As impressões fotográficas são presentes e recordações fantásticos. Pode utilizar as suas fotografias para criar cartões de felicitações, calendários e decorações domésticas, compilar álbuns fotográficosou personalizar os seus objetos com autocolantes de imagens favoritas. As impressões também são recordações duradouras de viagens, reuniões de família ou marcos na vida da sua família.
Pode escolher entre uma gama de aplicações para impressão. Para cartões e calendários, o Easy-PhotoPrint Editor Canon permite-lhe editar, recortar, alterar fundos, adicionar texto ou molduras e utilizar muitas outras ferramentas criativas, como modelos, carimbos e símbolos, para melhorar as suas imagens e imprimi-las. A aplicação Canon PRINT também facilita a produção de uma gama de projetos de impressão, abrindo um mundo de possibilidades criativas.
No entanto, para além de exercer a sua criatividade e adicionar toques pessoais, vai querer que as impressões tenham a melhor qualidade possível, com detalhes nítidos, uma gama de tons rica e cores realistas. Aqui vamos focar-nos em como otimizar as suas imagens utilizando o Digital Photo Professional (DPP) Canon ou o seu software de edição preferido para obter os melhores resultados ao imprimir.
IMPRIMA
Editar as suas fotografias para impressão
Escolher uma impressora
Que impressora deve utilizar? Se quiser comprar uma, consulte os nossos guias para as melhores impressoras Canon para impressão de fotografias e impressoras para todas as ocasiões. Para já, assumimos que está a utilizar uma boa impressora a jato de tinta de uso geral.
No entanto, uma coisa a ter em conta é que pode esperar que as cores sejam mais realistas se utilizar uma impressora com mais do que as quatro cores básicas de tinteiro. Por exemplo, a série Canon PIXMA TS8750 utiliza seis tinteiros individuais, incluindo cinco tinteiros de cor à base de corantes para uma qualidade fotográfica soberba, com um espaço de cor e uma gama de tons melhorados. Para marcar a sua posição, a Canon PIXMA PRO-200, que utiliza oito tinteiros individuais à base de corantes, oferece impressão A3 de grande formato de qualidade profissional a um preço relativamente acessível.
Escolher o seu papel
Seja qual for a impressora que utilizar, escolha um tipo de papel adequado ao carácter da imagem e ao tipo de impressão que pretende. No geral, os papéis fotográficos brilhantes, como o papel fotográfico brilhante GP-501 Canon, podem suportar uma gama de tons mais ampla do que os papéis mate, tornando-os numa boa escolha para fotografias a cores vívidas e com qualidade de laboratório fotográfico. Os papéis mate, como o papel fotográfico mate MP-101 Canon são excelentes para imagens mais dramáticas e de baixo contraste, especialmente a preto e branco. Os papéis à base de pano, telas e artísticos estão disponíveis com diferentes texturas e acabamentos e podem ser perfeitos para um presente memorável ou decoração única.
O principal aspeto é que diferentes materiais têm diferentes características de absorção de tinta e refletividade, tornando essencial a utilização das definições corretas durante a impressão. Além disso, para obter os melhores resultados, tenha em mente a utilização pretendida e otimize a imagem para o suporte no qual está a imprimir.
Gestão de cor
Antes de começar a editar fotografias, recomendamos que calibre o seu monitor, se possível. Isto significa que as suas impressões correspondem melhor com o que vê no ecrã, evitando desperdícios e demorados testes de tentativa e erro. A forma mais eficaz de o fazer é utilizar um kit de calibração, mas se este for um investimento demasiado grande para justificar apenas uma impressão fotográfica ocasional, eis algumas correções rápidas para tentar.
Em primeiro lugar, é muito comum que as impressões pareçam demasiado escuras, simplesmente porque o monitor revela mais detalhes em áreas de sombra do que as que podem ser impressas. Todos os ecrãs modernos suportam uma gama muito maior de brilho do que as impressões, com uma relação de contraste normalmente de, pelo menos, 1000:1 e, muitas vezes, muito mais. Em comparação, o melhor papel fotográfico brilhante pode alcançar uma relação de contraste de 200:1 entre o preto mais escuro e o branco mais brilhante, enquanto um papel mate pode ser de apenas 100:1. Para uma impressão no ecrã mais precisa do que obterá numa impressão, basta reduzir o brilho do monitor.
Em segundo lugar, os ecrãs LCD modernos tendem a ficar demasiado azuis, especialmente quando são novos (as cores tornam-se frequentemente mais quentes – mais amarelas – à medida que o ecrã envelhece). Para solucionar este problema no Windows, aceda a Definições > Ecrã > Calibrar a cor do ecrã. Num Mac, aceda ao menu Ajuda e procure Assistente de Calibragem de Monitores. Normalmente, os ecrãs têm uma definição de ponto branco predefinida (temperatura da cor) de D65 ou 6500K – experimente alterar esta definição para D50 ou 5000K. Ou simplesmente defina o ponto branco para que o branco no ecrã corresponda ao branco do papel no qual está a imprimir, nas condições de iluminação em que será visualizado. Tenha cuidado para que o brilho do ecrã não engane os seus olhos.
Por fim, verifique as definições de cor. No DPP, aceda a Ferramentas > Preferências e clique em Gestão de cores. Não se preocupe com a primeira opção, Espaço de cor de trabalho. Por vezes, os fotógrafos profissionais fotografam em Adobe RGB, um espaço de cor mais amplo, mas se as suas fotografias forem sRGB, não há vantagens práticas em alterá-las. Na janela pop-up Perfil de impressão, selecione a impressora que vai utilizar. O DPP aplica a gestão de cores utilizando perfis ICC para impressoras que suportem estas funcionalidades, que contêm detalhes das capacidades de cor exatas dos dispositivos e permitem uma maior fidelidade de cor.
Junto a isto, para a Intenção de composição selecione Colometria relativa. Esta definição significa que se uma imagem contiver quaisquer cores que estejam fora da gama de cores da impressora, estas serão convertidas para as cores imprimíveis mais próximas, mas o resto da imagem permanecerá inalterada. Se selecionar Percetivo, todas as cores da imagem serão ajustadas de forma a preservar a relação entre elas e, muitas vezes, as imagens a cores ficam pouco saturadas e parecem pouco intensas. Geralmente, as cores mudam menos se utilizar Colometria relativa.
Noções básicas de edição
Se conseguir começar com um ficheiro RAW, que contém todos os dados de cor e tons captados pelo sensor, terá mais espaço para edição. No entanto, se não tiver fotografado em RAW, pode continuar a utilizar o DPP para melhorar a sua imagem para impressão (embora algumas ferramentas e opções não estejam disponíveis). Se estiver a começar com um TIFF ou JPEG, a melhor prática é trabalhar numa cópia da imagem, para preservar o original.
Com ficheiros RAW, um bom primeiro passo é corrigir quaisquer aberrações óticas com o Otimizador lente digital do DPP (se utilizou uma câmara suportada com uma objetiva suportada) ou com as ferramentas no painel de Correção da objetiva, o que pode corrigir falhas como degradação de imagem e distorções da objetiva. As JPEGs terão tido correções de objetiva aplicadas na câmara.
O DPP 4.17 inclui o Neural Network Image Processing (requer subscrição), que utiliza IA de aprendizagem automática para analisar de forma inteligente as várias áreas de cada imagem e aplicar melhorias seletivas com base no conteúdo da imagem. Pode refinar áreas de detalhe, aplicar uma redução de ruído de desempenho superior em áreas menos detalhadas e corrigir falhas e distorções causadas por imperfeições da objetiva. Se imprimir fotografias com frequência, ou se quiser imprimir fotografias de ocasiões importantes e únicas, como um casamento, vale a pena considerar uma subscrição.
Corte e refine a composição
Em seguida, considere a composição da sua imagem. Se estiver a planear uma impressão com um rácio de aspeto diferente do da imagem original, como um retrato quadrado 1x1 ou uma paisagem 16x9, corte para garantir que o enquadramento é o que pretende e que não são cortados elementos de imagem importantes. Também pode cortar para obter um efeito criativo, quer remova áreas indesejadas ou que distraem da fotografia ou para focar a atenção num elemento específico. Pode rodar a imagem para adicionar interesse ou nivelar um horizonte inclinado.
Os princípios de composição, como a regra dos terços, podem ajudá-lo a criar um enquadramento eficaz para liderar o olhar. Num retrato, recortar em grande plano pode causar impacto, mas normalmente é melhor evitar posicionar o motivo diretamente no centro da moldura – as composições assimétricas parecem mais dinâmicas.
Evite recortar para uma área muito pequena de uma imagem, que pode não conter detalhes suficientes para uma impressão satisfatória. Dito isto, a Canon introduziu uma inovadora Neural Network Upscaling Tool (necessária subscrição),1 que pode duplicar a resolução de uma imagem com resultados muito mais realistas do que aumento de definição convencional. Esta ferramenta, alimentada pela tecnologia de processamento de imagem de aprendizagem profunda Canon, pode ser ideal se uma fotografia tiver sido gravemente recortada ou simplesmente não tiver pixéis suficientes para impressão de grande formato.
Em alternativa, em vez de recortar um fundo com detalhes que podem distrair, poderia considerar desfocar? Neste momento, pode continuar a aplicar mais edições criativas, talvez corrigindo os tons de cor com a funcionalidade de Ajuste de equilíbrio de brancos do DPP, retocar manchas ou detalhes indesejados, ou utilizar filtros e Estilos de imagem para uma estilização rápida e fácil. Pode, por exemplo, fazer com que uma imagem pareça ter sido captada com uma câmara de utilização única antiga, ou dar-lhe um acabamento em sépia vintage, entre muitos outros.
Ajuste os tons e a gama dinâmica
Se a imagem estiver escura ou o contraste for baixo, pode utilizar o Otimizador de iluminação automático do DPP para corrigir automaticamente o brilho e o contraste. Se pretender assumir mais controlo, abra o painel de ferramentas de Ajuste de gama do DPP. Aqui, tal como a sua câmara, o DPP apresenta um histograma – uma representação gráfica dos tons da imagem, do mais escuro ao mais claro. Se o gráfico for cortado em qualquer um dos lados, isto significa que a imagem está a sofrer com clipping e que os detalhes tonais estão a ser perdidos nas altas-luzes mais brilhantes ou nas sombras mais escuras.
Comece por clicar em Auto (acima do histograma), que ajusta automaticamente o ponto branco, o ponto preto e o ponto médio, e repõe o Otimizador de iluminação automático e o Contraste. Pode então ajustar manualmente o brilho, o equilíbrio de brancos e outras definições.
Muitas pessoas gostam de aumentar a saturação e o contraste para dar mais potência às imagens. Experimente o painel de ferramentas avançado do DPP para isso. Também pode alterar a exposição geral com o controlo deslizante de Ajuste de brilho. Por vezes, é uma boa ideia clarear a imagem em geral se imprimir em papéis mate, que podem parecer menos brancos, mas não exagerar – pare quando as áreas brancas estiverem brancas em vez de cinzentas. Se a imagem começar a parecer pouco natural, reduza o grau de sombra e ajuste de altas-luzes utilizando os controlos deslizantes.
Se necessário, pode utilizar o painel de Ferramentas de ajuste parcial do DPP para ajustar o brilho, o contraste, a tonalidade e a saturação de secções específicas da sua imagem.
Aumente a nitidez para imprimir
A nitidez deve ser sempre o passo final. Obterá melhores resultados se a imagem estiver tão limpa quanto possível para começar, por isso, trate primeiro de qualquer ruído de imagem (e evite reabrir e guardar novamente JPEG repetidamente – a qualidade da imagem irá deteriorar-se cada vez que o faz). Para a nitidez ou redução de ruído, veja a imagem com uma ampliação de 100% para que possa ver claramente os efeitos.
Todas as fotografias irão beneficiar de alguma nitidez, porque a impressão suaviza inerentemente as imagens um pouco, mas isto varia consoante o tipo de papel – quanto mais a tinta for absorvida e dissipada, maior será o efeito suavizante. Isto significa que a impressão em tela exigirá mais nitidez do que uma impressão em papel semibrilhante ou lustre, e uma impressão em papel fotográfico brilhante exigirá ainda menos.
A ferramenta de nitidez do DPP melhora o contraste ao longo das extremidades da imagem para criar uma sensação de maior nitidez, mas a Máscara de nitidez proporciona um controlo mais preciso – possui controlos separados para Força, Clareza e Limite. No entanto, ao contrário da sua equivalente em software como o Photoshop, no DPP, a ferramenta Máscara de nitidez está disponível apenas com ficheiros RAW.
Independentemente das ferramentas que utilizar, use a nitidez seletivamente. Evite usar a nitidez onde desejar transições suaves, tons de pele suaves ou fundos indistintos. Usar a nitidez em áreas de cor plana pode introduzir um ruído de imagem pouco atrativo. Com a Ferramenta de processamento da Neural Network Image Processing no DPP 4.17, os pequenos detalhes e a textura podem ficar automaticamente mais nítidas para obter o melhor efeito, enquanto as áreas relativamente pouco detalhadas de uma imagem irão manter gradações suaves e um aspeto sem ruído.
Definições para uma ótima impressão
A postos para imprimir? Em vez de selecionar apenas Imprimir, aceda a Ficheiro > Imprimir com definição detalhada. Deixe a resolução a 350 dpi, a predefinição do DPP para impressão. Para obter os melhores resultados, defina sempre aQualidade de impressão como elevada. A utilização das definições de Preferências corretas (como acima) deve ter em conta a correspondência de cores, mas no menu pendente Tipo de papel, é essencial selecionar o papel que está a utilizar – escolher as definições erradas aqui pode anular todo o trabalho árduo.
Siga este guia para tirar o máximo partido das suas fotografias em todas as ocasiões e produzir impressões que terá todo o prazer em apresentar ou partilhar e veja asmelhores dicas de um profissional para apresentar fotografias de família.
Escrito por Alex Summersby
- A Neural Network Upscaling Tool é apenas para Windows, sendo necessária uma subscrição (período de experiência gratuito de um mês disponível). Se subscrever à Neural Network Processing Tool, a Neural Network Upscaling Tool não requer uma subscrição adicional.
- Adobe e Photoshop são marcas comerciais registadas ou marcas comerciais da Adobe nos Estados Unidos e/ou noutros países.
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