IMPRESSÃO CRIATIVA

Personalizar, imprimir, organizar: crie o seu próprio calendário fotográfico

Reúna as suas melhores memórias do ano e imprima um calendário personalizado para sua casa ou para enviar como presente para alguém especial.
Uma mulher a segurar numa página de calendário impressa à medida que vai saindo de uma impressora Canon PIXMA.

À medida que os dias ficam mais curtos e passamos mais tempo dentro de casa, surge a oportunidade perfeita para rever o seu ano em fotografias enquanto se prepara para os 12 meses que se avizinham. Haverá melhor maneira de organizar o seu dia a dia do que com um calendário personalizado com todos os seus momentos em família favoritos?

Um calendário feito em casa impresso na sua impressora Canon PIXMA é uma oportunidade fantástica para redescobrir o tesouro que são os momentos em família captados com o seu telemóvel ou câmara, encontrando as imagens perfeitas para representar cada mês. Em alternativa, pode selecionar imagens de locais que visitou, fazendo corresponder o estado de espírito e o destino com a estação?

Sediada no sudoeste do Reino Unido, a fotógrafa, influenciadora e mãe, Rafaella Ponce, acumulou 19 600 seguidores no Instagram partilhando a sua vida com o seu marido e filha, assim como outros conteúdos criativos. Também é responsável por uma aplicação de marketing de influência que ajuda as marcas e os influenciadores a estabelecerem ligações.

Aqui, coloca mãos à obra na criação de trabalhos manuais, mostrando como criar o seu próprio calendário repleto de boas memórias do ano pode ser uma atividade simples e divertida: tudo o que precisa é de uma impressora e de um pouco de criatividade.

1. Prepare-se para o seu projeto de criação de um calendário criativo

Uma mulher a colocar papel numa impressora, que está posicionada sobre uma secretária junto a uma embalagem de papel Canon e a um computador portátil.

A Rafaella gosta muito de ser criativa e está sempre à procura de inspiração. "Adoro tudo o que tem a ver com trabalhos manuais", afirma. "Criar álbuns de recortes é a minha paixão. Já não o faço há algum tempo, como é óbvio, por ter um bebé, mas adoro."

É necessário um kit minimalista para criar o seu calendário, por isso é a atividade perfeita para uma tarde relaxante de trabalhos manuais em casa. Juntamente com uma impressora Canon PIXMA, como a série Canon PIXMA TS7450 sem fios que a Rafaella utilizou, vai precisar de papel fotográfico suficientemente resistente para ser afixado ou exposto.

O papel fotográfico Canon Matte MP-101 é ideal para trabalhos em papel e produz fotografias vívidas e de alta qualidade com um acabamento mate. O papel brilhante, como o Canon Plus Glossy II PP-201, também é uma boa opção, pois melhora as cores brilhantes e proporciona o acabamento perfeito para fotografias digitais. Pode escrever em ambos os tipos de papel, pelo que é possível assinalar datas ou anotar coisas para não se esquecer. A Rafaella optou pelo papel Plus Glossy para adicionar um belíssimo brilho de alta qualidade ao seu calendário.

2. Escolha as imagens

Uma mulher a segurar uma página do calendário do mês de outubro que mostra uma mulher grávida a segurar uma abóbora junto à barriga.

Não deve ser difícil encontrar inspiração para cada mês. Comece com fotografias de entes queridos que pode utilizar para os meses dos seus aniversários e um retrato de família no Natal para o mês de dezembro e avance a partir daí.

Quer esteja a incluir um retrato à luz das velas captado numa festa de aniversário de uma criança, uma cena feliz de umas férias de verão, uma fotografia de ação do cão da família a atirar-se às folhas de outono ou uma paisagem local favorita coberta de neve; personalizar o seu calendário com imagens sazonais dos seus momentos mais especiais é o ponto fulcral deste projeto artesanal.

"Eu estava grávida por esta altura no ano passado e fiz uma sessão fotográfica da minha barriguinha e uma abóbora.", explica Rafaella. "Foi bom imprimir essa fotografia para o mês de outubro porque me faz recordar esse momento e como o tempo voa; a minha bebé tem agora quase um ano de idade.

"Para mim, o mais importante são as memórias que pode criar com as fotografias. Por isso, para cada mês, escolhi uma fotografia que remete para as boas recordações que acumulei nesse período.

"Se for ao meu Instagram, verá que gosto muito de utilizar a luz natural e não gosto de incluir muitos elementos na fotografia.", afirma. "Acho que menos é mais. Escolha cuidadosamente as suas imagens, inclua muita luz natural e simplifique os fundos."

3. Prepare as suas fotografias para impressão

Uma mulher sentada num sofá com um bebé, a utilizar a aplicação Canon Easy-PhotoPrint Editor no telemóvel para editar um calendário fotográfico.

"Podemos fazer experiências com a aplicação Canon Easy-PhotoPrint Editor no computador ou telemóvel", afirma Rafaella, que utilizou a aplicação para transferir o seu modelo de calendário.

É importante preparar as suas imagens antes de as imprimir. Muitas aplicações de edição de fotografias dão-lhe a opção de selecionar o tipo e a qualidade do ficheiro de imagem na exportação e a Rafaella aconselha exportar com uma qualidade o mais elevada possível. "Se o fizer, quando a imprimir, verá que terá uma imagem de melhor qualidade.", afirma.

Se exportar as suas imagens como JPEG, selecione a qualidade mais elevada possível. Também pode considerar exportá-las como ficheiros PNG, uma vez que estes tipos de ficheiros perdem menos qualidade quando são comprimidos, resultando frequentemente em imagens mais bonitas. Se tirar fotografias em formato RAW, consegue obter a mais alta qualidade e a maior flexibilidade possíveis na pós-produção, ao utilizar software de edição de imagens como o Digital Photo Professional (DPP) da Canon.

Lembre-se de que as imagens podem ter um aspeto diferente quando são impressas em comparação com a forma como são apresentadas no ecrã, por isso, faça algumas impressões de teste para ter uma ideia do aspeto final das imagens do calendário.

A Rafaella utilizou a aplicação Canon Easy-PhotoPrint Editor, que inclui uma seleção de modelos de calendários. Pode importar as suas imagens diretamente para os modelos ou utilizá-los como fonte de inspiração para os seus próprios designs.

4. Seja criativo com o seu modelo

Uma mulher sentada com o seu computador portátil, a ajustar as fotografias de família num calendário fotográfico utilizando a aplicação Canon Easy-PhotoPrint Editor.

A aplicação Canon Easy-PhotoPrint Editor permite adicionar texto, carimbos e molduras adicionais ao seu calendário ou aplicar filtros criativos às suas imagens. Para além dos modelos na aplicação, há uma variedade de opções de calendários no Creative Park, desde calendários do advento e contagens decrescentes para aniversários até calendários 3D e autocolantes para calendários.

Dependendo das suas habilidades para trabalhos manuais, pode tentar criar o seu próprio modelo de calendário a partir do zero, mas a Rafaella selecionou o modelo clássico de um mês na aplicação Canon Easy-PhotoPrint Editor, o qual lhe dá a opção de adicionar uma fotografia à página de cada mês. Escolha o tamanho de papel correto para a sua impressora, importe as fotografias e faça experiências com filtros criativos, carimbos e molduras para adicionar o seu próprio estilo. Pode até alterar o tipo de letra e a cor do texto para tornar o calendário exclusivamente seu.

Há também uma variedade de opções de calendários na aplicação Creative Park gratuita, a coleção de materiais em papel gratuitos da Canon. Basta escolher um modelo de calendário, selecionar o tamanho em que pretende imprimir e transferir o ficheiro. Pegue numa tesoura, cola, lápis, esferográfica, palitos e pinças e prepare-se para cortar, dobrar, colar e montar o seu calendário.

5. Imprima e exponha

Uma mulher a sorrir enquanto segura numa página de calendário acabada de imprimir.

Pode estabelecer ligação direta à impressora da série Canon PIXMA TS7450 a partir de um computador ou smartphone. Os tinteiros da impressora também são fáceis de instalar e de trocar.

Uma mulher a segurar num bebé numa superfície de cozinha. Está exposto um calendário fotográfico no armário atrás dela.

O ponto central da casa é frequentemente a cozinha, por isso, pode afixar o seu calendário personalizado num armário para garantir que nunca se esquece de eventos importantes.

Assim que tudo estiver pronto, está na hora de começar a imprimir. A acessível e intuitiva impressora da série Canon PIXMA TS7450 contém uma vasta gama de opções, tornando-a ideal tanto para trabalho como para lazer. Além de poder copiar e digitalizar rapidamente várias folhas para o trabalho, também a pode utilizar como uma companheira criativa para atividades com crianças. A vasta gama de suportes criativos da Canon inclui papel fotográfico magnético para que possa colar o seu calendário impresso no frigorífico.

6. Ofereça as suas criações

Uma mulher a transportar um bebé e a pendurar um calendário fotográfico emoldurado na parede ao lado de várias outras imagens e fotografias emolduradas.

Um calendário personalizado repleto de memórias especiais daria um excelente presente de aniversário para os avós ou amigos próximos.

Quando está repleto de memórias alegres e partilhadas, um calendário personalizado pode ser um presente agradável para amigos ou familiares. Juntamente com o seu próprio calendário, a Rafaella também criou uma impressão de um calendário emoldurado com uma fotografia do casamento da sua irmã.

"A minha irmã casou-se em agosto e a minha filha foi a menina das alianças, pelo que temos uma fotografia de nós com a minha irmã e o meu cunhado.", afirma. "Utilizei alguns dos designs de fundos da aplicação e o resultado ficou bastante bom. Vou enviá-lo à minha irmã por correio e ela vai adorar.

"Para mim, o mais importante são as memórias que pode registar nas fotografias. Hoje em dia, tudo é digital, mas penso que nos fica a faltar a parte do "toque". É definitivamente um presente que adoraria receber. Torna as suas memórias tangíveis."



Escrito por Lorna Dockerill

Produtos relacionados

Artigos relacionados

  • Uma seleção de impressões de casamento encontra-se à frente de um computador portátil aberto, enquanto atrás delas uma mulher examina uma fotografia que acabou de sair da impressora.

    IMPRIMA

    Editar as suas fotografias para impressão

    Tire mais partido das suas fotografias impressas com o nosso guia passo a passo para edição para impressão e as melhores definições de impressão a utilizar.

  • Uma fotografia de cima para baixo de um diário com marcadores aberto, juntamente com modelos de margens do Creative Park e uma impressora Canon PIXMA.

    IMPRESSÃO CRIATIVA

    Imprima listas, planos e metas

    Dê asas à criatividade com uma impressora Canon PIXMA e mantenha-se organizado e consciencioso durante todo o ano.

  • Designs impressos do Canon PosterArtist numa secretária em frente a uma impressora Canon MAXIFY.

    IMPRESSÃO

    Canon PosterArtist

    Crie pósteres profissionais de forma rápida, fácil e gratuita.

  • Crie um presente pessoal

    SUGESTÕES DE IMPRESSÃO

    Crie um presente pessoal

    O Canon Photo Cube ajuda-o a criar um presente repleto de memórias felizes.