IMPRESSÃO CRIATIVA

As melhores sugestões para expor fotografias de família

A fotógrafa de retratos de família e Embaixadora da Canon, Helen Bartlett, revela como expor retratos de família fantásticos em casa.
Impressões a preto e branco de crianças e famílias dispostas em grelha no chão.

Imprimir e expor memórias de família, amigos e animais de estimação é uma forma maravilhosa de criar obras de arte em constante evolução da história da sua vida, acrescentando personalidade à sua casa e rodeando-se de memórias felizes. Para a fotógrafa de retratos de família e Embaixadora da Canon, Helen Bartlett, residente em Londres, as sessões fotográficas em família permitem-lhe ser expressiva por detrás da objetiva, mas a impressão e a exposição destas imagens podem ser um processo igualmente criativo.

"Uma das enormes vantagens da impressão é que é um elemento físico que pode guardar, que não desaparece se se esquecer de fazer uma cópia de segurança do seu telemóvel ou se os ficheiros ficarem danificados", afirma Helen. "É algo em que você e as crianças podem tocar e segurar. Acho que imprimir fotografias é absolutamente fundamental para captar imagens na sua memória."

Aqui, Helen partilha os seus conselhos para imprimir, emoldurar e colocar as suas fotografias favoritas em casa.

1. Imprima fotografias que o façam sorrir

Impressão em tela de uma menina a brincar com bolhas de sabão exposta na parede de uma casa de banho grande com paredes brancas e piso axadrezado.

Ao fotografar a sua família, tente tirar fotografias divertidas ou naturais, em vez de pensar no que funcionaria bem como impressão. Pode escolher depois as suas fotografias favoritas. Tirada com uma Canon EOS R com uma objetiva Canon RF 50mm F1.2L USM a 50 mm, 1/400 seg., f/4.5 e ISO 500. © Helen Bartlett

Existem tantas opções para imprimir e expor as suas imagens, e o melhor é que não precisa de pensar em fotografar com a sua câmara de uma forma diferente, afirma Helen.

"Não pense em termos de fotografia para impressão, porque é aí que começa a criar barreiras", explica. "Imprima as fotografias que o fazem sorrir e, se não forem tecnicamente perfeitas, não importa. O mais importante é ter os momentos que lhe trazem alegria na parede."

No entanto, se estiver a planear imprimir as suas imagens num tamanho grande, o importante é utilizar uma câmara adequada. Os pontos de tinta que uma impressora fotográfica coloca no papel não correspondem exatamente aos pixels na imagem, mas uma regra de ouro é permitir pelo menos 300 pixels por polegada para uma impressão de 300 dpi de qualidade fotográfica. Por isso, para uma impressão A3 (42 cm x 29,5 cm), precisa de uma imagem de, pelo menos, 4962 x 3507 pixels ou 17 MP. Geralmente, um número de megapixels mais elevado produz impressões de maior qualidade.

"Se sabe que vai querer imprimir algo de grandes dimensões, utilize a melhor câmara que tem à sua disposição, pois isso irá proporcionar a melhor oportunidade em termos de ampliação e a melhor qualidade de imagem", afirma Helen. Certifique-se de que a define para a qualidade mais elevada. "Tente fotografar quando a luz também é boa, porque uma iluminação fraca irá transparecer mais na impressão."

2. Pense no seu espaço de exposição

Retrato em grande plano a preto e branco de uma criança. Ela está a olhar fixamente para a câmara e a sorrir.

É importante ter em consideração a composição e a escala da sua impressão ao escolher um local para a colocar numa divisão. "Se tiver um retrato em grande plano da cabeça de um bebé com 152 centímetros de largura, por exemplo, e estiver a vê-lo a um metro de distância, pode parecer demasiado. Mas se estiver a vê-lo da extremidade de um corredor comprido, pode parecer absolutamente fantástico", afirma Helen. © Helen Bartlett

Imagem a preto e branco de três impressões emolduradas expostas numa parede por cima de um sofá, com uma orquídea branca na mesa à frente.

As molduras que escolhe para as suas impressões devem condizer com o ambiente da divisão e com a decoração. As molduras brancas simples funcionam bem com imagens a preto e branco. © Helen Bartlett

Onde quer que planeie expor as suas impressões, escolha cores complementares que combinem com a decoração e considere o espaço à volta. "Necessita de uma moldura que se enquadre com o estilo da sua casa", explica Helen. "Gosto de uma moldura simples preta ou branca, o tipo de estilo que se vê na galeria de um fotógrafo – algo simples e intemporal. Para uma divisão de tons quentes, uma moldura em carvalho funcionaria muito bem, mas para uma sala grande, leve e moderna, uma moldura preta ou branca pode ser melhor."

Os retratos da Helen são principalmente a preto e branco, o que cria um aspeto intemporal nas casas dos seus clientes – algo que pode optar por fazer, se combinar fotografias de família de diferentes gerações. "Acho que as fotografias de família funcionam particularmente bem a preto e branco, porque tem longevidade e é muito bom misturar impressões de diferentes gerações ao pendurá-las na parede. As fotografias a preto e branco atuais funcionam bem com fotografias a preto e branco de quando os nossos pais e avós eram jovens."

Também é importante considerar onde as impressões de enquadramento serão expostas e o que lhes poderá acontecer com o passar do tempo, para que possa escolher um material adequado. A gama de papéis fotográficos da Canon inclui produtos para uma variedade de definições e acabamentos diferentes. O Everyday Use Glossy GP-501 da Canon – um papel geral acessível para impressões com qualidade de laboratório fotográfico – é ideal para a maioria das áreas da casa. No entanto, se pretender expor as suas impressões em áreas húmidas, como casas de banho, poderá ter de recorrer a um especialista em impressão para que as suas imagens sejam impressas em papel acrílico.

3. Mostre quem é com as suas impressões

Imagem a preto e branco de uma menina, na sombra, a segurar duas folhas contra um céu com nuvens suaves.

Quer se trate de uma impressão grande ou de uma exposição de várias impressões pequenas organizadas numa forma, é possível criar impacto com as suas fotografias. "Por vezes, algo gráfico e muito simples pode ter uma aparência fantástica numa moldura grande", afirma Helen. © Helen Bartlett

As impressões em grande escala podem parecer fabulosas na sua casa, mas é boa ideia pensar na escala antes de avançar. "Tem de escolher a fotografia certa, porque nem todas as fotografias vão ter o mesmo resultado", afirma Helen. "É boa ideia utilizar algumas folhas de jornal e colá-las na parede, porque, caso contrário, é muito difícil imaginar como ficará uma imagem de grande escala. Trata-se de conseguir o tamanho certo para o espaço e fazê-lo medindo e pendurando alguma coisa no seu lugar."

As fotografias que têm impacto suficiente para impressões grandes são aquelas que incluem o ambiente em torno de um motivo, explica Helen. "Isso funciona muito bem em fotografias que se destacam. Muitas vezes, as fotografias de maiores dimensões que vendo são aquelas onde há elementos arquitetónicos, ambientais ou florestais à volta do motivo. Faz com que pareça uma peça de arte."

A utilização de uma impressora como a Canon imagePROGRAF PRO-300 permite-lhe criar impressões de qualidade profissional a partir do conforto da sua casa. Helen utiliza a impressora Canon imagePROGRAF PRO-1000 para o seu negócio. Este modelo compatível com Wi-Fi pode criar impressões sem margens e é ideal para imagens monocromáticas graças ao seu tinteiro preto mate, que proporciona tons profundos perfeitos para fotografias artísticas. Para obter acabamentos incríveis em monocromático, utilize a sua impressora Canon com o papel Canon Pro Premium Matte PM-101, concebido para expressar de forma maravilhosa tons quentes em branco e cinzento nos tamanhos A4 a A2.

4. Dê asas à criatividade com esquemas em grelha e de galeria

Impressões a preto e branco de crianças e famílias dispostas em grelha em três molduras numa parede de tijolo.

Ao criar uma galeria de parede, pode ser útil criar um modelo do design pretendido em software como o Adobe® Photoshop®. Desta forma, pode verificar se as suas imagens ficam bem em conjunto, se estão equilibradas e se têm uma boa tonalidade quando colocadas lado a lado. © Helen Bartlett

Ao expor uma série de impressões fotográficas, as paredes e grelhas de galeria podem adicionar personalidade a entradas, corredores e escadas. Se estiver a imprimir tamanhos mais pequenos, é possível criar impressões de alta qualidade em casa na sua impressora Canon PIXMA. A Canon PIXMA G550 pode imprimir a partir de dispositivos com Wi-Fi e cria impressões vívidas e brilhantes até ao tamanho A4 e a um custo reduzido.

Helen afirma que a vantagem de uma parede de galeria é que pode adicionar ou substituir imagens sempre que desejar. "É muito fácil trocar os elementos e mudar as imagens para que a galeria cresça e evolua ao longo do tempo, assim como as famílias. Tenho um cliente com uma parede de galeria muito bonita na cozinha. Começou com três impressões, depois seis, nove, 12, e penso que agora tem 16. Com um sistema de grelha, pode ser muito fácil aumentar a cada ano", afirma.

"Pense em termos de ser capaz de adicionar outros elementos no futuro. Se tiver um bebé pequeno e encher cada espaço de parede quando ainda só tem seis meses, não terá espaço para quando ele crescer, e a sua família poderá até aumentar. Tenha flexibilidade."

5. Experimente com e sem molduras

Impressão em acrílico de duas crianças a segurar paus grandes exposta numa parede por cima de uma lareira.

As suas impressões não têm de estar necessariamente em molduras. Se pretende um aspeto mais elegante e moderno, porque não experimentar impressões em tela sem moldura? Outra opção é uma moldura para telas, também conhecida como moldura flutuante, em que existe um espaço à volta de toda a fotografia, dando a ideia de que esta está suspensa. Isto confere um efeito artístico e é excelente para pendurar na parede ou encostar apenas. © Helen Bartlett

As fotografias nem sempre têm de ser colocadas numa moldura. Ao contrário das imagens estilo retrato fotografadas profissionalmente que pretende expor e proteger, ao imprimir as suas próprias fotografias únicas da sua família, poderá simplesmente querer expô-las para se rodear dos seus momentos em família favoritos. "Adoro uma impressão sem moldura. Coloco-as em estantes de livros e colo-as no meu frigorífico", diz Helen. "Já vi clientes a fazer coisas fantásticas com fios e pequenos clipes. Gosto muito da ideia de que uma fotografia tem uma vida própria e, depois de tirada, pode ser utilizada de formas diferentes.

"As fotografias impressas funcionam muito bem nos quartos dos adolescentes, uma vez que pode colá-las na parede e fazer colagens, ou pendurá-las em pedaços de fios", acrescenta. "Pode ser uma galeria em constante evolução com uma impressão sem moldura, porque são menos preciosas."

Pode até utilizar a impressora móvel Canon SELPHY Square QX10 e prender as suas impressões com um clipe para as expor. Imprimir os seus momentos favoritos e expô-los em toda a casa é uma excelente forma de melhorar o seu estado de espírito, bem como preservar as memórias de família.


Escrito por Lorna Dockerill


Adobe e Photoshop são marcas comerciais registadas ou marcas comerciais da Adobe nos Estados Unidos e/ou noutros países.

Produtos relacionados

Artigos relacionados

  • Duas crianças em silhueta com um bosque como fundo e o sol baixo a atravessar as árvores.

    FOTOGRAFIA DE FAMÍLIA

    11 sugestões para fotografias de família

    Descubra dicas e sugestões para criar retratos de família deslumbrantes com a Embaixadora da Canon Helen Bartlett.

  • Três crianças pequenas sentadas numa cama a olharem para fotografias impressas da família.

    IMPRESSÃO CRIATIVA

    Imprima a história de vida da sua família

    Aposte em trabalhos manuais e impressões dos preciosos momentos em família.

  • A black and white image of three generations of one family, arranged in a row, from youngest to oldest, all in profile.

    FOTOGRAFIA DE FAMÍLIA

    Retratos geracionais

    Como fotografar, compilar e imprimir um retrato geracional único da sua família.

  • Uma fotografia "antes e depois" de um casal no seu dia de casamento junto a um lago, escura e não editada à esquerda, mostrando a versão mais clara à direita, editada no DPP.

    NOÇÕES BÁSICAS DE EDIÇÃO

    Como editar fotografias especiais

    Melhore as suas fotografias de ocasiões especiais com estas sugestões simples para edição de fotografias.