IMPRESSÃO CRIATIVA

Listas, planos e metas: organize-se com a impressão

Desde planos de refeições imprimíveis até diários de gratidão, descubra como criar as suas próprias ferramentas de organização com uma impressora Canon PIXMA e o Creative Park.
Uma fotografia de cima para baixo de um diário com marcadores aberto, juntamente com modelos de margens do Creative Park e uma impressora Canon PIXMA.

Ser organizado é uma resolução comum para o ano novo, mas há muito mais a ganhar com a implementação de estratégias para nos mantermos a par das nossas vidas atarefadas durante todo o ano. Também não se trata apenas de planificadores diários. Com um pouco de pensamento criativo, é possível tirar partido do poder da impressão para criar todos os tipos de excelentes recursos para ajudar a gerir os muitos desafios da vida. 

Recursos tão simples como listas de compras ou planos de refeições podem ajudá-lo a lembrar-se de tudo o que precisa do supermercado, ou um diário de gratidão que lhe permite registar todas as coisas pelas quais está grato. Ou então, talvez um monitorizador de humor. Ao utilizar este recurso, pode olhar para trás e perceber o que pode estar a afetar a sua saúde mental. 

Seja qual for o objetivo, a gama de impressoras PIXMA da Canon pode ajudá-lo a aperfeiçoar as suas competências de organização e a tornar-se criativo no processo.

Porquê fazer listas, planos e traçar metas?

Uma mulher sentada numa secretária de madeira a escrever num diário com uma bebida quente ao seu lado.

A criadora Temi Manning gosta de dedicar algum do seu tempo à construção de diários com marcadores. Para ela, sentar-se à secretária num domingo ao final da tarde com uma bebida quente é a oportunidade perfeita para se organizar para a semana que se aproxima.

Uma mulher utiliza uma tesoura para recortar motivos temáticos transferidos do Creative Park. Uma impressora Canon PIXMA pousada sobre a secretária. 

Temi tem estado a experimentar a impressora da série Canon PIXMA TS7450a e o Creative Park da Canon, explorando novas formas de melhorar visualmente os seus planificadores com margens e motivos temáticos.

Criar listas, planos e metas pode ser muito mais do que apontar coisas e ir removendo-as à medida que são concluídas. Sediada em Portsmouth, no Reino Unido, Temi Manning adotou a prática de escrever num diário como forma de gerir a sua saúde mental e aumentou o seu número de seguidores nas redes sociais ao partilhar os seus diários com marcadores magnificamente ilustrados. "Foi uma forma que encontrei de estar consciente das coisas e também de fazer algo de que gosto enquanto coloco os meus pensamentos agitados no papel", explica. Os diários com marcadores são uma forma de registar todo o tipo de metas e conquistas da vida, desde o exercício físico que fez e as refeições que comeu, aos livros que gostaria de ler ou filmes que pretende ver.

Para Temi, escrever num diário e planear é agora um estilo de vida e descobriu que criar o seu próprio diário ou planificador, e traçar o que pretende alcançar, pode fazer com que os seus objetivos pareçam menos assustadores. "Não funcionaria tão eficazmente sem isso," afirma. "É importante porque me motiva, mantém-me organizada e tenho a oportunidade de estar consciente das coisas durante o meu processo de criatividade, criando páginas e montagens fantásticas enquanto inspiro os outros a fazer o mesmo."

Aqui, partilha as suas sugestões e técnicas sobre como se pode tornar mais eficiente e criativo utilizando a impressão.

Selecionar um tema

Uma mulher recorta a ilustração de uma folha enquanto está sentada numa secretária. Sobre a secretária encontra-se uma impressora Canon, cadernos e canetas.

Se estiver a construir o seu diário com marcadores pela primeira vez, Temi recomenda adicionar as suas ilustrações favoritas às páginas para dar um toque da sua personalidade ao projeto. Temi desenhou estes motivos de folhas, mas também pode utilizar designs pré-fabricados disponíveis no Creative Park. Existem centenas por onde escolher.

Um par de mãos a colar autocolantes relacionados com café do Canon Creative Park num diário. Junto a eles, na secretária, estão vários designs impressos, um teclado rosa e materiais de escritório.

De acordo com Temi, a chave para um diário pessoal de sucesso é "escolher algo que vá ao encontro do seu estilo ou que lhe interesse". Para este projeto, Temi escolheu um tema de café e outono, combinando os seus designs desenhados à mão com modelos do Creative Park.

Muitas vezes, Temi personaliza os seus diários e frases de afirmação com ilustrações desenhadas à mão, mas também é possível procurar designs prontos a utilizar, que depois pode imprimir e adicionar às suas páginas. Uma forma simples de mostrar o seu estilo criativo pessoal, como sugerido pela Temi, é escolher um tema para cada mês. Isto pode ser através de padrões vibrantes, cores específicas ou um tema, como o tema de café/outono de Temi para outubro. "Utilizo-os como decoração em cada página e dedico algum tempo do meu final de dia a colocá-los para a semana seguinte", afirma.

Existem inúmeros modelos, padrões e designs transferíveis no website Creative Park e na aplicação Creative Park, que podem ser impressos em vários tamanhos nos diferentes tipos de papel compatíveis com impressoras PIXMA. É possível adicionar margens para dar vida aos seus planos de refeições, enquanto os papéis com padrões coloridos tornam os calendários feitos em casa mais vistosos. Se experimentar algo e não gostar, pode facilmente reciclar o design antigo e começar de novo.

"Com o Creative Park, posso pesquisar numa enorme biblioteca de designs pré-fabricados e transferir rapidamente estes designs prontos para imprimir através da aplicação Canon PRINT ou diretamente utilizando a aplicação Creative Park", explica Temi. "Apaixonei-me pelo conjunto de parede estilo café. Adoro o design arrojado e moderno e a variedade de ilustrações. Também utilizei os designs da gaiola de pássaro/Paris para decorar a minha cozinha."

Imprimir, digitalizar e duplicar 

Uma impressora Canon PIXMA pousada sobre uma secretária a imprimir uma lista de compras.

A impressora da série Canon PIXMA TS7450a, que tem um scanner incorporado e permite copiar várias folhas rapidamente, permitiu à Temi duplicar os seus designs favoritos de forma rápida e acelerar o seu processo.

Uma mulher utiliza uma caneta para adicionar um item à lista de compras com um design deslumbrante colada no seu frigorífico.

As listas de compras são uma forma simples de controlar a sua rotina semanal. Com o papel fotográfico magnético Canon, pode colocar as suas listas no frigorífico. Desta forma, nunca mais se irá esquecer de um item importante.

A opção de digitalização da série PIXMA TS7450a é excelente para duplicar páginas, para que não tenha de criar novas todas as semanas se não tiver tempo. Também pode utilizar esta funcionalidade para criar cópias dos seus próprios designs e ilustrações, que depois pode imprimir em várias versões para adicionar aos seus projetos.

Com a ajuda da aplicação Canon PRINT, também é possível imprimir designs diretamente a partir do seu smartphone com os tamanhos, a configuração e o tipo de papel pretendidos. Enquanto os designs da Temi foram impressos maioritariamente em papel fotográfico mate Canon, o papel fotográfico magnético Canon é ideal para colar listas às superfícies magnéticas de sua casa.

Comprometer-se com o processo

Uma impressora Canon, um tablet e vários materiais de escritório sobre uma secretária de madeira. Acima da secretária, na parede, postais e notas estão presos a um suporte de parede em metal. 

"Nada supera a realização e o prazer de trabalhar com papel e planificadores, criando esquemas bonitos com as suas próprias mãos", diz Temi.

Uma fotografia de cima para baixo de uma secretária de madeira com um diário com marcadores aberto mostrando listas de tarefas diárias e motivos de folhas e canecas.

Também não tem de guardar as suas criações para si. Estas podem tornar-se presentes únicos para amigos e entes queridos que também se querem organizar.

A beleza de criar diários em casa com produtos como a série Canon PIXMA TS7450a é que qualquer pessoa pode experimentar. "Ser capaz de imprimir todos estes designs é excelente se quiser poupar tempo e tirar partido da sua criatividade com uma biblioteca de transferências à sua disposição", atesta Temi.

Ela também sugere que a melhor maneira de se comprometer com os seus planos é fazer da organização uma rotina. "Crio as páginas do meu diário com as minhas ilustrações e designs todos os domingos ao final da tarde, preparando-me para a semana que se aproxima. Faço uma chávena de chá, relaxo na minha secretária e desfruto do processo."

Ao contrário do planificador básico disponível nas lojas, as ferramentas de organização feitas em casa oferecem a possibilidade de explorar resultados criativos e acessíveis, atribuindo uma sensação de valor aos seus planos diários, mensais e anuais. Também não se trata apenas do produto acabado; pode desfrutar do processo e, no futuro, olhar para trás e ver tudo o que alcançou.


Escrito por Rowan Davies

Produtos relacionados

  • Impressoras para casa

    Série PIXMA TS7450a

    Uma multifunções elegante para os que dominam a tecnologia com diversas possibilidades de impressão criativa e tecnologia de ADF que simplifica o processo de fotocopiar e digitalizar várias folhas diferentes.
  • Impressoras jato de tinta

    Papel fotográfico Matte MP-101

    O papel mate para fotografia produz fotografias, gráficos e texto de elevada qualidade com um acabamento mate. Também é apropriado para utilizações mais criativas, tais como cartões de felicitações, cartazes e criações em papel.
  • Impressoras jato de tinta

    Papel fotográfico magnético MG-101

    Adicione mais criatividade e interatividade às impressões das suas fotografias com o papel fotográfico magnético Canon MG-101.
  • Artigos relacionados

  • Uma imagem de cima para baixo de uma seleção de livros de exercícios coloridos, um calendário, autocolantes e papel de impressora Canon.

    SUGESTÕES DE IMPRESSÃO

    Organize-se para a escola

    Vida familiar organizada com a ajuda das impressoras SELPHY e PIXMA.

  • Uma pessoa a escrever num álbum de recortes com as páginas preenchidas com fotografias e autocolantes.

    IMPRESSÃO CRIATIVA

    Expresse-se através de um diário criativo

    Criar um diário pode ser uma forma de expressar a sua criatividade, assim como de melhorar a sua saúde mental.

  • Um diário de viagem está aberto numa mesa de madeira escura, junto de algumas fotografias impressas, uma caneta, fita washi e selos. As páginas estão preenchidas com texto, desenhos e fotografias coloridas.

    IMPRESSÃO CRIATIVA

    Crie um diário de viagem como um profissional

    Transforme as fotografias de férias tiradas com a Canon Zoemini S2 num diário criativo e personalizado.

  • Etiquetas artesanais impressas numa tábua de cortar verde junto a uma tesoura e a uma impressora portátil Canon SELPHY Square QX10.

    IMPRESSÃO CRIATIVA

    Imprima as suas próprias etiquetas

    As etiquetas artesanais impressas podem ajudar a organizar a sua vida, casa e passatempos.