A man, shot from the shoulders down, stands by a lake holding a Canon PowerShot G5 X Mark II in his hand.

FOTOGRAFIA DE VIAGEM

Compacta e com um formato perfeito: descubra por que motivo a Canon PowerShot G5 X Mark II é a companheira de viagem ideal

O fotógrafo de ação e estilo de vida James North construiu uma carreira que consiste em viajar pelo mundo a tirar fotografias de aventura de elevada adrenalina. Assim que surgiu a oportunidade de visitar os Alpes austríacos para fotografar os seus pastos verdejantes, lagos de água cristalina e picos cobertos de neve, não olhou para trás.
O James queria viajar com pouco peso, pelo que trocou a sua DSLR habitual, a Canon EOS 5D Mark IV, pela nova câmara compacta avançada Canon PowerShot G5 X Mark II. A Áustria provou ser o local ideal para testar as capacidades da câmara. "A paisagem era exuberante e ecológica", afirma. "O sol era bastante forte mas, à medida que subia, ainda me deparava com neve em alguns locais. Havia uma deslumbrante paleta de cores, assim como tons e texturas interessantes na paisagem. Havia sempre algo de novo para fotografar a cada esquina."
A morar em Londres, codiretor da revista de snowboard The Reason e com a marca de skateboard Vans entre os seus clientes, James põe à prova a extremamente portátil Canon PowerShot G5 X Mark II, experimentando as suas várias definições. Com uma objetiva de zoom de 5x grande-angular de elevada qualidade, um visor eletrónico (EVF) integrado, um sensor CMOS de tipo 1.0 de 20,1 megapixels e muito mais, oferece caraterísticas bastante mais avançadas do que seria de esperar de uma câmara de objetiva fixa. Neste artigo, o James partilha as suas dicas e sugestões para que possa tirar o máximo partido das suas funcionalidades.

1. Ative o modo Macro para captar grandes planos nítidos

Envolva-se no meio ambiente e revele os detalhes e texturas intrincados de tudo o que encontrar nas suas viagens. Concebido para exibir motivos em grande plano, o modo Macro é ideal para fotografar flores e insetos. Além disso, o EVF integrado da Canon PowerShot G5 X Mark II facilita bastante a obtenção do ponto de focagem ideal. O James conseguiu os melhores resultados ao manter a câmara a cerca de 20 cm do motivo para fotografar grandes planos nítidos e com textura de cadeados numa ponte em Innsbruck e de um trevo colorido num campo.
"É possível obter detalhes incríveis em objetos minúsculos que seriam demasiado pequenos para a maioria das objetivas", afirma o James. "Chegamos a gastar milhares de euros em objetivas macro para câmaras DSLR, pelo que o facto de termos uma funcionalidade macro numa câmara compacta é simplesmente fantástico."

2. Tire o máximo partido do modo Panorama em espaços abertos

Quer esteja a olhar para grandes extensões de campo verdejante, linhas costeiras irregulares ou paisagens urbanas cintilantes, o modo panorâmico da Canon PowerShot G5 X Mark II é ideal para captar fotografias panorâmicas das cenas amplas e arrebatadoras que encontra na sua viagem. A câmara une automaticamente as imagens à medida que a desloca, sem criar qualquer desfocagem. O James utilizou este modo para captar os cumes que rasgam os céus da Áustria e descreve o resultado como "perfeito".
Esta objetiva de zoom de 5x de elevada qualidade proporciona resultados fantásticos a qualquer distância focal e o James considerou-a particularmente eficaz para captar ângulos amplos.

3. Confie no HDR sempre que tiver a luz ideal

Artigos relacionados
A casually dressed woman, with a backpack and a Canon EOS RP camera over one shoulder, looks out to sea at a sunset.

VIAGEM

10 sugestões para melhorar as suas fotografias de viagens

10 formas de tirar fotografias de viagens com mais impacto, incluindo as melhores definições da câmara para fotografias de férias e como conseguir imagens fora do comum.

Two people skateboard down a city street at night, colourful lights from buildings reflecting in the wet road surface.

VIAGEM

Como tirar o máximo partido da sua câmara numa viagem

11 dicas e truques para o ajudar a captar o espírito da selva urbana.

canon-get-inspired-best-camera-travel-photography-related3-185x94

FOTOGRAFIA AO AR LIVRE

Como o conhecido Munro Moonwalker fotografa perspetivas de montanhas

De macros coloridas a cumes de montanhas enevoados, eis a forma como o Alan Rowan utiliza a Canon SX740 HS para conseguir a fotografia de natureza perfeita.

O James ficou impressionado com o modo de ampla gama dinâmica (HDR) da câmara, que capta exposições múltiplas da mesma cena e as combina para obter os melhores elementos de cada uma, isto é, os detalhes ricos das sombras e o brilho das altas-luzes, sem que a imagem fique demasiado esbatida ou demasiado escura.
O James conseguiu os melhores resultados no modo HDR quando as altas-luzes e as baixas-luzes se apresentavam mais extremas. "O modo HDR permite que a câmara as possa expor corretamente, criando uma composição numa só imagem", explica.

4. Incline o ecrã para experimentar diferentes ângulos

A Canon PowerShot G5 X Mark II inclui um ecrã LCD inclinável de 180 graus, ideal para disparar a partir de ângulos baixos ou para tirar selfies. "É realmente benéfico dispor de um ecrã que se inclina desta forma", afirma o James. "Conseguimos perspetivas elevadas ou baixas e podemos tornar-nos mais criativos com os ângulos, não deixando de ver claramente o que estamos a fazer." O James deu por si a utilizar o ecrã LCD inclinável e a mudar para o EVF OLED integrado quando precisava de se concentrar na criatividade.
O ecrã tátil da Canon PowerShot G5 X Mark II permite-lhe ajustar todos os controlos, como a abertura, a velocidade do obturador e o ISO, de forma rápida e intuitiva. "Caso esteja a tentar captar uma composição interessante ou um monumento famoso a partir de um ângulo invulgar e a câmara esteja numa posição um pouco desconfortável, é mais fácil utilizar o ecrã LCD do que rodar os seletores", explica o James.

5. Grave vídeos em 4K para garantir maior flexibilidade na pós-produção

O vídeo em 4K oferece quatro vezes a resolução do Full HD 1080p, com 3840 x 2160 pixels. Isto significa que pode captar detalhes arrebatadores, quase palpáveis e sem cortes com o 4K em comparação com vídeo Full HD, tornando-se perfeito para captar uma águia a pairar sobre termas ou o seu amigo a mergulhar nas águas cristalinas de um lago. A gravação em 4K proporciona também a flexibilidade de aumentar o zoom, fazer "panning" e cortar as suas filmagens até 200%, não deixando de disponibilizar filmes em resolução Full HD.
O James gravou alguns filmes de skateboard com a Canon PowerShot G5 X Mark II para verificar a qualidade. "A definição do filme foi definitivamente melhor do que o esperado", afirma. "Afastei-me da traseira do automóvel, filmei o meu assistente que estava a descer a estrada e o acompanhamento de focagem funcionou bastante bem. Fiquei impressionado com o aspeto dos filmes fora da câmara, pois é bastante equilibrado em termos de gradação."

6. Não tenha medo de experimentar

O equipamento é fundamental, mas tirar fotografias fantásticas do mundo que está a explorar depende também das capacidades e da criatividade. "A fotografia está, obviamente, relacionada com a utilização do olho e da câmara como ferramentas", afirma o James. "Tem de utilizar a mesma abordagem com qualquer câmara que utilize, quer esteja a tirar fotografias no telemóvel ou numa DSLR. A única coisa a adaptar é a forma como utiliza o equipamento de acordo com as funcionalidades disponíveis."
Qual foi o veredito do James relativamente à Canon PowerShot G5 X Mark II? "Não podia realmente pedir muito mais de uma câmara compacta", afirma. "É bastante boa para entusiastas e para qualquer pessoa que pretenda desenvolver seriamente as suas capacidades em fotografia enquanto experimenta um controlo mais criativo."


Escrito por Loren Cotter

Produtos relacionados

Artigos relacionados



A secção Inspirar-se é a sua principal fonte de dicas de fotografia úteis, guias de compras e entrevistas profundas: tudo aquilo de que necessita para encontrar a melhor câmara ou impressora e dar vida à sua próxima ideia criativa.

Voltar a todas as sugestões e técnicas