A before and after shot of a field of long grass, dark and unedited on the left, showing the lighter version on the left, edited in DPP.

EDIÇÃO DE FOTOGRAFIAS/PÓS-PRODUÇÃO

Editar imagens RAW com o Digital Photo Professional

Fazer a transição de fotografar imagens em JPEG, para serem utilizadas diretamente da câmara, para fotografar em RAW pode parecer um grande passo, mas é uma parte essencial da viagem de qualquer fotógrafo. A edição de fotografia não tem de ser uma atividade meticulosa. Com alguns ajustes, pode transformar uma imagem mediana numa obra de arte. A boa notícia? É mais fácil do que pensa.

Quando define a câmara para fotografar em RAW, esta guarda todos os dados de imagem captados pelo sensor, sem qualquer processamento na câmara. É por este motivo que os ficheiros RAW são muito maiores do que os JPEG. Isto dá-lhe a flexibilidade para fazer ajustes de imagem extensivos no pós-processamento e obter a máxima qualidade. O Digital Photo Professional (DPP) é o software da Canon para editar imagens RAW de câmaras EOS e modelos PowerShot avançados que podem fotografar em RAW. A seguir, vamos mostrar-lhe algumas das principais ferramentas de edição do DPP para aperfeiçoar e melhorar as suas fotografias RAW.

O DPP é atualizado regularmente e a versão mais recente pode ter funcionalidades adicionais. Por isso, verifique se existem atualizações e transfira a versão mais recente antes de começar.

Quando iniciar o DPP, será apresentada a janela principal com pré-visualizações das suas fotografias. Selecione uma ou mais imagens e, em seguida, clique no botão de edição de imagem (Edit Image) no canto superior esquerdo ou aceda ao menu de visualização (View) e selecione a janela de edição de imagem (Edit Image). (O DPP possui muitos atalhos de teclado para acelerar o trabalho – pode encontrá-los no manual.)

The main screen of Digital Photo Professional, with previews of 15 nature images.
A janela principal do DPP apresenta pré-visualizações das suas imagens, permitindo-lhe selecionar uma ou mais para edição.

Ajustar o brilho da imagem

An eagle pictured in flight, with shadow and highlight clipping displayed in DPP.
Ajuste a luminosidade de toda a imagem ou ajuste seletivamente as sombras e os destaques.

Por vezes, as imagens de neve e praia ficam demasiado escuras porque a câmara tenta compensar o brilho extremo comum nestas condições. Se tiver uma imagem demasiado escura ou demasiado clara, pode ajustar o brilho no DPP. O regulador de ajuste do brilho (Brightness Adjustment) no painel de ferramentas altera o brilho geral.

Para ajudar a identificar as partes da fotografia que estão demasiado escuras ou claras, clique no botão de aviso de realce/sombra (Shadow/Highlight warnings) na parte inferior da janela. Por predefinição, as áreas com sombras completamente pretas apresentam uma sobreposição azul e as áreas com destaques completamente brancos apresentam uma sobreposição vermelha, embora possa ajustar os níveis nos quais as sobreposições são apresentadas.

Percorra o painel de ferramentas para baixo para localizar os controlos de ajuste de sombra e realce (Shadow and Highlight) na secção avançada (Advanced). Utilize estes controlos para clarear as sombras e reduzir os destaques sem afetar outros tons na imagem.

An eagle pictured in flight, in a brighter, edited image using DPP.
Ao ajustar os controlos de ajuste de sombra (Shadow) e realce (Highlight), esta imagem está agora mais equilibrada.

Ajustar o equilíbrio de brancos

A close-up photo of a pink rose, with the white balance tab open in DPP.
Aplique uma definição de equilíbrio de brancos diferente para aquecer ou arrefecer as cores da sua imagem.

A aparência das cores muda de acordo com a luz ambiente. Por isso, um pedaço de papel branco neutro parece mais azul (mais frio) na luz da manhã e mais laranja (mais quente) no pôr-do-sol. A definição de equilíbrio de brancos da câmara pode ser ajustada para este efeito, de modo a captar cores reais ou a adicionar cores para um efeito criativo. Num dia desinteressante, por exemplo, pode querer aquecer as suas fotografias para as tornar mais apelativas. Uma vantagem de fotografar em RAW é que pode alterar o equilíbrio de brancos depois de tirar a fotografia.

Quando abre uma fotografia RAW no DPP, por predefinição, o software utiliza a definição de equilíbrio de brancos com a qual a fotografia foi captada, mas pode alterá-la para qualquer outra predefinição de equilíbrio de brancos. Basta selecionar na lista pendente. Selecione o equilíbrio de brancos (White Balance) e clique num tom neutro na imagem para repor o equilíbrio de brancos geral da imagem como referência. Experimente vários níveis de equilíbrio de brancos para encontrar o melhor para cada fotografia.

A close-up image of a pink rose with colours enhanced by white balance.
Este exemplo de imagem antes e depois mostra a diferença entre uma imagem quente e fria. Observe que a rosa fica mais laranja no lado esquerdo da imagem e azul no lado direito.

Alterar o aspeto das suas fotografias com estilos de imagem (Picture Styles)

A picture of a black eagle stood on grass open in DPP with the Picture Styles tab open.
Aplique um conjunto completo de ajustes de uma só vez utilizando o Estilo imagem (Picture Styles).

Os estilos de imagem (Picture Styles) determinam a aparência geral das suas imagens aplicando grupos de ajustes predefinidos. Alguns foram concebidos para suavizar e uniformizar o tom de pele para criar retratos mais favorecedores, outros para criar um aspeto mais HDR, tornando as imagens mais nítidas com contraste e saturação melhorados, etc. Quando abre uma imagem RAW no DPP, este aplica o estilo de imagem que utilizou ao tirar a fotografia, mas é possível alterar o estilo de imagem e o aspeto da fotografia. Para transformar uma fotografia em preto e branco, por exemplo, utilize o estilo de imagem monocromático (Monochrome Picture Style).

Experimente os estilos padrão para ver o que funciona melhor. Também pode utilizar o Picture Style Editor para criar os seus estilos de imagem (Picture Styles) exclusivos e aplicá-los às fotografias.

A black-and-white picture of an eagle open in DPP.
Esta imagem ganha um aspeto totalmente novo quando é aplicado o estilo de imagem monocromático (Monochrome Picture Style).

Melhorar a sua composição e enquadramento

A macro photo of an insect on a flower being cropped and levelled in DPP.
Reenquadre uma imagem e melhore a sua composição, recortando e rodando.

Por vezes, quando tira uma fotografia, esta não fica perfeitamente enquadrada ou composta. No entanto, pode utilizar a ferramenta de corte (Crop) no DPP para focar a atenção no motivo principal. Clique na ferramenta de corte (Crop) e, no painel, pode definir um rácio de aspeto fixo ou optar por cortar livremente. Clique na imagem e arraste para definir a parte da fotografia que pretende utilizar. Reposicione a seleção clicando no interior e arrastando-a. Mova o ponteiro para fora da área selecionada para rodar a imagem para nivelar um horizonte inclinado ou adicionar um toque dinâmico à sua fotografia.

A macro shot of an insect on a daisy.
Ao recortar e rodar esta imagem, o motivo é focado de forma mais clara.

Reduzir o ruído da imagem

A photo taken on a river at dusk, with image noise being corrected in DPP.
Corrija o ruído em imagens captadas em condições de pouca luz ou com definições ISO elevadas.

O ruído da imagem ocorre quando tira fotografias em condições de pouca luz ou com definições ISO elevadas ou ambas. Parece um padrão manchado de pequenos pontos sobre áreas escuras na fotografia (ruído de luminância) ou em canais de cor individuais (ruído de crominância). O DPP lê as informações ISO e de exposição armazenadas no ficheiro RAW e otimiza automaticamente as definições de redução de ruído para proporcionar um equilíbrio eficaz de imagens suaves e nítidas com bom detalhe. Pode ajustar as definições no separador de ajuste dos detalhes da imagem (Adjust Image Detail) para determinar o aspeto final das suas fotografias. Uma redução de ruído excessiva fará com que os detalhes pareçam distorcidos. É sempre melhor aumentar o zoom para ver corretamente o ruído e o resultado de qualquer redução de ruído.

A photo of a river taken at dusk with image noise reduced in DPP.
A redução do ruído da imagem no DPP pode tornar a sua fotografia mais nítida.

Fotografias mais nítidas

A close-up photo of a colourful butterfly on a leaf as shot in DPP.
Todas as fotografias digitais beneficiam de alguma nitidez, mas não exagere!

Todas as imagens digitais beneficiam de nitidez, o que melhora o contraste nas extremidades dos detalhes para que pareçam mais nítidas. No entanto, a nitidez não consegue corrigir uma imagem desfocada.

O DPP possui duas ferramentas de nitidez. Para um ajuste rápido, utilize a ferramenta de nitidez (Sharpness) básica. No entanto, para obter um maior controlo, experimente a máscara sem nitidez (Unsharp Mask), que lhe permite ajustar a força (Strength), a clareza (Fineness) e o limiar (Threshold) separadamente. Com três parâmetros, pode definir a quantidade de nitidez e ajustar as partes da imagem que afeta. Não é necessário que todos os parâmetros correspondam. Experimente para ver os efeitos de ajuste de cada parâmetro. O excesso de nitidez resultará no aparecimento de um efeito de auréola ao longo das extremidades de contraste. Mais uma vez, aumente sempre o zoom para avaliar os resultados. As imagens necessitarão de menor nitidez para visualização no ecrã e de maior nitidez para impressões nítidas e detalhadas.

A sharp close-up photo of a colourful butterfly on a leaf as shot.
A nitidez desta imagem deu-lhe uma margem mais rígida e faz com que se destaque mais claramente do fundo.

Utilizar fórmulas para acelerar a edição

The options in DPP for saving image adjustments as a recipe.
Guarde um conjunto completo de ajustes como fórmula e aplique-os de uma só vez a outras imagens.

As definições que escolheu ao processar a sua imagem RAW podem ser copiadas e depois coladas noutras imagens. Isto acelera o processo de trabalhar com muitas fotografias semelhantes. Aceda a Editar (Edit) > Selecionar (Select) e copie as definições de fórmula, escolha as definições que pretende copiar a partir da fotografia e clique em OK. Em seguida, a partir da janela do navegador de imagens, pode selecionar outra imagem ou várias imagens e colar a fórmula a todas utilizando Editar (Edit) > Colar fórmula (Paste recipe).

As fórmulas também podem ser guardadas num ficheiro no seu computador para serem utilizadas no futuro. Basta ir a Editar (Edit) > Guardar fórmula (Save recipe) no ficheiro e, em seguida, para aplicar a fórmula guardada numa nova imagem, ir a Editar (Edit) > Ler e colar a fórmula do ficheiro (Read and paste recipe from file).

As alterações efetuadas às suas imagens são automaticamente guardadas no ficheiro RAW quando sai do DPP. Isto significa que pode reabrir o ficheiro mais tarde e ainda assim copiar a fórmula. Isto aplica-se, mesmo que os ficheiros RAW sejam movidos para uma localização diferente. A fórmula acompanha o ficheiro RAW.

Criar imagens processadas para partilhar

The options in DPP for batch processing images.
Guarde o ficheiro RAW editado como uma imagem JPEG ou TIFF para partilhar ou imprimir.

Depois de concluir o processamento de um ficheiro RAW, terá de guardar a imagem editada final. Existem dois formatos de ficheiro que pode escolher, JPEG e TIFF. Os JPEG são ficheiros mais pequenos que são fáceis de partilhar e podem ser abertos por qualquer software. O formato TIFF proporciona a máxima qualidade e é ideal para produzir impressões grandes. Para uma imagem única, aceda a Ficheiro (File) > Converter e guardar (Convert and save), ou para várias imagens, selecione as que necessita e aceda a Ficheiro (File) > Processamento por lotes (Batch process). Escolha o tipo de ficheiro, JPEG ou TIFF, e a localização onde as imagens serão guardadas. Com o processamento por lotes, também pode redimensionar e alterar o nome das imagens. Pode continuar a utilizar o DPP enquanto o processamento por lote ocorre em segundo plano.

Organizar as fotografias com classificações de estrelas

Quando tiver centenas ou até milhares de fotografias para organizar, vai querer encontrar a melhor forma de as organizar. No DPP, pode utilizar marcas de verificação, classificações de estrelas ou ambos os métodos para encontrar rapidamente as melhores fotografias no futuro. Para adicionar rapidamente, selecione a ferramenta Quick Check, clique na miniatura de uma imagem para destacar a mesma e, em seguida, toque nas teclas numéricas 1–5 no teclado para adicionar a classificação de estrela ou as marcas de verificação correspondentes. Se as classificações de estrelas tiverem sido adicionadas na câmara, também são visíveis no DPP, mas podem ser alteradas. As marcas de verificação só estão visíveis no DPP. Pode ordenar, selecionar e filtrar imagens com base na classificação atribuída. Ajuda ser consistente nas suas classificações para identificar as melhores fotografias, para que, ao longo do tempo, as melhores fotografias sejam sempre fáceis de localizar.

O serviço gratuito de cloud da Canon image.canon é o local perfeito para guardar as suas fotografias diretamente a partir da câmara e, em seguida, transferi-las para outros serviços da Web ou para os seus dispositivos. As câmaras Canon equipadas com Wi-Fi mais recentes podem até carregar imagens automaticamente.* As imagens RAW transferidas para o image.canon a partir de câmaras compatíveis* podem ser transferidas automaticamente para o seu computador para edição com o DPP.

The main screen of DPP, with previews of 15 nature images including star ratings and check marks.
Utilize marcas de verificação, classificações de estrelas ou ambas para organizar, ordenar e encontrar as suas imagens.

Tal como com todas as novas competências, só com prática se alcança a perfeição. Experimente as ferramentas indicadas neste artigo e trabalhe com os ajustes até ao limite para ficar familiarizado com o que cada ferramenta é capaz de fazer. Depois de editar algumas imagens, começará a reconhecer o que precisa de fazer para melhorar as fotografias que tira. Ao aprender a corrigir imperfeições nas suas imagens, também pode tornar-se um melhor fotógrafo.

Escrito por Brian Worley

*Nem todas as câmaras Canon suportam a transferência automática em segundo plano e nem todas são capazes de carregar diretamente imagens RAW (CR2). Outras câmaras Canon compatíveis com Wi-Fi oferecem possibilidades de transferência manual simples diretamente para image.canon. Para obter uma lista completa das câmaras compatíveis, visite http://image.canon. As câmaras compatíveis têm de estar ligadas à Internet através de Wi-Fi.

Artigos relacionados
A long jetty, viewed from water level at dusk, stretches into the sea.

NOÇÕES BÁSICAS DE FOTOGRAFIA

Melhore a composição das suas fotografias

Torne as suas fotografias mais interessantes seguindo estas regras de composição de imagens.

A monochrome picture of a race car speeding around a track.

LEVE

Melhore as suas imagens com a fotografia HDR

Aprenda a combinar várias imagens da mesma cena para poder captar os detalhes nos elementos mais claros e escuros de uma fotografia.

Produtos relacionados

Aplicações recomendadas

Artigos relacionados



A secção Inspirar-se é a sua principal fonte de dicas de fotografia úteis, guias de compras e entrevistas profundas: tudo aquilo de que necessita para encontrar a melhor câmara ou impressora e dar vida à sua próxima ideia criativa.

Voltar a todas as sugestões e técnicas