NOÇÕES BÁSICAS DE FOTOGRAFIA

Dê asas à criatividade com a fotografia com efeito "bokeh"

Nada bate um efeito "bokeh" genuíno! Siga estas dicas e sugestões para criar uma fantástica desfocagem do fundo com as nossas melhores recomendações para objetivas, definições e técnicas a experimentar.
Retrato de uma mulher com pouca luz contra um fundo distinto com um efeito "bokeh" circular branco e azul claro.

O termo "bokeh" é uma palavra japonesa que significa "desfocagem" e é utilizada para descrever o aspeto das áreas desfocadas de uma fotografia. O efeito "bokeh", pronunciado de forma a rimar com OK, é mais óbvio nas fotografias com muitas altas-luzes brilhantes pequenas, como as luzes de rua à noite. Mas não se trata apenas de altas-luzes circulares intensas. Refere-se à qualidade de quaisquer partes desfocadas de uma imagem.

Do que se trata a fotografia com efeito "bokeh"? Fotografar para incluir estas áreas desfocadas é um dos efeitos mais atraentes que podemos utilizar na nossa fotografia. Permite-nos dissolver a desordem distrativa, chama a atenção para as partes importantes da imagem e transforma detalhes desnecessários em cores e tons maravilhosamente cremosos.

Uma mulher a atravessar a estrada à noite, com carros e sinais de trânsito desfocados no fundo, captada com uma Canon EOS R8 com uma objetiva Canon RF 85mm F2 MACRO IS STM.

Quando estão desfocados, os pontos de luz transformam-se num bonito efeito "bokeh" circular. Captada com uma Canon EOS R8 com uma objetiva Canon RF 85mm F2 MACRO IS STM a 85 mm, 1/125 seg., f/2.2 e ISO 8000.

Uma teia em grande plano, o detalhe acentuado pela folhagem desfocada no fundo.

Desfocar o fundo não é suficiente – tem de escolher um fundo que tenha um aspeto interessante e, idealmente, mais intenso quando desfocado. A vegetação normalmente joga a seu favor. Tirada com uma Canon EOS R8 com uma objetiva Canon RF 50mm F1.8 STM a 1/256 seg., f/3.2 e ISO 100.

Por estas razões, o efeito "bokeh" tem sido um dos truques visuais mais poderosos do arsenal do fotógrafo. Atualmente, os smartphones de lente dupla são capazes de imitar o "bokeh", mas apenas através de software. Os sensores e as objetivas minúsculas dos smartphones tornam impossível obter a profundidade de campo reduzida necessária para um efeito "bokeh" natural. É um efeito ótico que pode realmente surgir apenas com as objetivas mais rápidas e os sensores maiores de câmaras dedicadas e nada bate o efeito real.

As câmaras Full-Frame, como a Canon EOS R8 e a EOS R6 Mark II, são ideais para a fotografia com efeito "bokeh", mas os corpos de formato APS-C, tais como a Canon EOS R100, a EOS R50, a EOS R10 e a EOS R7, também podem ser altamente eficazes.

Aqui, vamos ver algumas das técnicas principais, as competências de câmara e o kit de que necessita para tornar as suas fotografias ainda mais impressionantes ao captar um efeito "bokeh" apelativo.

As melhores objetivas para o efeito "bokeh"

Uma câmara Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 50mm F1.8 STM.

Uma objetiva com uma grande abertura máxima como a Canon RF 50mm F1.8 STM pode transformar fundos em magníficos efeitos "bokeh" cremosos. Note também como as lâminas visíveis na objetiva desta imagem produzem uma abertura arredondada, o que determina em grande medida a forma do efeito "bokeh".

Para captar um efeito "bokeh" atrativo, precisa de uma objetiva "rápida", ou seja, uma com uma grande abertura máxima, idealmente de f/2.8 ou mais (número f inferior). Esta é uma das principais razões para incluir uma objetiva de distância focal fixa no seu kit, mesmo que a distância focal seja coberta pelo zoom do kit.

As objetivas rápidas com uma distância focal de 50 mm ou superior são geralmente as melhores para a fotografia com efeito "bokeh", uma vez que a desfocagem do fundo pode ser mais desafiante com as objetivas grande-angular. Isto deve-se ao facto de as distâncias focais mais curtas produzirem uma maior profundidade de campo a qualquer distância de focagem e abertura, pelo que uma parte maior da cena, desde o primeiro até ao segundo plano, será apresentada de forma nítida e obterá um efeito "bokeh" reduzido.

As melhores opções de objetivas económicas que lhe permitem captar com o efeito "bokeh" incluem a Canon RF 50mm F1.8 STM e a RF 85mm F2 MACRO IS STM. Mas não exclua as objetivas grande-angular. Tanto a RF 35mm F1.8 MACRO IS STM como a RF 24mm F1.8 MACRO IS STM funcionam muito bem para criar um fundo com efeito "bokeh" para fotografias em grande plano, uma vez que a profundidade de campo diminui com distâncias de focagem mais curtas.

Para grandes planos extremos, uma distância focal realmente curta proporciona uma pequena profundidade de campo, maximizando o potencial do efeito "bokeh", pelo que as funções macro de 0,5x das objetivas RF 85mm F2 MACRO IS STM, RF 35mm F1.8 MACRO IS STM e RF 24mm F1.8 MACRO IS STM destacam-se das demais. A objetiva Canon RF 16mm F2.8 STM também é uma boa opção para se aproximar realmente do motivo principal numa cena e isolá-lo num fundo desfocado, mas expansivo, graças ao seu campo de visão extremamente amplo. Isto pode adicionar outro elemento criativo à fotografia.

Em geral, uma objetiva com mais lâminas de abertura resulta num efeito "bokeh" circular mais atrativo, uma vez que cada ponto de luz desfocado reflete o formato da abertura. Não há problema se fotografar com a objetiva aberta, isto é, com a abertura máxima (número f mais baixo), quando a abertura é circular, mas nem sempre é o caso. Pode saber quantas lâminas a sua objetiva tem ao procurar nas respetivas características técnicas no website da Canon. Sete lâminas são excelentes para um efeito "bokeh" atrativo, mas nove são ainda melhores. Ambas as objetivas macro mencionadas acima têm nove lâminas de abertura, ao passo que as outras têm sete.

A prática ferramenta de seleção de objetivas da Canon permite-lhe personalizar as recomendações de objetivas com base na sua câmara e no género que pretende fotografar.

As melhores definições da câmara para o efeito "bokeh"

O ecrã LCD da Canon EOS R6 apresenta as definições no modo de prioridade à abertura.

O modo de prioridade à abertura permite-lhe definir uma grande abertura para uma profundidade de campo reduzida, que é o que precisamos para um efeito "bokeh" de fundo intenso.

Um retrato em grande plano de um terrier Airedale, perfeitamente focado com o fundo desfocado por detrás dele.

Fotografar com uma grande abertura a f/1,8 significa que a nossa profundidade de campo será muito reduzida, pelo que a focagem tem de ser perfeita. Uma câmara, como a EOS R10, é muito útil para este tipo de fotografia, porque a AF consegue reconhecer pessoas, veículos e animais, como gatos, cães e aves. Captada com uma Canon EOS R10 com uma objetiva Canon RF 50mm F1.8 STMa 1/200 seg., f/1.8 e ISO 100.

A sua escolha de abertura tem uma grande influência no aspeto do efeito "bokeh" nas suas fotografias. Quanto maior for a abertura (ou seja, quanto menor for o número f), menor é a profundidade de campo, o que, por sua vez, significa que o fundo ficará mais desfocado. Por isso, experimente fotografar no modo de prioridade à abertura (Av) ou no modo manual e selecione uma grande abertura (número f baixo).

No modo de prioridade à abertura (Av) também pode definir o ISO para Automático, pelo que este é um bom momento para começar a ver se a velocidade do obturador é suficientemente rápida para satisfazer as suas necessidades. Em alternativa, no modo manual (M) com ISO automático, pode definir a abertura e a velocidade do obturador e, em seguida, deixar a câmara determinar o ISO correto. A chave é escolher uma grande abertura e uma velocidade do obturador suficientemente rápida para garantir que as áreas focadas da imagem são nítidas quando segura a câmara com a mão (experimente algo em redor de 1/200 seg.).

Ajuste a distância para um melhor efeito "bokeh"

Imagem em grande plano de uma libelinha pousada na relva, captada com uma objetiva Canon RF 24mm F1.8 MACRO IS STM.

As económicas RF 24mm F1.8 MACRO IS STM, RF 35mm F1.8 MACRO IS STM e RF 85mm F2 MACRO IS STM contam com uma função macro de 0,5x, pelo que os objetos pequenos serão reproduzidos com metade do tamanho no sensor da câmara ao fotografar com a menor distância focal disponível. Captada com uma Canon EOS R5 com uma objetiva Canon RF 24mm F1.8 MACRO IS STM a 1/250 seg., f/3.5 e ISO 100.

Um terrier Jack Russell a olhar para a direita, com uma cerejeira desfocada no fundo, captada com uma objetiva Canon RF 85mm F2 MACRO IS STM.

Todas estas objetivas também proporcionam uma pequena profundidade de campo, permitindo criar um efeito "bokeh" suave das áreas desfocadas, enquanto os seus estabilizadores óticos de imagem ajudam a manter a imagem livre de desfocagem devido ao efeito de neutralização da vibração da câmara ao fotografar sem tripé. Captada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 85mm F2 MACRO IS STM a 1/85 seg., f/2 e ISO 400.

Aumentar a distância entre o motivo e o fundo desfoca ainda mais o fundo. Outro fator é a distância entre o motivo e a câmara. Quanto mais próxima estiver a objetiva do motivo, menor será a profundidade de campo. Isto significa que as áreas do fundo ficam desfocadas mais rapidamente. Para desfocar uma parte maior da imagem, aproxime o motivo da câmara e afaste-o do fundo.

Defina a melhor distância focal para o efeito "bokeh"

Retrato de uma mulher com um batom rosa vivo e o cabelo apanhado em contraste com um fundo desfocado.

O efeito "bokeh" é, muitas vezes, um ingrediente essencial para fotografar retratos eficazmente. Normalmente, quer dar toda a atenção visual ao motivo que está a fotografar. Criar um fundo desfocado é a forma perfeita de isolá-lo na cena, removendo qualquer distração visual no fundo e substituindo-a por um bonito efeito "bokeh". Tirada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 50mm F1.8 STM a 1/2500 seg., f/1.8 e ISO 100.

Uma distância focal mais longa produz uma profundidade de campo mais reduzida, o que, por sua vez, pode resultar numa desfocagem do fundo mais forte. Esta é a razão pela qual as teleobjetivas de zoom podem ser utilizadas de forma muito eficaz para isolar um motivo e transformar o fundo em desfocagem menos detalhada. Por exemplo, a objetiva Canon RF-S 18-150mm F3.5-6.3 IS STM consegue produzir um excelente fundo com efeito "bokeh" se a utilizar na extremidade mais longa da amplitude de zoom, mesmo que a abertura seja mais estreita a esse comprimento. Por isso, se quiser tornar a desfocagem mais forte e melhorar o efeito "bokeh", dê alguns passos para trás e aumente o zoom (ou mude de objetiva) para uma distância focal mais longa.

Como criar um efeito "bokeh" de primeiro plano

Um rapaz com um colete bege, junto a uma parede coberta de heras, segura uma caixa de anel aberta.

Fotografar perto da cerca de heras permite-nos captar folhas desfocadas à esquerda do enquadramento e melhora a sensação de profundidade. Tirada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 50mm F1.8 STM a 1/160 seg., f/1,8 e ISO 100.

Um rapaz com um colete bege e galochas azuis claras a correr por uma clareira na floresta.

Um ângulo de câmara baixo como este não só permite desfocar o chão à frente do motivo, como também "empurra" o fundo para um efeito "bokeh" de fundo mais forte. Tirada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 50mm F1.8 STM a 1/500 seg., f/1,8 e ISO 100.

Temos tendência para pensar no efeito "bokeh" principalmente como uma estética de fundo, mas também pode ser utilizado para obter um excelente efeito no primeiro plano do enquadramento. Ao compor para incluir detalhes desfocados em primeiro plano, pode chamar a atenção para o seu motivo nítido. Isto pode significar aproximar a câmara da folhagem ou do chão para enquadrar o primeiro plano desfocado. Detalhes suaves como este contribuem para a sensação de profundidade numa cena e são uma excelente forma de incluir cores ousadas e desfocadas na sua composição.

Como criar o efeito "bokeh" em vídeo

Twinkling Christmas tree lights in the foreground and a car's rear lights in the background are all out of focus.

A profundidade também é vital na composição de vídeo, uma vez que ajuda o espetador a orientar-se em torno da cena. A inclusão de detalhes desfocados no primeiro e segundo plano de uma cena é uma excelente forma de melhorar a sensação de profundidade e de atrair a atenção para o enquadramento. Além disso, as altas-luzes com efeito "bokeh" são tão fantásticas em vídeo como em fotografia, com a vantagem adicional de que também se podem mover. Faróis de automóveis, luzes decorativas e outros pontos brilhantes de luz têm um aspeto particularmente bonito quando são desfocados para dar brilho aos pontos de "bokeh" intensos.

Como adicionar altas-luzes com efeito "bokeh" intensas

Um homem a fotografar um gato malhado ruivo através de um conjunto de luzes de Natal transparentes.

Esta técnica simples também pode ser usada com luzes coloridas ou mesmo decorações de Natal.

Um retrato de um gato com luzes coloridas desfocadas no fundo.

Experimente incluir luzes decorativas no fundo das suas fotografias para obter magníficos destaques com efeito "bokeh".

Uma das formas mais arrojadas de utilizar o efeito "bokeh" na sua fotografia é incluir pontos de luz pequenos e brilhantes num fundo escuro ou em condições de pouca luz. É um efeito cativante que pode encontrar em todos os tipos de circunstâncias, como o sol que brilha através de uma árvore, uma rua movimentada depois de anoitecer, uma atração colorida num parque de diversões ou velas num bolo. Se quiser experimentar o efeito por si, tente usar um conjunto de luzes decorativas. Posicione-as em segundo plano na sua fotografia ou em primeiro plano, ou ambos de uma só vez. Quando estão desfocadas, as luzes decorativas transformam-se em atraentes círculos de efeito "bokeh".

Como criar formas "bokeh" personalizadas

Quando fotografa com a objetiva aberta (na abertura máxima), deve obter um efeito "bokeh" redondo nas suas imagens, porque a abertura é redonda. Caso contrário, a forma do efeito "bokeh" é determinada pelo número de lâminas de abertura na objetiva. Em geral, quanto mais lâminas, mais circular a abertura permanece à medida que se abre e, por conseguinte, mais circular é o efeito "bokeh". Na prática, isto significa normalmente que as altas-luzes com efeito "bokeh" são circulares ou hexagonais. Se pretender ver qual será a forma do seu efeito "bokeh", basta retirar a objetiva da câmara, segurá-la junto a uma luz e olhar através dela.

Mas porque não ser criativo e alterar a forma do seu efeito "bokeh"? Pode fazê-lo cortando um modelo de qualquer forma e fixando-o à parte frontal da objetiva. Neste vídeo, um simples pedaço de cartão transforma o efeito "bokeh" numa grande variedade de estrelas e flocos de neve coloridos.

Experimente agora: capte natureza morta com efeito "bokeh"

Um tampo de mesa com um espelho rodeado de película, com uma caixa de luz num lado e uma Canon EOS R6 preparada para fotografar uma rosa amarela.

Esta é uma forma muito simples e eficaz de experimentar com o efeito "bokeh" em casa, utilizando todas as sugestões deste artigo.

Uma rosa amarela fotografada numa superfície espelhada, com destaques desfocados à sua volta.

A película amassada reflete a luz da lâmpada como altas-luzes dispersas, que, quando desfocadas, resultam num bonito efeito "bokeh" circular. Tirada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 50mm F1.8 STM a 1/640 seg., f/1,8 e ISO 100.

Vimos que os pontos desfocados da luz criam um efeito "bokeh" atrativo se fotografar com as definições adequadas. Esta é uma configuração simples que pode experimentar em casa para criar uma fotografia de natureza morta repleta de efeito "bokeh". Coloque um objeto numa superfície espelhada e, em seguida, coloque uma folha de película amarrotada em segundo plano (não demasiado amarrotada, bastam alguns vincos para que disperse a luz em vez de a refletir). Coloque uma lâmpada doméstica na película e utilize uma segunda luz para iluminar o motivo (utilizámos um painel LED, mas uma lâmpada simples funciona). Posicione a sua câmara junto ao motivo, defina-a para o modo de prioridade à abertura (Av), utilize uma grande abertura – idealmente à volta de f/1,8 – e fotografe a partir de um ângulo baixo para captar o maravilhoso efeito "bokeh" desfocado.


Escrito por James Paterson e Matthew Richards

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