Student Development Programme da Canon está de volta em 2022 – a incubadora de jovens criativos líder na indústria

Lisboa, Portugal, 28 de março de 2022 – A Canon Europa acaba de anunciar o lançamento do seu prestigiado Student Development Programme 2022. Agora na sua sexta edição, a incubadora de estudantes líder de mercado oferece acesso e contacto inestimáveis com profissionais experientes da comunidade fotográfica, bem como a oportunidade de participar nos principais eventos da indústria.

  • Os aspirantes a fotógrafos ganham uma plataforma incrível para mostrar o seu trabalho, obter acesso direto a especialistas conceituados e ao seu feedback, e participar nos principais eventos da indústria.
  • 100 estudantes vão receber mentoria de reconhecidos profissionais de fotografia – incluindo o fotógrafo Finbarr O'Reilly, distinguido com o Prémio Nobel da Paz; Anush Babajanyan, conhecido explorador da National Geographic e membro da VII Agency; Laura El-Tantawy, premiada fotógrafa de documentários e book maker; e Jérôme Sessini, ilustre fotógrafo da agência Magnum cujas imagens impactantes aparecem frequentemente nos meios de comunicação mais prestigiados do mundo.
  • Os 30 estudantes mais destacados vão participar num workshop da Canon com a duração de cinco dias, decisivo para as suas carreiras, e terão a oportunidade de assistir ao Visa pour l'image, em Perpignan – um dos principais festivais de fotojornalismo do mundo.
  • Os cinco finalistas vão receber uma experiência exclusiva da Canon na Hamburg Portfolio Review, e contar com o apoio de mentores por mais seis meses, para além de um prémio monetário de 2.000€ e equipamento topo de gama da marca.
  • As inscrições estão abertas a partir de hoje, 28 de março, para estudantes de toda a Europa, Médio Oriente e Áfricai.

O programa educacional dura entre seis a doze meses, dependendo do progresso de cada um, e foi concebido para cultivar a próxima geração de fotojornalistas. Ao criar uma rede de networking para contadores de histórias visuais, o programa trabalha com um conjunto de especialistas internacionais para apoiar os participantes e oferecer-lhes os conhecimentos e a inspiração de que necessitam para lançar as suas carreiras.

O programa está aberto a estudantes e estagiáriosi residentes na Europa, Médio Oriente e África, entre 28 de março e 29 de abril. Um número limitado de vagas estará também disponível para recomendações por parte de profissionais da indústria. As candidaturas serão avaliadas por um painel de editores da AFP, Getty Images e Reuters, que vão decidir a lista inicial dos 100 jovens mais promissores da região.

Construir carreiras futuras através de mentoria 1:1

Uma vez selecionados, cada um dos 100 estudantes será acompanhado por um dos mentores do programa. Ao longo dos meses de junho e julho, completarão três sessões virtuais para aperfeiçoar o seu portefólio e a sinopse do seu projeto – com particular ênfase na exploração de diferentes opções de edição, formas de reforçar ainda mais as suas competências narrativas e desenvolver assinaturas de autor.

Com base nestas sessões, cada mentor irá nomear os seus candidatos mais fortes e um grupo de 30 pessoas será, então, escolhido por um painel independente para passar às fases seguintes do programa.

Finbarr O'Reilly, Mentor do Programa e Embaixador Canon, comentou: "Esta é uma grande oportunidade para aprender com alguns dos melhores profissionais da nossa indústria. O Student Development Programme da Canon oferece aos fotógrafos que se encontram nas fases iniciais de carreira acesso direto a alguns dos mais experientes fotojornalistas, que podem partilhar o que aprenderam ao longo de décadas a trabalhar na área e mostrar algumas das dicas e técnicas que utilizam para criar storytelling visual. Os estudantes vão ter a oportunidade de aprender as várias fases de ideação, investigação, conceção e execução, e depois vão poder melhorar e partilhar o seu trabalho com editores e o público em geral. Para além dos aspetos criativos, aprendem também, até certo ponto, sobre o lado empresarial como se devem apresentar e “vender” o seu trabalho.”

Workshops práticos e revisões dos portefólios

Os 30 melhores participantes serão convidados a participar no prestigiado workshop da Canon, que terá lugar na preparação para o Visa pour l'image em Perpignan, França – um dos principais festivais de fotojornalismo do mundo. O workshop disponibilizará um fórum particular para trocar ideias, construir relações e cultivar talentos. Os estudantes poderão participar num conjunto de palestras e sessões práticas organizadas por fotógrafos consagrados, incluindo o Embaixador da Canon Paolo Verzone, que realizará uma masterclass sobre técnicas de iluminação de retratos.

No penúltimo dia, vão ainda participar em sessões de grupo de revisão dos seus portefólios, organizadas por reconhecidos especialistas da indústria, incluindo Benoit Baume (Fisheye), Chiara Bardelli Nonino (Vogue Italia) e Fiona Shields (The Guardian), e terão a incrível oportunidade de apresentar o seu trabalho e apreciar os seus colegas num fórum exclusivo de partilha de conhecimento. No último dia, poderão assistir ao primeiro dia do Visa pour l'image e explorar tudo o que o festival tem para oferecer.

Hamburg Portfolio Review

Na fase final do processo, cinco finalistas vão a Hamburgo conhecer a mais recente plataforma de desenvolvimento da Europa, a Hamburg Portfolio Review. Durante uma viagem de três dias, os cinco finalistas vão participar em quatro revisões individuais dos seus portefólios, ver o seu trabalho fisicamente exposto e assistir a uma série de reuniões exclusivas com os principais editores da indústria. Durante os seis meses seguintes, receberão mentoria a longo prazo, para além de uma quantia de 2.000€ e equipamento topo de gama da Canon para apoiar o seu próximo capítulo criativo.

Susie Donaldson, EMEA Marketing Director da Canon, afirmou: "À medida que assistimos ao avanço das carreiras dos alumni de edições anteriores, observamos realmente o incrível sucesso do Student Development Programme da Canon. Estamos a desenvolver algo especial, um programa de partilha de conhecimento e desenvolvimento de talentos verdadeiramente impressionante e que se autoperpetua, com candidatos bem-sucedidos que regressam para de alguma forma retribuir ao programa que os ajudou a seguir na direção certa. Estamos constantemente a aprender e a evoluir na forma como este programa pode servir melhor a comunidade criativa que pretende cultivar e apoiar. Por exemplo, este ano acrescentámos novas atividades ao pacote global, concebidas para apoiar os estudantes a longo prazo, de modo a marcar realmente a diferença no desenvolvimento das suas carreiras. Este ano será também o primeiro desde 2019 que não terá disrupções devido à pandemia, e que contará com o regresso dos eventos e experiências presenciais."

Desde 2017, mais de 1.000 estudantes já participaram neste programa, o que resultou em verdadeiras histórias de sucesso de talentos que foram criando carreiras incríveis. Por exemplo, a ex-aluna Ksenia Kuleshova (2017), que desde então se tornou numa fotojornalista de sucesso, trabalha regularmente para publicações como o The New York Times e o The Wall Street Journal; enquanto Michele Spatari (2018) é um premiado fotógrafo documental e de notícias para a AFP, tendo captado alguns dos eventos mais significativos da história recente, incluindo a pandemia de COVID-19. Desde que participaram no programa, ambos os fotógrafos passaram também a ser Embaixadores Canon.

Para se candidatar ao Student Development Programme 2022 da Canon ou ver os critérios de inscrição, visite: https://www.canon.pt/get-involved/student-development-programme/.


i Para consultar os termos e condições completas, por favor visite esta página: https://www.canon.pt/get-involved/student-development-programme/