IMPRESSÃO CRIATIVA

"O meu primeiro ano" em impressões: celebre os grandes momentos do seu bebé com a Canon SELPHY CP1500

Os primeiros anos só acontecem uma vez, mas os álbuns de fotografias impressos podem durar uma vida inteira. A fotógrafa de retratos Jemella Ukaegbu partilha as suas melhores sugestões para captar e preservar este período especial.
Uma pessoa a colar fotografias impressas num álbum de recortes, enquanto outras impressões se encontram pousadas junto a uma Canon SELPHY CP1500.

O primeiro ano de qualquer relação especial está repleto de momentos inesquecíveis, como a primeira vez que a sua criança sorri ou o primeiro passeio com o seu novo cachorro. Até mesmo a sensação de nervosismo que experiencia num primeiro encontro com a pessoa com quem vai passar o resto da vida. Eventos como estes são verdadeiramente dignos de serem recordados e celebrados.

A fotógrafa de retratos Jemella Ukaegbu, conhecida como Mellz, sabe como captar um momento na perfeição. Na sua vida profissional, faz sessões fotográficas em casamentos, batizados e festas de aniversário para clientes, assim como retratos de casais e de recém-nascidos. Ela apaixonou-se pela fotografia em criança, percorrendo álbuns de fotografias e pilhas de fotografias impressas tiradas pelos seus pais. Estes mostraram-lhe como era a vida antes de ser capaz de se lembrar dela.

"Adoro álbuns de fotografias porque podem contar uma história com e sem palavras, que qualquer pessoa pode seguir à medida que mergulham nas páginas", afirma Mellz. Depois de rever as fotografias do primeiro ano da sua filha, a Mellz sabia que queria recordá-la através de algo mais do que simples imagens digitais, por isso, criou um álbum de fotografias com a ajuda da Canon SELPHY CP1500. Aqui, ela partilha as suas sugestões sobre como pode fazer o mesmo.

Começar: o processo de seleção

Uma criança a olhar para fotografias de família com a mãe.

Escolher fotografias para o seu álbum é muito divertido e é algo em que os seus filhos se podem facilmente envolver. A aplicação Canon SELPHY Photo Layout pode ajudar a simplificar o processo, uma vez que lhe permite imprimir as suas imagens favoritas diretamente a partir do smartphone.

Uma pessoa a utilizar a aplicação Canon SELPHY Photo Layout no seu smartphone para criar uma colagem de quatro fotografias.

A aplicação Canon SELPHY Photo Layout tem modelos integrados que lhe permitem organizar várias imagens numa única impressão, para que possa incluir mais imagens no seu álbum de família.

É pouco provável que tire algum tempo para rever todas as fotografias digitais que tirou durante o primeiro ano do seu bebé. À medida que tenta documentar cada momento precioso, os álbuns digitais nos cartões de memória do seu telemóvel e câmara ficarão, inevitavelmente, sem espaço devido às milhares de imagens. No entanto, um álbum de fotografias físico ou um álbum de recortes é diferente. Selecionar as melhores fotografias das milhares que tirou e imprimi-las significa que tem muito mais probabilidades de revisitar esses momentos. Para além de que o processo de seleção também pode ser gratificante.

"Gosto de organizar por secções", informa Mellz. "Os meses são mais fáceis do que os marcos, porque as galerias [em smartphones e computadores portáteis] podem ser pesquisadas por mês, o que facilita a seleção das fotografias." Escolher algumas fotografias que melhor resumem cada mês é um bom ponto de partida.

Se for demasiado difícil de escolher, a aplicação Canon SELPHY Photo Layout dá-lhe a opção de organizar até oito imagens em conjunto numa única impressão, por isso, mesmo que tenha comprado apenas 50 folhas de papel, não está limitado a apenas 50 fotografias. Também lhe permite adicionar texto, autocolantes e margens aos seus esquemas para lhes dar vida. Depois de criar uma pasta com as suas imagens favoritas, está na hora de ligar a impressora.

Configurar a SELPHY CP1500

Um par de mãos a colocar um tinteiro na Canon SELPHY CP1500.

A Canon SELPHY CP1500 inclui uma cassete de papel standard (PCP-CP400) para impressões em tamanho de postal. Adicionalmente, é possível adquirir uma cassete de papel PCC-CP400 para impressões e autocolantes quadrangulares e de tamanho de cartão de crédito, assim como mini-autocolantes.

A Canon SELPHY CP1500 é fácil de configurar. Primeiro, transfira a aplicação SELPHY Photo Layout para o seu smartphone. Depois de instalada, utilize a aplicação para ler o código QR da impressora. Isto irá estabelecer uma ligação sem fios entre o telemóvel e a impressora, deixando-lhe apenas mais uma tarefa em mãos: colocar o papel e o tinteiro.

A SELPHY CP1500 é compatível com vários tipos de papel, desde papel de tamanho de postal (RP-108 e KP-36IP) até mini-autocolantes (KC-18IL), incluindo papel de tamanho de cartão de crédito (KC-36IP e KC-18IF) e quadrangular (KC-18IS). Cada embalagem de papel inclui um tinteiro carregado com a quantidade exata de tinta necessária.

Depois de colocar o papel e o tinteiro, pode selecionar uma fotografia do smartphone através da aplicação SELPHY Photo Layout. Se preferir imprimir através do computador ou de câmaras Canon1, pode fazê-lo estabelecendo ligação através de Wi-Fi ou utilizando um cabo USB-C. A impressora também tem um leitor integrado que suporta cartões SD, SDHC e SDXC.

Depois de concluir a configuração, demora apenas 41 segundos a imprimir uma fotografia. Além disso, a pequena e leve SELPHY CP1500 cria impressões de alta qualidade ao nível de um laboratório de impressão, a partir do conforto de sua casa.

"A SELPHY CP1500 deixa-me entusiasmada com a impressão de fotografias. É suficientemente compacta para poder ser instalada na cozinha e, ao vê-la, quero imprimir mais. Ser capaz de estabelecer ligação ao meu telemóvel e controlar tudo com a aplicação é tão simples", declara Mellz.

Compor as suas fotografias

Um par de mãos a segurar uma fotografia impressa na Canon SELPHY CP1500, enquanto a impressora se encontra sobre uma mesa, rodeada por várias impressões.

É sempre uma boa ideia dispor as suas fotografias para encontrar uma ordem do seu agrado, antes de as colar. Se acabar por imprimir mais do que necessita, coloque-as numa moldura, envie-as a familiares ou, se imprimir em papel autocolante, descole o verso e cole-as em superfícies planas na sua casa.

Uma pessoa a colar uma fotografia impressa de uma mãe a segurar um bebé no seu álbum de recortes.

Imprimir em papel autocolante significa que pode colar fotografias no seu álbum de fotografias ou de recortes sem necessitar de cola ou fita adesiva. Não podia ser mais fácil.

"Aconselho qualquer pessoa que esteja a criar o seu próprio álbum de fotografias do primeiro ano da sua criança a fazê-lo por ordem cronológica. É assim que crio todos os meus álbuns de fotografias, porque quero reviver a jornada tal como aconteceu", explica Mellz.

A Mellz começou o álbum com fotografias da gravidez e incorporou imagens de ecografias tiradas antes da sua filha nascer para captar toda a experiência. Se seguir o seu conselho e imprimir a jornada completa, pode ser uma boa ideia imprimir primeiro as suas fotografias e organizá-las por ordem cronológica antes de as colar no álbum.

Experimente diferentes disposições e seja criativo com a gama completa de tipos de papel, adaptando o seu esquema a cada página. Se quiser incorporar documentos, como o certificado de nascimento da sua criança ou cartões enviados para celebrar o seu nascimento, basta tirar uma fotografia do documento e imprimi-lo na Canon SELPHY CP1500 para recordar cada momento e adicionar variedade ao seu álbum de fotografias.

Planear: o álbum do próximo ano e mais além

Uma pessoa a utilizar uma tesoura para recortar imagens impressas, preparando-se para as colar no respetivo álbum de recortes.

Depois de ter organizado várias fotografias numa folha de papel autocolante, pode recortá-las para transformar uma única impressão em vários autocolantes mais pequenos. Experimente diferentes formatos de papel em combinação uns com os outros para dar vida aos seus álbuns.

Uma pessoa a ajudar a sua criança a colar fotografias num álbum de recortes guiando as mãos da mesma.

Percorrer álbuns de fotografias com a família é divertido, mas criar álbuns de fotografias com a mesma é ainda melhor. Além disso, não precisa de se preocupar em sujar os dedos: as impressões da Canon SELPHY CP1500 são revestidas com uma película especial, para que possam ser preservadas durante até 100 anos 2 .

Depois de ter criado o seu primeiro álbum de fotografias, poderá abordar o próximo de uma forma ligeiramente diferente. Dedicar mais tempo a captar momentos que sabe que terão lugar num álbum de fotografias pode significar utilizar adereços adequados, tais como bolos de aniversário ou balões, para assinalar marcos especiais, ou dedicar mais tempo a pensar na iluminação e composição de fotografias do primeiro dia de escola ou retratos de família. Um conselho de fotografia da Mellz é não esquecer que "tirar uma fotografia é apenas desenhar com a luz, por isso, pense em captar momentos importantes nas melhores horas do dia ou em espaços bem iluminados".

Depois de captar as suas imagens, não precisa de as imprimir exclusivamente para álbuns de fotografias. As fotografias podem ser recortadas e coladas em álbuns de recortes para obter recordações mais artísticas. As impressões em tamanho de postal permitem-lhe personalizar e animar o dia dos seus entes queridos. As impressões em tamanho de cartão de crédito podem ser guardadas na sua bolsa como um pequeno lembrete de um momento particularmente feliz. As impressões de autocolantes podem ser utilizadas para decorar material de escritório, mobiliário de quarto ou utensílios de cozinha.

Existem tantas formas de melhorar a sua vida com fotografias impressas e a Canon SELPHY CP1500 facilita a impressão todos os dias.

Escrito por Matthew Bowen

  1. Câmaras compatíveis com PictBridge.
  2. Quando guardadas num álbum. Com base em testes acelerados, assumindo uma temperatura de 23 °C/73,4 °F e 50% de humidade.

Produtos relacionados

Artigos relacionados

  • SUGESTÕES DE IMPRESSÃO

    Melhore a sua disposição com a impressão

    Imprima os seus momentos favoritos e decore a sua casa com memórias.

  • Três crianças pequenas sentadas numa cama a olharem para fotografias impressas da família.

    IMPRESSÃO CRIATIVA

    Imprima a história de vida da sua família

    Aposte em trabalhos manuais e impressões dos preciosos momentos em família.

  • get-inspired-selphy-photo-layout-app-1-hub

    IMPRESSÃO CRIATIVA

    Planeie, divirta-se e imprima

    Descubra como a aplicação SELPHY Photo Layout o pode ajudar a encontrar ideias de projetos manuais entusiasmantes.

  • Uma impressora Canon PIXMA numa mesa com tesouras, fita prateada e fotografias em redor.

    IMPRESSÃO CRIATIVA E CRIAÇÃO DE ÁLBUNS DE RECORTES

    Crie um álbum de recortes

    Crie um álbum de fotografias artesanal com o nosso guia passo a passo.