NOÇÕES BÁSICAS DE EDIÇÃO

Como editar fotografias de paisagens para impressão

Alguns ajustes cuidadosos podem ajudá-lo a tirar o máximo partido de qualquer imagem de paisagem que pretenda imprimir. Em seguida dizemos-lhe o que precisa de saber.
Canon Camera
A fotografia de paisagens é ideal para impressões criativas. Quer pretenda captar as cores vibrantes de um pôr do sol em papel brilhante ou procure imprimir trabalhos artísticos a preto e branco, o facto de o fazer pessoalmente permite-lhe controlar o processo em todas as suas etapas.

Optar por impressões de grandes dimensões permite-lhe ver todos os detalhes que captou nas suas paisagens, e uma impressora fotográfica A3+ como a Canon PIXMA iP8750 torna mais fácil e gratificante fazê-lo em casa. Com a sua tecnologia de cabeça FINE, que proporciona uma resolução de até 9600 dpi, para além de um avançado sistema de tinteiros de 6 cores (incluindo um tinteiro de cinzento) para fotografias excecionais a cores e a preto e branco, a Canon PIXMA iP8750 consegue produzir uma vasta gama de arte de parede.

Fotografar em RAW irá permitir-lhe tirar o máximo partido das capacidades da sua impressora, proporcionando-lhe a flexibilidade de ajustar as suas imagens de paisagens depois de as ter fotografado, sem reduzir a qualidade. Utilizando um software de processamento RAW, como o Canon Digital Photo Professional (DPP) ou o Adobe® Lightroom®, pode ajustar a exposição, as cores e a nitidez das suas fotografias em função do suporte de impressão pretendido.

Equilíbrio de Brancos

Uma captura de ecrã do Canon Digital Photo Professional que apresenta uma imagem do "antes" e do "depois" da fotografia de uma paisagem urbana à noite, à esquerda não editada e à direita com uma tonalidade azul aplicada.

A utilização da predefinição de equilíbrio de brancos de tungsténio no Canon DPP ou a definição manual de uma temperatura de cor baixa irá adicionar uma tonalidade de azul "frio" às imagens captadas com luz natural.

Uma das ferramentas mais importantes para obter cores precisas em impressões de paisagens é o controlo do equilíbrio de brancos. Isto permite-lhe eliminar quaisquer tonalidades causadas por diferentes tipos de iluminação ou adicionar propositadamente uma tonalidade para alterar o ambiente de uma cena. Pode definir o equilíbrio de brancos na câmara, mas fotografar em RAW permite-lhe manter as suas opções em aberto e tomar decisões sobre esta definição quando processar as imagens.

No software RAW, pode escolher de entre um leque de predefinições de equilíbrio de brancos, como Luz de dia, Nublado e Sombra. Em alternativa, pode utilizar os controlos deslizantes de temperatura da cor para ajustar o equilíbrio de brancos ou selecionar a ferramenta de conta-gotas e clicar em qualquer área branca ou cinzenta na imagem.

Picture Style

Uma captura de ecrã do Canon Digital Photo Professional que apresenta duas versões da imagem de uma paisagem de um campo. À esquerda a não editada e à direita com o Estilo imagem de nostalgia aplicado.

Pode transferir aqui Estilos imagem adicionais para utilizar no DPP ou na sua câmara EOS, incluindo os estilos de tons de outono, crepúsculo e nostalgia.

Outra vantagem de fotografar em RAW é que pode experimentar diferentes definições de estilo de imagem ao processar os seus ficheiros no DPP.

O estilo de imagem Paisagem será o seu estilo de eleição, uma vez que foi concebido para acentuar o azul vívido do céu e a folhagem verde vibrante de uma imagem de paisagem clássica. No entanto, algumas paisagens serão mais adequadas a um outro estilo de imagem, como o Monocromático, Pormenores ou até mesmo Retrato.

É possível ajustar mais o contraste, a nitidez e outros parâmetros para se adequarem à cena. Pode até criar as suas próprias predefinições utilizando o software Canon Picture Style Editor.

Níveis e Curvas

Uma captura de ecrã do Canon Digital Photo Professional que apresenta duas versões da imagem de uma paisagem de um campo coberto de água, com a versão não editada à esquerda, com uma sobreposição a vermelho que apresenta altas-luzes em branco puro, e uma versão à direita, com o contraste ajustado.

Para evitar erros de exposição, ative o Aviso de altas-luzes e de sombra no DPP. Esta opção irá adicionar uma sobreposição de cor à imagem, apresentando-lhe as áreas que serão em preto puro (indicadas a azul) e as que serão em branco puro (apresentadas a vermelho).

As fotografias de paisagens beneficiam frequentemente de ajustes de contraste para captar mais detalhes em áreas escuras e claras. As ferramentas Níveis e Curvas permitem-lhe controlar a forma como as sombras, os tons intermédios e as altas-luzes são apresentados na sua imagem impressa.

Estas ferramentas variam consoante o software de RAW. No DPP, utilize o painel Ajuste de gama para alterar os níveis. Nessa secção, dispõe de três linhas verticais que pode utilizar para alterar o ponto preto, os tons intermédios e o ponto branco da sua imagem. No Adobe® Lightroom®, pode obter resultados semelhantes utilizando os controlos deslizantes de preto, sombra, altas-luzes e branco.

A manipulação da curva de tom permite aumentar ou reduzir a luminosidade em pontos específicos em toda a gama dinâmica, para um controlo ainda mais detalhado. De um modo geral, uma curva de tom em forma de S aumenta o contraste para uma impressão mais intensa. Para alcançar este resultado, clique no centro da linha diagonal para definir o ponto médio e, em seguida, puxe para baixo no lado esquerdo do gráfico para escurecer as sombras. O lado direito é automaticamente aumentado, iluminando as altas-luzes.

Esteja atento ao histograma ao efetuar ajustes. Se as extremidades esquerda ou direita forem recortadas, perderá detalhes nessas áreas na impressão final.

Clarear e escurecer

Uma captura de ecrã do Adobe® Lightroom® que apresenta uma paisagem costeira com uma máscara de seleção que indica onde é aplicado o ajuste de clarear.

Pode ativar uma máscara de seleção ao utilizar o pincel de ajuste do Adobe® Lightroom®, que lhe permite ver claramente onde está a aplicar o clarear, a escurecer e outros ajustes.

Juntamente com a realização de edições que afetam toda a imagem, pode criar impressões mais dinâmicas ao ajustar áreas específicas.

A técnica de clarear e escurecer é fácil de aplicar a imagens digitais através da utilização de software de edição, conforme ilustrado acima. Estas técnicas consistem em iluminar ou escurecer áreas específicas de uma imagem de forma a realçá-las.

No DPP, pode utilizar o separador Ajustar áreas específicas na Paleta de ferramentas para ajustar o brilho, o contraste, a tonalidade e a saturação de secções específicas da sua paisagem.

Mistura de exposição

Uma captura de ecrã do Adobe® Lightroom® com duas imagens de uma paisagem com água. Na versão à direita, foi aplicado um filtro de gradação digital.

No Adobe® Lightroom®, pode aplicar um filtro de gradação digital para escurecer um céu brilhante. Em alternativa, pode misturar duas exposições num editor de fotografias, como o Adobe® Photoshop®.

Por vezes, a gama dinâmica de uma cena pode ser demasiado grande para que a sua câmara consiga captar detalhes tanto no céu como na paisagem.

Também pode criar duas versões diferentes de uma imagem a partir de um único ficheiro RAW: uma com o céu com a exposição correta e outra com a paisagem com a exposição correta. A imagem com o céu com a exposição correta pode ser em seguida sobreposta na imagem com o primeiro plano com a exposição correta no Adobe® Photoshop® ou no editor de fotografias da sua preferência.

Nitidez

Uma captura de ecrã do Adobe® Lightroom® com uma imagem das falésias costeiras. A ferramenta Output Sharpening foi utilizada para selecionar o tipo de papel.

Se exportar uma imagem a partir do Adobe® Lightroom®, pode selecionar o tipo de papel e a quantidade de nitidez na ferramenta Output Sharpening.

A fase de edição final é tornar mais nítida a paisagem para impressão. Terá de aplicar um nível de nitidez superior para impressões fotográficas em comparação com as imagens que partilha online, devido à distância de visualização e à sobreposição de pontos ao imprimir, podem prejudicar a nitidez. Frequentemente, as pequenas impressões requerem mais nitidez do que as grandes impressões, pois podem parecer mais suaves quando reduzidas. O suporte de impressão também faz a diferença, em que as impressões em papel brilhante habitualmente requerem menos nitidez do que o papel mate e o papel couché.

Efetue impressões de teste

Uma captura de ecrã do Adobe® Lightroom® que ilustra várias variações de uma imagem de uma torre de transmissão num campo de colza, cada uma com diferentes definições de cor e de contraste.

Utilize a funcionalidade de prova digital do seu software para prever melhor o aspeto das cores e do contraste na impressão e, em seguida, crie uma prova física com variações da imagem para verificar qual a que prefere.

As impressões fotográficas serão sempre ligeiramente diferentes da imagem que vê no monitor, pelo que é recomendável produzir pequenas impressões de teste para garantir que as suas edições ficam exatamente como pretende. Idealmente, verifique-as no local onde será exibida a sua impressão final, uma vez que a iluminação e a cor da parede irão afetar a sua perceção da imagem.

À medida que aumenta a sua confiança na impressão em casa, aumenta também a sua ambição. Avançar para uma impressora mais avançada, como a Canon PIXMA PRO-200 de 8 cores, irá proporcionar-lhe opções ainda mais criativas, como a impressão de fotografias panorâmicas de paisagens. A Canon PIXMA PRO-200 também é compatível com o software Canon Professional Print & Layout, que consegue simular no ecrã o aspeto proporcionado por diversos papéis e tinteiros.

Escrito por Marcus Hawkins

* Adobe® e Lightroom® são marcas comerciais registadas ou marcas comerciais da Adobe nos Estados Unidos e/ou noutros países.

Produtos relacionados

Artigos relacionados

  • Um fotógrafo de paisagens a olhar através do visor de uma Canon EOS RP para tirar uma fotografia de campos ondulantes.

    FOTOGRAFIA DE PAISAGEM

    Como fotografar paisagens sem tripé

    Aprenda a captar paisagens impressionantes sem um tripé.

  • Uma fotografia de paisagem de uma árvore na encosta de uma colina, em frente a um céu roxo.

    FOTOGRAFIA DE PAISAGEM

    As melhores sugestões para fotografias de paisagens

    Descubra as técnicas de fotografia que o ajudarão a elevar as suas fotografias de paisagens a outro nível.

  • Uma fotografia "antes e depois" de um campo de relva alta, escura e não editada à esquerda, mostrando a versão mais clara à direita, editada no DPP.

    EDIÇÃO DE FOTOGRAFIAS/PÓS-PRODUÇÃO

    Editar imagens RAW com o DPP

    Descubra como editar, aperfeiçoar e melhorar as suas fotografias RAW utilizando o software DPP da Canon.

  • A time stack image showing a tulip blooming.

    FOTOGRAFIA TIME-LAPSE

    Como fotografar time stacks

    Veja como configurar um time-lapse do dia para a noite e crie um time stack deslumbrante que mostra a passagem do tempo numa única imagem.