equal’. Incentivamos todos para que vejam a magia por si próprios.”

Assista ao trailer do filme aqui.

Notas para editores:

Sobre a Hope Production

A Hope Production é uma produtora de documentários e filmes institucionais, criada por Yann Arthus-Bertrand e Jean-Yves robin em setembro de 2011. Produz programas totalmente dedicados a importantes questões ambientais internacionais, para os homens e mulheres que estão comprometidos com estas causas. Para mais informação, visite: http://robinandco.com/hope/


Para a lista completa de parceiros, consulte http://www.woman-themovie.org/en/