IMPRESSÃO CRIATIVA

Imprima e crie cartões de felicitações bonitos e personalizados em seis passos simples

Se tiver um pouco de papel, uma impressora e gostar de ser criativo, tente fazer cartões em casa com a família e amigos.
Uma coleção de cartões de felicitações feitos à mão numa mesa ao lado de uma impressora Canon.

Os cartões de felicitações feitos à mão não são apenas presentes atenciosos, como também são uma forma maravilhosa de aprender competências artísticas. Quer se trate de um importante aniversário na família, o casamento de um amigo, um bebé novo ou uma graduação, há muitos eventos da vida dignos de um cartão de recordação com um toque pessoal. Não precisa de ser um artista profissional para criar bonitos cartões de felicitações; simplesmente experimente e liberte a sua imaginação.

Depois de se mudar do Paquistão para o Reino Unido há 13 anos, os trabalhos manuais ajudaram Tania Ahmed a estabelecer-se no país. "No Paquistão, não conseguimos obter facilmente materiais para trabalhos em papel, como no Reino Unido", afirma. "Por isso, fazia bordados, bijuteria, trabalhos com contas e costura como um escape criativo. Quando cheguei ao Reino Unido, descobri o YouTube e, através dele, o mundo da criação de cartões e de trabalhos em papel. Tinha muita curiosidade, pelo que encontrei uma loja perto de mim e consegui comprar alguns materiais online. Esta foi também uma forma de me estabelecer no país."

Tania, uma artesã e proprietária de uma empresa criativa especializada em cartões feitos à mão e que dá aulas online em várias redes, partilha as suas melhores sugestões e explica como criar cartões com uma impressora da série Canon PIXMA TS7450.

1. Reúna o seu kit

Antes de dar início ao seu novo passatempo, certifique-se de que tem à mão todo o material necessário para fazer cartões. Eis aquilo de que pode precisar:


Opcional:
  • Autocolantes e pedras preciosas
  • Bolinhas de espuma
  • Faca para trabalhos manuais

2. Escolha o seu design

Uma mulher a pesquisar modelos de cartões imprimíveis num smartphone.

Existem centenas de modelos para experimentar no Creative Park, o serviço de conteúdo gratuito e repleto de inspiração da Canon. Desde aniversários e convites até cartões de agradecimento, Natal e felicitações, há algo para todas as ocasiões.

Uma mulher a utilizar o smartphone para imprimir um cartão na impressora Canon PIXMA.

De acordo com Tania, a impressora da série Canon PIXMA TS7450 é simples e rápida de configurar. "Ficou tudo a funcionar em 15/20 minutos. Fiquei surpreendida com a facilidade e rapidez com que liguei o meu telefone à impressora."

Assim que tiver as suas ferramentas, está na hora de escolher um design. A aplicação Creative Park gratuita da Canon está repleta de modelos para transferir e imprimir: pode escolher de entre uma vasta seleção de minicartões e cartões pop-up, e também existem envelopes temáticos para todas as ocasiões. Antes da época festiva, imprima os seus próprios cartões de Natal ou até mesmo um cartão pop-up com um boneco de neve ou o trenó do Pai Natal.

Para utilizar ao máximo a sua criatividade, experimente combinar designs para criar um cartão totalmente original ou incorporar um design da secção para trabalhos em papel do Creative Park. Tania escolheu esta última opção para as suas criações. "Escolhi um modelo originalmente destinado a uma coroa de flores, mas, em vez disso, decidi utilizá-lo num cartão", explica. "Imprimi o modelo na impressora da série Canon PIXMA TS7450, cortei as flores e utilizei os componentes de que necessitava.

"Dê asas à inovação e pense nas várias opções que pode utilizar num cartão", aconselha. "Utilize o Website como ponto de partida e deixe-se inspirar. Pode alterar o design da forma que pretender."

3. Escolha o melhor papel

Uma impressora a imprimir uma folha de designs do Creative Park numa mesa junto a papel para impressora Canon.

É importante que escolha um papel resistente que mantenha a forma, especialmente se, como Tania, pretender criar decorações 3D para os seus cartões.

O papel perfeito para a criação de cartões é forte e resistente e tem um acabamento mate para cores vivas e imagens nítidas.

Tania utilizou o papel mate frente e verso Canon, que vem com um vinco central e um envelope, para a base dos seus cartões e o papel fotográfico mate para decoração. O papel era fácil de cortar e permitiu a Tania adicionar uma dimensão extra aos seus cartões. "Antes de colar as flores, enrolei as pétalas", explica. "O papel era suficientemente resistente para que não fosse esmagado se tivesse de o enviar por correio."

4. Imprima os elementos do seu cartão

Uma mulher a sorrir enquanto corta formas de flores com uma tesoura.

Pode misturar e combinar métodos de criação de cartões para obter resultados únicos. "Há imensos criadores fantásticos de cartões híbridos por aí", afirma Tania.

As mãos de uma mulher a cortar flores de papel cor-de-rosa com uma tesoura.

Depois de dominar os aspetos básicos da criação de cartões, não há limite para o que pode criar para adicionar aquele toque pessoal especial a um presente. A invenção e criação de trabalhos manuais também podem servir como um exercício de mindfulness.

Agora que tem o papel, está na hora de começar a imprimir. Pode utilizar o Website Creative Park ou a aplicação Creative Park e ligue a sua impressora Canon. Tania fez uma boa utilização da conetividade sem fios intuitiva da série Canon PIXMA TS7450, que lhe permite imprimir facilmente a partir do computador ou do smartphone.

Em seguida, imprima os modelos escolhidos entre as centenas de opções disponíveis. Não tem uma ocasião especial em mente? No Creative Park, existem muitas ideias de cartões para oferecer quando quiser e ideais se apenas pretender dizer que gosta de alguém.

5. Personalize as vezes que quiser

Uma mulher segura cuidadosamente numa flor de papel numa mesa repleta de cartões coloridos feitos à mão, ferramentas de trabalhos manuais e uma impressora.

Um dos melhores aspetos sobre a criação dos seus cartões é que os pode personalizar de acordo com o que lhe vai no coração, e, se não tem experiência em trabalhos em papel, são uma forma divertida e fácil de começar.

Uma mulher a acrescentar contas prateadas às rodas de um carrinho de bebé num cartão de felicitações feito à mão.

A utilização do Creative Park ajudou Tania a descobrir uma nova faceta da criação de cartões. "Foi incrível porque não faço muitos trabalhos manuais com designs digitais. Normalmente, crio cartões do zero, o que envolve a estampagem e coloração da imagem com lápis e marcadores. Isto obrigou-me a ser mais inovadora. Existem tantas possibilidades e as instruções podem ser transferidas e imprimidas."

Quando as suas impressões estiverem prontas, e tiver cortado cuidadosamente cada secção para colar no desenho do seu cartão, está na altura de colar e personalizar. Desde brilho e papel de alumínio até cartão colorido e autocolantes, não há limite para o número de técnicas e materiais que pode utilizar para transformar o seu cartão artesanal de colorido a verdadeiramente apelativo.

"Utilizei alguns autocolantes adicionais e um cartão dourado metalizado para criar os centros de flores", afirma Tania. "Depois, colei-os todos juntos e adicionei algumas pérolas por cima."

Tania afirma que criar profundidade adicional para o seu cartão é simples, quando sabe como fazê-lo. "Se quiser tornar um cartão plano um pouco mais tridimensional, e tiver um elemento central que possa ser facilmente recortado, pode imprimir o mesmo modelo duas vezes", explica. "Depois, pode utilizar a base tal como está, mas corte o adorno central e sobreponha algumas bolinhas de espuma para conferir um pouco de dimensão e interesse adicional."

6. Faça deste processo uma atividade social

Um cartão de flores tridimensional terminado numa mesa junto a duas caixas de papel para impressora Canon. Pode ser vista em segundo plano uma mulher a fazer trabalhos manuais.

Tania vem de uma família criativa, onde os trabalhos manuais são um processo instintivo. "Durante a minha infância, usava vestidos que a minha mãe fazia e vendia, e observei as pessoas à minha volta a serem realmente criativas de qualquer forma. O meu pai é um carpinteiro muito talentoso, pelo que fez uma casa de bonecas, estantes e móveis. Também temos artistas na família, por isso é apenas algo que pensava que toda a gente fazia", diz.

Dado que tudo o que realmente precisa é de uma impressora, um pouco de papel, cola e uma tesoura, a criação de cartões é uma forma maravilhosa de reunir amigos e famílias e de se envolverem numa atividade criativa como grupo.

Pode organizar serões de Natal para a criação de cartões com snacks e bebidas festivos ou reunir amigos para fazer cartões de felicitações antes de um chá de bebé.

Se der por si com falta de inspiração, Tania aconselha procurar ideias e combinações de cores no Pinterest. "Também pode dar uma vista de olhos a vídeos básicos sobre a teoria das cores", sugere.

Lembre-se de explorar o hashtag #MadeWithPixma para encontrar mais inspiração e partilhar as suas criações.

Escrito por Lorna Dockerill

Produtos relacionados

Artigos relacionados

  • Um postal de Natal impresso em casa, juntamente com decorações artesanais e o papel mate frente e verso Canon disposto sobre um pano com motivos de árvores de Natal.

    IMPRESSÃO E TRABALHOS MANUAIS

    Impressão de postais de Natal

    Dê um toque pessoal à sua própria sessão fotográfica festiva e imprima postais de Natal personalizados.

  • 6 formas de ser criativo com a sua impressora PIXMA

    IMPRESSÃO CRIATIVA

    Impressão divertida para todos

    Seis formas para a sua impressora PIXMA dar energia à sua casa, às suas atividades em família e aos seus equipamentos.

  • Uma impressora Canon imprime uma folha de papel com três designs de coração. À sua volta estão lápis de cor, uma embalagem de papel de estampagem e uma t-shirt branca com um coração estampado.

    ESPÍRITO CRIATIVO

    Utilize o seu coração na manga

    Participe na conversa sobre saúde mental com estes designs elegantes e inspiradores.

  • IMPRESSÃO CRIATIVA

    Ideias para imprimir no Halloween

    Ideias sazonais para decorações divertidas e assustadoras, disfarces, guloseimas e muito mais.