IMPRESSÃO CRIATIVA

Ilumine a sua casa com decoração fácil de criar

Um guia passo a passo para imprimir e montar a sua própria decoração para casa com uma impressora Canon PIXMA G6050.
Canon Camera

O lar é onde está o coração e o lugar onde muitos de nós passamos cada vez mais tempo. À medida que o tempo fica mais frio e as noites chegam cada vez mais cedo, os pensamentos voltam-se para a criação de um santuário aconchegante repleto de toques pessoais. Poderia ir às lojas comprar ornamentos peculiares ou decorações invulgares para deixar a sua marca pessoal na decoração da sua casa, mas por que não tenta criar a sua própria decoração?

Graças à enorme variedade de modelos disponíveis na aplicação Creative Park e no website Creative Park, e à tecnologia inteligente da gama de impressoras PIXMA sem fios da Canon, é possível criar os seus próprios acessórios para casa de forma económica. Para este tutorial, usámos a impressora Canon PIXMA G6050. É uma escolha popular para escritórios em casa, mas também pode ser usada como centro de impressão para toda a família e é ideal para a produção de modelos de alta qualidade para projetos de criações em papel.

A aplicação Creative Park e o website apresentam uma série de decorações práticas e apelativas para cada divisão da sua casa. Por que não imprimir e dobrar a sua própria moldura ou construir um vaso ou uma caixa de bijuteria para uma prateleira vazia ou para o parapeito da janela? Pode alegrar o quarto do seu filho com uma cabeça de unicórnio em 3D, um móbile de dinossauro colorido ou um gráfico de crescimento com um animal para acompanhar a sua altura – existem imensas opções divertidas para mostrar a sua criatividade.

Uma escultura em papel de um unicórnio na parede do quarto de uma criança.

Imprimir e realizar trabalhos manuais é uma excelente forma de iluminar a sua casa com objetos que adora.

1. Explore os designs

Uma impressora PIXMA G6050 e papel fotográfico magnético junto a uma placa de corte e modelos para um móbile de dinossauro em papel.

A variedade de modelos na aplicação Creative Park deverá oferecer imensa inspiração.

O Creative Park está repleto de ideias de decoração para casa. Em alternativa, pode transferir a aplicação Creative Park fácil de usar a partir da App Store ou do Google Play. Só precisa de uma conta Canon ID e de uma impressora Canon suportada.

Os modelos na aplicação foram organizados em categorias e o design intuitivo facilita a navegação até à secção que procura. A opção "Decoração para quarto" no menu "Categoria" inclui plantas, decorações de fios, autocolantes de parede, faixas e mobiles. No website do Creative Park, existe a secção "Casa e bem-estar" com categorias que incluem "Plantas", "Ornamentos/Acessórios" e "Decoração suspensa". Também pode tentar usar a ferramenta de pesquisa para encontrar o que procura.

2. Transfira o seu modelo

Um homem a usar o telemóvel para imprimir através de uma ligação sem fios com a impressora PIXMA G6050.

Após ligar a aplicação Creative Park à sua impressora Canon PIXMA, pode selecionar um design e imprimi-lo a partir do telemóvel.

Após encontrar um modelo ao seu gosto, pode clicar na estrela para o guardar no menu "Favoritos" ou clicar no separador "Editar" para o descarregar. Durante o processo de transferência, também deverá selecionar o formato do papel. Guarde os seus projetos à medida que avança (os itens guardados ficarão no menu "Os seus itens").

Cada modelo inclui um conjunto claro de instruções que podem ser seguidas no ecrã ou impressas numa folha de papel normal.

3. Selecione o seu papel

Um homem a colocar papel numa impressora Canon PIXMA G6050 numa bancada de cozinha.

Muitos dos modelos exigem papel fotográfico mate, mas também existem alguns que usam papel fotográfico reutilizável e papel fotográfico magnético.

O papel fotográfico mate resistente e de alta qualidade ou o papel mate de dupla face são ideais para projetos de artesanato. Por vezes, os modelos exigem mais do que uma folha, especialmente no caso de designs mais complexos. Podem ser colocados diversos suportes artísticos a partir do tabuleiro posterior de papel da Canon PIXMA G6050.

O Creative Park também inclui modelos para autocolantes de parede que podem ser impressos em papel fotográfico reutilizável e designs para ímanes de frigorífico que podem ser impressos em papel fotográfico magnético. Existem até modelos para estampagens com ferro de engomar para tecidos claros e escuros. Verifique a opção "Recomendações de tipos de papel" no separador "Categoria" na aplicação Creative Park para ver as opções disponíveis.

4. Verifique os níveis de tinta e imprima

O tinteiro recarregável numa impressora Canon PIXMA G6050.

Os frascos fáceis de manusear significam que é fácil recarregar os tinteiros na MegaTank Canon PIXMA G6050.

Se estiver a usar a impressora pela primeira vez, certifique-se de que os tinteiros estão operacionais. O sistema Canon MegaTank, presente em todas as impressoras da série PIXMA G, foi concebido para proporcionar um rendimento elevado impressionante com um baixo custo por página, o que significa que pode dar asas à criatividade sem se preocupar com o esgotamento dos tinteiros. O tinteiro integrado frontal permite ver facilmente se a tinta está a acabar. Para encher o tinteiro, basta abrir a porta na parte frontal da impressora e inserir o frasco de tinta correspondente na ranhura – o processo é interrompido automaticamente quando estiver cheio. Pode encher os tinteiros assim que perceber que o nível de tinta está a diminuir.

Para outros tipos de impressoras a jato de tinta Canon PIXMA, insira os tinteiros corretos durante o processo de configuração.

Para ligar a aplicação Creative Park a uma impressora Canon PIXMA compatível, aceda ao menu principal e selecione "Adicionar impressora" nas definições. Após verificar os níveis de tinta e colocar o papel correto, está pronto para pressionar "Imprimir".

5. Recorte e dê forma

Um homem a recortar uma imagem de um dinossauro laranja para um móbile.

Este design com a temática de dinossauros foi impresso numa série de cores brilhantes. Para manter as suas criações coloridas e nítidas durante muito tempo, mantenha-as afastadas da luz solar direta.

Um homem a encaixar as pernas de um dinossauro laranja de papel.

Utilizando um tapete de corte e uma tesoura ou um x-ato, corte cuidadosamente as diferentes formas e dobre-as seguindo as instruções.

Para esta parte, precisará de ter mão firme e um pouco de paciência, especialmente para os modelos mais complexos. Uma tesoura afiada deverá ser adequada para os designs mais simples, mas recomendamos um tapete de corte e um x-ato para as peças mais complexas. Consulte as instruções do modelo para garantir que está a dobrar o papel na direção certa.

6. Cole ou prenda os materiais

Uma pessoa a segurar num dinossauro de papel junto a uma impressora Canon PIXMA G6050.

Alguns dos modelos podem ser dobrados em conjunto, mas para outros é necessário utilizar cola de papel.

Se a sua decoração precisar de ser colada e não apenas dobrada, precisará de uma cola de papel forte. Antes de aplicar a cola, dobre e vinque as extremidades para obter um melhor resultado. Os clipes podem ser úteis para manter as abas no lugar enquanto a cola seca.

7. Encontre o melhor lugar na sua casa

Um homem a pendurar um móbile de dinossauro em papel no quarto de uma criança.

Quando o seu projeto de criação em papel estiver concluído, pode exibir o resultado em sua casa.

Agora está pronto para pendurar a sua decoração ou colocá-la numa posição privilegiada na sua casa. Pode usar alfinetes para pendurar decorações no teto ou prender peças mais leves nas paredes com adesivos reutilizáveis. Para garantir que as cores permanecem brilhantes e nítidas, posicione as peças longe da luz solar intensa.

Sente-se inspirado por este projeto? As oportunidades de decoração para casa não terminam aqui. Desde cartões e calendários a impressões e pósteres, a divertida e intuitiva aplicação Easy-PhotoPrint Editor permite-lhe ser extremamente criativo com as suas fotografias favoritas. Adicione texto e carimbos a fotografias, crie e imprima colagens usando fotografias de uma ocasião especial ou imprima autocolantes de fotografias para partilhar com os seus amigos.

Canon PIXMA G6050

A Canon PIXMA G6050 é uma opção de impressão eficiente e de baixo custo. Possui o sistema de impressão Canon MegaTank - tinteiros de tinta recarregáveis que são fáceis de recarregar e têm um baixo custo de operação. Ao imprimir com qualidade de impressão fotográfica, os tinteiros de cor da PIXMA G6050 são capazes de produzir até 2200** fotografias de alta qualidade. A Canon PIXMA G6050 é compatível com uma série de aplicações criativas da Canon, incluindo Creative Park, Canon PRINT e Canon Easy-PhotoPrint Editor. Também pode usar o PIXMA Cloud Link para imprimir imagens a partir das suas contas na cloud, como o Google Photos, Facebook e Instagram.

Escrito por Claire Gillo e Andrea Ball

* Se a sua impressora não for suportada, consulte o website do Creative Park.
** O rendimento por página diz respeito ao cálculo de valor estimado com base no método de teste individual da Canon relativo à norma ISO/IEC 29103 e à simulação de impressão contínua com substituição de tinteiros após a configuração inicial.

Artigos relacionados

  • IMPRESSÃO E TRABALHOS MANUAIS

    Aplicação Creative Park

    A aplicação Creative Park está repleta de projetos divertidos de trabalhos manuais.

  • SUGESTÕES DE IMPRESSÃO

    Easy-PhotoPrint Editor

    A aplicação divertida Easy-PhotoPrint Editor permite-lhe explorar a criatividade com as suas fotografias.

  • SUGESTÕES DE IMPRESSÃO

    Transforme os seus dispositivos tecnológicos

    Decore e personalize o seu telemóvel, computador portátil e tablet com alguns passos simples.

  • IMPRESSÃO CRIATIVA

    Repense todo o seu guarda-roupa

    T-shirts com declarações, sacos personalizados e ofertas únicas – um guia sobre a impressão em têxteis.