Como os especialistas culinários da Miele se tornaram criadores potenciados pela Canon

Desde a frente das câmaras até à traseira do controlador, saiba como o gigante da cozinha Miele está a transformar os seus chefs em criadores que poupam em custos graças às soluções da Canon criadas especificamente para o seu estúdio interno.

Encontrar o paraíso da comida

Imagine a sua cozinha de sonho. É muito provável que inclua um produto da Miele. Famosa pelos seus aparelhos topo de gama galardoados, a empresa familiar Miele é um dos principais fabricantes internacionais desde 1899. Para uma marca de 100 anos com uma reputação notável pelo seu design, a imagem é extremamente importante em todos os pontos de contacto com os clientes, incluindo o seu programa editorial online.

Para elevar as suas capacidades de conteúdo digital ao próximo nível, a equipa culinária da Suíça queria introduzir transmissões ao vivo em episódios, onde os clientes poderiam descobrir como tirar o máximo partido dos seus produtos através de demonstrações de culinária e tutoriais, tais como veria na televisão. Com espaço para um público intimista ao vivo, o estúdio profissional no local necessitava de uma solução permanente de várias câmaras que fosse operável por pessoal não técnico, uma vez que queriam fazer toda a produção internamente.

Anteriormente, sempre que queriam produzir conteúdo, como demonstrações de culinária e exposições de produtos, trabalhavam com agências, o que implicava custos elevados, reconfigurações de estúdio complexas e tempos de resposta lentos.

"Com a Canon, encontrámos a ferramenta perfeita para satisfazer as nossas necessidades de vídeo e fotografia", afirma Barbara Märkli, Diretora da Experiência Culinária, Miele AG. "Poupamos custos com agências nos patamares mais elevados da ordem dos cinco dígitos e esperamos amortizar o nosso estúdio nos próximos três anos."

Cliente: Miele AG
Localização: Spreitenbach, Suíça

"O fator mais convincente para a Miele foi a precisão de cor e o desempenho da câmara. É uma empresa muito orientada para a alimentação, com expectativas muito exigentes em termos de qualidade de imagem."

O desafio

Como a Miele Switzerland queria fazer a produção de conteúdo internamente, a empresa comunicou com o integrador de sistemas Ganz Supravision para encontrar uma solução AV mais eficiente. Devido à natureza do conteúdo alimentar, a qualidade de imagem profissional e a cor precisa eram critérios-chave. A Miele cria vários vídeos por mês e queria ter o controlo criativo e utilizar o seu próprio talento interno de especialistas em culinária e produtos, pelo que a tecnologia tinha de ser fácil de aprender. Antes de mudar para a Canon, utilizavam o suporte de produção de terceiros que precisavam de, pelo menos, um dia para montar e meio dia para desmontar.

A solução

Com o apoio da Ganz Supravision liderada por Christian Mossner, a Miele escolheu um pacote alargado que inclui a gama completa de câmaras Canon Cinema (C70), Hybrid (R5C) e PTZ (CR-N300 e CR-N500), assim como um controlador RC-IP100. Ligado através de NDI e cablagem simplificada, o controlo da câmara é centralizado e totalmente suportado pela Canon. Com valores partilhados em torno de uma qualidade excecional e tecnologia intuitiva que funciona à sua volta, a Canon é o par perfeito para a Miele.

"Poupamos custos com agências nos patamares mais elevados da ordem dos cinco dígitos."

Da divisão à união

"Antes de estar em frente à câmara como chef, estava um pouco preocupado com a utilização de uma câmara profissional", afirma Benoît Croset. "Mas agora, depois de treinar com o Christian, consigo trabalhar com a câmara PTZ. É muito fácil de utilizar."

Benoît é um dos especialistas em eletrodomésticos e chefs da Miele, que está agora a realizar e a produzir os seus programas de cozinha atrás da câmara, juntamente com o chef Marco.

Depois de terem passado algum tempo a fazer as suas próprias demonstrações de culinária, sabem exatamente o que se passa nas cabeças dos apresentadores e como a produção tem de ser flexível o suficiente para trabalhar em torno deles, enquanto destacam os seus aparelhos em ação como parte do processo de confeção.

Cozinhar ao vivo é imprevisível. A equipa precisa de equipamento que lhes permita responder instintivamente a momentos fora do guião. No caso de algo fugir ao previsto ao sair do forno, ter um plano PTZ ágil para virar para outra área é importante, por exemplo. Ninguém quer ver a pizza queimada em macro.

"Destacaria a tecnologia de ponta, o excelente manuseamento e o desempenho fiável da Canon."

Comemos com os olhos

Para Christian Mossner, Co-CEO da Ganz Supravision AG, a autenticidade da marca está mais presente com talento interno que conhece a história, a tecnologia e o processo no interior. Explicou: "O fator mais convincente para a Miele foi a precisão de cor e o desempenho da câmara. É uma empresa muito orientada para a alimentação, com expectativas muito exigentes em termos de qualidade de imagem."

O resultado? Programas de culinária de marca que parecem que deviam estar na televisão, todos produzidos internamente por chefs-criadores. Quer esteja à frente ou atrás da objetiva, a equipa suíça da Miele está a provar que a produção de vídeo interna é agora uma realidade. Christian acredita que "haverá muitas outras empresas a fazer o mesmo, aprendendo com a Miele."

Para Barbara, a cereja no topo do bolo é "a tecnologia de ponta, o excelente manuseamento e o desempenho fiável da Canon".