Canon amplia disponibilidade do Auto Tracking e do Auto Loop para as câmaras PTZ

Lisboa, Portugal, 03 de abril de 2023 – Hoje, a Canon Europa amplia a funcionalidade das suas câmaras PTZ com duas novas aplicações disponíveis através do seu Sistema de Add-On de Aplicações, permitindo aos utilizadores acrescentar novas funcionalidades para produção de vídeo, bem como uma atualização de firmware para melhorar a experiência de utilizador. Anunciadas pela primeira vez em janeiro e apresentadas na ISE 2023 com a CR-N700, as duas aplicações – Auto Tracking RA-AT001 e Auto Loop RA-AL001 – poderão ser utilizadas com a CR-N500, a CR-N300 e a CR-X300 a partir de agosto1. Ambas dão resposta à exigência do mercado por uma poderosa solução independente para produção de vídeo sem necessidade de hardware externo. Estas novas aplicações pagas são fáceis de configurar e, quando combinadas com a tecnologia de câmara 4K da Canon, são a solução ideal para uma ampla variedade de cenários, desde ambiente corporativo, ensino superior, eventos ao vivo, broadcast e locais religiosos.

CR-N700_lifestyle_13-pro.jpg

Aplicação Auto Tracking: CR-N600 e CR-N300

Alimentada pelo mecanismo de comando avançado das câmaras PTZ da Canon, esta nova aplicação de Auto Tracking acompanha as pessoas automaticamente e com precisão, para garantir que estão sempre enquadradas na imagem, sem a intervenção de um operador de câmara. Isto permite que filmagens com uma ou várias câmaras sejam gravadas sem necessidade de um operador de câmara, reduzindo a carga de trabalho da equipa ou dos operadores de AV, e ao mesmo tempo captando conteúdo profissional de alta qualidade. Com análise visual incorporada, a função está disponível sem necessitar qualquer dispositivo externo, resultando numa capacidade de acompanhamento mais rápida e precisa – a partir das perspetivas de corpo inteiro, parte superior do corpo, dos ombros para cima e outras, bem como velocidades que variam de uma passada lenta a rápida. A precisão da câmara e o movimento suave do mecanismo de controlo trabalham em sinergia com o mecanismo de pan/tilt para filmagens de alta qualidade diretamente da câmara.

Com o novo firmware, a aplicação Auto Tracking torna-se compatível mais modelos PTZ – a CR-N500 e a CR-N300 – de forma que estes possam ser otimizados para uma infinidade de casos de utilização diferentes, como produção ao vivo, eventos corporativos ou palestras. Com a funcionalidade de Composição, os operadores podem definir a posição ideal para garantir que o motivo está sempre bem enquadrado, enquanto a sensibilidade do acompanhamento oferece até dez níveis de ajustes, o que significa que pode ser utilizado para uma variedade de aplicações diferentes.

Aplicação Auto Loop: Compatibilidade ampliada

A aplicação Auto Loop ficará disponível para a CR-N500, a CR-N300 e a CR-X300, permitindo às câmaras seguir um movimento pan/tilt/zoom pré-programado e automatizado sem necessidade de que um operador altere manualmente a filmagem. Isto é perfeito para situações em que os operadores devem fazer movimentos de câmara simples e repetidos, como por exemplo em eventos de música ao vivo, em que a filmagem se moveria do baterista para o vocalista para o público, e depois se repetiria. Isto permite aos realizadores e operadores focar-se em alternar e enquadrar a imagem com outras câmaras, reduzindo a carga de trabalho dos operadores.

Duas opções de padrão de movimento, loop ou para frente e para trás, oferecem maior flexibilidade para escolher os movimentos que se adequam a cada ambiente de filmagem. Para garantir que esta parece natural numa configuração multi-câmara, a aplicação oferece um ajuste suave de aceleração/desaceleração “start-stop”, para simular os movimentos manuais da câmara. Estas funcionalidades são facilmente programáveis através de um único ecrã, onde os operadores podem aplicar as configurações de posição e percurso e até mesmo aceder a uma pré-visualização, para além de controlarem a velocidade do movimento e a duração da pausa em cada posição.

As aplicações Auto Tracking e Auto Loop já estão disponíveis para a CR-N700 e o mesmo acontecerá com outros modelos PTZ, com uma atualização de firmware a ser lançada mais tarde em 2023.

Experiência de utilizador melhorada

Estando a Canon empenhada em expandir a funcionalidade das suas câmeras PTZ, esta mais recente atualização de firmware melhora a experiência de utilizador e o fluxo de trabalho – quer a câmara seja utilizada de forma independente ou como parte de uma configuração multi-câmara. Quando utilizada em conjunto com câmaras EOS Cinema ou câmaras de vídeo da série XA / XF da Canon, a CR-N500, a CR-N300 e a CR-X300 podem explorar configurações comuns – incluindo a capacidade de definir o ângulo do obturador, para além da velocidade deste. Também é mais fácil do que antes fazer corresponder a imagem à de outras câmaras, com a nova função de compensação de cor para equilíbrio de brancos. Adicionalmente, a CR-X300 poderá contar com suporte para os protocolos SRT e Free-D, permitindo uma integração mais fácil do fluxo de trabalho – particularmente em eventos ao vivo e desportos. Todas estas funcionalidades já estarão disponíveis com a CR-N700 no momento de compra.

1. A CR-X300 é compatível apenas com a aplicação Auto Loop.