Contrafação

Os produtos contrafeitos que utilizam a marca Canon são mais difíceis de identificar e, provavelmente, mais perigosos do que imagina. Os produtos contrafeitos ou falsificados que utilizam a marca Canon podem parecer quase idênticos aos produtos Canon originais, mas não são. Os produtos Canon que são, tipicamente, o maior alvo de contrafação são as cartridges de toner, os tinteiros, as baterias, os carregadores e os acessórios para câmaras.

O fabrico, a importação e a venda de um produto contrafeito constitui uma atividade criminosa. A Canon trabalha em conjunto com a polícia, alfândega, organizações e autoridades anticontrafação na Europa, no Médio Oriente e em África (EMEA) para combater o comércio de produtos Canon contrafeitos.

As seguintes informações ajudam a compreender os perigos associados à utilização de produtos Canon contrafeitos, como identificá-los e o que fazer se achar que comprou um.

Os perigos da utilização de produtos Canon contrafeitos

Segurança

Os produtos Canon contrafeitos não foram fabricados nem testados de acordo com os rigorosos padrões de qualidade dos produtos Canon originais, pelo que podem causar ferimentos em pessoas ou danos nos produtos. Por exemplo, as baterias contrafeitas podem gerar calor excessivo, gerar fugas ou explodir quando usadas, causando ferimentos graves em pessoas ou danos irreparáveis no produto.


Qualidade

As cartridges de toner e tinteiros Canon contrafeitos podem gerar fugas, bloquear a cabeça de impressão da impressora ou provocar borrões e faixas nas cores. Também é provável que estas cartridges ofereçam uma capacidade de impressão significativamente inferior à dos produtos originais. A capacidade de impressão das cartridges contrafeitas que a Canon tem testado varia entre 28% e 69%, por comparação com as cartridges Canon originais.


Ambiente

Os produtos Canon originais cumprem as leis internacionais e europeias, incluindo as diretivas RoHS e WEEE e o regulamento REACH. É improvável que produtos contrafeitos cumpram estas leis, pelo que representam um risco superior para o ambiente.

Como identificar produtos Canon contrafeitos

Cartridges, toners laser, toners de fotocopiadora e baterias de câmaras fotográficas e câmaras de vídeo Canon

Todas as embalagens de cartridges1, toners laser, toners de fotocopiadora e baterias de câmaras fotográficas ou câmaras de vídeo Canon originais possuem um holograma exclusivo da Canon.


O holograma tem uma caraterística de mudança de cor única, aparecendo como um dourado iridescente quando visto de frente, mas que muda para um verde-escuro iridescente quando inclinado horizontalmente. Se o holograma for contrafeito, esta mudança de cor não ocorre ou é mínima.

Hologram - Top and Bottom

O que precisa de ter em conta em produtos falsificados

  • Os hologramas falsificados são, muitas vezes, exibidos de forma pouco cuidada e parecem danificados, desfocados ou na cor ou no tamanho incorretos.
  • Os logótipos da Canon em embalagens falsificadas poderão ter a cor, o tipo de letra ou o tamanho errados.
  • As embalagens podem parecer ter sido resseladas, reutilizadas ou adulteradas.
  • As embalagens podem ter erros ortográficos ou falta de pontuação.
  • Desconfie de vendedores com preços anormalmente baixos.
  • Tenha cuidado ao fazer compras através de Websites de leilões na Internet. Nem todos os produtos comprados através deste tipo de Websites são falsificados. No entanto, os falsificadores habitualmente utilizam Websites de leilões para venderem produtos falsificados devido à rapidez, ao anonimato e ao alcance global que oferecem. Temos denúncias confirmadas de produtos Speedlite falsificados e baterias para câmaras digitais e câmaras de vídeo Canon que são vendidos através destes Websites, pelo que deve estar vigilante quando utilizar Websites de leilões.

O que fazer se achar que pode ter comprado um produto contrafeito

Se tiver dúvidas sobre a autenticidade de um produto da marca Canon que tenha comprado, não o utilize e contacte um revendedor autorizado da Canon ou contacte-nos através do e-mail ipr.info@canon-europe.com.

Infelizmente, não podemos substituir os produtos contrafeitos que utilizam a marca Canon, mas devemos ser capazes de confirmar se o produto é original ou não e fornecer uma nota por escrito sobre a autenticidade do produto.

Para garantir que compra apenas produtos Canon originais, aceda à nossa página Onde comprar para ver uma lista não exaustiva de distribuidores autorizados de produtos Canon.

Também lhe poderá interessar:

Fraudulent store warnings

Avisos de lojas fraudulentas

Esteja vigilante quando fizer compras online de produtos da Canon. Certifique-se de que utiliza uma das nossas lojas Canon oficiais. Saiba como as reconhecer aqui.

Fraudulent stores -Legal & compliance

Declarações jurídicas e de conformidade

Cumprimos as leis e regulamentos relevantes nos diversos países onde exercemos atividade. Saiba mais sobre as nossas recomendações, posições e declarações jurídicas e de conformidade aqui.

1 As embalagens europeias em plástico para jato de tinta ou multipacks em blister poderão não incluir o holograma exclusivo.