IMPRESSÃO CRIATIVA

Dê vida à história da sua família com uma impressão

Imprimir fotografias das suas preciosas memórias em família pode ajudar a que estas não caiam no esquecimento. Mas porquê ficar por aí? Vá ainda mais longe com as nossas cinco dicas criativas!
Canon Camera
Hoje em dia, tirar fotografias de família é quase demasiado fácil. Os smartphones e outros dispositivos semelhantes são os nossos companheiros do dia a dia, captando cada segundo da vida dos nossos filhos. No entanto, estas imagens rapidamente ficam esquecidas no armazenamento digital do telemóvel e raramente voltam a ser vistas. Mas existem outras formas de mantermos as memórias mais preciosas por perto.

A Leti é uma atarefada mãe de quatro crianças entre um e oito anos de idade. Embora seja uma empenhada influenciadora no Instagram, a Leti sempre foi uma grande fã de impressões fotográficas. "Costumávamos levar rolos de fotografias para a rua principal e esperar ansiosamente até obtermos as impressões. Com a chegada da cloud e dos telemóveis, perdemos um pouco isso. As fotografias estão lá, mas raramente voltamos a olhar para elas."

Munidos com as impressoras Canon SELPHY Square QX10 e Canon SELPHY CP1300, juntamente com a câmara Canon EOS 250D, a Leti, o seu marido Zac e os seus filhos encontraram inúmeras formas de contar as suas histórias e de recuperar a alegria da impressão, e agora partilham aqui as suas criações.

1. Mantenha o contacto com os cartões personalizados

Uma mulher numa mesa a colar uma fotografia de família num cartão.

Leti produz impressões a partir de fotografias de família com a Canon SELPHY CP1300 e utiliza-as para criar cartões de felicitações para enviar para família e amigos. Definitivamente, acrescenta um toque pessoal.

Uma mulher com a sua filha pequena sentada no colo, ajudando-a a inserir um cartão num envelope.

Criar cartões com impressões autocolantes com a impressora Canon SELPHY Square QX10 é uma atividade extremamente simples e capaz de envolver toda a família.

Enviar cartões feitos em casa é uma excelente forma de manter o contacto com a família e os amigos, e a Leti descobriu que ao adicionar fotografias estaria também a dar um toque pessoal, quase como se estivesse lá mesmo estando fisicamente distante. "Costumo comprar cartões de felicitações em branco e as crianças podem usar a impressora SELPHY CP1300 para fazerem as suas próprias impressões para adicionar", afirma. "Desta forma, podem produzir algo especial e diferente, que realmente conta uma história e que toca as pessoas, sejam elas avós, tios, amigos ou quem quer que seja."

A Leti planeia utilizar a impressora para tratar dos convites para os aniversários dos seus filhos e também tem uma ideia fantástica para os cartões de agradecimento. "Poderíamos tirar fotografias das crianças a brincar com os presentes que receberam e usá-las como cartões de agradecimento personalizados", afirma. A Leti tem vários familiares que se encontram distantes, pelo que a criação frequente de cartões fotográficos pode ajudar a diminuir um pouco essa distância.

2. Registe o crescimento da família

Um homem a ajudar a sua filha a colar uma fotografia numa tabela de altura com a forma de uma grande rã.

As impressões fotográficas autocolantes da impressora SELPHY Square QX10 são ideais para serem coladas numa tabela de altura. É uma forma divertida de os membros mais novos da família acompanharem o seu progresso.

Duas crianças pequenas sentadas na cama com a impressora Canon SELPHY Square QX10, a câmara Canon EOS 250D e a sua mãe, a qual segura um telemóvel com a aplicação SELPHY Photo Layout aberta.

É fácil voltar atrás no tempo, selecionar imagens de anos anteriores e, em seguida, efetuar as respetivas impressões diretamente a partir da impressora SELPHY Square QX10 com a aplicação SELPHY Photo Layout.

Os filhos da Leti adoram poder ver e comparar as suas alturas numa parede. Assim, a Leti utilizou a fotografia para levar esta experiência a um outro nível. "Comprei uma tabela de altura e coloquei-a na parede. Sempre que quiserem, as crianças podem tirar fotografias umas das outras e imprimi-las com a impressora SELPHY Square QX10. Também podemos voltar atrás no tempo com a funcionalidade de memórias no meu telemóvel, e a aplicação SELPHY Photo Layout faz com que seja mais fácil para as crianças escolherem fotografias e imprimi-las.

Com o Canon Creative Park, é possível imprimir e fazer as suas próprias tabelas de altura com vários designs.

"As crianças adoram a impressora QX10 porque é muito simples de utilizar. É suficientemente pequena para a segurarmos na mão e não tem problemas em estabelecer ligação a telemóveis e outros dispositivos através de uma rede Wi-Fi. É ótimo que a impressora tenha a sua própria bateria recarregável, sendo possível utilizá-la em qualquer lugar sem precisar de a ligar à corrente."

A impressora produz fotografias quadradas, deixando espaço suficiente para adicionar uma legenda na margem. Isto é ideal para podermos escrever a data em que a fotografia foi tirada, juntamente com a própria altura. Também é possível retirar a película para produzir uma superfície com autocolante, sendo perfeito para colar as fotografias na tabela de altura.

3. Utilize a impressão para decorar a sua casa

Duas molduras com fotografias de retrato numa prateleira inferior ao lado de uma imagem de um morango, um brinquedo com cores arco-íris e uma impressora Canon SELPHY CP1300.

A impressora SELPHY CP1300 imprime fotografias de elevada qualidade num formato de 10 x 15 cm. Para além disso, pode igualmente produzir tiras fotográficas em várias opções de esquemas e até mesmo vários tipos de autocolantes. As molduras de 10 x 15 cm são fáceis de encontrar e, assim, pode facilmente criar obras de arte para exibir em casa ou para enviar como presentes para a sua família e amigos.

Uma impressora Canon SELPHY CP1300 cor-de-rosa a imprimir uma fotografia numa superfície de madeira branca, rodeada de fotografias de família, algumas emolduradas e outras não, juntamente com uma câmara Canon EOS 250D e algumas flores cor-de-rosa.

Para além de ser uma divertida atividade familiar, a Leti afirma que a introdução da impressão às gerações mais jovens foi entusiasmante. "Foi muito importante para as crianças poderem imprimir as suas próprias fotografias."

A Leti é uma firme defensora de que as fotografias precisam de estar expostas em vez de ficarem para sempre esquecidas num gadget eletrónico. A impressora SELPHY CP1300 imprime fotografias num formato padrão de 10 x 15 cm em apenas 47 segundos. Para além disso, também pode produzir folhas de miniautocolantes com vários tamanhos, oferecendo ainda mais opções criativas. Tal como com a impressora SELPHY Square QX10, é possível imprimir diretamente a partir de dispositivos inteligentes através de uma rede Wi-Fi, mas a impressora CP1300 também possui uma abertura para cartão de memória e uma porta PictBridge, tornando-a excelente para a impressão de imagens captadas numa câmara como a Canon EOS 250D.

O ecrã a cores inclinável da impressora SELPHY CP1300 confere um funcionamento intuitivo e está disponível uma bateria para impressão sem ligação à corrente como uma opção extra.

"Uma vez que a impressora cria impressões num formato padrão de 10 x 15 cm, é fácil encontrar uma moldura com o tamanho certo, existindo diversas opções", afirma a Leti. "O que mais gosto no facto de colocar fotografias em molduras e de as dispor por toda a casa é que as imagens estão mesmo lá. Não é preciso ligar um dispositivo e procurá-las, o que por si só pode ser um processo bastante demorado e para o qual as crianças não têm a paciência necessária.

"Os mais velhos adoram ter impressões fotográficas de si próprios enquanto bebés e crianças pequenas. As impressões emolduradas de momentos especiais também são excelentes presentes para a nossa família e amigos. No fundo, sinto que uma impressão emoldurada é algo físico e que se destaca, em vez de apenas outra imagem digital que fica perdida na cloud."

Também pode utilizar impressões das impressoras SELPHY CP1300 e SELPHY Square QX10 para decorar um quarto para um bebé que está para nascer, utilizando para isso fotografias da família e a impressão da própria ecografia antes de adicionar a primeira fotografia do bebé.

4. Conte uma história com fotografias

A mão de uma mulher a tirar a película traseira de uma fotografia impressa, mostrando o lado com autocolante por baixo, preparando-se para a colar na capa de um álbum de fotografias.

O lado com autocolante das impressões da SELPHY Square QX10 torna fácil colá-las a um álbum de fotografias, evitando a cola e a respetiva sujidade.

Um pai e um filho a decorar a capa dianteira de um álbum com fotografias da família.

As crianças adoraram estar envolvidas no processo de impressão. Para obter mais ideias divertidas para adicionar às suas impressões, como legendas, ícones e autocolantes, consulte a aplicação SELPHY Photo Layout.

Os filhos da Leti gostam muito de álbuns de fotografias. A família já tem várias viagens de campismo planeadas, e todos eles adoram tirar fotografias das suas aventuras. "A câmara que costumávamos usar para impressão de fotografias instantâneas estava sempre a ficar sem papel. Com os nossos telemóveis ou com uma câmara como a Canon EOS 250D, podemos continuar a fotografar durante o tempo que quisermos, tirando fotografias imediatamente e no próprio momento. Em seguida, basta escolhermos as imagens que queremos imprimir mais tarde.

"A impressora SELPHY Square QX10 é ideal para álbuns de fotografias", acrescenta Leti. "Produz impressões em formato quadrado de 68 x 68 mm em folhas de papel maiores de 72 x 85 mm. Isto faz com que seja reservada uma área na fotografia onde se pode escrever uma legenda. Quando criam impressões, as crianças gostam muito de adicionar ícones e pequenas imagens divertidas às fotografias. O papel tem uma película destacável que esconde uma superfície autocolante. Isto é ótimo porque assim podem criar álbuns fotográficos simplesmente colocando as impressões onde quiserem, sem precisarem de utilizar fita adesiva ou cola."

5. Não fique de fora

Um casal a sorrir para a câmara enquanto está sentado na cama de uma criança num quarto no sótão.

As crianças gostam de ter fotografias da mãe e do pai nos seus quartos e a Canon EOS 250D é ideal para captar retratos de família, sendo ultracompacta e fácil de utilizar sem deixar de ser altamente avançada e com uma qualidade de imagem soberba.

Um homem a ajudar a sua filha a fotografar o resto da família com uma câmara Canon EOS 250D.

O ecrã de ângulo variável da câmara EOS 250D torna a composição de imagens numa tarefa altamente intuitiva mesmo para as crianças mais pequenas, revelando-se excelente para tirar selfies.

A Leti considera a câmara Canon EOS 250D uma escolha perfeita para a vida familiar. É fácil de utilizar tanto por adultos como por crianças. Para além disso, encaixa perfeitamente em todo o processo de criação, desde tirar fotografias à respetiva impressão, graças ao Bluetooth e Wi-Fi incorporados. "As crianças adoram ficar nas fotografias, tirar selfies e registar aquilo que estão a fazer. O ecrã de ângulo variável é excelente para tudo isto, uma vez que é possível virá-lo completamente para que possamos tirar fotografias enquanto estamos à frente da câmara."

A Leti gostou da versatilidade das câmaras e das impressoras que usou nas suas impressões. "São produtos realmente bons, extremamente fáceis de utilizar, compactos e muito simples, mas a qualidade é fantástica. As impressões são bastante vibrantes e duram para sempre, e existem tantas coisas criativas que as crianças podem fazer. Para além disso, também funcionam muito bem para mim e para o Zac. Estou a pensar em criar um projeto especial para partilhar com ele no nosso aniversário de casamento, detalhando as nossas vidas juntos desde que nos conhecemos. O kit da Canon é excelente em termos de criatividade. Só posso dizer que adorei."

Escrito por Matthew Richards

Produtos relacionados

Artigos relacionados

  • Uma mão a tirar uma folha impressa de imagens vibrantes de uma impressora Canon SELPHY CP1300 rodeada de contas, colares e uma tabela de cores.

    IMPRESSÃO CRIATIVA

    Planeie, divirta-se e imprima

    Descubra como a aplicação SELPHY Photo Layout o pode ajudar a encontrar ideias de projetos manuais entusiasmantes.

  • Uma impressora Canon PIXMA G6050 e papel fotográfico magnético Canon numa mesa junto a criações em papel, incluindo um móbile de dinossauro, uma cabeça de unicórnio e autocolantes em forma de gato.

    IMPRESSÃO CRIATIVA

    Crie uma decoração elegante para a sua casa

    Crie e decore a sua casa com o Creative Park e uma impressora PIXMA G6040.

  • Uma mulher e os seus três filhos à volta de uma tigela numa cozinha enquanto se preparam para cozinhar. A PowerShot PX encontra-se em cima de uma pilha de livros que está à frente deles.

    FOTOGRAFIA DE FAMÍLIA

    Capte momentos sem esforço

    Capte momentos do dia a dia com facilidade utilizando a Canon PowerShot PX.

  • Uma coleção de cartões de felicitações feitos à mão numa mesa ao lado de uma impressora Canon.

    IMPRESSÃO CRIATIVA

    Imprimir cartões personalizados

    Seis passos para criar cartões de felicitações bonitos e personalizados.