Ao utilizar os fatores de tempo e movimento nos vídeos, é possível revelar um mundo que, normalmente, não está disponível perante os nossos olhos. Alguns exemplos destas situações são o abrandamento das ações em movimento rápido ou a aceleração dos eventos mais longos, tais como o nascer do sol ou as nuvens a moverem-se no céu. Agora, o realizador especialista Matthew Vandeputte partilha as suas técnicas de filmagem em termos de espectro do tempo, desde vídeos em câmara lenta a time-lapse e hyper-lapse.
A chave para todas estas técnicas está na taxa de fotogramas. Esta definição configura a velocidade de gravação e de reprodução de vídeos em fotogramas por segundo (fps). As velocidades de gravação e reprodução mais comuns são 25 fps ou 30 fps. Normalmente, os filmes são gravados a 24 fps, por isso, 25 fps reserva-se a experiências mais "cinematográficas" enquanto que 30 fps dão uma sensação de maior nitidez e são frequentemente utilizados para captar atividades de desporto e de notícias em movimento rápido, por exemplo.
A sua escolha não tem demasiada importância, mas, normalmente, as suas taxas de fotogramas de gravação e de reprodução devem corresponder entre si. Para captar filmagens em câmara lenta, precisa de efetuar a gravação a uma taxa de fotogramas mais rápida. Por exemplo, se efetuar a gravação a 50 fps e depois reproduzir a 25 fps, todos os movimentos serão apresentados a metade da velocidade.
Para acelerar a passagem do tempo, tem de gravar a uma taxa de fotogramas mais lenta. Ao efetuar gravações a 25 fotogramas individuais durante um período de tempo mais longo e, depois, reproduzi-los a 25 fps, pode condensar minutos, horas e até mesmo dias em apenas um segundo de vídeo. É assim que os vídeos em time-lapse e hyper-lapse são criados. O hyper-lapse é um tipo de time-lapse em que a câmara se encontra em movimento. O time-lapse é normalmente captado num tripé ou com um deslizador de movimento, pelo que a câmara permanece praticamente no mesmo sítio. No entanto, no caso do hyper-lapse, a posição da câmara está sempre em movimento entre cada fotografia.