silhouette of woman in-front of city scape

Noções básicas de fotografia

Sugestões e melhores objetivas para fotografia com efeito "bokeh"

Os fotógrafos com câmaras DSLR adoram as áreas desfocadas das fotografias. É uma forma de as distinguirem das fotografias das câmaras de entrada de gama e smartphones, nos quais é difícil obter áreas desfocadas exageradas. "Bokeh" é o termo utilizado para descrever a qualidade e caraterísticas destas áreas desfocadas e é mais visível em altas-luzes desfocadas.

A quantidade do efeito "bokeh" aumenta quando a imagem tem pouca profundidade de campo ou mais área desfocada. Portanto, o controlo do efeito "bokeh" nas imagens depende do aumento das áreas desfocadas. Em seguida, encontra algumas maneiras de conferir desfocagem às suas imagens diminuindo a profundidade de campo, o que confere um efeito "bokeh" às suas imagens.

1. Utilize uma objetiva "rápida" – isto refere-se às objetivas com uma abertura máxima grande. Recomendamos a EF 85mm f/1.8 USM ou a EF 50mm f/1.8 STM.

2. Fotografe com uma grande abertura – utilizando o modo de prioridade à abertura (Av) ou manual (M) na câmara, selecione uma abertura ampla (valor de diafragma pequeno) para diminuir a profundidade de campo e aumentar a diferença entre a área desfocada e o motivo focado.

3. Aumente a distância entre o motivo e o segundo plano para desfocar ainda mais o segundo plano.

ornate lamp in-front of bokeh effect

4. Aproxime-se – diminuir a distância entre a câmara e o motivo vai aumentar a desfocagem do segundo plano.

5. Utilize distâncias focais mais longas para aumentar a área desfocada das fotografias. Se possuir uma objetiva de zoom, aumente o zoom para a distância focal máxima. As objetivas com uma distância focal de 200 mm ou mais produzem áreas desfocadas ainda maiores.

Artigos relacionados
How to use natural light

ILUMINAÇÃO FOTOGRÁFICA

Como utilizar a luz natural

Saber como utilizar a luz para seu benefício irá fazer uma enorme diferença nas suas fotografias. Não terá de investir em novos equipamentos para ver os resultados.

The difference a portrait lens makes

RETRATOS

A diferença que uma objetiva para retrato faz

Existem várias objetivas especializadas concebidas para géneros específicos, como fotografia de retrato, que podem fazer uma enorme diferença nas suas fotografias.

Take better portraits

RETRATOS

Retratos em condições de luz difíceis

Tirar retratos à noite pode ser difícil. Saiba como melhorar as suas competências de captação de retratos.

6. Escolha motivos com altas-luzes visíveis na área desfocada. O termo "altas-luzes" refere-se a fontes de iluminação na imagem. As luzes decorativas e a luz solar a trespassar as folhas das árvores produzem belas formas de luz desfocada ou efeito "bokeh".

7. Não se esqueça do primeiro plano – também é possível conseguir uma área desfocada no primeiro plano das imagens. Tente colocar o seu motivo mais para trás na sua imagem e inclua alguns detalhes de primeiro plano perto da objetiva da câmara.

8. Também pode cortar formas em cartão e colocar à frente da objetiva para obter efeitos interessantes. Assista ao vídeo aqui:

Melhorar a qualidade em vez da quantidade do efeito "bokeh" depende da objetiva que utiliza. Particularmente visível nas altas-luzes desfocadas, a forma das manchas de luz desfocadas é gerada pela abertura ou buraco criado pelas lâminas do diafragma da objetiva. Geralmente, as objetivas com mais lâminas de diafragma produzem uma abertura mais circular e um efeito "bokeh" mais agradável.

 silhouette of woman in-front of city scape with zoom