A tecnologia que salva vidas no metro

5 mín.
Uma fotografia, tirada de um ângulo baixo, de cinco pessoas de pé numa plataforma de metro. Um comboio branco e verde passa a grande velocidade.

Aviso de conteúdo: chamamos a atenção para o facto de este artigo falar de morte por suicídio e de prevenção de suicídio.

É um facto trágico que muitos milhares de mortes ocorrem todos os anos quando as pessoas se colocam à frente de um comboio em movimento. As redes de transporte ferroviário em todo o mundo estão a trabalhar para resolver um problema que é profundamente angustiante e traumatizante para os passageiros, os trabalhadores ferroviários, os maquinistas e as famílias daqueles que, de forma desoladora, veem esta solução como a sua única opção.

Numa dessas redes, uma importante organização de transportes públicos metropolitanos dos EUA, os agentes da polícia, as equipas do centro de controlo e os gestores de operações estão a ser apoiados pela BriefCam, uma empresa da Canon pioneira em tecnologia de análise de vídeo. Como seria de esperar, estes metros e os respetivos passageiros estão bem servidos por uma rede de centenas de câmaras. No entanto, as salas de controlo que os monitorizam são normalmente compostas por apenas uma ou duas pessoas e a sua capacidade para detetar todos os casos em que um indivíduo que se aproxima ou, muitas vezes, se deita nos carris, é limitada, sem terem qualquer culpa.

Da mesma forma, pode ser excecionalmente difícil avaliar as intenções de uma pessoa num ecrã ou para os olhos humanos identificarem alguém que esteja demasiado perto da borda de uma plataforma como um risco potencial. Um estudo recente sobre fatalidades em estações revelou que as pessoas que tentaram pôr termo à sua vida desta forma demoraram bastante tempo a dar o último passo. Só este facto cria uma grande oportunidade para salvar vidas.

E esta organização de transportes escolheu uma solução poligonal.

Uma captura de ecrã da análise de vídeo da BriefCam em curso. Representa uma vista aérea cinzenta de edifícios e uma rotunda, com uma área poligonal à esquerda destacada.

Este exemplo mostra o painel de controlo BriefCam RESEARCH LPR, onde a área que requer monitorização é "limitada geograficamente", acionando um alerta personalizado quando os parâmetros do polígono são violados.

O poder dos polígonos

Utilizando a solução BriefCam, a equipa da estação pode utilizar a sua rede existente de câmaras de segurança para identificar as áreas onde é provável que uma pessoa se dirija se a sua intenção for colocar-se à frente de um comboio. Em seguida, o software de análise de vídeo permite-lhes colocar uma forma poligonal virtual e ajustável sobre a imagem desta área de acesso, criando efetivamente uma "delimitação geográfica" à sua volta. Pode então ser configurada uma regra no software que aciona um alerta se alguém atravessar o polígono e estiver numa área de alto risco.

Este até pode ser ajustado apenas para responder a figuras humanas que se deslocam para o espaço, para não haver falsos positivos. Numa estação particularmente movimentada, em que os funcionários de atendimento ao cliente podem ter dificuldade em detetar esses comportamentos suspeitos (tais como permanecer bastante tempo na plataforma, estar constantemente em movimento, alternar entre plataformas ou deslocar-se para o fim da via onde o comboio se aproxima), ter os espaços de alto risco pré-identificados e delimitados permite alertar a sala de controlo de quaisquer violações dessas áreas de alto risco.

É claro que, para a rede ter uma verdadeira noção se este é um meio eficaz de salvar vidas, seria necessário que acontecesse o que ninguém quer. Foi precisamente isso que aconteceu quando o sistema estava a ser instalado.

Um especialista em integração da BriefCam estava a trabalhar com uma equipa da estação, ajudando-a a definir os seus parâmetros de notificação, para excluir os movimentos dos trabalhadores de manutenção que entram habitualmente no espaço para efetuar a manutenção dos carris. Até adicionaram uma regra para impedir alertas falsos de animais exploradores.

Durante a sessão de formação, foi acionado um alerta no centro de controlo – alguém tinha entrado na área restrita. O operador do sistema analisou imediatamente o alerta e confirmou que um homem estava a deitar-se nos carris. Este é exatamente o tipo de comportamento premeditado para o qual a solução BriefCam foi instalada para sinalizar e, assim, o protocolo da estação para tal situação foi imediatamente iniciado. Um comboio que se aproximava foi obrigado a parar, os agentes da polícia acorreram ao local e o homem foi levado para um local seguro. A nova solução salvou uma vida logo no primeiro dia.

"A BriefCam fornece aos utilizadores uma tecnologia de vídeo inteligente e robusta e é emocionante ver a forma como a solução causa impacto e salva vidas."

Ação, análise e intervenções baseadas em dados

Mas, para além desta intervenção bem sucedida e de saberem que o seu novo sistema alcançou justamente o que pretendiam, o que é que a equipa e a polícia aprenderam? Normalmente, teriam de tentar perceber exatamente o que aconteceu a partir dos depoimentos das testemunhas e das imagens de CCTV. Neste caso, a Plataforma de análise de vídeo patenteada da BriefCam (incluindo a tecnologia VIDEO SYNOPSIS®) permitiu-lhes rever, examinar e compreender rapidamente o comportamento do homem, o percurso e a sua entrada nos carris.

Isto ajudou a equipa a tomar outras medidas proativas para reduzir as tentativas de suicídio na sua estação. Porque quando se consegue ver um caminho potencial, é possível interrompê-lo. O próximo passo natural a partir daqui poderá ser começar a utilizar as ferramentas de inteligência artificial da BriefCam para agregar e analisar dados históricos de cenários e tentativas semelhantes em toda a rede ferroviária. 

Nesta implementação, a tecnologia de vídeo inteligente destinava-se a ser utilizada pelas equipas de segurança e proteção, mas também era capaz de supervisionar as necessidades de manutenção, ser utilizada para um agendamento inteligente e aplicar a deteção de padrões para ajudar a rede a compreender os volumes de funcionários necessários para as estações. Fora da rede ferroviária, pode igualmente ser expandida para utilização em áreas como a previsão de fluxos de tráfego e a gestão de multidões e, em conjugação, estes tipos de conjuntos de dados em grande escala seriam inestimáveis para utilização no planeamento urbano. Há quem defenda que este é exatamente o tipo de "pensamento de cidade inteligente" interligado que nos ajudará a compreender melhor os espaços cívicos e a criar um plano para cidades que nos irão manter naturalmente mais seguros.

Se conhece alguém ou está pessoalmente a debater-se com pensamentos de suicídio ou precisa de ajuda imediata, contacte os serviços de emergência ou uma linha de apoio local. Não está só e existem recursos disponíveis para ajudar.

Relacionado