A fotografia urbana existe desde que as câmaras se tornaram suficientemente portáteis para serem facilmente transportáveis. Trata-se de um género que inclui uma vasta gama de estilos, mas é vagamente definido como imagens não encenadas captadas em público. A maioria das pessoas considera as imagens de Nova Iorque dos anos 1960 a 1980 como o estilo de fotografia urbana por excelência – fotografias de ritmo acelerado, por vezes tiradas mesmo diante das pessoas. No entanto, este estilo evoluiu, como todos os tipos de fotografia.
Numa era em que todos têm um smartphone no bolso, os verdadeiros fotógrafos urbanos diferenciam-se pela criatividade e a qualidade das imagens captadas com uma câmara. Podem manter o estilo acima, mas fazem fotografia urbana à sua maneira.
Vejamos o caso do Andres McNeill. Sediado em Glasgow, no Reino Unido, o fotógrafo ganhou um número significativo de seguidores nas redes sociais pelas imagens dramáticas e focadas na arquitetura da cidade escocesa. Para Andres, primeiro estão os edifícios, e depois as pessoas.
O fotógrafo partilha aqui sugestões para fotografar nas ruas.
As melhores sugestões para captar fotografias e vídeos urbanos únicos
Observe o mundo à sua volta
Embora a inspiração de Andres seja a arquitetura, também gosta de incluir pessoas na sua fotografia urbana, de adicionar movimento e personalidade e de dar vida a uma fotografia. Tirada com uma Canon EOS R6 com um adaptador de montagem Canon EF-EOS R e uma objetiva Canon EF 70-200mm f/4L IS USM a 200 mm, 1/800 seg., f/4 e ISO 400. © Andres McNeill
As marcações da estrada e o metal no exterior deste edifício ajudam a atrair os olhos do espectador para a figura idosa a caminhar com a bengala junto às imponentes paredes de tijolo vermelho. Fotografada com uma Canon EOS R8 e uma objetiva Canon RF 28mm F2.8 STM a 1/800 seg., f/2,8 e ISO 100. © Andres McNeill
Quando sai para uma sessão fotográfica de um dia, o Andres evita deliberadamente pensar demasiado onde vai, reagindo antes ao que vê. Dito isto, o fotógrafo tem uma ideia daquilo que procura. "Diria que sou um pouco diferente de muitos fotógrafos urbanos, porque tenho a arquitetura urbana em consideração", explica. "Tenho interesse em mostrar a escala. Gosto de ter um edifício enorme e, depois, as pessoas em primeiro plano para criar contraste."
Andres passeia até encontrar um local que considere criar uma composição poderosa, depois prepara a câmara e espera. "Encontro um edifício agradável para plano de fundo e a pessoa que se atravessa é quase secundária", diz. O motivo ideal baseia-se muitas vezes numa repetição visual ou coincidência – "uma pessoa que usa uma camisola verde ao lado de um cartaz com uma imagem de uma pessoa que usa uma camisola verde, coisas assim".
Ao fotografar pessoas numa cena, é importante ter um ponto focal em mente, quer seja os olhos do motivo principal, o rosto de uma pessoa numa multidão ou alguém a caminhar rapidamente na rua.
Encontre um estilo inspirador
A vantagem de utilizar edifícios altos como enquadramento dentro de um enquadramento é que permite fotografar a qualquer momento. "Não importa se fotografar ao meio-dia, que é normalmente o pesadelo de um fotógrafo, dado que o sol tende a estar na posição mais exigente, porque é possível encontrar um bom contraste entre a luz e a sombra", afirma Andres. Fotografada com uma Canon EOS R8 e uma objetiva Canon RF 28mm F2.8 STM a 1/250 seg., f/2,8 e ISO 200. © Andres McNeill
Andres gosta de captar imagens que parecem fotografias de filmes porque criam um "aspeto nostálgico, quase como a Glasgow da minha infância", afirma. Captada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 24-105mm F4-7.1 IS STM a 1/6 seg., f/4.5 e ISO 100. © Andres McNeill
O cinema é um ponto de contacto importante para Andres, que compõe uma imagem "quase como uma imagem definidora num filme".
O fotógrafo sublinha que não há um "tamanho único" na fotografia urbana atual. As coisas que captam os olhos do Andres são as formas e os padrões dos edifícios, quer se trate de edifícios vitorianos do século XIX ou das eventuais estruturas brutalistas existentes nas ruas de Glasgow. "Sou fã de utilizar linhas de orientação, onde as linhas de um edifício levam a um motivo", diz o fotógrafo. "Por vezes, fotografo com um edifício de cada lado do enquadramento e uma pessoa no meio, ou talvez um táxi que vem na minha direção."
"Há tantas formas de o fazer", acrescenta Andres. "A forma antiga era utilizar sempre uma 35 mm, por vezes fotografar a partir da anca, de perto, enquanto agora utilizamos uma variedade de distâncias focais. Se se sentir mais introvertido, pode utilizar uma 85 mm ou 200 mm e fotografar do outro lado da rua e captar um momento que poderia perder com uma 35 mm."
Demonstre respeito
Quando começou, Andres tentava imitar fotógrafos urbanos do passado, que se chegavam o mais perto possível dos motivos. "Não gosto muito de invadir o espaço das pessoas", concluiu. "Não é bem o meu estilo." Fotografada com uma Canon EOS R8 e uma objetiva Canon RF 28mm F2.8 STM a 1/500 seg., f/4,5 e ISO 100. © Andres McNeill
Aconselhamos a verificar sempre a legalidade da fotografia urbana onde pretende fotografar – no entanto, geralmente, a maioria dos países permite a fotografia em locais públicos, salvo indicação em contrário. Isto inclui fotografia de pessoas na rua e em locais públicos, como os parques.
Mesmo assim, fotografar estranhos pode ser assustador. "Seja honesto sobre o que está a fazer e deixe a sua paixão brilhar", aconselha Andres, que normalmente tira a fotografia e, quando possível, fala com a pessoa e mostra a fotografia no visor da câmara. Também pode oferecer-se para partilhar as imagens ou indicar à pessoa as suas páginas nas redes sociais para que possam ver as imagens online.
A maioria das pessoas compreende, mas Andres não tem problema em apagar a imagem se lhe for solicitado.
Cinematografia urbana
Não é surpresa para ninguém que o amor de Andres pelo aspeto cinematográfico o tenha levado a gravar clipes de vídeo evocativos juntamente com as suas fotografias urbanas. Utiliza frequentemente uma Canon EOS R5 (agora substituída pela EOS R5 Mark II) quando pretende alternar entre fotografias e vídeo, mas muda para uma câmara cinematográfica EOS C70 quando se foca apenas no vídeo, graças aos filtros ND incorporados "revolucionários" para controlar a exposição.
No que diz respeito a cinematografia urbana, Andres aconselha ser mais deliberado na forma como enquadra uma cena. "A fotografia urbana é mais tolerante. Continua a ser necessário enquadrar as fotografias com cuidado, mas é possível alterar o corte mais tarde. Com o vídeo, se algo não parecer correto ou bloquear o enquadramento, é mais difícil de resolver – embora as câmaras Canon de 8K permitam cortar a cena para criar um enquadramento 4K ou Full HD."
Também sugere desenvolver uma mentalidade mais parecida com a de um fotógrafo de vida selvagem para ser mais paciente com a cena urbana: "Quando pensa que nada está a acontecer e está prestes a ir para um local diferente, fique a gravar durante mais 10 segundos – é sempre nessa ocasião que acontece alguma coisa!"
Diz que a sua abordagem a filmar vídeos é "muito semelhante, mas também muito diferente" a tirar fotografias. "Sei que é um paradoxo total! Gosto de vídeos tipo documentário espontâneos e rápidos, o que se assemelha à fotografia urbana, pois estamos no local a observar momentos. Mas também são disciplinas diferentes. Na fotografia urbana, o foco são as pessoas que vão entrar na fotografia, mas na cinematografia urbana, as pessoas são quase sempre secundárias. O foco está mais direcionado para a luz e os edifícios e, essencialmente, em criar uma cena completa."
Esta abordagem pictórica estende-se à pós-produção: "Gosto muito de ver o objeto final a ganhar forma, de brincar com as cores e de ver as imagens alucinantes que posso obter. Sou um grande fã de filmes como o Blade Runner, em que, por vezes, as cores são irrealistas."
Ao combinar sequências para as redes sociais, Andres diz: "Procuro uma boa composição com a arquitetura e gosto de a enquadrar com pessoas a entrar e sair do enquadramento ou, por vezes, caminhar com a multidão com o foco num edifício. Também gosto de deslocar a câmara e seguir as pessoas a caminhar ou os ciclistas para criar um pouco de movimento."
Fotografar para as redes sociais
Muitas vezes, é necessário ter paciência para conseguir "aquela imagem". O Andres pode ficar meia hora no mesmo local sem conseguir a imagem que pretende, como alguém entrar no enquadramento. No entanto, depois de identificar um local interessante, é sempre possível voltar noutro dia. Tirada com uma Canon EOS R6 com um adaptador de montagem Canon EF-EOS R e uma objetiva Canon EF 70-200mm f/4L USM a 1/250 seg., f/4,5 e ISO 3200. © Andres McNeill
A Canon EOS R50 V, uma câmara mais vocacionada para vídeo, tem um encaixe para tripé vertical que facilita a captação na orientação vertical para as plataformas sociais. Está a ser utilizada aqui com o versátil punho de tripé Canon HG-100TBR.
Partilhar as suas fotografias e vídeos urbanos nas suas redes sociais é uma excelente forma de alcançar públicos novos e maiores. Andres diz que as redes sociais foram cruciais quando estava a começar: "Foram tudo, porque não percebo nada sobre websites e SEO."
Diz que o vídeo está a tornar-se a prioridade das redes sociais e agora grava clipes dedicados para as suas redes sociais. "Um purista provavelmente diria que tem de ser tudo gravado na horizontal, mas isso não é ideal para as redes sociais, a menos que seja para o YouTube. Por isso, por vezes, filmo propositadamente cenas urbanas na vertical. Fazê-lo compensa, pois as interações no TikTok são muito maiores quando filmo na vertical." Mais vocacionada para vídeo, a Canon EOS R50 V está equipada com um encaixe para tripé vertical para ajudar a tirar o máximo partido destas oportunidades.
Uma composição vertical costuma ser melhor para fotografia urbana focada na arquitetura, mas Andres gosta de fotografar na horizontal. "No Instagram, é possível empilhar três imagens, em que se tem três cenas horizontais diferentes umas sobre as outras numa moldura 4x5. Por vezes, também é possível utilizar esta funcionalidade para contar uma história visualmente."
Quando se trata de escolher as fotografias a publicar nas redes sociais, Andres recomenda que não se tente agradar a mais ninguém a não ser a si próprio: "Aprendi a não fotografar para as outras pessoas e estou a tentar fotografar apenas o que é interessante para mim."
Embora o panorama das redes sociais esteja sempre a mudar, Andres tem uma sugestão valiosa para aumentar o número de seguidores para a sua fotografia urbana e mantê-los envolvidos: interaja. "Não sou daqueles criadores que só publicam e depois ignoram as mensagens. Tenho uma boa de base seguidores que interage comigo diariamente e, apesar de não ter um número de seguidores muito grande, ainda demoro algum tempo a responder a todos os comentários e a falar com todos os que querem interagir. Obviamente, se tiver um milhão de seguidores, não pode fazê-lo, mas acho que as redes sociais devem estar assentes na comunicação bidirecional."
Aperfeiçoe o seu kit de fotografia urbana
Captar momentos espontâneos e cenas peculiares é um dos grandes prazeres da fotografia urbana; assim sendo, ter uma câmara com um modo de disparo rápido é ideal. A EOS R8 é capaz de fotografar até 40 fps com o obturador eletrónico e também tem um modo de sequência de disparos em RAW de 30 fps com pré-captação, que permite começar a captar ficheiros RAW com uma pressão parcial do obturador.
Muitas câmaras Canon EOS têm um ecrã de ângulo variável, o que facilita a composição de uma imagem ao fotografar a partir de ângulos invulgares. A Canon PowerShot V1 também possui esta funcionalidade, para além de uma vasta gama de opções orientadas para vídeo.
O tamanho compacto e o desempenho excelente em condições de pouca luz das câmaras mirrorless do sistema EOS R, desde as EOS R8 e EOS R6 Mark II full-frame às EOS R10 e EOS R50 com sensor APS-C, tornam-nas a escolha ideal para a fotografia urbana. Se pretender algo mais indicado para transportar no bolso, considere uma câmara compacta como a Canon PowerShot V1, que combina uma elevada qualidade de imagem com funcionalidades avançadas de fotografia e vídeo para criadores de conteúdos.
Normalmente, Andres fotografa a velocidades de obturador elevadas no modo de sequência de disparos. "Quero congelar a ação e não quero perder a fotografia", explica.
Tradicionalmente, os fotógrafos urbanos utilizavam lentes de 35 mm ou 50 mm, pois é mais próximo da forma como o olho humano vê o mundo e, por isso, proporciona uma perspetiva natural. A Canon RF 50mm F1.8 STM e a RF 35mm F1.8 MACRO IS STM proporcionam um efeito bokeh extraordinariamente suave e as grandes aberturas também ajudam a criar um efeito cinematográfico, isolando o motivo enquanto mantêm o fundo desfocado.
No entanto, se o fundo for tão importante como o motivo, uma objetiva grande-angular poderá ser uma melhor opção. A Canon RF 28mm F2.8 STM é supercompacta e tem uma distância focal versátil e uma abertura rápida para fazer experiências com a desfocagem do fundo, tornando-a uma objetiva ideal para fotografia urbana. A Canon RF 28-70mm F2.8 IS STM é versátil e dispõe de um estabilizador ótico de imagem para minimizar as consequências da vibração da câmara, proporcionando também a versatilidade necessária para captar cenas urbanas de grande-angular e retratos urbanos mais íntimos. "Por vezes, gosto da possibilidade de aproximar a imagem e criar perspetivas diferentes", afirma o Andres.
Fotografar com uma teleobjetiva significa que pode manter alguma distância entre si e o motivo, para não ter de invadir a sua privacidade. A Canon RF 24-240mm F4-6.3 IS USM é uma objetiva de zoom de 10x extremamente versátil, ideal se pretender uma objetiva com uma distância focal para todos os cenários.
As cinco melhores sugestões para fotografia urbana criativa
1. Acolha as perspetivas criativas
O Andres tornou uma cena banal interessante ao usar o chão e a parte inferior da ponte como molduras naturais e garantindo que o edifício e as árvores estão refletidos na grande poça na rua. Fotografada com uma Canon EOS R8 e uma objetiva Canon RF 28mm F2.8 STM a 1/1000 seg., f/3,5 e ISO 100. © Andres McNeill
Adicione variedade à sua fotografia urbana ao captar cenas urbanas de uma perspetiva superior, ou a partir do solo, a apontar para cima. Tirada com uma Canon EOS R6 com um adaptador de montagem Canon EF-EOS R e uma objetiva Canon EF 16-35mm f/2.8L III USM a 16 mm, 1/160 seg., f/5 e ISO 100. © Andres McNeill
Para criar imagens distintas, experimente fotografar a partir de um ângulo invulgar ou de um ponto de vista não convencional. Uma das coisas que Andres adora em Glasgow são as diferentes perspetivas e camadas que pode colocar no enquadramento por ser tão acidentada. A elevação também é excelente para captar o pôr do sol.
Outra técnica útil é procurar reflexos em janelas ou outras superfícies brilhantes. Para além das janelas, pode experimentar também poças e rios para criar composições interessantes.
Se estiver a fotografar imagens urbanas, considere o que é único na sua própria cidade e utilize-o para tornar as imagens interessantes e únicas.
2. Capte a desfocagem
Ao fotografar para obter uma imagem desfocada, procure objetos interessantes que criem padrões arrojados, como os guarda-chuvas coloridos pendurados por cima desta rua. O movimento para cima e para baixo da câmara, combinado com uma duração da exposição de 1/15 seg., irá transformar uma cena urbana do dia a dia numa desfocagem fantástica. Captada com uma Canon EOS RP (agora substituída pela EOS R8) com uma objetiva Canon RF 24-105mm F4-7.1 IS STM a 35 mm, 1/15 seg., f/22 e ISO 100.
A vibração da câmara é, normalmente, algo que os fotógrafos querem evitar, mas o movimento intencional durante a exposição pode levar a imagens urbanas abstratas impressionantes. Além disso, é uma forma maravilhosa de transmitir um sentido de lugar.
O segredo está em definir a velocidade do obturador de forma a que esteja suficientemente lenta para criar desfocagem, mas suficientemente rápida para deixar a impressão das pessoas e formas. Experimente definir a câmara para o modo Prioridade ao obturador (Tv) com uma velocidade do obturador de 1/15 seg. Defina, como ponto de partida, a sensibilidade à luz da sua câmara para ISO 100 e ajuste-a de acordo com o nível de luz ambiente à sua volta até obter uma exposição com a qual está satisfeito. Em seguida, ao premir o botão do obturador, faça um movimento curto e súbito com a câmara. Um movimento para cima e para baixo funciona bem para cenas que incluem pessoas, pois preserva a forma das figuras. No entanto, também pode experimentar fazer um movimento lateral, uma rotação súbita ou um zoom rápido.
No modo Prioridade do obturador (Tv), também pode simplesmente definir o ISO para automático, que está disponível na maioria das câmaras. Isto irá permitir que se concentre apenas na velocidade do obturador.
3. Escolha a exposição para as altas-luzes
Fotografar áreas com luz e cor brilhantes ou contrastantes pode ajudar a criar imagens abstratas. O contraste permite ver mais facilmente o mundo como uma série de formas. Tirada com uma Canon EOS 90D com uma objetiva Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS STM a 39 mm, 1/160 seg., f/8 e ISO 100.
Ative a compensação de exposição e reduza a exposição em um ponto ou dois para expor as altas-luzes em dias solarengos. Tenha em atenção que, para conseguir este efeito, tem de utilizar definições de exposição automáticas, tais como prioridade à abertura ou prioridade ao obturador.
Os fotógrafos evitam muitas vezes fotografar sob luz solar direta durante o dia, pois cria contrastes arrojados com sombras profundas. No entanto, quando se trata de fotografia urbana, este contraste permite simplificar as cenas mais movimentadas, transformando-as em formas abstratas impressionantes. Ao expor para as altas-luzes, as sombras nas suas imagens tornam-se quase pretas, criando formas sem detalhe.
A maneira mais fácil de conseguir isto é utilizar a compensação de exposição. Basta diminuir a exposição em um ponto ou dois para escurecer a cena, de modo a que as sombras se tornem escuras e as partes da cena com luz solar intensa permaneçam arrojadas.
4. Fotografe exposições duplas
Quando está no modo de exposição múltipla, a câmara apresenta uma pré-visualização em tempo real da imagem combinada enquanto capta a fotografia. Isto facilita a composição da segunda exposição para que funcione em harmonia com a primeira. Tirada com uma Canon EOS 90D com uma objetiva Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS STM a 55 mm, 1/160 seg., f/7,1 e ISO 100.
Ao virar a câmara ao contrário para captar o segundo enquadramento de exposição dupla, consegue criar paisagens urbanas surreais.
Popular desde o século XIX, a exposição dupla permite sobrepor uma imagem por cima de outra para obter resultados notáveis. A Canon EOS R8, a EOS R7 e outras câmaras recentes oferecem um modo de exposição múltipla dedicado que permite criar o efeito enquanto fotografa. Basta ativar o modo, definir o número de exposições pretendido e começar a fotografar. Para facilitar, pode pré-visualizar o efeito enquanto capta o segundo enquadramento (ou terceiro ou quarto; o modo permite captar até nove), para que possa ajustar a sua fotografia de forma a criar a combinação mais interessante.
Ao procurar motivos e cenas para as suas exposições duplas, lembre-se de que as áreas mais claras irão manter-se iguais ou ficar mais brilhantes, nunca mais escuras. Isto significa que as formas e os edifícios mais escuros contra um fundo claro como o céu podem resultar em imagens ousadas.
5. Capte mais detalhes
Durante os seus passeios com a sua câmara, procure pontos de contraste interessantes, padrões harmoniosos, formas geométricas, vastidões de cor ousadas ou detalhes arquitetónicos abstratos. Fotografar grandes planos das características de edifícios, como esta imagem tirada de um ângulo, é uma excelente forma de tornar as estruturas arquitetónicas abstratas.
Um dos grandes prazeres da fotografia urbana é a variedade de detalhes interessantes ao nosso redor, desde linhas arquitetónicas abstratas aos sinais, texturas, tipografia e reflexos coloridos. Muitas vezes, as melhores fotografias abstratas têm composições simples. Ao focar-se num ou dois detalhes e excluir tudo o resto, pode criar fotografias magníficas que fazem alusão ao ambiente à sua volta. Imagens como esta também são excelentes peças de arte de parede. Porque não imprimir as suas favoritas?
A fotografia urbana é o tipo de fotografia mais acessível. Não precisa de equipamento complicado e dispendioso para começar. Não precisa de viajar para o estrangeiro, escalar montanhas ou sentar-se durante várias semanas num esconderijo até que apareça uma criatura rara. Tudo o que precisa de fazer é pegar no kit, sair para as ruas perto de onde vive e começar a fotografar. É também uma competência que melhora com a prática. "Até treinar os olhos, não se apercebe de que os momentos incríveis estão sempre a acontecer", afirma Andres. "É uma questão de ser paciente."
Os motivos fascinantes estão mesmo à sua porta. Saia para a rua, prepare-se e carregue no obturador.
Escrito por Rachel Segal Hamilton, James Paterson e Marcus Hawkins
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