Canon vai dar destaque a ativistas de sustentabilidade e organizações com visão de futuro nos Global Good Awards 2023

Lisboa, Portugal, 14 de abril de 2023 – A Canon EMEA, empresa líder mundial em sistemas de imagem, une-se aos Global Good Awards, programa de reconhecimento focado em sustentabilidade, pelo quarto ano consecutivo. Juntamente com a categoria anual Canon Young Champion of the Year, a Canon anunciou um novo prémio focado na educação, que reconhecerá as organizações que desenvolveram o Canon Young People Programme. As inscrições para ambas as categorias já estão abertas.

Nabilah Chowdhury_U21 winner
Nabilah Chowdhury

Nabilah Chowdhury, vencedora da categoria Sub-21 do Prémio Canon Young Champion 2022

O Prémio Canon Young Champion of the Year reconhece jovens líderes que estão a impulsionar mudanças positivas em qualquer área da sustentabilidade e utiliza os seus exemplos para encorajar outras pessoas a agir. O prémio começou como uma extensão do Young People Programme da Canon EMEA, que oferece aos jovens o conhecimento, as competências e a confiança necessários para enfrentar as questões de sustentabilidade que lhes interessam, utilizando criatividade e pensamento crítico.

No ano passado, Nabilah Chowdhury venceu a categoria Sub-21 e foi reconhecida pelo seu ativismo em relação às alterações climáticas, organizando greves pelo clima em Sydney e debatendo a questão enquanto Delegada da Juventude da ONU. Desde então, Nabilah tem prosseguido a sua campanha e foi recentemente convidada a regressar ao escritório da Canon no Reino Unido para receber uma câmara DSLR e partilhar o seu trabalho inspirador.

Peter Bragg, Sustainability & Government Affairs Director da Canon EMEA, comentou: “É com alegria que patrocinamos os Global Good Awards pelo quarto ano consecutivo. Estamos ansiosos para ver as candidaturas que vão chegar e que demonstram o trabalho árduo e as conquistas em prol da sustentabilidade conseguidas por jovens ativistas, escolas e ONGs."

O vencedor do Prémio Canon Young Champion of the Year deste ano será selecionado por um coletivo de jurados inspiradores, incluindo Ally Zlatar, ativista de arte e vencedora do Prémio Dianna; Georgina Stevens, consultora de sustentabilidade e autora dos livros Be the Change; e Laura El Tantawy, fotógrafa e Embaixadora Canon.

Adicionalmente, a Canon lança também o Prémio YPP Partner of the Year, que celebrará o trabalho dos parceiros educativos que desenvolveram o Canon Young People Programme a partir de 2022. Steve Kenzie, Executive Director da UN Global Compact Network UK, junta-se ao painel de jurados, tirando partido da sua experiência em ligar organizações globais e levá-las a cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para avaliar as candidaturas de escolas e ONGs que ofereceram workshops de imagem em colaboração com a Canon. Juntamente com Steve no painel de jurados da categoria de educação, estará Hassan Raja, ex-participante do Canon Young People Programme e agora Digital Comms Officer do Presidente da Câmara de Londres.

Os vencedores das categorias Canon vão ser anunciados juntamente com os restantes vencedores dos Prémios GGA na cerimónia de entrega virtual, a 12 de julho, e poderão participar no evento GGA Winners a 12 de outubro, que reunirá os finalistas de 2023 para discutir como impulsionar mudanças positivas.

Mais detalhes sobre a categoria Canon Young Champion of the Year

O prémio divide-se em duas categorias – Sub-16 e Sub-21 –, ambas com inscrição gratuita e aberta a participantes dos programas para jovens que a Canon promove e também a jovens ativistas externos. Os jurados poderão considerar mais do que um candidato por inscrição, por exemplo quando grupos de amigos ou irmãos trabalharam juntos para promover uma boa causa. As inscrições já estão abertas e encerram a 28 de abril.

Para se inscreverem, os participantes devem enviar um texto de até 1.000 palavras e um máximo de seis imagens legendadas que contem a sua história e a mudança pela qual estão a trabalhar. Tendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas como guia, as inscrições podem focar-se em qualquer forma de ativismo social e ambiental pela sustentabilidade, seja um projeto comunitário local ou uma grande iniciativa global.

Os vencedores do Young Champion Award vão receber entradas para a cerimónia virtual dos Global Good Awards, bem como uma câmara Canon EOS 250D e respetivo kit de objetivas e ainda uma objetiva de 50 mm. Alguns finalistas  selecionados vão também receber uma câmara Canon EOS 4000D e respetivo kit de objetivas e um certificado. O vencedor do prémio da categoria de Educação receberá um troféu e um certificado.

Os participantes podem candidatar-se em nome próprio se tiverem mais de 18 anos ou, em alternativa, podem ser nomeados por um progenitor, tutor legal, empresa ou pela instituição de beneficência com a qual estão a trabalhar.