Canon associa-se a investigadores para restaurar recifes de coral em todo o mundo

Lisboa, Portugal, 23 de janeiro de 2024 – A Canon Europa anunciou a sua parceria com o Coral Spawning Lab, localizado em Morden, Londres. Uma equipa de investigadores juntou forças, não apenas para estudar e compreender melhor os ciclos de vida dos recifes de coral, como também para equipar comunidades em todo o mundo com as informações e ferramentas necessárias para regenerarem os ecossistemas de coral. Deste modo, a equipa conseguiu produzir a primeira transmissão previsível de desova de corais do mundo, num sistema completamente fechado.

CSL-Media-Alert-Main-1
CSL-Media-Alert-Main-2

Coral a desovar no Coral Spawning Lab, em Morden(Reino Unido)

O equipamento de imagem fornecido pela Canon, incluindo câmaras e objetivas de última geração, vai ser utilizado para criar uma base de dados de atividade fotográfica que pode ser utilizada pelos investigadores para monitorizar e otimizar o processo de desova dos corais. De acordo com as Nações Unidas, os recifes de coral são um recurso natural vital que fornece cerca de 2.7 biliões de dólares em serviços por ano – incluindo a geração de receitas de turismo, o fornecimento de matérias-primas para medicamentos que salvam vidas e ajuda para garantir a segurança alimentar. Apesar do seu imenso valor, os recifes de coral estão a ser ameaçados pelos efeitos nocivos das alterações climáticas, com avisos de que podem diminuir entre 70% a 90% se as temperaturas subirem acima dos níveis pré-industriais. Isto teria consequências devastadoras para o ecossistema do nosso planeta.

As ferramentas de imagem da Canon vão permitir aos investigadores acompanhar o progresso de cada novo 'plug' de coral, documentar diferentes fases embrionárias e acompanhar as taxas de mortalidade, entre outros pontos-chave do crescimento. Acima de tudo, a equipa será capaz de documentar com precisão como o ciclo de vida do coral desempenha um papel na restauração dos recifes em todo o mundo. Esta investigação será de consulta aberta, permitindo às comunidades locais tirar partido das informações e conhecimentos apurados para garantir a sobrevivência dos recifes durante as próximas gerações.

"Enquanto empresa empenhada na proteção do ambiente, estamos entusiasmados por trabalhar com a talentosa equipa de investigadores do Coral Spawning Lab. É animador ver o nosso equipamento de imagem a ser utilizado para ajudar na restauração e manutenção dos recifes de coral em todo o mundo, uma espécie que é crucial para a conservação de um ecossistema saudável. Na verdade, é um excelente exemplo de como as organizações podem estar ativamente envolvidas na manutenção da saúde da biodiversidade global," afirmou Peter Bragg, Sustainability and Government Affairs Director da Canon EMEA.

"No laboratório estamos a tentar reproduzir a natureza, mas temos muito mais controlo. Estamos a avaliar taxas de fluxo, regimes de alimentação, a intensidade da iluminação – o que está a funcionar e o que não está. O equipamento fornecido pela Canon é o que nos permite monitorizar meticulosamente o ciclo de vida dos corais, para além de nos ajudar a divulgar o nosso trabalho pelo mundo. Provavelmente, não nos restam mais de oito anos para restaurar os recifes de coral a nível global. Se não tivermos um grande impacto até lá, será possivelmente demasiado tarde," afirmou o Dr. Michael Sweet, Co-Founder da Coral Spawning Lab e Professor de Aquatic Biology na Universidade de Derby.

Estamos empenhados em trabalhar em conjunto para criar um mundo mais sustentável para as pessoas e para a vida selvagem do planeta. A nossa parceria com o Coral Spawning Lab é uma excelente oportunidade para ajudar a proteger a biodiversidade global e pode ser considerada uma das nossas iniciativas "nature positive" que estão a decorrer em todo o Grupo Canon.

Descubra mais sobre o Coral Spawning Lab aqui.