FOTOGRAFIA DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

Como captar retratos de animais de estimação com sucesso este Natal

Descubra como captar fotografias fantásticas dos seus animais de estimação este Natal com estas sugestões, truques e técnicas fotográficas simples.
Canon Camera

Os animais de estimação podem ser adoráveis, e muitos de nós dão por si a pegar na câmara para captar as suas artimanhas patetas, expressões divertidas e hábitos peculiares. Mas o Natal é o momento perfeito para tentar captar um retrato do seu animal de estimação favorito. Uma fotografia do seu gato, cão ou hamster a posar com acessórios festivos seria uma imagem divertida para um postal impresso em casa ou para emoldurar e criar um presente personalizado.

O desafio é que a maioria dos animais não está de todo interessada em que lhe tirem fotografias. Na verdade, algumas criaturas fazem tudo o que estiver ao seu alcance para o frustrar e enganar. Por isso, vai precisar de alguns truques na manga para chamar a sua atenção. Uma combinação de competências de câmara, truques de colocação do motivo e uma mão cheia de petiscos deverá conferir-lhe uma vantagem para vencer este confronto de vontades.

1. Crie um estilo para a cena

Um homem com uma camisola de cor mostarda a decorar uma árvore de Natal.

Uma árvore de Natal é um fundo forte e brilhante para as suas fotografias festivas de animais de estimação, especialmente se desfocada.

Um gato malhado ruivo a espreitar por baixo de um chapéu de Natal vermelho e branco.

Adereços, chapéus e cachecóis proporcionam um toque de cor, acrescentam personalidade à fotografia e, neste caso, conferem-lhe um ambiente divertido e festivo.

Uma árvore de Natal é um cenário atrativo para os seus retratos de animais de estimação no Natal. Proporciona cores fortes e destaques brilhantes. Adereços como chapéus de Pai Natal e cachecóis também são ótimos, desde que o seu animal de estimação esteja recetivo a usá-los. Idealmente, deve escolher uma divisão com janelas grandes para fotografar. A luz natural é ideal para retratos de animais de estimação, uma vez que é suave e preenche delicadamente as sombras. Por outro lado, usar um flash pode assustar o animal. Posicione o seu animal de estimação voltado para a janela, com a árvore de Natal e as luzes atrás.

2. Posicione o seu animal de estimação

Uma mulher acena um brinquedo para distrair o gato malhado ruivo que está a ser fotografado numa sala decorada para o Natal.

Ajuda ter um assistente que possa segurar um brinquedo ou ficar atrás de si para atrair o olhar do animal enquanto fotografa.

Um homem com uma camisola de cor mostarda segura um comedouro de gato sobre a sua Canon EOS 850D.

Traga um brinquedo favorito, um comedouro ou qualquer outra coisa que seja suscetível de atrair a atenção do animal. Tocar ligeiramente com o comedouro na parte superior da objetiva funcionou connosco aqui.

Os cães tendem a ser mais fáceis de posicionar do que os gatos, já que não é preciso tanto para chamar a sua atenção. Um assobio rápido, um grito "onde está o gato" ou qualquer ruído divertido irá normalmente atrair a atenção. Todos os animais têm a sua própria personalidade individual, mas é justo dizer que os gatos estão normalmente menos dispostos a agradar. A paciência é fundamental e poderá ter de aguardar algum tempo até que o gato descontraia. Tente deixá-lo instalar-se numa posição, como uma cadeira ou banco confortável (pode mesmo trazer a cama do animal). Mantenha um brinquedo favorito ou comedouro à mão e toque ligeiramente com o objeto na objetiva para chamar a atenção do gato. Se ele não fizer o que pretende, prepare-se para mudar a sua abordagem. Afinal, se a indiferença faz parte da personalidade do gato, porque não tentar captar isso na fotografia?

Um gato malhado ruivo com um chapéu de Pai Natal a descansar a cabeça no chão.

Ajuda se conseguir imobilizar o gato numa posição. Se ele não estiver disposto a colaborar, adapte os seus planos à disposição do animal.

3. Configure a exposição

O ecrã de definições de uma Canon EOS 850D.

Se pensa que o seu animal de estimação se vai manter relativamente imóvel, uma velocidade do obturador de cerca de 1/200 segundos é ideal. Também recomendamos que selecione uma grande abertura e que defina o ISO para Automático.

A definição de disparo contínuo a alta velocidade numa Canon EOS 850D.

O disparo contínuo a alta velocidade significa que pode disparar várias fotogramas rápidos de só uma vez – sete fotogramas por segundo com a EOS 850D – o que aumenta as suas hipóteses de captar aquelas expressões adoráveis mas fugazes dos animais de estimação.

Escolha uma definição de exposição que possa configurar e esquecer, pois isso irá ajudá-lo a concentrar-se na colocação e enquadramento do motivo. A forma mais simples de o fazer é configurar a câmara para o modo de exposição manual (M).

A velocidade do obturador tem de permanecer rápida o suficiente para captar a ação. Cerca de 1/200 segundos é o ideal se os animais estiverem relativamente imóveis, mas necessitará de algo mais rápido se estiverem a mexer-se muito. Também recomendamos uma grande abertura (f/5,6 aqui), já que isso irá separar o motivo do fundo e criar um "efeito bokeh" adorável.

Definir o ISO para Automático significa que se irá adaptar às condições – numa divisão luminosa com muita luz natural, o ISO deve rondar os 800-1600. Nestes intervalos, uma câmara com um bom desempenho em condições de pouca luz, como a Canon EOS 850D, permitir-lhe-á captar fotografias relativamente sem ruído. Se a sua objetiva, como a Canon EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS USM que estamos a utilizar aqui, tiver estabilização, é aconselhável ativá-la também.

4. Foque

Pontos AF sobre o rosto de um gato malhado ruivo em modo de Visualização direta numa Canon EOS 850D.

A visualização direta pode ser útil ao focar – toque no ecrã para posicionar os seus pontos de focagem sobre o olho mais próximo de si.

A focagem pode ser um dos maiores desafios nos retratos de animais de estimação, uma vez que precisa de focar precisamente os olhos de uma criatura que pode mover a cabeça a qualquer momento, ou fugir.

Por isso, é inevitável que nem todas as fotografias fiquem nítidas, mas se tiver uma câmara que reaja instantaneamente ao movimento do motivo, pode aumentar as suas hipóteses. Defina o modo de focagem da sua Canon para AI Servo. Isto significa que a câmara irá acompanhar o movimento do motivo e adaptar o foco para fixar as posições em mudança. A focagem precisa é crucial ao captar grandes planos, pelo que pode não ser suficiente fixar simplesmente o rosto. Em vez disso, experimente mudar para um único ponto de focagem e, em seguida, aponte-o para o olho mais próximo da câmara.

5. Melhore o efeito "bokeh" de fundo

Um Labrador Dourado a cerca de um metro de uma árvore de Natal.

O cão está posicionado a cerca de um metro da árvore e o fundo parece bastante desordenado.

Um Labrador Dourado posicionado mais afastado da árvore de Natal, para que as luzes da árvore fiquem desfocadas.

Afastar mais o cão da árvore cria um efeito "bokeh" mais forte e um cenário mais atrativo.

Normalmente, é aconselhável utilizar uma grande abertura para os seus retratos de animais de estimação, já que isso permite que as suas fotografias tenham uma profundidade de campo reduzida e que o fundo fique desfocado. Para fotografias festivas como esta, a grande abertura tem outra vantagem: as luzes da árvore de Natal desfocadas são transformadas em magníficos pontos de efeito "bokeh". O efeito "bokeh" será mais forte se deixar alguma distância entre o motivo e a árvore, pelo que deve afastar o animal de estimação da árvore o máximo que puder. A utilização de uma distância focal maior também pode melhorar a desfocagem. Por isso, tente afastar-se e aumentar o zoom com a objetiva.

6. Adicione "bokeh" de primeiro plano

Retrato de um gato malhado ruivo rodeado de luzes decorativas desfocadas.

Podemos adicionar um efeito "bokeh" em primeiro plano desfocado aos retratos dos nossos animais de estimação segurando um conjunto de luzes junto à objetiva e fotografando através de um espaço entre os fios.

Um homem a fotografar um gato malhado ruivo através de um conjunto de luzes de Natal transparentes.

Esta técnica simples também pode ser usada com luzes coloridas ou mesmo decorações de Natal.

Além de deixar o fundo desfocado, pode também adicionar algum efeito "bokeh" em primeiro plano. Experimente segurar as luzes de Natal em frente à objetiva e encontre um espaço através do qual fotografar. No ângulo certo, isto pode resultar em destaques desfocados incríveis que rodeiam o motivo e adicionam um elemento extra de profundidade à cena.

7. Opte por um plano baixo

Um homem deitado no chão de uma sala de estar para fotografar um gato malhado ruivo a caminhar em frente a um sofá.

Deitar-se no chão para fotografar coloca o motivo e o espetador ao mesmo nível.

Um gato malhado ruivo fotografado ao nível dos olhos.

Estar ao mesmo nível que o seu motivo significa que é provável que a imagem tenha mais impacto.

Quer esteja a fotografar retratos dos seus animais de estimação ou dos seus amigos, captar o motivo ao nível dos olhos ajuda a criar uma ligação, uma vez que coloca o espetador ao mesmo nível. Claro que, com retratos de animais de estimação, isto pode significar rastejar pelo chão para se baixar o suficiente, mas pode mostrar melhor o ponto de vista do animal de estimação.

Vai, com certeza, divertir-se muito a tentar captar a fotografia perfeita, mesmo que o seu animal de estimação nem sempre mostre vontade de colaborar. Quer esteja a tentar captar o retrato de um animal no Natal ou em qualquer outra altura do ano, é uma excelente oportunidade para praticar a sua técnica e melhorar as suas competências de fotografia.

Escrito por James Paterson

Artigos relacionados

  • Um postal de Natal impresso em casa, juntamente com decorações artesanais e o papel mate frente e verso Canon disposto sobre um pano com motivos de árvores de Natal.

    IMPRESSÃO E TRABALHOS MANUAIS

    Impressão de postais de Natal

    Dê um toque pessoal à sua própria sessão fotográfica festiva e imprima postais de Natal personalizados.

  • FOTOGRAFIA DE FAMÍLIA

    10 sugestões para fotografias de Natal

    Capte o espírito natalício com estas sugestões para retratos de família naturais e divertidos.

  • Bokeh photography tips

    NOÇÕES BÁSICAS DE FOTOGRAFIA

    Sugestões de fotografia com efeito "bokeh"

    Siga estas excelentes sugestões para adicionar uma nova dinâmica às suas fotografias.

  • IMPRESSÃO DE TRABALHOS MANUAIS

    Neste Natal, aposte em trabalhos manuais e impressões

    Crie os seus próprios presentes, decorações e jogos de Natal para esta época festiva.