10 tips for family photography: A girl holds her hands up in a spray of water, the droplets blurred.

FOTOGRAFIA DE FAMÍLIA

10 sugestões para fotografias de família

Helen Bartlett
Helen Bartlett

Fotógrafa de família

Helen Bartlett é uma das mais conceituadas fotógrafas de retratos de família do Reino Unido. O seu trabalho utiliza apenas luz natural sem flash. Todos os trabalhos de Helen são produzidos a preto e branco, de modo a criar fotografias de família intemporais.

Pedimos-lhe que partilhasse connosco algumas das coisas que aprendeu ao longo da sua longa e prestigiosa carreira. Leia e descubra como captar fantásticas imagens da sua própria família durante a época festiva e não só.

1. Prepare a sua câmara; não o telemóvel

"O primeiro passo para tirar fotografias fantásticas é garantir que a sua câmara está sempre consigo. Os smartphones atuais tiram fotografias decentes, mas uma boa câmara dar-lhe-á um controlo muito maior sobre as suas imagens. A outra desvantagem dos telemóveis é que facilmente o distraem com e-mails ou trabalho. Uma DSLR ou uma boa câmara compacta obrigam-no a concentrar-se em tirar fotografias. A maioria das câmaras também lhe permite trabalhar com ficheiros de maior qualidade, o que é extremamente importante caso pretenda imprimir as suas fotografias. Sugiro que mantenha a câmara na sua mala ou no balcão da cozinha para que esteja sempre perto de si quando a pretender utilizar."

A smiling boy with a Lego play set.

2. Fotografe o Natal da sua família

"No dia de Natal é ótimo captar a rotina da família. Por exemplo, se todos abrirem as prendas ao mesmo tempo, certifique-se de que tem uma câmara à mão para fotografar a alegria estampada no rosto de toda a gente (ou a ligeira deceção de quem recebe o presente errado). Se estiver bom tempo, vá para a rua, uma vez que é aqui que habitualmente as crianças se comportam de forma mais natural. E por que motivo não faz um passeio em família e leva os novos brinquedos? Criar estas situações proporciona ótimas oportunidades de captar a sua família no seu estado mais natural."

3. Comece cedo

"Habitualmente, começo a fotografar por volta das 08:00. O melhor momento para fotografar crianças é logo pela manhã, quando acabaram de descansar e de tomar o pequeno-almoço. À medida que o dia avança, as crianças começam a ficar cansadas, começam a discutir por causa dos brinquedos e deixam de ser tão cooperantes. Por isso, tente tirar todas as fotografias formais ou em grupo pela manhã. Depois, pode descontrair e captar imagens naturais e divertidas sem ter de se preocupar em descobrir como convencer uma criança pequena a sorrir para a câmara. Tenha em conta os horários das crianças, de modo a ter uma maior probabilidade de obter boas fotografias. Fotografe muito e todos os dias. No final da época festiva, pode fazer um livro com as aventuras da sua família para relembrar todos esses momentos."

A family group posing in front of a tree.

4. Lembre-se de se fotografar a si mesmo

"A maior parte das famílias tem uma pessoa que está sempre atrás da câmara. Na minha infância, era o meu pai. Certifique-se de que vai trocando de fotógrafo para que todos os membros da família entrem nas fotografias, uma vez que estas imagens vão ser muito importantes para os seus filhos à medida que forem crescendo. Para captar um retrato de toda a família, coloque a câmara num tripé (ou em algum lugar estável como a mesa ou o banco de um parque) e utilize a definição de temporizador. Para obter uma perspetiva divertida e diferente, entregue a câmara às crianças e peça-lhes que sejam elas a fotografar a família. E isto tem a vantagem adicional de despertar o interesse deles por fotografia."

5. Concentre-se na normalidade

"Os dias em que as câmaras só eram utilizadas em ocasiões especiais e festas já lá vão. Atualmente, podemos tirar muito mais fotografias de atividades naturais. Fotografe a sua família aconchegada no sofá após um dia longo. Capte o ar jovial dos seus filhos quando saltam para a sua cama às 5 da manhã, cheio de energia e com vontade de brincar. Passe para segundo plano e utilize uma objetiva mais longa ou a funcionalidade de zoom da sua câmara para fotografar as crianças a brincar, de modo a obter imagens mais naturais e realmente ternurentas."

Artigos relacionados
A smiling child playing on a swing.

FOTOGRAFIA DE FAMÍLIA

Segredos de uma fotógrafa de retratos de família

Helen Bartlett partilha a história da sua carreira, revela o seu equipamento favorito e oferece conselhos para aspirantes a profissionais

A baby playing with an abacus and looking at the camera.

FOTOGRAFIA DE BEBÉS

12 sugestões que pode utilizar hoje mesmo para fotografar bebés

Preserve os momentos mais preciosos e capte o crescimento do seu bebé com estas sugestões úteis, que o ajudarão a conseguir resultados excelentes e a tornar o processo de fotografar bebés ainda mais divertido

A child sits on a stepladder entertained by his parents.

FOTOGRAFIA DE FAMÍLIA

Como tirar fotografias de Natal melhores do que as do ano passado

Quando desejar captar o espírito e a atmosfera das festividades, estas dicas irão dar-lhe imensas ideias para as fotografias de Natal

Children ride bikes through trees.

6. Utilize os locais para contar histórias

"Tente captar elementos narrativos em algumas das suas imagens. É fantástico obter um retrato perfeito, mas uma perspetiva mais ampla pode ser igualmente gratificante. Fotografe os seus filhos no quarto com os respetivos brinquedos. Transmita a noção de escala numa imagem deles a brincar no parque ou no jardim ao fotografar na vertical, de modo a captar a altura das árvores. Utilize o ambiente com criatividade, procurando formas e sombras, reflexos e elementos que sirvam de enquadramento, de forma a adicionar um toque especial às suas fotografias."

"O melhor momento para fotografar crianças é logo pela manhã, quando acabaram de descansar e de tomar o pequeno-almoço."

A baby’s face seen through a hole in a card sign that reads ‘Peek-a-who?’

7. Procure ângulos e composições interessantes

"Às vezes consegue-se captar a essência de alguém sem mostrar o seu rosto. Ângulos e pontos de vista interessantes podem criar fotografias extremamente cativantes. Pode tentar captar os detalhes das mãos minúsculas do seu bebé ou o facto de o seu filho pequeno insistir em calçar as galochas no pé errado. Faça experiências com as definições da câmara. Utilize velocidades do obturador elevadas para captar todos os detalhes dos movimentos. Em alternativa, apresente a atividade do seu filho através de uma mancha desfocada, diminuindo a velocidade do obturador e utilizando um tripé para manter a câmara estável quando o seu filho passa a correr. Não tenha medo de utilizar um ISO mais elevado quando fotografa no interior. Nunca utilizo flash: prefiro utilizar a luz disponível para que as fotografias fiquem com um aspeto natural. Experimente fotografar a preto e branco, uma vez que isto confere às suas fotografias um aspeto intemporal do qual as gerações futuras poderão desfrutar."

8. Desça ao nível delas

"Desça até o nível dos olhos das crianças para ver o mundo a partir do ponto de vista delas. Experimente sentar-se ou deitar-se no chão. Esta abordagem também pode minimizar as confusões e distrações provocadas ao segundo plano da sua fotografia. Muitas vezes, é possível preencher o segundo plano com o céu, árvores ou paredes e não com todo o conteúdo da prateleira de brinquedos espalhado aos seus pés, apesar de também ser engraçado tirar uma fotografia da criança encantada com a bagunça que fez!"

A baby’s face seen through a hole in a card sign that reads ‘Peek-a-who?’

9. Imprima as suas fotografias

"Quer tenha uma impressora em casa ou imprima as suas fotografias online ou numa loja, certifique-se de que as imprime. Pode até imprimir as suas fotografias em canecas, pósteres e muito mais. Desta forma, pode apreciá-las todos os dias. As impressões em papel podem ser conservadas e mantidas em segurança, pelo que não se vão perder num computador ou cartão de memória."

10. Divirta-se

"Certifique-se de que as crianças gostam que lhes tire fotografias e ficarão muito mais disponíveis para colaborar. Não espere demasiado delas, sobretudo quando estão cansadas, e não as envolva em todo o processo. Tire fotografias aos objetos preferidos deles como peluches ou o desenho que acabaram de fazer. Participe em jogos, cante canções, suba árvores. Aproveite o Natal, aniversários e outras ocasiões especiais para captar as crianças no seu melhor humor!"

A happy girl

"E lembre-se: fotografar a sua família é a parte mais divertida de ter uma câmara. Espero que estas sugestões o incentivem a utilizar mais a sua câmara nesta quadra e a tirar fotografias que vai recordar no futuro com agrado."

Artigos relacionados

Ver todos os artigos