FOTOGRAFIA DE VIAGEM

O melhor kit da Canon para fotografia de viagem

Prepare-se para uma aventura: o equipamento de fotografia de viagem para principiantes, criadores e entusiastas.
Uma pessoa a tirar uma fotografia com uma câmara e uma objetiva da Canon numa praia ao pôr do sol.

Longe vão os tempos em que a fotografia de viagem se resumia a comprar uma câmara descartável para tirar algumas fotografias de praia desfocadas e compor um álbum de família caseiro.

Com o crescimento explosivo das plataformas sociais de partilha de fotografias e vídeos e a ascensão de álbuns fotográficos online profissionais, apenas as imagens perfeitas são aceitáveis. Os smartphones são ótimos, mas para produzir fotografias e impressões deslumbrantes, precisa de uma câmara dedicada, com bom desempenho durante todo o ano, independentemente das condições que enfrenta, mas suficientemente pequena para caber na bagagem de mão. O mesmo se passa com as objetivas, que têm de ser versáteis para acompanhar os espíritos aventureiros sem comprometer a qualidade da imagem.

Há muito a considerar, mas criámos um guia sobre o melhor equipamento para fotografia de viagem. Por isso, quer seja um principiante entusiasmado por começar, um blogger de viagens prestes a deslumbrar os seguidores, ou um criador com um perfil em crescimento que está ansioso por levar o conteúdo e o kit ao próximo nível, sinta a confiança de ter as ferramentas necessárias para alcançar o sucesso.

As melhores câmaras de viagem para fotógrafos casuais e férias em família: Canon Zoemini S2 e Canon PowerShot ZOOM

Uma Canon Zoemini S2 pousada sobre um par de jeans dobrado, e rodeada por pequenas impressões fotográficas.

A Canon Zoemini S2 cabe perfeitamente no seu bolso, oferecendo tudo do que precisa para tirar fantásticas selfies e fotografias da família durante as viagens.

Uma família no campo aponta para algo acima. O homem está a utilizar uma Canon PowerShot ZOOM.

Uma câmara e um monocular combinados num corpo pequeno, a Canon PowerShot ZOOM inclui um incrível zoom de 800 mm e um esquema de botões intuitivo, para poder captar a ação mesmo à distância.

As férias em família são mais do que apenas uma fuga às rotinas diárias. São tempo precioso passado com quem está mais próximos de nós, onde são criadas algumas das nossas memórias mais valiosas.

Com o sensor de 8 MP, a Canon Zoemini S2 é uma companheira de férias brilhante que dá vida aos momentos mais preciosos à medida que os vive. Uma câmara e impressora ultraportátil, a Canon Zoemini S2 permite-lhe tirar selfies fantásticas utilizando o espelho e o anel de luz incorporados para aperfeiçoar a sua pose e a exposição. Pode então optar por imprimir no momento em menos de um minuto ou guardar as imagens num cartão Micro SD e imprimir mais tarde.

Ao emparelhar a Canon Zoemini S2 com a aplicação Canon Mini Print, também pode verificar a composição em visualização direta, personalizar as imagens antes de imprimir e até imprimir fotografias diretamente do smartphone.

A PowerShot ZOOM aproxima-o ainda mais da ação, tornando-a perfeita para as próximas férias de safari. Com uma distância focal máxima de 800 mm, esta câmara superzoom monocular e compacta é a ferramenta perfeita para quando precisa de um pouco mais de alcance. O sensor de 12 MP e a estabilização de imagem de 4 eixos tornam esta câmara compacta uma excelente opção para todas as formas de viagem, bem como para observação de pássaros, eventos desportivos e diversão familiar em geral.

A melhor câmara de viagem para principiantes e criadores de conteúdo: Canon EOS R10

Um par de mãos segura uma Canon EOS R10 apontada para uma fonte e vegetação apresentadas no ecrã de visualização.

Enquanto a Canon EOS R10 pesa apenas 429 g, a objetiva de kit Canon RF-S 18-45mm f4.5-6.3 IS STM que a acompanha, que pesa 130 g, é igualmente compacta e dispõe de uma amplitude de zoom prática e estabilização de imagem. A combinação de ambas dá aos fotógrafos principiantes e experientes uma combinação poderosa que também é leve.

A Canon EOS R10 é a escolha perfeita para fotógrafos de viagens novos e experientes. Sendo um ponto de entrada acessível no sistema EOS R da Canon, a EOS R10 proporciona aos principiantes o encaixe da objetiva RF de nível profissional, oferecendo-lhes uma vasta gama de objetivas de focagem rápida e muito espaço para crescer. Além das especificações técnicas impressionantes, também torna esta câmara adequada para entusiastas e criadores de conteúdo estabelecidos, os quais precisam de funcionalidades que elevem o seu conteúdo a novos níveis.

Com o sensor APS-C de 24,2 MP, a EOS R10 produz fotografias incrivelmente nítidas e vídeo 4K imaculado para vlogues e histórias de aspeto profissional. Além disso, ao utilizar um sistema de focagem automática avançada que é capaz de acompanhar olhos, rostos, animais e veículos, o seu conteúdo estará sempre nítido, mesmo em condições de pouca luz.

A EOS R10 também inclui um ecrã tátil de ângulo variável para uma composição bem-sucedida, independentemente do ângulo, e um flash incorporado para fotografar de noite ou quando a luz é pouca. E pesa apenas 429 g, pelo que não vai ser um fardo ao percorrer grandes cidades ou nas montanhas íngremes.

A melhor câmara Full-Frame para entusiastas da fotografia de viagem: a Canon EOS RP

Um homem num fato de surf sentado numa praia rochosa, com uma prancha de surf pousada no colo.

Com o sensor Full-Frame, a construção compacta e as capacidades de disparo silencioso, a Canon EOS RP é uma escolha intuitiva para fotógrafos que pretendem experimentar uma câmara do sistema EOS R. Tirada com uma Canon EOS RP com uma objetiva Canon RF 35mm F1.8 MACRO IS STM a 1/3200 seg., f/1,8 e ISO100. © Jitka Smelhausova

Para fotógrafos com vários carimbos no passaporte que pretendem levar o seu conteúdo para níveis mais elevados, uma câmara Full-Frame como a Canon EOS RP pode realmente ajudar a impulsionar a criatividade.

Os sensores grandes em câmaras Full-Frame são mais sensíveis à luz do que os sensores mais pequenos. Isto significa que podem captar uma gama dinâmica mais ampla, muito prática ao fotografar em climas soalheiros, e produzir menos ruído com ISO elevado. Também proporcionam um controlo adicional sobre a profundidade de campo para um ajuste preciso da desfocagem e do efeito bokeh, adequado para retratos culturais de rua e para captar as luzes brilhantes de uma paisagem urbana noturna.

Com gravação de vídeo em 4K, acesso à gama de objetivas RF profissionais da Canon e a funcionalidade de focagem automática inteligente que espera de uma câmara no sistema EOS R, a EOS RP é ideal para os criadores que procuram produzir conteúdo de nível profissional. Pesa apenas 485 g e é resistente à água e ao pó, ideal para aventuras.

A melhor câmara compacta para vloggers e bloggers de viagem: a Canon PowerShot G7 X Mark III

Um homem sentado numa praia de seixos diante de uma pequena fogueira. A Canon PowerShot G7 X Mark III está montada num tripé com um microfone sobre uma rocha à sua frente.

Com um alcance focal amplo equivalente a 24-100 mm numa câmara Full-Frame, pode criar todo o tipo de conteúdo, desde vlogues e retratos a fotografia de vida selvagem, com a Canon PowerShot G7 X Mark III ultraportátil.

Uma mulher de pé numa rua, a sorrir para a câmara, segurando numa Canon PowerShot G7 X Mark III com um microfone e um tripé.

Os tripés são acessórios incrivelmente úteis durante as viagens, proporcionando estabilidade para conteúdos de vídeo e fotografia. O punho de tripé Canon HG-100TBR é um tripé leve e compacto que cabe facilmente numa mochila e funciona também como pega para vlogues.

Quando a vontade de viajar nos assola, por vezes, apenas temos tempo para pegar numa mochila e partir. Nestas situações, onde o espaço é mais importante, a PowerShot G7 X Mark III é a parceira de viagem perfeita.

Com o melhor equilíbrio entre desempenho e perfil, a PowerShot G7 X Mark III dispõe de um grande sensor de imagem tipo 1.0, que possibilita fotografias impressionantes de 20,1 MP e vídeo 4K num corpo com menos de 11 cm de largura e apenas 300 g de peso. Se não tiver espaço na mochila, pode simplesmente colocá-la no bolso. Pode também mudar de fotografia para vídeo e vice-versa com um movimento simples.

Com o ecrã inclinável a 180° e capacidades de transmissão em direto, esta câmara foi também concebida a pensar no vlogging em câmara. A abertura luminosa máxima de f/1.8, AF de acompanhamento de rosto e objetiva de ângulo amplo com zoom garantem que o fotógrafo e o ambiente circundante têm sempre a exposição e a focagem corretas, e sempre dentro do enquadramento.

No entanto, a PowerShot G7 X Mark III não é apenas para vloggers. Os preços acessíveis e a poderosa combinação de funcionalidades fazem com que seja uma das mais adequadas para fotógrafos de viagem principiantes.

Estás prestes a embarcar numa aventura? Certifique-se de que transfere a aplicação Camera Connect da Canon para poder ligar a câmara ao smartphone e partilhar as fotografias de viagem diretamente nos canais sociais. A aplicação também lhe permite controlar remotamente a câmara para obter imagens sem trepidações e vídeos estáveis.

A melhor objetiva de distância focal fixa e ângulo amplo para fotografia de viagem: Canon RF 35mm F1.8 MACRO IS STM

Uma taça de massa com tomate e manjericão, fotografada de cima para baixo com um garfo, folhas de manjericão e almofariz no enquadramento.

Com cinco pontos de estabilização de imagem para fotografias sem desfocagem e capacidade macro de 0,5x, a Canon RF 35mm F1.8 MACRO IS STM é uma escolha óbvia para captar as delícias de um restaurante distante. Adicionalmente, o motor de focagem STM silencioso torna-a uma fantástica objetiva para vlogging e transmissões em direto. Tirada com uma Canon EOS RP com uma objetiva Canon RF 35mm F1.8 MACRO IS STM a 1/125 seg., f/2,5 e ISO 800. © Natasha Alipour-Faridani

Há um motivo pelo qual a Canon RF 35mm F1.8 MACRO IS STM é preferida por fotógrafos de rua, fotógrafos de retratos e fotógrafos de viagens. Suficientemente ampla para cenários urbanos expansivos, fotografias de paisagens deslumbrantes e grandes planos reveladores, com um perfil discreto, abertura máxima rápida e ampliação MACRO de até 1:2, o que funciona de forma brilhante para uma variedade de géneros.

Apesar de ser concebida para câmaras Full-Frame, a objetiva RF 35mm F1.8 MACRO IS STM também pode ser utilizada em corpos APS-C, como a Canon EOS R10, onde poderá captar um campo de visão equivalente a uma objetiva de 56 mm num corpo Full-Frame.

A melhor objetiva de distância focal fixa para principiantes de fotografia de viagens e de rua: Canon RF 50mm F1.8 STM

Uma mulher com batom vermelho vira a cabeça para olhar para a câmara. É possível ver as luzes cintilantes em segundo plano.

Graças ao revestimento da lente asférica, as imagens captadas com a Canon RF 50mm F1.8 STM serão nítidas de um canto ao outro, e o tamanho compacto torna-a uma adição valiosa para o kit, quer seja um principiante aventureiro ou um explorador experiente.

Uma "nifty fifty" como a Canon RF 50mm F1.8 STM é o primeiro ponto de contacto para principiantes que querem começar a ser criativos na fotografia de viagem. A abertura máxima ampla de f/1.8 desta objetiva permite-lhe obter uma profundidade de campo incrivelmente reduzida para criar retratos bonitos que expressam realmente as identidades culturais das pessoas que conhece.

Também permite a entrada de muita luz, pelo que estará a postos para quaisquer cenários de iluminação que as aventuras coloquem no seu caminho. Instale-a numa câmara APS-C e terá o equivalente a um campo de visão de 80 mm numa câmara Full-Frame.

A melhor objetiva de zoom multifuncional para fotografia de viagem: Canon RF 24-105mm F4-7.1 IS STM

Uma rua estreita e sinuosa de casas de pedra clara, com vasos de terracota repletos de gerânios pendurados nas paredes.

Com uma distância mínima de focagem de apenas 13 cm através da funcionalidade macro de focagem central de 0,5x, a Canon RF 24-105mm F4-7.1 IS STM permite-lhe captar os detalhes mais ínfimos. Também não tem de se preocupar com a vibração da câmara, pois esta objetiva inclui um estabilizador ótico de imagem de 5 pontos. Tirada com uma Canon EOS RP com uma objetiva Canon RF 24-105mm F4-7.1 IS STM a 50 mm, 1/320 seg., f/5 e ISO800.

Vai viajar com pouco peso e apenas tem espaço para uma objetiva na mochila? A Canon RF 24-105mm F4-7.1 IS STM multifuncional é uma excelente escolha. O intervalo de focagem amplo proporciona uma versatilidade incrível, adequada para tudo, desde vlogues a retratos deslumbrantes. Além do alcance impressionante, inclui 5 pontos de IS para fotografar com a câmara na mão e em condições de pouca luz, num corpo que mede menos de 9 cm e pesa apenas 395 g. Num sensor APS-C, o intervalo de focagem desta objetiva é equivalente a 38,4-168 mm numa câmara Full-Frame.

Estas câmaras, objetivas e acessórios adequados para mochila são realmente os melhores companheiros dos aventureiros, pois produzem imagens e vídeos deslumbrantes sem comprometer a liberdade para passear. Para obter mais inspiração relativa a fotografia de viagem, descubra como a fotógrafa profissional Diana Millos se divertiu ao longo de 48 horas na bela cidade de Sevilha com a Canon EOS R10.

Escrito por Peter Wolinski