IMPRESSÃO CRIATIVA

Brincar com a comida: como o Paperboyo mantém um conceito moderno

Rich McCor, a mente criativa por trás da página Paperboyo no Instagram, conversa sobre a sua paixão pelo artesanato em papel e explica como utilizou a Canon SELPHY Square QX10 para criar arte incrível com temas inspirados em comida.
Canon Camera
"A razão pela qual gosto tanto do que faço é porque segui todas as coisas que me despertavam curiosidade até o encontrar", explica Rich McCor. "Para mim, foi assim que captei o mundo à minha volta de uma forma diferente e imaginativa que nunca tinha visto antes, tendo ao mesmo tempo a oportunidade de explorar a minha cidade natal, Londres."

Para Rich, o artista britânico responsável pela popular página Paperboyo no Instagram, combinar o seu passatempo de fotografia com artesanato em papel foi inicialmente uma forma de produzir conteúdo original que despertou a sua própria imaginação. Alguns dos seus trabalhos mais icónicos envolveram segurar recortes de papel preto contra marcos históricos de Londres para criar ilusões inteligentes.

"Foi durante a época dos selfie sticks e quando os feeds do Instagram se começaram a tornar todos iguais", afirma Rich. "A minha intenção era evitar clichés e em alternativa encontrar um estilo distinto, por isso experimentei diferentes variações do meu artesanato em papel."

Mais de meia década depois e o trabalho de Rich transformou-se de um passatempo numa carreira em expansão. Lançou um livro intitulado "Around the World in Cut-Outs", colaborou com marcas de renome como a Disney® e desfruta de um estilo de vida que, antes de 2020, lhe permitia viajar pelo mundo.

Refletindo sobre o seu sucesso, Rich exclama: "O que começou como um pequeno passatempo ao entardecer e ao fim de semana tornou-se numa carreira que me levou pelo mundo, fazendo da diversão a minha profissão."

Criatividade com a Canon SELPHY Square QX10

Uma impressora Canon SELPHY Square QX10 rodeada por impressões e arte concetual riscada.

"A minha mentalidade imediata não foi ver a Canon SELPHY Square QX10 apenas como uma impressora, porque isso é óbvio e ninguém precisa que lhe digam que consegue imprimir belas imagens", afirma o fotógrafo criativo Rich McCor, também conhecido como Paperboyo.

A Canon SELPHY Square QX10 a imprimir uma ilustração colorida de uma jovem rapariga com cabelo rosa e pastilha elástica no rosto.

Portátil e sem cabos, a Canon SELPHY Square QX10 é capaz de proporcionar impressões arrojadas de alta qualidade em poucos segundos.

Agora, com quase meio milhão de seguidores no Instagram, Rich está a levar as suas invenções ao nível seguinte. O seu projeto mais recente permitiu-lhe expressar a sua criatividade com a Canon SELPHY Square QX10, introduzindo impressões de personagens de desenhos animados num tema inspirado em comida, juntamente com uma grande dose de originalidade ao estilo Paperboyo.

Rich sabia que a Canon SELPHY Square QX10 podia produzir fotografias vibrantes, mas queria experimentar a ilustração para alcançar cores que realmente se destacassem. Rich ilustrou as suas animações utilizando o Adobe® Photoshop® antes de aplicar um fundo de fotografia de banco de imagens, exportando-as para o seu smartphone e imprimindo remotamente utilizando a aplicação SELPHY Photo Layout.

Brincar com a interpretação criativa

A tomato is suspended in the air in front of an illustrated print of a boxer. The effect makes it look as if the boxer's left glove is reaching out of the picture.
"As restrições de 2020 obrigaram o meu trabalho e os ambientes em que crio imagens a evoluir", afirma Rich. Desejoso de encontrar formas de continuar a exercitar a sua criatividade, voltou a sua atenção para o seu ambiente doméstico. "Em vez de criar imagens com pontos de referência e paisagens, tenho feito experiências com a minha tábua de cortar de cozinha ou na minha secretária. Gradualmente, os meus designs tornaram-se mais complexos – fazia sentido levar as minhas silhuetas ainda mais longe e utilizar as minhas competências de ilustração, adicionando cor e mais detalhes às minhas personagens."

Referindo-se a um limão que substitui uma bola de ténis e a um tomate que substitui uma luva de boxe em duas curtas metragens de animação recentes, Rich afirma: "Quando fui desafiado a ser criativo com comida, interpretei isso imediatamente como "brincar com comida", o que me levou a pensar no desporto e na forma como poderia utilizar comida para substituir o equipamento desportivo."
Duas mãos a segurar uma impressão de um cavaleiro e uma impressão de um dragão em ambos os lados de uma chávena de café. A espuma do café faz com que pareça que o dragão está a respirar fogo.

Pode imprimir diretamente a partir do seu smartphone com a Canon SELPHY Square QX10 – as impressões quadradas com uma margem onde é possível escrever uma legenda têm o formato ideal para Rich incorporar nas suas peculiares imagens com temas inspirados em comida.

A inspiração para este desafio em particular também surgiu sob a forma de uma pastilha elástica a rebentar no rosto de uma personagem e padrões de espuma de café que se pareciam com uma chama, que foi então colocada ao lado de vibrantes impressões de um dragão e um cavaleiro em formato quadrado de 68 mm. "Pego em algo reconhecível e adiciono um toque criativo para surpreender o espetador", afirma. "Avancei para as animações e mudei o meu ambiente, mas o conceito de transformação criativa está sempre no centro do meu trabalho."

Abraçar a interminável procura de ideias

Uma ilustração colorida de uma jovem com um boné de basebol vermelho a soprar uma grande bola de pastilha elástica rosa.

Para Rich, a chave da popularidade contínua do Paperboyo é não ter medo de experimentar coisas novas.

Uma ilustração colorida de uma jovem a usar um boné de basebol vermelho com pastilha elástica rosa por todo o rosto.

"A transição da pastilha elástica foi apenas um corte de câmara bem cronometrado", explica Rich. "Queria criar uma sequência que impressionasse, mas que não parecesse algo impossível de replicar por outra pessoa."

Rich sabe que precisa de continuar a experimentar coisas novas para manter o sucesso que encontrou com o Paperboyo, mesmo que cometa erros ao longo do caminho. "Penso que é importante que os aspirantes a artistas e criadores saibam que muitas falhas, erros e má arte levam a coisas boas", afirma. "Por cada boa ideia, tive pelo menos dez más ideias que aperfeiçoei até que me surgisse a faísca que me levou à ideia melhor."

Ter paixão pela sua arte também ajuda a preencher o seu feed com fotografias que o público adora e das quais pretende comprar impressões. "É frequente ser-me perguntado "Como posso ser conhecido no Instagram?" e penso que essa é a pergunta errada. Deveria ser "Como encontro algo que adoro?", porque foi assim que consegui fazer da minha página um sucesso.

"É uma transição estranha passar de ter um pequeno passatempo que é inteiramente nosso, onde somos responsáveis por todos os fracassos mas também somos responsáveis por todos os sucessos, para ter um passatempo que se transforma numa carreira em que se temos de deixar as opiniões de outras pessoas formar o conteúdo", continua Rich. "Mantenho o público envolvido porque consegui evoluir e encontrar novas direções para onde o levar e, mais uma vez, isso acontece porque ainda adoro o que faço e continuo entusiasmado em encontrar e criar conteúdo único."


Escrito por Lorna Dockerill

Produtos relacionados

Artigos relacionados

  • Uma mulher imprime uma imagem numa Canon SELPHY Square QX10. Posicionado na vertical sobre a secretária à sua frente, encontra-se um quadro de inspiração para roupa.

    IMPRESSÃO CRIATIVA

    Imprima um quadro de inspiração instantâneo

    Eleve os seus projetos criativos a um novo nível e descubra como criar um quadro de inspiração.

  • Gato e coala impressos numa impressora PIXMA TS5350

    IMPRESSÃO E TRABALHOS MANUAIS

    Trabalhos manuais e artísticos com o @paperboyo

    Saiba de que forma os diferentes tipos de suportes podem ser utilizados para melhorar a criatividade.

  • O famoso pasteleiro, Matt Adlard, a tirar uma fotografia de uma sobremesa de chocolate com a Canon EOS M50 Mark II.

    FOTOGRAFIA DE COMIDA

    Uma receita para o sucesso: apresentamos a Canon EOS M50 Mark II

    O pasteleiro autodidata e estrela das redes sociais, Matt Adlard, experimentou a EOS M50 Mark II.

  • Chá a salpicar para o ar a partir de uma caneca alta com padrão sobre um pires.

    FOTOGRAFIA DE COMIDA

    Tornar-se um influenciador gastronómico

    Sugestões de fotografia de comida da influenciadora do Instagram e Embaixadora da Canon Yasmin Albatoul.