Canon celebra 10 anos de EOS Cinema

Lisboa, 22 de novembro de 2021 – A Canon está a celebrar o 10º aniversário da sua reconhecida gama EOS Cinema, elogiada por cineastas como Jimmy Chin, realizador e produtor do documentário “Free Solo”, vencedor de um Óscar. Esta gama será comemorada com um episódio especial no podcast Shutter Stories, que inclui debates sobre a consagrada ciência da cor e a elevada qualidade de imagem dos equipamentos da Canon, Jimmy irá partilhar como a EOS Cinema tem apoiado o seu percurso profissional.

Logotipo do 10º aniversário do Sistema EOS Cinema da Canon

Câmaras digitais para cinema EOS C500 Mark II (esquerda) e EOS C300 Mark III

Olhando para trás, em 2011 a Canon abriu novos caminhos com o lançamento do Sistema EOS Cinema, colocando no mercado a sua primeira câmara digital Full HD de cinema e um conjunto de objetivas dedicadas. No seguimento das distinções que a EOS 5D Mark II recebeu por gravar filmes de Hollywood e programas de televisão de sucesso, a EOS C300 tornou-se a primeira câmara Canon dedicada ao cinema. Com um sensor CMOS que alcançava uma reprodução de vídeo comparável a uma película de 35mm, a câmara foi premiada com um Emmy de Tecnologia e Engenharia em 2012. Isto abriu portas para a restante gama de Cinema da Canon, oferecendo um grande progresso aos cineastas, bem como uma verdadeira câmara para cinema – que foi desde logo utilizada em transmissões broadcast e até mesmo em longas-metragens, incluindo “Captain Philips”, nomeado para Óscares, e a série criminal “The Confession Tapes” da Netflix.

O novo sistema foi revolucionário, possibilitou aos cineastas uma multiplicidade de recursos e oportunidades para filmarem com criatividade. Desde então, a Canon tem lançado tecnologias pioneiras para a indústria cinematográfica em cada uma das 13 inovadoras câmaras que foram sendo adicionadas à gama EOS Cinema, desde o preciso e poderoso sensor Dual Pixel CMOS AF, que apareceu originalmente na Canon EOS 70D, até à câmara EOS C200, que introduziu o Cinema RAW Light da Canon – uma tecnologia que tornou a captação de imagem em formato RAW mais eficiente do que nunca. Ampliando ainda mais as possibilidades da cinematografia, no ano passado a Canon embarcou numa nova era do Sistema EOS Cinema com a câmara EOS C70, a primeira desta gama a utilizar a baioneta RF.

Para comemorar este aniversário especial, a Canon tem o prazer de contar com o testemunho dos cineastas Meena Singh e Jimmy Chin sobre a gama EOS Cinema. Numa conversa moderada por Ilvy Njiokiktjien, Embaixadora Canon, fazem uma retrospetiva dos 10 anos de EOS Cinema, incluindo os principais desenvolvimentos tecnológicos e a impressionante variedade de câmaras de cinema de alto desempenho que estão disponíveis atualmente. Explicando qual o kit que utilizam e como apoia os seus fluxos de trabalho, os cineastas vão contar as histórias por detrás de alguns dos seus projetos mais marcantes. Este episódio do podcast já está disponível.

Yuichi Ishizuka, CEO da Canon EMEA, comentou: “A propósito da comemoração do 10º aniversário do Sistema EOS Cinema , refletimos sobre os desenvolvimentos que desbloquearam novas possibilidades para a indústria cinematográfica. No seguimento do sucesso da EOS 5D Mark II em cinema e televisão, começámos a receber pedidos da indústria por câmaras e objetivas otimizadas para cinema, e por isso desenvolvemos o Sistema EOS Cinema. Desde então, continuámos a estar atentos às necessidades em constante mudança do setor, e na última década quebrámos os limites técnicos para desenvolver uma gama versátil, incluindo 13 câmaras e 30 objetivas de cinema que têm ajudado os cineastas a dar vida às histórias através do vídeo. Neste momento, o futuro desta indústria é empolgante – está mais ativa e diversa do que nunca. Sendo uma das poucas empresas que desenvolve as três componentes essenciais das suas câmaras – objetivas, sensores e processadores – temos a responsabilidade contínua de desenvolver produtos cada vez mais flexíveis que ultrapassem as expectativas dos clientes em relação à qualidade de imagem, que sempre esteve no cerne da gama EOS Cinema.”

Para saber mais sobre os 10 anos da gama EOS Cinema EOS, visite:
https://www.canon.pt/pro/stories/10-years-canon-cinema-eos/

Para ouvir o episódio especial do 10º aniversário da gama EOS Cinema no podcast Shutter Stories, por favor visite:
https://www.canon.pt/pro/shutter-stories-podcast/#episodes