Sanne from Books & Quills is filmed writing in her journal.

VLOGUES

As melhores câmaras Canon para vlogues

O vlogging é uma excelente forma de se dar a conhecer aos outros. Para filmar um vlogue, precisa de uma câmara para vlogging. Quer pretenda tornar-se um influenciador com milhares de seguidores ou simplesmente divertir-se a documentar o seu passatempo ou as suas aventuras em férias, há muitas formas de ser criativo e mostrar quem realmente é através de um vlogue. É verdade que já existe um grande número de vloggers, mas os indivíduos criativos e simpáticos com uma mensagem forte encontram sempre forma de se fazer ouvir.

A simpatia e a mensagem dependem de si. Mas no que diz respeito às melhores câmara Canon para vlogging, estas três permitem dar vida às suas ideias de forma divertida e fácil, ao mesmo tempo que lhe asseguram a qualidade de vídeo e o controlo criativo de que necessita para criar um vlogue apelativo. As três câmaras Canon para vlogging possuem Wi-Fi e Bluetooth incorporados, para que possa partilhar os seus vídeos e fotografias instantaneamente ao transferir as suas criações sem fios para o seu dispositivo inteligente e carregá-las nas redes sociais.

A flatlay of a vlogger's equipment, including the Canon EOS 250D.

Uma câmara Cannon para vlogging em estúdio ideal para principiantes

Sensor: APS-C de 24,1 MP
Ecrã: ecrã tátil de ângulo variável de 8 cm
Sistema AF: Dual Pixel CMOS AF com acompanhamento de rostos e objetos e deteção de olhos para filme
Resolução máxima de vídeo: 4K (3840 x 2160)
Sistema de objetivas: compatível com objetivas EF e EF-S
Áudio: entrada de microfone

Esta DSLR leve e portátil oferece muita potência e especificações impressionantes. O ecrã rotativo de ângulo variável totalmente articulado ajuda-o a encontrar o ângulo perfeito quando se filma a si próprio em casa ou no estúdio. A útil interface do utilizador orientada também o guia pelas várias funcionalidades e explica como criar diferentes efeitos. A Canon EOS 250D é a câmara perfeita para o vlogger que pretende passar de um smartphone para algo que proporciona um maior controlo sobre o processo criativo.

A Dual Pixel CMOS AF com deteção de rostos e olhos garante que nunca fica desfocado enquanto fala diretamente para a câmara e ao deslocar-se pelo espaço. Quando retira a câmara do tripé para fazer filmagens suplementares, a Canon EOS 250D oferece equilíbrio e é fácil de segurar. É a câmara maior das três aqui apresentadas, o que facilita um bom controlo para obter filmagens nítidas e estáveis.

Sanne from Books & Quills sits at a desk writing in her journal.

Para além de todas estas funcionalidades práticas, investir numa câmara com sistema EOS significa que tem uma vasta gama de acessórios disponível, o que lhe oferece uma flexibilidade criativa ainda maior. A compatibilidade com objetivas EF e EF-S significa que tem inúmeras opções de distâncias focais à escolha e a capacidade de criar uma fantástica profundidade de campo reduzida. Para oferecer uma melhor qualidade de som, existe uma minitomada estéreo de 3,5 mm para ligar um microfone externo.

Sendo uma ferramenta versátil robusta, a Canon EOS 250D é a câmara de eleição para influenciadores como a Sanne, do canal do YouTube Books and Quills, que utiliza a vasta gama de objetivas Canon para obter efeitos de profundidade de campo reduzida com nitidez que conferem um toque profissional aos vídeos.

Artigos relacionados
Adventurer Laura Bingham pictured from behind, facing dense jungle, as she films a vlog with a Canon PowerShot G7 X Mark II.

VLOGUES

Laura Bingham: à conquista do Rio Essequibo

A aventureira Laura Bingham liderou a primeira descida do Rio Essequibo a nível mundial e registou a experiência num vlogue com a PowerShot G7 X Mark II.

Two women pose in front of a camera in a clothes shop.

VLOGUES

Partilhe a sua paixão e personalidade: como começar a gravar vlogues hoje mesmo

Iniciar um vlogue é divertido e gratificante. Basta seguir as nossas sugestões para vlogues e aprender a captar imagens deslumbrantes para agradar aos espetadores.

A flatlay of a vlogger's equipment, including the Canon M50.

Uma câmara Cannon mirrorless versátil concebida para utilização no interior e no exterior

Sensor: formato APS-C de 24,1 MP
Ecrã: ecrã tátil de ângulo variável de 8 cm
Sistema AF: Dual Pixel CMOS AF com acompanhamento de rostos e objetos
Resolução máxima de vídeo: 4K (3840 x 2160)
Sistema de objetivas: objetivas EF-M dedicadas pequenas e leves e compatibilidade com objetivas EF e EF-S com um adaptador de montagem Canon EF-EOS M.
Áudio: entrada de microfone

A Canon EOS M50 foi desenvolvida a pensar no vídeo e, particularmente, no vlogging. Para começar, a Canon EOS M50 oferece até 143 pontos de focagem automática (em função da objetiva utilizada) com Dual Pixel AF que inclui acompanhamento de rostos e objetos. A focagem selecionável manualmente na moldura significa que, quando estiver a fazer filmagens suplementares de ação, pode arrastar o dedo no ecrã tátil para mover o ponto AF ou criar um efeito profissional de focagem controlada.

A Canon EOS M50 é excelente para filmar em condições de pouca luz. Ao filmar em 4K, a câmara oferece uma sensibilidade até ISO 6400, o que significa que pode esperar imagens nítidas com cores precisas, quer esteja a filmar-se a si próprio a desembalar produtos no seu quarto iluminado por um candeeiro à noite ou a caminhar pelas ruas de uma capital sob o sol intenso do meio-dia. Se não precisar de filmar em 4K, filmar em qualidade HD permite-lhe elevar a gama ISO de 100 para 25600, o que significa que mesmo que filme ao luar, as pessoas continuam a conseguir ver o seu rosto!

Com o ecrã de ângulo variável totalmente articulado, pode rodá-lo rapidamente e enquadrar-se em movimento para que a câmara capte elementos rápidos enquanto passeia pelo mercado local ou caminha no trilho dos Apalaches. O excelente sistema AF da Canon EOS M50 coloca um quadrado sobre o seu rosto para mostrar que está a ser focado e a função Movie Digital IS incorporada na câmara ajuda a garantir filmagens estáveis mesmo quando filma sem tripé.

A portrait of vlogger Joel from Gallucks.

Para desfrutar de flexibilidade criativa, pode utilizar objetivas EF e EF-S com um adaptador de montagem Canon EF-EOS M, mas as objetivas Canon EF-M compactas e dedicadas são perfeitas para vlogging.

E que mais? Conta também com um microfone estéreo incorporado e uma minitomada estéreo de 3,5 mm para ligar um microfone externo. E com o kit de objetiva Canon EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM montado, a EOS M50 assenta bem na sua mão. Isto significa que se pode filmar a si próprio à distância de um braço sem ficar cansado, uma técnica que pode ver habitualmente em vídeos de influenciadores como o Joel da Gallucks.

A flatlay of a vlogger's equipment including the Canon G7 X Mark II.

A câmara Canon para vlogging de tamanho de bolso para utilizar enquanto passeia

Sensor: BSI 1.0 de 20,1 MP
Ecrã: ecrã tátil inclinável de 7,5 cm
Sistema AF: AF contínua com acompanhamento de rostos e objetos de 31 de pontos; estabilizador de imagem com desvio de objetiva de 4 pontos, IS inteligente com estabilizador de imagem dinâmico avançado de 5 eixos e nivelamento automático
Resolução máxima de vídeo: Full HD (1920 x 1080) a 60 fps
Filtro: filtro ND incorporado

A Canon PowerShot G7 X Mark II é uma câmara compacta de tamanho de bolso com sensor de grandes dimensões e uma objetiva de 24-100 mm (equivalente) f/1.8-2.8 incorporada. A combinação de sensor de peso reduzido e de grandes dimensões torna-a fantástica para vloggers. Pode colocá-la no bolso e levá-la consigo onde quer que vá – capta tudo o que a vida lhe dá. A lente incorporada é incrivelmente rápida, o que significa que nunca perde um momento, e o ecrã rotativo facilita o enquadramento em movimento.

A Canon PowerShot G7 X Mark II apresenta um desempenho soberbo em todas as condições de luz, quer seja sob sol intenso ou num quarto à luz do candeeiro, o que a torna uma câmara perfeita para utilizar durante passeios. Pode ver a nitidez das filmagens nos vídeos do canal do YouTube doyouknowellie da Ellie, que filma de manhã à noite.

Ellie from doyouknowellie sits at a table in a cafe.

A Canon PowerShot G7 X Mark II oferece-lhe uma vasta amplitude de focagem com excelente alcance. Assim, num evento desportivo, por exemplo, pode captar a cena na totalidade e, em seguida, aumentar o zoom até ao limite de 100 mm da distância focal para captar a ação. Depois, pode diminuir o zoom, rodar o ecrã tátil, tocar no ecrã e gravar a sua reação!

A Canon PowerShot G7 X Mark II também dispõe de um excelente modo de deteção e acompanhamento de rostos. Isto significa que pode mover-se livremente, levantar os braços com entusiasmo e mostrar a sua reação ao que se está a passar sem temer que o seu rosto saia da zona de nitidez.

Poderá captar filmagens incrivelmente estáveis mesmo com o zoom no máximo ou ao utilizar a função de deslocação horizontal ou em movimento, graças ao estabilizador de imagem dinâmico avançado de 5 eixos que neutraliza a vibração da câmara.

Escrito por Jeff Meyer