Canon acrescenta mais velocidade e eficiência ao Sistema R com nova atualização de firmware

Lisboa, Portugal, 22 de julho de 2022 – A Canon Europa anuncia hoje atualizações de firmware em resposta ao feedback e pedidos dos utilizadores: para a EOS R3, o firmware v1.20 define novos padrões de alta velocidade, enquanto o firmware v1.60 para a EOS R5 aumenta os tempos de gravação e o firmware v1.60 para a EOS R6 simplifica os fluxos de trabalho.

Tendo por base o feedback dos utilizadores, a mais recente atualização de firmware da Canon permite alcançar novos níveis de velocidade e eficiência

Capte cada segundo da ação

A EOS R3 já era uma verdadeira potência para notícias e desporto, e a atualização de firmware v1.20 melhora ainda mais a sua incrível velocidade. Com a nova configuração personalizada de disparo contínuo de alta velocidade, os utilizadores podem captar em taxas de fotogramas de 30fps até uns surpreendentes 195 fpsi , em resolução total em JPEG, HEIF ou RAW. Isto oferece aos fotógrafos a capacidade de apanhar o verdadeiro momento da ação, como quando o taco de beisebol toca na bola ou quando uma ave de rapina ataca.

Esta atualização não oferece apenas fotografias ultrarrápidas. Os utilizadores da EOS R3 também poderão captar vídeos Full HD em 240p, para atingir velocidades de taxa de fotogramas anteriormente possíveis apenas em câmaras de vídeo dedicadas. A gravação em 240p desacelera a ação por um fator de seis, para uma câmara lenta suave e perfeita para ver momentos cruciais numa situação de movimento rápido.

Fluxos de trabalho simplificados

Para garantir que os fotojornalistas e repórteres podem vencer a concorrência, a atualização v1.20 simplifica a operação e permite reduzir o tempo entre o disparo e a publicação. Introduzido na recém-lançada EOS R7, o Processamento de Imagem Cloud RAWii estará agora disponível na EOS R3, aplicando um sofisticado processamento de deep learning no image.canon para melhorar a resolução e a nitidez, para além de reduzir o potencial de moiré nas imagens. Também suporta processamento de imagem de rede neural, que oferece uma impressionante redução de ruído baseada em IA sem perder os detalhes. A EOS R3 também ganha composição incorporada na câmara (focus stacking) de imagens tiradas com bracketing de focagem, para criar imagens com grande profundidade de campo e nitidez – o que é perfeito para fotografia macro. Esta função também é possível quando a câmara é utilizada com o Speedlite EL-1.

Como resposta ao feedback recebido, os utilizadores podem agora atribuir um corte de 1.6x ou outras proporções de corte a um botão personalizado na EOS R3, que funciona como um extensor integrado para que os fotógrafos possam ampliar os momentos importantes de forma rápida e fácil.

Melhorar as capacidades de vídeo

Tendo em conta o feedback dos vloggers de que as margens dos vídeos captados tremiam no modo selfie ao utilizar uma objetiva ultra grande angular, as EOS R3, R5 e R6 agora incluem correção de oscilação na função Digital Movie IS. Esta correção é uma adição à correção de deslocamento convencional do Digital Movie IS, para conseguir uma operação muito mais estável. Uma função de vídeo time lapse também foi adicionada à EOS R3, com a capacidade de reter as configurações deste se a câmara for desligada acidentalmente.

O firmware v1.60 para a EOS R5 também trará a esta uma funcionalidade popular da EOS R3 – a Auto Power Off Temperature – que (dependendo das condições) permite conseguir tempos de gravação mais longosiii .

8K 30P

Auto power off temperature – Padrão (igual ao firmware 1.5.2 anterior):

• Largura Total do Sensor: 20 minutosiii

• Largura Total do Sensor RAW: 20 minutos

Auto power off temperature – Elevado (Novo no Firmware v1.6.0):

• Largura Total do Sensor: 45 minutosiii

• Largura Total do Sensor RAW: 45 minutosiii

4K 60P

Auto power off temperature – Padrão (igual ao firmware 1.5.2 anterior):

• Largura Total do Sensor: 35 minutosiii

• Corte APS-C (5.1K oversampled): 25 minutos

Auto power off temperature – Elevado (Novo no Firmware v1.6.0):

• Largura Total do Sensor: 60 minutos ou maisii

• Corte APS-C (5.1K oversampled): 50 minutosiii

Atualizações SDK

O novo firmware oferece várias atualizações para operação com o Kit de Desenvolvimento de Software (SDK, na sua sigla em inglês) líder de mercado da Canon. A nova funcionalidade para utilizadores do SDK inclui suporte para limpeza remota do sensor, a capacidade de ativar o bracketing de focagem, a opção de definir vídeos de alta taxa de fotogramas e primeira cortina / segunda cortina / sincronização de alta velocidade e, para a EOS R6, a capacidade de definir funcionalidades de modo duplo remotamente através do SDK. Estas adições expandem ainda mais as funcionalidades das EOS R3, R5 e R6 para aplicações comerciais.

Estas atualizações de firmware estão disponível para download em: https://www.canon.pt/support/ 


i O disparo contínuo de alta velocidade personalizado está limitado a um máximo de 50 disparos em todas as velocidades e a AF/AE são fixas no primeiro fotograma.
ii Este é um serviço pago e estará disponível a partir de 25 de julho.
iii Esta funcionalidade significa que o exterior da câmara ficará mais quente em função do ambiente operacional. Os tempos indicados baseiam-se nas condições de testagem da Canon a +23°C/73°F. Se a temperatura ambiente for superior a +23°C/73°F, o tempo de gravação disponível será menor. A gravação é limitada a 29 minutos e 59 segundos. Indica o momento em que a gravação pode ser retomada imediatamente.