A casually-dressed woman, with a backpack and a Canon EOS RP camera over one shoulder, looks out to sea at a sunset.

VIAGEM

Voo, passaporte, câmara: 10 sugestões de fotografia de viagem que tem de experimentar

Para onde vai viajar este verão? Quer esteja a planear passar algum tempo na praia, fazer uma pausa numa cidade, partir de mochila às costas ou viajar para um destino mais distante, não se esqueça de levar a câmara, para que possa captar momentos únicos e trazer consigo as recordações das férias.

Para conseguir fotografias de viagem com mais impacto, siga as nossas principais sugestões para tirar fotografias arrebatadoras das suas férias. Iremos ajudá-lo a escolher as melhores definições da câmara para as fotografias das suas férias, a conseguir fotografias fora do comum e a deixar os seus seguidores das redes sociais cheios de inveja!

No que toca à escolha da câmara a levar consigo, a Canon EOS RP mirrorless Full-Frame é perfeita para fotografias criativas em movimento, combinando um sensor Full-Frame de 26,2 MP, um poderoso processador DIGIC 8 e diversos controlos criativos numa câmara leve. Complemente a EOS RP com uma objetiva RF do novo sistema EOS R ou utilize um simples adaptador para adicionar uma objetiva EF ou EF-S sem qualquer perda de desempenho.

A Canon EOS 250D é uma DSLR incrivelmente leve e inclui um ecrã LCD móvel para que possa acompanhá-lo para mais locais e com maior frequência. Graças a funções como a deteção de rosto, a focagem automática com acompanhamento do motivo e o modo Cena Inteligente Auto, pode ajudá-lo a conseguir excelentes fotografias em diferentes situações.

Se prefere uma câmara simples de apontar e disparar com uma objetiva integrada, a Canon PowerShot SX70 HS dispõe de um enorme zoom ótico de 65x, um sensor CMOS de 20,3 MP e funções como focagem automática adaptável para condições de pouca luz que o ajudam a compor fotografias perfeitas.

1. Escolha um ângulo diferente com um ecrã rotativo

Os ângulos alternativos farão com que as fotografias das suas férias se destaquem. A Canon EOS RP, a Canon PowerShot SX70 HS e a Canon EOS 250D dispõem de ecrãs de ângulo variável, o que lhe permite fotografar a partir de diferentes pontos de vista. Segure a câmara acima da cabeça ou junto ao chão e incline o ecrã para poder compor a imagem utilizando a visualização direta. Desloque-se, dobre as pernas e estique-se em direção ao céu para captar imagens verdadeiramente únicas das suas férias.

2. Todas adoramos animais!

As fotografias de animais são sempre as mais populares, especialmente se forem meigos, imponentes ou invulgares! Para conseguir retratos de animais mais apelativos, escolha o modo de retrato da câmara e mantenha os olhos focados. Se estiver a utilizar a compacta e potente Canon EOS RP, pode definir o ponto de focagem com precisão, utilizando os 4779 pontos AF selecionáveis no ecrã táctil. Experimente colocar um ponto AF sobre o olho do animal que está mais perto de si para obter o máximo de impacto. O modo de disparo silencioso da Canon EOS RP também irá ajudar a garantir que os animais não se assustam com o som do obturador.

Elimine as distrações enquadrando o animal num plano aproximado. Se estiver a utilizar a Canon PowerShot SX70 HS, o impressionante zoom ótico de 65x permite-lhe fazer isto sem ter de se aproximar demasiado para não perturbar o animal.

Artigos relacionados
Two people skateboard down a city street at night, colourful lights from buildings reflecting in the wet road surface.

VIAGEM

Como tirar o máximo partido da sua câmara numa viagem

11 dicas e truques para o ajudar a captar o espírito da selva urbana.

Alan Rowan holds a Canon SX740 HS camera, with a lake and hills in the background.

AR LIVRE

Como o conhecido Munro Moonwalker fotografa perspetivas de montanhas

De macros coloridas a cumes de montanhas enevoados, eis a forma como Alan Rowan utiliza a Canon SX740 HS para conseguir a fotografia de natureza perfeita.

A snowboarder in red trousers walks through the snow, carrying his board, with his back to the photographer.

AR LIVRE

Dicas e sugestões para fotografar durante as férias de inverno

O fotógrafo profissional de desporto Richard Walch partilha as suas sugestões de especialista para o ajudar a conseguir melhores fotografias de inverno, desde a escolha da câmara até às melhores definições.

A composite picture: a black-and-white pug looks out from a plastic bucket on a bicycle's handlebars in one; and a face-on photo of a male lion in the other. Photos taken on a Canon EOS RP.

3. Procure superfícies brilhantes

Nos meios urbanos, o vidro é seu aliado. Procure superfícies refletoras, desde montras de lojas a janelas de autocarros, e comece a fotografar as cenas que vê refletidas. Os reflexos proporcionam-lhe uma perspetiva alternativa – por vezes, mais abstrata e, frequentemente, muito mais divertida – para conseguir fotografias criativas das suas férias.

Se a sua câmara tiver a opção de focagem manual, como a Canon EOS RP ou a Canon EOS 250D, utilize-a ao fotografar reflexos, uma vez que irá ajudá-lo a encontrar o ponto de focagem que procura. Esteja também atento ao local onde se posiciona. Caso contrário, pode acabar por captar o seu próprio reflexo, a menos que seja este o efeito que pretende, como é óbvio.

4. Jogue com as sombras

Com sorte, as suas férias serão soalheiras... e, com o sol, vêm as sombras. Não tenha medo de cenas com contraste elevado! Com o modo de medição pontual (ao centro) da câmara, ajuste a exposição para as áreas com luz intensa da sua cena e veja as sombras surgirem com um forte contraste. Depois de configurar a exposição, recomponha a imagem e fotografe. Faça experiências com sombras dramáticas, como palmeiras à beira da praia, ou prepare-se para captar efeitos criativos, como os raios de sol a atravessar as janelas do café onde se encontra.

Para conseguir sombras nítidas e de elevado contraste, fotografe quando o brilho do sol for mais intenso. Em alternativa, para conseguir sombras mais suaves e amplas, fotografe quando o sol já está baixo na linha do horizonte.

A composite picture: a young woman sitting in a café, with the shadow of the windows on the wall behind her in one shot; and a stem with leaves and its shadow against a multi-coloured wall in the other.

5. Aproxime-se com uma objetiva macro

Aproxime-se ao máximo dos seus motivos ao experimentar uma objetiva macro na sua Canon EOS RP ou Canon EOS 250D. Capte o mais ínfimo detalhe e fotografe motivos fascinantes que poderão ter escapado aos olhos dos outros visitantes. O sistema Canon EOS R foi concebido para uma variedade de objetivas RF, incluindo a objetiva Canon RF 35mm F1.8 MACRO IS STM, uma objetiva grande-angular versátil perfeita para fotografias macro de grande plano, bem como fotografias de rua deslumbrantes e retratos criativos.

Mesmo sem um sistema de objetiva intermutável, pode procurar os detalhes que tornam o seu destino único e criar fotografias artísticas magníficas: definida para o modo Macro, a Canon PowerShot SX70 HS permite focar motivos mais perto do que 1 cm a partir da frente da objetiva.

6. Faça experiências à noite

Leve a câmara consigo quando sair à noite. As cidades – e o céu – ganham uma nova vida à noite. Por isso, não perca as oportunidades fotográficas que esperam por si sempre que sair à noite na cidade ou em zonas mais remotas. A Canon EOS RP Full-Frame irá ajudá-lo a captar cenas noturnas espetaculares graças às suas incríveis capacidades para captação em condições de pouca luz e ao ISO elevado. De modo semelhante, o sensor de tamanho APS-C e o processador DIGIC 8 da Canon EOS 250D garantem excelentes resultados, mesmo em condições de pouca luz.

Se pretende fotografar o céu cintilante à noite, conseguirá os melhores resultados se apoiar a câmara numa superfície estável ou num tripé portátil, evitando assim a vibração da câmara. A utilização de uma velocidade de obturador mais lenta permite a entrada de mais luz das estrelas distantes. Por exemplo, a fotografia abaixo à direita foi tirada com uma Canon EOS RP e com uma objetiva Canon EF 14mm f/2.8L II USM, utilizando uma velocidade de obturador de 25 segundos, uma abertura de f/2.8 e um ISO de 3200. No entanto, para algumas condições e equipamentos, serão mais apropriadas velocidades de obturador menores, a fim de evitar que as estrelas fiquem desfocadas. Faça experiências para ver o que funciona melhor.

Se uma paisagem urbana à noite fizer mais o seu género, o desempenho excecional da Canon EOS RP em condições de pouca luz, bem como o fantástico ecrã de visualização direta e a incrível capacidade de focagem automática de até -5 EV irão ajudá-lo a tirar fotografias repletas de detalhe, mesmo em situações quase impercetíveis ao olho humano.

A composite picture: the multi-coloured lights of a city at night reflect in water in one shot; and a view of the night sky filled with stars in the other.

7. Domine as definições para captar a cena

Para onde quer que viaje, vai querer captar as paisagens e os motivos à sua volta. Em vez de fotografar aleatoriamente, dedique algum tempo para pensar nas definições da câmara e crie fotografias mais distintas. Deseja captar uma paisagem ampla com uma vista grande-angular ou debruçar-se sobre uma parte da cena utilizando uma distância focal mais longa?

A fotografia abaixo da rapariga na praia foi captada com uma Canon EOS 250D e com uma objetiva Canon EF-S 18-55mm f/4-5.6 IS STM a 55 mm. A paisagem da cidade na colina foi fotografada com a mesma câmara e objetiva, mas a 18 mm.

Para conseguir nitidez em toda a imagem, mantenha uma abertura reduzida (valor do diafragma elevado) entre f/8 e f/11. A utilização de uma abertura reduzida irá maximizar a profundidade de campo da imagem, garantindo uma maior nitidez na cena, desde os motivos mais próximos aos mais distantes. No entanto, f/11 é o valor mais reduzido que deverá escolher para obter este efeito. Aberturas mais reduzidas do que este valor são suscetíveis de reduzir a qualidade da imagem, normalmente sem melhorar suficientemente a profundidade de campo para compensar o sacrifício.

A composite picture: a girl runs towards us on a sandy beach in one; a view of a mountaintop village in the other. Photos taken on a Canon EOS 250D.

8. Utilize a luz

Tenha em conta que o melhor momento para fotografar uma paisagem impressionante é, frequentemente, quando o sol está mais baixo na linha do horizonte e quando a luz é mais suave, particularmente durante a chamada "hora dourada", durante o entardecer e o amanhecer. Fotografar durante o sol intenso do meio-dia tenderá a produzir sombras acentuadas e eventuais altas-luzes sobre-expostas.

Se estiver a fotografar na direção do pôr do sol (ou na direção do sol a qualquer altura do dia), é provável que as pessoas ou os motivos em primeiro plano se transformem em silhuetas. Não tente eliminar este efeito. Aproveite a oportunidade para captar o ambiente! Para conseguir retratos diferentes, utilize o brilho quente do pôr do sol durante o verão para criar silhuetas dramáticas dos seus familiares e amigos. Para obter um efeito mais dramático, experimente manter o motivo diretamente em frente à luz a que o expôs e procure formas fortes e distintas. Se houver outros motivos na cena, experimente mover-se ou alterar a composição de modo a evitar qualquer sobreposição confusa ou a fusão das formas.

9. Fotografe pessoas na perfeição

Naturalmente, não são só os lugares que visita que são interessantes, mas também as pessoas, desde os seus companheiros de viagem a pessoas fascinantes que conhece nas suas viagens. Para conseguir retratos impressionantes centrados no motivo, escolha grandes aberturas (valores do diafragma baixos) para criar um efeito "bokeh" ou uma desfocagem deslumbrante do fundo. Considere as cores da cena em vez de formas distintas.

Fotografe com uma objetiva de distância focal fixa de 50 mm, como a Canon EF 50mm f/1.8 STM, definida para f/2.2 para criar um retrato luminoso que brilha com os raios de sol de verão desfocados no fundo. A AF de olhos integrada da Canon EOS RP irá ajudar a manter os olhos da pessoa fotografada nítidos quando a câmara estiver no modo de deteção de rosto.

A composite picture: a smiling young woman beside out of focus flowers in one shot; and a surfer sits on some rocks with his surfboard in the other. Photos taken on a Canon EOS RP.

10. Deixe-se levar!

Para conseguir fotografias mais naturais e descontraídas, não interrompa as atividades das férias para colocar a sua família a fazer poses à frente dos mais variados cenários. Em vez disso, fotografe-os enquanto passeiam, captando as suas reações espontâneas. Para captar a ação, defina a câmara para AF Servo e selecione uma velocidade de obturador rápida igual ou superior a 1/500 segundos. A definição AF Servo permite-lhe focar motivos em movimento para que fiquem perfeitamente nítidos. É ideal para fotografias naturais de estilo urbano ou quando as crianças não ficam quietas. O modo AF de olhos da Canon EOS RP também funciona no modo AF Servo para tirar fotografias incrivelmente nítidas de pessoas em movimento.

Se tem uma câmara DSLR ou mirrorless da Canon, transfira a nossa aplicação Guia de Fotografia antes de viajar, para que possa aceder facilmente a conteúdos didáticos onde quer que as suas viagens o levem.

Acima de tudo, divirta-se!


Escrito por Rebecca Greig

Produtos relacionados