Canon apresenta a câmara PTZ 4K CR-N100 e o controlador PTZ profissional RC-IP1000

Lisboa, Portugal, 12 de setembro de 2023 – A Canon Europa anuncia hoje a câmara de interior 4K pan-tilt-zoom CR-N100 – o sexto modelo da linha PTZ concebido para conseguir uma captação de vídeo de alta qualidade e uma integração perfeita num sistema multi-câmara. Para além deste seu mais recente lançamento, a Canon apresenta o controlador PTZ profissional RC-IP1000 para broadcast e eventos ao vivo, e lança também a sua nova Aplicação de Gestão Multi-câmara para facilitar o fluxo de trabalho de gestão de múltiplas câmaras PTZ.

CR-N100

RC-IP1000

Com a adição da CR-N100 à gama de câmaras remotas da Canon, os clientes têm agora uma maior escolha de produtos que suportam diversas utilizações, desde a produção de vídeo profissional à utilização de conteúdos de vídeo por empresas, governos locais e instituições de ensino.

CR-N100
A CR-N100 destaca-se pela qualidade de imagem, oferecendo versatilidade e desempenho sem paralelo para o seu preço. A câmara está equipada com um sensor CMOS 4K tipo 1/2.3 e um processador DIGIC DV6, bem como uma potente objetiva de zoom ótico de 20x, proporcionando imagens nítidas de resolução 4K UHD com detalhes excecionais e vídeo HD com sobreamostragem. À medida que as reuniões, palestras, eventos e seminários online se tornam cada vez mais comuns, há uma necessidade crescente de tecnologia de transmissão em direto e de gravação de vídeo.

A câmara CR-N100 inclui quatro "modos de cena" diferentes – Portrait, Sports, Low-light e Spotlight –, que os utilizadores podem escolher para criar a melhor expressão visual possível com base no seu motivo. O sistema de Focagem Automática Híbrida combina AF de contraste com AF externa de deteção de fases, oferecendo uma focagem rápida e precisa dos motivos mesmo em condições de pouca luz, ajudando o operador da câmara.

A CR-N100 é compatível com a aplicação Auto Tracking App1 da Canon como add-on, que oferece uma flexibilidade sem paralelo e permite que a câmara acompanhe automaticamente o orador principal, sem a intervenção de um operador de câmara. A câmara também é compatível com a aplicação de Gestão Multi-Câmara que permite a configuração, gestão e monitorização de até 200 câmaras, tornando possível a operação eficiente de sistemas de grande escala em ambientes como empresas, governos locais e instituições de ensino. Estas funcionalidades, combinadas com o preço da câmara, proporcionam uma solução automatizada económica, mas de elevada qualidade.

Principais Características da CR-N100:

Captação de vídeo 4K30P com alta qualidade de imagem
Objetiva de zoom ótico de 20x com uma distância focal de 29.3 m - 601 mm (equivalente a película de 35 mm)
Focagem Automática Híbrida com deteção e seguimento de rostos
Acompanhamento automático inteligente1
Suporte de protocolo integrado, incluindo Canon XC2, RTMP3/RTMPS e RTP/RTSP, NDI|HX4 e SRT5, o que torna a CR-N100 extremamente flexível
Compatível com conectividade HDMI e USB-C
Inclui ferramentas de suporte adicionais, como a Camera Search Tool, a aplicação Remote Camera Control e o Webcam Driver

RC-IP1000
O RC-IP1000 é um potente controlador PTZ profissional para broadcast, com diversas funcionalidades destinadas a captar todos os momentos com a máxima precisão – perfeito para estúdios e equipas de produção atarefadas.

O controlador foi concebido para complementar na perfeição os modelos PTZ topo de gama da Canon para o mercado de broadcast e é compatível com comunicação IP e de série para aceder e controlar remotamente as câmaras PTZ. A funcionalidade de monitorização de entrada permite que os utilizadores visualizem as suas imagens no ecrã LCD de 7 polegadas, incorporado no controlador, sem necessidade de ligação a um monitor externo.

O lançamento deste controlador é uma resposta direta às exigências das organizações de broadcast e apresenta uma interface de controlo profissional para maior conforto, juntamente com um joystick ergonómico de alta qualidade. O RC-IP1000 também possui um grande ecrã tátil LCD que permite ao utilizador aceder intuitivamente a várias definições e funcionalidades da câmara, incluindo a definição do ponto de focagem. Com um controlo incomparável e sem necessidade de um PC, este controlador PTZ profissional tem entradas/saídas 12G-SDI e HDMI até 4K 60P, permitindo a operação e monitorização de até 200 câmaras via IP.

Principais Características do RC-IP1000:

Vídeo IP e monitorização de entrada (até 200 câmaras)
Configuração sem PC das câmaras a partir do RC-IP1000
Saída HDMI, entrada/saída 12G-SDI, série RJ45, LAN/POE+, duas portas USB e dois canais GPIO D-Sub de 25 pinos
Ecrã tátil LCD multi-funções de 7 polegadas
Joystick ergonómico e botão de zoom para um controlo preciso
Função de controlo de várias câmaras – agrupe câmaras e aplique as mesmas definições
Botões de seta para facilitar a navegação no menu
Pré-definição avançada e controlo de deteção – controle outra câmara durante a deteção

Matthew Koshy, Product Marketing da Canon Europa, comentou: “Esta nova gama apresenta uma mistura perfeita de inovação e versatilidade, expandindo a nossa oferta e permitindo que os utilizadores desbloqueiem um mundo totalmente novo de controlo dinâmico e precisão. Com o movimento fluido da CR-N100 e a qualidade de imagem inigualável para o preço, pretendemos criar um produto que amplia as opções disponíveis para os setores empresarial e educativo. Em paralelo, o nosso controlador RC-IP1000 proporciona o fluxo de trabalho profissional supremo, levando as produções ao vivo a níveis de excelência sem precedentes.”

Os novos produtos serão apresentados na IBC 2023, de 15 a 18 de setembro, na RAI, em Amesterdão, para que os entusiastas de tecnologia os explorem e experimentem.

Para mais informações, por favor visite:

1. A aplicação de Auto Tracking (RA-AT001) requer uma licença paga.
  2. O IP alargado proprietário da Canon concebido para controlar os seus dispositivos de produção de vídeo.
  3. Real-Time Messaging Protocol (Protocolo de Mensagens em Tempo Real). Um protocolo que suporta a transmissão em direto e a repetição de vídeo e áudio. Desenvolvido pela Adobe Inc., sediada nos EUA.
  4. Um protocolo que suporta fluxos de trabalho de operação de vídeo em direto utilizando redes IP. Desenvolvido pela NewTek, Inc., sediada nos EUA. A NDI é uma marca registada da NewTek, Inc. nos EUA e noutros países e regiões.
  5. Secure Reliable Transport (Transporte Seguro e Fiável). Um protocolo de transmissão de vídeo de código aberto desenvolvido pela Haivision e apoiado pela SRT Alliance.