VLOGUES

As melhores câmaras Canon para vlogues

Descubra como estas fantásticas câmaras Canon para vlogues dão vida ao seu vlogue de forma simples com um grande nível de controlo e uma qualidade de vídeo excecional.
Uma pessoa a gravar um vlogue com uma Canon EOS R10. No fundo existe uma laranjeira carregada de fruta.

O vlogging é uma excelente forma de se dar a conhecer aos outros. Para filmar um vlogue, precisa de uma câmara para vlogging. Quer pretenda tornar-se um influenciador com milhares de seguidores e subscritores no YouTube, ou simplesmente divertir-se a documentar o seu passatempo ou as suas aventuras em férias, há muitas formas de ser criativo e mostrar quem realmente é através de um vlogue. É verdade que já existe um grande número de vloggers, mas os indivíduos criativos e simpáticos com uma mensagem forte encontram sempre forma de se fazer ouvir.

A simpatia e a mensagem dependem de si. Porém, no que diz respeito às melhores câmara Canon para vlogging, as apresentadas aqui permitem dar vida às suas ideias de forma divertida e fácil, ao mesmo tempo que lhe asseguram a qualidade de vídeo e o controlo criativo de que necessita para criar um vlogue apelativo. Todas estas câmaras Canon para vlogging possuem Wi-Fi e Bluetooth incorporados, para que possa partilhar os seus vídeos e fotografias instantaneamente ao transferir sem fios as suas criações para o seu dispositivo inteligente e carregá-las nas redes sociais.

Eis as melhores câmaras Canon para vlogging – continue a ler para descobrir porquê.

Um produto no exterior fotografado com uma câmara Canon EOS R10, com microfone e minitripé fixados, configurados para gravação de vídeo.

A Canon EOS R10 foi concebida a pensar em criadores aventureiros. Com apenas 429 g, é a companheira de kit ideal para vloggers de viagem e para quem fotografa sem tripé e em movimento.

1. Canon EOS R10

A melhor câmara Canon para vlogging para principiantes e descontraídos criadores de conteúdo nas redes sociais

  • Sensor: formato APS-C de 24,2 MP
  • Sistema AF: Dual Pixel CMOS AF com acompanhamento de olhos, rosto, animais e veículos
  • Ecrã: Ecrã tátil LCD de ângulo variável de 7,6 cm e 1,04 milhões de pontos
  • Resolução máxima de vídeo: 4K (3840 x 2160); 6K (com sobreamostragem)
  • Sistema de objetivas: Objetivas RF-S; objetivas RF (com fator de recorte de 1,6x); objetivas EF e EF-S através de adaptadores de montagem
  • Visor: Visor eletrónico de 2,36 milhões de pontos (EVF) com ampliação de 0,95x
  • Áudio: Microfone incorporado com redução de ruído interna; entrada do microfone
  • Modo de temporizador automático para filmes: 2 segundos, 10 segundos, telecomando
  • Filmes: aspeto de filme vertical disponível
  • Peso: 429g


Quer seja um videógrafo entusiasta com uma conta nas redes sociais em expansão ou um principiante à procura da melhor câmara para vlogging para iniciar a sua carreira no YouTube, a Canon EOS R10 tem tudo do que precisa. Sendo um ponto de entrada acessível no sistema EOS R mirrorless Canon, a EOS R10 dá-lhe acesso ao suporte RF de nível profissional da Canon, para uma focagem automática ultrarrápida utilizando objetivas RF-S personalizadas. Estas incluem a acessível e compacta Canon RF-S 18-45mm F4.5-6.3 IS STM, uma objetiva de aplicação geral ideal para começar a utilizar o sistema mirrorless.

O AF inteligente de aprendizagem profunda da Canon permite que a EOS R10 acompanhe olhos e rostos sem esforço em 100% do enquadramento1. Por isso, independentemente das condições de iluminação, será sempre o centro das atenções. Para garantir que os seus animais de estimação não ficam de fora, a EOS R10 também acompanha animais.

O sensor APS-C de 24,2 MP proporciona a qualidade de que necessita para garantir que o seu conteúdo tem um aspeto incrível, oferecendo 4K até 60p sem limite de tempo de gravação. Para uma câmara lenta cinematográfica, a EOS R10 grava 120 fps em Full HD, enquanto os seus modos de disparo na vertical produzem filmagens compatíveis com redes sociais para as histórias do Instagram e TikTok.

A EOS R10 foi concebida a pensar em vloggers que não utilizam tripé. Pesando apenas 429 g e com um ecrã tátil de ângulo variável para maior versatilidade e para se ver a si próprio enquanto grava, pode gravar um vlog à distância de um braço ao longo de todo o dia. Utilize-a com a leve e compacta Canon RF 16 mm F2.8 STM, uma excelente objetiva para vloggers principiantes, para uma perspetiva nítida e ultra ampla. Tenha em atenção que a utilização de uma objetiva RF concebida para uma câmara full-frame numa câmara com um sensor APS-C irá, na verdade, aumentar o alcance da objetiva por um fator de 1,6x, o que significa que o motivo irá preencher uma proporção maior do seu enquadramento.

No passado, mesmo algumas das melhores câmaras para vlogging para YouTubers e criadores necessitaram microfones externos. No entanto, a EOS R10 inclui um microfone incorporado que reduz automaticamente o ruído interno da câmara para um áudio limpo, ideal para vlogging rapidamente.

Uma mulher, virada de costas para a câmara, a segurar uma Canon EOS R7, com um microfone colocado, na mão esticada.

Com um sensor de 32,5 MP e o mesmo sofisticado sistema de focagem automática utilizado em câmaras profissionais Canon, como a EOS R5 e a EOS R5 C, a EOS R7 é uma opção fantástica para os criadores que pretendem levar o seu conteúdo ao próximo nível.

2. Canon EOS R7

Para criadores e entusiastas de conteúdo digital que querem funções de nível profissional

  • Sensor: formato APS-C de 32,5 MP
  • Sistema AF: Dual Pixel CMOS AF com acompanhamento de olhos, rosto, animais e veículos
  • Estabilizador de imagem no corpo (IBIS): Sim
  • Ecrã: Ecrã tátil LCD de ângulo variável de 7,6 cm e 1,62 milhões de pontos
  • Resolução máxima de vídeo: 4K (3840 x 2160); 7K (com sobreamostragem)
  • Armazenamento: Ranhuras de cartões SD duplas
  • Visor: EVF de 2,36 milhões de pontos com ampliação de 1,15x
  • Sistema de objetivas: Objetivas RF-S; objetivas RF (com fator de recorte de 1,6x); objetivas EF e EF-S através de adaptadores de montagem
  • Áudio: Microfone incorporado com redução de ruído interna; entrada do microfone
  • Modo de temporizador automático para filmes: 2 segundos, 10 segundos, telecomando
  • Filmes: aspeto de filme vertical disponível
  • Peso: 539g


Se é um criador de conteúdo digital experiente ou procura simplesmente elevar o conteúdo do seu vlog para o destacar, uma câmara APS-C com sistema EOS R de qualidade profissional, como a Canon EOS R7 é a companheira perfeita. Combinando o seu sensor de 32,5 MP com o encaixe da objetiva RF, que permite a utilização da gama de objetivas RF profissionais Canon, ou às suas objetivas EF-S e EF existentes, a EOS R7 dará ao seu conteúdo a vantagem clara e profissional de que necessita para se destacar no YouTube ou no Instagram. Beneficiando da mesma focagem automática inteligente da EOS R10, a EOS R7 utiliza 527 zonas AF (651 para fotografias) para acompanhar motivos, rostos e olhos em 100% do enquadramento1, garantindo que cada segundo do seu conteúdo de vídeo fica nítido.

Destinada a criadores de conteúdo independentes e focados no futuro, a EOS R7 oferece resolução 4K a 60p e vídeo com amostragem de 7K a 30p, proporcionando detalhes incríveis ao reduzir para 4K. Com a gravação interna Canon Log 3, também obtém uma enorme flexibilidade criativa na pós-produção.

Com IBIS de cinco eixos incorporado, a EOS R7 foi concebida a pensar em disparos sem tripé estáveis, mesmo nas condições de luz mais fracas e com objetivas sem IS. Quando emparelhada com uma objetiva RF equipada com IS, tal como a versátil Canon RF 35mm F1.8 MACRO IS STM, que combina um ângulo de visão amplo com uma abertura máxima luminosa, a EOS R7 oferece até 7 pontos2 de estabilização de imagem para um conteúdo suave e sem trepidações, mesmo que esteja a fotografar enquanto caminha.

Resistente ao pó e à água, a EOS R7 também inclui duas ranhuras para cartões com gravação simultânea para garantir que todas as suas filmagens são gravadas em cópia de segurança. Todas estas funcionalidades tornam a EOS R7 ideal para criadores aventureiros que nunca sabem em que condições podem vir a gravar.

Tal como a EOS R10, a EOS R7 também inclui um ecrã tátil LCD de ângulo variável para vlogs sem tripé e um microfone incorporado com redução de ruído interna, proporcionando áudio que corresponde à qualidade do seu vídeo.

Uma mulher num casaco azul claro a olhar para o ecrã tátil de ângulo variável de uma Canon EOS RP montada num tripé.

O sensor CMOS de 26,2 MP da EOS RP funciona incrivelmente bem em condições de pouca luz, enquanto o ecrã tátil LCD de ângulo variável lhe proporciona uma visão clara do seu motivo.

3. Canon EOS RP

Uma câmara mirrorless Full-Frame potente para vloggers que querem novas oportunidades criativas

  • Sensor: CMOS Full-Frame de 26,2 MP
  • Sistema AF: Dual Pixel CMOS AF com acompanhamento de rosto e olhos e deteção até EV -5
  • Ecrã: Ecrã tátil LCD de ângulo variável de 7,5 cm e 1,04 milhões de pontos
  • Resolução máxima de vídeo: 4K (3840 x 2160)
  • Sistema de objetivas: Objetivas RF profissionais Canon; objetivas RF-S; objetivas EF e EF-S através de adaptadores de montagem
  • Visor: EVF OLED a cores com 2,36 milhões de pontos
  • Áudio: Microfones estéreo incorporados; entrada para microfone
  • Modo de temporizador automático para filmes: 2 segundos, 10 segundos, telecomando
  • Filmes: aspeto de filme vertical disponível
  • Peso: 485g


Uma câmara full-frame, como a Canon EOS RP, é uma excelente forma de expandir os seus horizontes criativos quando já tiver alguma experiência. O seu sensor de 35 mm, grande e altamente sensível, proporciona um melhor desempenho em condições de iluminação desafiantes e variáveis, bem como um maior controlo da profundidade de campo, o que pode ajudar a ajustar o ambiente e a atmosfera do seu conteúdo.

A EOS RP inclui todas as ferramentas de que necessita para ultrapassar os seus limites, tais como o sistema inteligente AF Canon, que consegue detetar e acompanhar rostos e olhos, combinado com objetivas RF avançadas e de focagem rápida para manter o seu conteúdo com um aspeto elegante e nítido, até 4K. É a estrutura perfeita para montar uma objetiva RF ultra angular rápida e económica, como a Canon RF 16mm F2.8 STM, que foi concebida para vloggers e criadores de conteúdos criativos.

A leve RF 24mm F1.8 MACRO IS STM, que tem uma funcionalidade de meia macro para fundos maravilhosamente desfocados, ou a versátil RF 15-30mm F4.5-6.3 IS STM, um zoom ultra amplo suave e silencioso, também seriam excelentes escolhas. Ambas as objetivas dispõem de estabilização de imagem incorporada para manter o vídeo sem tripé estável.

Encontrará a mesma interface de utilizador intuitiva e o mesmo esquema de menu na EOS RP que encontra em qualquer outra câmara digital Canon. Existem 23 funções personalizadas que podem ser definidas para os seus botões Fn e a aplicação Guia de Fotografia da Canon irá ajudar a descobrir o que cada uma das funções da sua câmara pode fazer. Além disso, todas as funcionalidades profissionais da câmara são fornecidas num corpo pequeno e leve, o que significa que a EOS RP pode ser utilizada para a criação de conteúdo sem tripé durante todo o dia.

Um homem com um pulôver bege e óculos a olhar para o ecrã de ângulo variável de uma câmara Canon M50 Mark II.

O famoso pasteleiro e vlogger, Matt Adlard, utilizou a Canon EOS M50 Mark II para captar as suas impressionantes criações culinárias.

Uma variedade de kits dispostos num formato quadrado, incluindo a EOS M50 Mark II, objetivas, um flash e um microfone.

Para uma flexibilidade criativa, a EOS M50 Mark II pode utilizar objetivas EF e EF-S com um adaptador de montagem Canon EF-EOS M, mas as objetivas Canon EF-M compactas e dedicadas são perfeitas para vlogging.

4. Canon EOS M50 Mark II

Uma câmara Cannon mirrorless versátil concebida para utilização no interior e no exterior

  • Sensor: formato APS-C de 24,1 MP
  • Ecrã: ecrã tátil de ângulo variável de 7,5 cm
  • Sistema AF: Dual Pixel CMOS AF com acompanhamento de rosto e objetos
  • Resolução máxima de vídeo: 4K (3840 x 2160)
  • Sistema de objetivas: objetivas EF-M dedicadas pequenas e leves; compatibilidade com objetivas EF e EF-S com um adaptador de montagem Canon EF-EOS M.
  • Áudio: entrada de microfone
  • Modo de temporizador automático para filmes: 2 segundos, 10 segundos, telecomando
  • Filmes: aspeto de filme vertical disponível


A Canon EOS M50 Mark II foi desenvolvida a pensar no vídeo e, particularmente, no vlogging. Para começar, a Canon EOS M50 Mark II oferece até 143 pontos de focagem automática (em função da objetiva utilizada) com Dual Pixel AF que inclui acompanhamento de rosto e objetos. Selecione um motivo a partir de qualquer ponto dentro de quase todo o enquadramento e não arraste o dedo, basta tocar no local onde pretende que a câmara foque para mover o ponto AF ou criar um efeito profissional de focagem controlada.

A Canon EOS M50 Mark II é excelente para filmar em condições de pouca luz. Ao filmar em 4K, a câmara oferece uma sensibilidade até ISO 6400, o que significa que pode esperar imagens nítidas com cores precisas, quer esteja a filmar-se a si próprio a desembalar produtos no seu quarto iluminado por um candeeiro à noite ou a caminhar pelas ruas de uma capital sob o sol intenso do meio-dia. Se não precisar de filmar em 4K, filmar em qualidade HD permite-lhe elevar a gama ISO de 100 para 25600, o que significa que mesmo que filme ao luar, as pessoas continuam a conseguir ver o seu rosto!

Com o ecrã de ângulo variável totalmente articulado, pode rodá-lo rapidamente e enquadrar-se em movimento para que a câmara capte elementos rápidos enquanto passeia pelo mercado local ou caminha no trilho dos Apalaches. O excelente sistema AF da Canon EOS M50 Mark II coloca um quadrado sobre o seu rosto para mostrar que está a ser focado e a função Movie Digital IS incorporada na câmara ajuda a garantir filmagens estáveis mesmo quando filma sem tripé.

Conta também com um microfone estéreo incorporado e uma minitomada estéreo de 3,5 mm para ligar um microfone externo. E com o kit de objetiva Canon EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM montado, a EOS M50 Mark II assenta bem na sua mão. Isto significa que se pode filmar a si próprio à distância de um braço sem se cansar.

Um homem com um casaco grande a filmar-se com a Canon PowerShot G7 X Mark III num estabilizador portátil.

O videógrafo e fotógrafo Jamie James colocou a Canon PowerShot G7 X Mark III à prova na sua sessão fotográfica ao ar livre.

Uma Canon PowerShot G7 X Mark III num tapete azul turquesa, com um microfone externo e telecomando.

Não deixe que o som o desaponte. A PowerShot G7 X Mark III inclui uma entrada de 3,5 mm para um microfone externo, o que significa que a incrível qualidade de vídeo será acompanhada de um áudio perfeito.

5. Canon PowerShot G7 X Mark III

A câmara Canon para vlogging de tamanho de bolso para utilizar enquanto passeia

  • Sensor: CMOS sobreposto de 1.0 de 20,1 MP
  • Ecrã: ecrã tátil inclinável de 7,5 cm
  • Sistema AF: AF contínua com acompanhamento de rosto e objetos de AF de 31 de pontos; estabilizador de imagem com desvio de objetiva de 4 pontos, IS inteligente com estabilizador de imagem dinâmico avançado de 5 eixos e nivelamento automático
  • Resolução máxima de vídeo: 4K (3840 x 2160)
  • Filtro: filtro ND incorporado
  • Filmes: aspeto de filme vertical disponível


A Canon PowerShot G7 X Mark III é uma câmara compacta de tamanho de bolso com sensor de grandes dimensões e uma objetiva de 24-100 mm (equivalente) f/1.8-2.8 incorporada. A combinação de sensor de peso reduzido e de grandes dimensões torna-a fantástica para vloggers e a melhor câmara para gravar vlogues em movimento para o YouTube. Pode colocá-la no bolso e levá-la consigo onde quer que vá – capta tudo o que a vida lhe dá. A lente incorporada é incrivelmente rápida, o que significa que nunca perde um momento, e o ecrã rotativo facilita o enquadramento em movimento.

A PowerShot G7 X Mark III oferece-lhe uma vasta amplitude de focagem com excelente alcance. Assim, num evento desportivo, por exemplo, pode captar a cena na totalidade antes de aumentar o zoom até ao limite de 100 mm da distância focal para captar a ação. Depois, pode diminuir o zoom, rodar o ecrã tátil, tocar no ecrã e gravar a sua reação!

A PowerShot G7 X Mark III também dispõe de um excelente modo de deteção e acompanhamento de rosto. Isto significa que pode mover-se livremente, levantar os braços com entusiasmo e mostrar a sua reação ao que se está a passar sem temer que o seu rosto saia da zona de nitidez.

A PowerShot G7 X Mark III apresenta um desempenho soberbo em todas as condições de luz, quer seja sob sol intenso ou num quarto à luz do candeeiro, o que a torna uma câmara perfeita para utilizar durante passeios.

Poderá captar filmagens incrivelmente estáveis mesmo com o zoom no máximo ou ao utilizar a função de deslocação horizontal ou em movimento, graças ao estabilizador de imagem dinâmico avançado de 5 eixos que neutraliza a vibração da câmara.

6. As melhores objetivas Canon para vlogues





Existem muitas objetivas Canon excelentes para vlogging, combinando campos de visão amplos com uma qualidade de imagem excecional. A acessível e ultra grande angular Canon RF 16mm F2.8 STM é uma excelente primeira objetiva para vloggers principiantes, oferecendo excelentes oportunidades criativas para criadores de conteúdos que pretendem captar imagens de interior e grandes vistas. Por outro lado, a RF 24mm F1.8 MACRO IS STM combina ângulos de visualização amplos com uma abertura máxima luminosa e estabilização interna, enquanto a RF 15-30mm F4.5-6.3 IS STM oferece uma focal versátil que se adapta às suas necessidades, desde ângulos ultra amplos para vlogs sem tripé a ângulos mais estreitos quando necessita de um alcance extra. A compacta, retrátil e leve Canon RF-S 18-45mm F4.5-6.3 IS STM é também uma escolha ideal para dias longos em movimento.

Escrito por Jeff Meyer e Peter Wolinski

  1. Aplicável quando é apresentado o enquadramento do motivo durante o acompanhamento e se estiver instalada uma objetiva compatível na câmara enquanto o AF de intervalo completo está ativo ou o motivo é detetado com êxito noutro modo de área.
  2. Sete pontos com base na norma CIPA com a objetiva Canon RF-S 18-150mm F3.5-6.3 IS STM a uma distância focal de 150 mm.

Produtos relacionados

Artigos relacionados

  • Uma mulher com um vestido de verão e chapéu segura a Canon EOS R10 junto ao rosto para olhar através do visor, diante de arquitetura espanhola detalhada.

    FOTOGRAFIA DE VIAGEM

    Uma visita à cidade de Sevilha com a EOS R10

    A blogger Diana Millos descobre por que razão esta câmara criativa é a companheira de viagem ideal.

  • Uma mulher a preparar a sua Canon PowerShot G7 X Mark III ao lado do seu computador portátil para filmar uma aula de ioga a partir da sua sala de estar.

    CÂMARAS COMPACTAS

    A melhor câmara compacta para conteúdos

    Descubra como a PowerShot G7 X Mark III pode ajudar a libertar a sua veia criativa no dia a dia.

  • O famoso pasteleiro, Matt Adlard, a tirar uma fotografia de uma sobremesa de chocolate com a Canon EOS M50 Mark II.

    FOTOGRAFIA DE COMIDA

    Uma receita para o sucesso: apresentamos a Canon EOS M50 Mark II

    O pasteleiro autodidata e estrela das redes sociais, Matt Adlard, experimentou a EOS M50 Mark II.

  • Uma mulher coloca uma câmara num tripé à distância de um braço, estando esta apontada para si mesma, com um terraço de edifícios multicoloridos desfocados na margem do rio atrás dela.

    VLOGUES

    Como se tornar um vlogger

    Comece a produzir vlogues de qualidade com as nossas sugestões de vlogging para principiantes.