Concurso de fotografia Redline Challenge da Canon regressa pelo segundo ano com o tema 'A Split Second Story'

Lisboa, Portugal, 19 de agosto de 2022 – A Canon Europa celebra hoje o Dia Mundial da Fotografia com o lançamento do segundo Redline Challenge, o seu concurso anual para os fotógrafos amadores demonstrarem a sua criatividade e capacidade técnica. A participação na competição é livre, e a Canon convida os aspirantes a fotógrafos a captar 'A Split Second Story' (‘Uma história numa fração de segundo’), exigindo precisão, uma perspetiva única e um bom sentido de timing. O tema oferece aos fotógrafos amadores de todos os géneros a oportunidade de porem à prova as suas capacidades, quer seja a captar uma manobra de skate ou um animal a olhar diretamente para a objetiva no momento exato.

Os fotógrafos amadores podem participar para ganhar uma Canon EOS R5 e uma valiosa sessão de mentoria com Laura El-Tantawy, galardoada fotógrafa documental

© Piotr Skrzypiec / Vencedor do Redline Challenge 2021

O concurso será apresentado por Kai Wong, fotógrafo e vlogger de renome mundial, e avaliado por um painel de peritos da indústria e representantes da Canon, incluindo Laura El-Tantawy, galardoada fotógrafa documental e Embaixadora Canon. O trabalho de Laura tem sido apresentado em exposições coletivas e individuais em todo o mundo, e também publicado internacionalmente em diversos jornais e revistas.

No ano passado, mais de 36.000 imagens foram submetidas ao Redline Challenge da Canon, cujo tema era ‘Light in the Dark’ (‘Luz na Escuridão’). O vencedor de 2021, Piotr Skrzypiec, que captou a imagem 'Lost Highway', do viaduto Črni Kal (Eslovénia) envolto em nevoeiro, afirmou: "Este prémio deu-me muito mais confiança nas minhas competências fotográficas. Senti-me muito confortável a fotografar com a Canon EOS R5, porque é perfeita para o tipo de fotografia que faço, como paisagens, vida selvagem e macro. No entanto, o melhor de tudo foi sair para fotografar com Lorenz Holder, Embaixador Canon."

As inscrições podem ser feitas a partir de qualquer dispositivo e cada participante só pode enviar uma candidatura durante o período do concurso1. As imagens submetidas serão avaliadas com base na destreza técnica, na criatividade, no impacto emocional e no quanto se aproximam do tema do desafio. O vencedor final será anunciado no início de outubro e receberá uma Canon EOS R5 e uma objetiva Canon RF 24-70mm F2.8L IS USM, bem como um desafio fotográfico online sob a orientação de Laura El-Tantawy.

"Estou muito entusiasmada com o tema deste ano, uma vez que se relaciona com a essência da fotografia em si mesma,” comentou Laura El-Tantawy, Embaixadora Canon. “A fotografia tem tudo a ver com captar emoções poderosas, connosco enquanto humanos e com o que sentimos em relação aos momentos que vivemos. Enquanto jurada, vou estar à procura de uma história. Também espero um elemento de surpresa; mas, acima de tudo, quero ver uma perspetiva única, como os participantes veem o mundo através dos seus próprios olhos. Todas as coisas já foram fotografadas até um certo ponto, por isso o que realmente quero ver é a personalidade por detrás da objetiva".

As inscrições estão abertas a partir das 00:01 GMT de 19 de agosto e encerram às 23:59 GMT de 16 de setembro de 2022.

Para participar no Canon Redline Challenge 2022, por favor visite: www.canon.pt/get-involved/redline-challenge/


1 Para os termos e condições completos, por favor visite: www.canon.pt/get-involved/redline-challenge/terms-and-conditions/