Future Book Forum 2021: Transformar os livros impressos através da inovação sustentável

Lisboa, 11 de novembro de 2021 – A sustentabilidade tem-se tornado cada vez mais importante para os operadores do setor editorial. Como esta preocupação veio para ficar, o Canon Future Book Forum deste ano, marcado para o próximo dia 2 de dezembro (13:00 – 16:00 GMT), tem como tema a promoção da inovação sustentável em todas as dimensões desta indústria – desde o modo como os livros são feitos, distribuídos e acedidos, até ao seu impacto na nossa vida diária.

O evento virtual Future Book Forum da Canon decorrerá no dia 2 de dezembro

Andy Hunter, CEO e fundador da Bookshop.org

Jessica Lobo, Global Goals Programme Manager da Global Compact Network da ONU no Reino Unido

  • O Future Book Forum 2021, evento virtual da Canon, decorrerá no dia 2 de dezembro, entre as 13:00 e as 16:00 GMT
  • Tema: Transformar o livro impresso através da inovação sustentável
  • Especialistas da indústria vão partilhar a sua visão sobre ideias inovadoras através das quais o setor editorial pode tornar os livros impressos mais sustentáveis

O Future Book Forum 2020 contou com quase 1.000 participantes de mais de 65 países, que tiveram acesso a um programa online repleto de conselhos práticos sobre como as organizações podem sobreviver e inovar num contexto de pandemia. Agora na sua nona edição, o Future Book Forum 2021 tira partido do sucesso do evento do ano passado e decorre novamente em formato digital, ligando profissionais do ecossistema editorial, incluindo editoras, distribuidoras e empresas de impressão de livros.

O autor e orador Peter Fisk, reconhecido a nível global, apresentará novamente o evento, fazendo-se acompanhar de especialistas na área da sustentabilidade, inovação e edição para explorar as oportunidades que a sustentabilidade oferece para que as empresas desenvolvam uma inovação mais inteligente e registem um crescimento lucrativo.

Jessica Lobo, Global Goals Programme Manager da Global Compact Network da ONU no Reino Unido, fará a apresentação de abertura, sobre a importância da inovação sustentável (“Why sustainable innovation matters?”) e sobre o modo como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) são a base do desenvolvimento de práticas dedicadas à promoção do crescimento sustentável.

Andy Hunter, CEO e fundador da Bookshop.org, vai partilhar a sua visão de como os livros continuarão a ser uma parte fundamental da nossa cultura na era digital. Também partilhará informações sobre o modelo de negócio da bookshop.org, uma plataforma com consciência social que apoia livrarias independentes para aumentar a sua participação nas vendas de livros em regime de e-commerce. Os participantes poderão inspirar-se na iniciativa da empresa, que tem sido classificada como “um momento revolucionário na história da venda de livros”.

Marko Silventoinen, Managing Director, e Pekka Kuurne, Development Manager do Otava Group, uma diversa empresa de meios de comunicação finlandesa que opera na área da edição de livros e revistas, venda a retalho, impressão de livros e serviços online, vão falar sobre o modo como a empresa está a implementar uma cadeia de abastecimento de livros impressos eficiente e baseada em dados dentro do próprio Grupo, com base na interação entre dados e fluxos inovadores de impressão digital. Juntos, os especialistas vão partilhar a sua visão de uma cadeia de abastecimento de livros mais sustentável e comercialmente viável.

Canon Idea Challenge 2021

Em linha com o tema da edição deste ano do Future Book Forum, a Canon lançou, em setembro, um desafio na plataforma HYVE Crowd que visa recolher ideias inovadoras para tornar os livros impressos mais sustentáveis. O concurso esteve aberto a todos, pertencessem ou não ao setor editorial, e está agora a ser elaborada uma shortlist de candidaturas com base em critérios como a implementação prática da ideia, a inovação, a ligação aos livros impressos e ao setor da edição, e em que medida dá resposta a um ou mais dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Canon Innovators Cauldron

Os finalistas selecionados vão apresentar as suas ideias, ao vivo e no Canon Innovators Cauldron, ao público e a um painel de especialistas – que inclui Andy Hunter, Jessica Lobo e Dalia Ibrahim, CEO da Nahdet Mis Publishing House e fundadora da EdVentures, a primeira tecnologia educativa focada em Corporate Venture Capital no Médio Oriente. Todos os membros do público terão a oportunidade de participar no processo de inovação ao votarem na sua ideia favorita.

Referindo-se ao Future Book Forum deste ano, Peter Wolff, Senior Vice President, Production Printing Products da Canon EMEA, afirmou: “Uma vez que a filosofia corporativa da Canon é Kyosei – viver e trabalhar em conjunto para o bem comum –, o tema do Future Book Forum deste ano, a inovação sustentável, é-me particularmente querido. Como empresa, contribuímos para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU através de várias atividades de negócio, mas também vemos a nossa tecnologia e os nossos produtos e serviços como oportunidades únicas para a indústria editorial pôr em prática os seus próprios objetivos de sustentabilidade. Estou entusiasmado para ver como a edição deste ano do Future Book Forum e o nosso Canon Idea Challenge 2021 estabelecerão um exemplo para que o setor descubra novas ideias e caminhe em direção a um modelo de negócio mais sustentável.”

O Future Book Forum da Canon destina-se a:

  • Editoras de livros
  • Empresas de impressão de livros
  • Empresas de distribuição
  • Jornalistas
  • Associações de editoras e empresas de impressão
  • Fornecedores de Tecnologia / Start-ups
  • Influenciadores e líderes de opinião de organizações, fóruns, meios de comunicação, etc.

Para mais informações sobre o evento e como pode registar-se, por favor visite: https://b2binfo.canon-europe.com/future-book-forum-2021. A participação no Canon Future Book Forum 2021 é gratuita.