FOTOGRAFIA DE FAMÍLIA

Capte momentos em família espontâneos com a PowerShot PX

Quer se trate de família, amigos ou animais de estimação, capte momentos do dia a dia com facilidade utilizando a Canon PowerShot PX.
Uma mulher e os seus três filhos à volta de uma tigela numa cozinha enquanto se preparam para cozinhar. A PowerShot PX encontra-se em cima de uma pilha de livros que está à frente deles.

Captar momentos alegres da vida familiar quotidiana não podia ser mais fácil com a nova Canon PowerShot PX. Suficientemente inteligente para reconhecer rostos automaticamente e operada por comandos de voz, a PowerShot PX é a fotógrafa de família ideal, sempre pronta para fotografar a qualquer momento e sempre presente no coração da casa.

A criadora de conteúdos digitais e fotógrafa Eimear Varian Barry, cujas fotografias da sua vida e família conquistaram quase 97 000 seguidores no Instagram, é mãe solteira e, normalmente, ocupa o lugar atrás da câmara.

Mas com a Canon PowerShot PX à sua disposição, a Eimear já não precisa de ficar fora da fotografia. Utilizando esta câmara inteligente com deteção automática e modo de disparo, a Eimear tem a sua própria fotógrafa de família digital à mão para gravar aqueles momentos aparentemente insignificantes que muitas vezes se tornam os mais especiais.

Documente os momentos do dia a dia sem qualquer esforço

Uma família está sentada numa manta para piqueniques no exterior, saboreando fruta. A Canon PowerShot PX encontra-se num cesto de piquenique virado para eles.

A Canon PowerShot PX utiliza a tecnologia de reconhecimento de cena suficientemente inteligente para reconhecer os rostos das pessoas e decidir qual a melhor composição, deslocando, inclinando e aumentando o zoom automaticamente para criar a memória perfeita – tudo isto sem ter de sair do seu lugar. A facilidade de utilização da PowerShot PX faz dela a companheira ideal para a família, mesmo nos lares mais movimentados. "Na minha opinião, a aplicação e o reconhecimento de voz são geniais", afirma Eimear, que, enquanto mãe solteira, está frequentemente ocupada.

"É fantástico como a Canon PowerShot PX capta momentos que pensamos que nunca resultariam numa boa fotografia.", afirma Eimear. "Aquelas fotografias, por exemplo, das crianças a pintar na bancada do pequeno-almoço enquanto coloco a louça na máquina de lavar louça. Eu sei que vou olhar para elas daqui a 20 anos e pensar, "Bons tempos!". E o facto de que podem ser tiradas naturalmente, é simplesmente fantástico."

A experiência de disparo sem esforço com esta câmara resulta de funcionalidades inteligentes e da tecnologia de reconhecimento de cena que foram desenvolvidas ao longo de muitos anos. Depois de ligada e colocada sobre uma superfície, a PowerShot PX utiliza o reconhecimento facial para procurar automaticamente um motivo e ajusta a composição para captar imagens que incluem todas as pessoas na fotografia. Irá captar muitas fotografias e, em seguida, a aplicação irá recomendar quais as melhores. Ao reconhecer rostos que aparecem regularmente, esta oferece disparo de prioridade às pessoas mais importantes para si.

Por isso, quando está ocupado a cozinhar, a conversar na mesa da cozinha, a desfrutar de uma festa de aniversário em família ou simplesmente a ajudar os seus filhos com os trabalhos de casa, a PowerShot PX pode ajudá-lo a captar expressões radiantes e a beleza do comum sem ter de pensar nisso.

Para a Eimear, momentos simples como brincar com o cão ou ler uma história no sofá são aqueles que ela mais valoriza e quer partilhar. "É muito bom ter aqueles momentos captados, especialmente sem nos darmos conta", afirma.

O seu fotógrafo digital pessoal

Uma mulher e um rapaz olham entusiasmadamente para a Canon PowerShot PX que está posicionada numa pilha de livros.

"Passei a minha infância a olhar para os livros de fotografia do meu pai – ele é artista – e todos os livros de fotografia que tenho em casa são livros de fotojornalismo. Quando era pequena, via vida nas formas e nas luzes", afirma Eimear, que muitas vezes gosta de não estar atrás da câmara para aproveitar os momentos íntimos em família.

Uma menina ajoelha-se numa mesa baixa a brincar, a Canon PowerShot PX está à sua frente. A mãe dela está a ver as imagens da câmara no seu telemóvel e a fotografia está visível no ecrã à medida que a ajusta.

"Enquanto fotógrafa, estou tão habituada a documentar situações no trabalho. Esse é o meu trabalho, captar momentos, mas muitos destes são pensados ao pormenor. O outro lado de mim adora a documentação de momentos reais para que, no futuro, possamos olhar para elas e pensar "Esta fotografia foi tão aleatória.""

Embora a Eimear tenha crescido com câmaras e prefira que o seu Instagram tenha um aspeto mais cuidado, em casa, explica, é bom criar imagens do dia a dia que não fazem parte de uma sessão fotográfica.

"Acho a PowerShot PX uma câmara tão fantástica para ter nesses momentos. Por exemplo, estou em casa sozinha com os meus filhos durante toda a semana. Sou mãe solteira. Não tenho ninguém para tirar uma fotografia de mim e das crianças a cozinhar ou a divertirmo-nos no jardim, pois sou sempre eu por trás da câmara."

O que ajuda com isto é o funcionamento mãos-livres da Canon PowerShot PX, possibilitado através de comandos de voz, e a sua capacidade de compor e captar as suas próprias fotografias e gravar vídeos com a objetiva de zoom ótico de 3x de deslocação e inclinação. Também irá selecionar as melhores fotografias e vídeos e organizá-los por si, permitindo que os momentos preciosos da vida se mantenham ininterruptos.

"O reconhecimento de voz é incrível porque se estiver na sala de estar e pensar "Quero eternizar este momento", agora é possível", diz Eimear. "Fico igualmente feliz ao olhar para essas fotografias espontâneas como para as imagens mais cuidadas."

Para os momentos em que pretende assumir o papel de fotógrafo, também é fácil controlar a câmara a partir de uma aplicação para smartphone, onde pode captar e ver vídeos e fotografias captados.

Coloque-a no coração da casa

Uma família está sentada e em pé à volta da bancada do pequeno-almoço, misturando ingredientes numa tigela.

"Tirámos fotografias nossas a cozinhar", afirma Eimear. "E é disso que se trata, estamos habituados a que as fotografias que retratam a vida sejam perfeitas. No entanto, adoro o facto de a Canon ter criado este produto porque, para mim, as melhores fotografias são as que retratam a vida quotidiana de forma natural."

O design compacto e adaptável da Canon PowerShot PX significa que esta se integra na perfeição em qualquer ambiente da sua casa.

Para a Eimear, a bancada do pequeno-almoço seria o local ideal para posicionar a PowerShot PX, uma vez que é aí que muitas situações da vida familiar tendem a acontecer. "Eu gostaria que estivesse na cozinha, porque é um espaço aberto e a bancada do pequeno-almoço é o coração do andar inferior", diz ela.

"Estar perto da bancada do pequeno-almoço ao final do dia enquanto preparo o jantar e as crianças estão a pintar - aquele momento em que estou a fazer as tarefas diárias de mãe. Não é glamoroso, mas significa tudo para mim. Uma foto minha a entrar com um cesto de roupa enquanto que eles fazem os trabalhos de casa é um exemplo visual da minha vida diária como mãe. E esses são os momentos que eu quero relembrar", diz ela.

Todos sabemos que a vida não acontece atrás da câmara, acontece à sua frente. Mas como gostaria de recordar esses capítulos que retratam a sua vida como ela é? Para os pais como a Eimear, a PowerShot PX pode ser uma ferramenta brilhante para documentar as pessoas de quem gostamos, agora e no futuro.

"É impossível lembrarmo-nos de cada momento da nossa vida. Honestamente, eu nem me lembro de estar grávida. Sei que parece impossível, mas é verdade! Quando olhamos para as fotografias, pensamos "Lembras-te deste momento? Esqueci-me totalmente disso." Por isso, acho que é uma ideia bonita ter essas memórias captadas e, ainda por cima, de forma natural. É realmente fantástico."


Escrito por Lorna Dockerill

Produtos relacionados

Artigos relacionados

  • Três crianças pequenas sentadas numa cama a olharem para fotografias impressas da família.

    IMPRESSÃO CRIATIVA

    Imprima a história de vida da sua família

    Aposte em trabalhos manuais e impressões dos preciosos momentos em família.

  • Duas crianças em silhueta com um bosque como fundo e o sol baixo a atravessar as árvores.

    FOTOGRAFIA DE FAMÍLIA

    11 sugestões para fotografias de família

    Descubra dicas e sugestões para criar retratos de família deslumbrantes com a Embaixadora da Canon Helen Bartlett.

  • Uma jovem com um gorro sentada com os seus pais na floresta, estando os três a olhar para alguma coisa fora do enquadramento, enquanto o pai usa a Canon PowerShot ZOOM.

    CÂMARAS PORTÁTEIS

    Ver mais: PowerShot ZOOM

    Descubra por que razão esta câmara compacta de bolso é ideal para aventuras em família.

  • FOTOGRAFIA DE FAMÍLIA

    Vantagens da Canon PowerShot PX

    Descubra novas formas de utilizar esta câmara PTZ compacta e inteligente.