VLOGUES

Introdução aos vlogues: as melhores sugestões para gravar vlogues

Iniciar um vlogue é divertido e gratificante. Basta seguir as nossas sugestões para vlogues e aprender a captar imagens deslumbrantes para agradar aos espetadores.
Canon Camera
Encontrou o seu nicho, um local bonito e uma história interessante para o seu vlogue. Pode ter todos os ingredientes para o vlogue perfeito, mas sabe que equipamento escolher e como filmar o seu vídeo com um nível suficientemente elevado para agradar aos espetadores?

Neste artigo de introdução aos vlogues, apresentamos sete sugestões para principiantes e para vloggers que pretendem melhorar a qualidade dos seus vídeos. Descubra como captar vídeos de elevada qualidade que vão fazer com que os seus espetadores voltem a pedir mais, isto é, como obter vídeos nítidos e estáveis, sem trepidações, a importância do enquadramento criativo e aquilo de que precisa para captar som nítido e claro. Seja qual for a sua câmara para vlogues, quer esteja a filmar com uma Canon PowerShot G7 X Mark III, com uma Canon EOS M50 Mark II ou com uma Canon EOS M6 Mark II, eis o que deve ter em conta ao criar os seus primeiros vlogues.

1. Ao escolher o equipamento, procure um equilíbrio entre o tamanho da câmara e do sensor

Um homem com um casaco a colocar uma PowerShot G7 X Mark III no bolso.

Seja qual for a sua câmara de eleição, siga as sete melhores sugestões deste artigo e descubra como pode entrar no mundo do vlogging.

Uma câmara com um sensor maior proporciona-lhe vídeos de melhor qualidade mas, para um vlogue, é importante equilibrar o tamanho do sensor com o tamanho geral da câmara. Por exemplo, uma câmara PowerShot da série G com uma objetiva incorporada, como a Canon PowerShot G7 X Mark III, é uma câmara para vlogues extremamente compacta e portátil. No entanto, uma câmara mirrorless ou uma DSLR de objetiva intermutável irá oferecer-lhe uma maior variedade de opções de objetivas.

Ter uma câmara mais compacta e uma maior irá ajudá-lo durante a gravação de imagens para diferentes fins e também irá proporcionar-lhe ângulos adicionais da câmara nos seus vlogues.

2. Utilize uma objetiva grande-angular

Muitos vloggers utilizam objetivas grande-angular, uma vez que podem ser utilizadas em espaços pequenos, como um quarto ou cozinha, para mostrar o máximo possível da cena. Uma objetiva de 24 mm é boa para este fim, mas uma objetiva ultra-angular é ainda melhor. Por isso, se estiver a filmar com uma câmara com sensor APS-C, como a Canon EOS M6 Mark II ou a Canon EOS M50 Mark II, ao combiná-la com uma objetiva de zoom ultra-angular, como a objetiva Canon EF-M 11-22mm f/4-5.6 IS STM, pode incluir mais elementos no enquadramento. Para utilizadores de DSLR ou para aqueles que utilizam um adaptador de montagem Canon EF-EOS M com o corpo mirrorless, a objetiva Canon EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM oferece capacidades semelhantes.

Seja qual for a objetiva que decidir utilizar, rode o ecrã da câmara para o ajudar a posicionar-se no enquadramento, tornando mais fácil gravar em modo de autorretrato e disparar a partir de ângulos baixos. Muitas câmaras, como a Canon PowerShot G7 X Mark III, também podem ser ligadas através de Bluetooth à aplicação Camera Connect da Canon no seu dispositivo inteligente para filmar ou fotografar remotamente.

3. Escolha a sua resolução e taxa de fotogramas

O ecrã de definições de uma Canon EOS M50 Mark II com um microfone encaixado.

A opção de filmar em 4K já não está limitada a câmaras profissionais. Está a começar a aparecer em câmaras compactas, mas com um elevado número de funcionalidades, como a Canon EOS M50 Mark II.

A procura de vídeo está a aumentar e, com ela, as expetativas ao nível da qualidade. Independentemente da criatividade do seu conteúdo, se o vídeo não tiver detalhes, há espaço para melhorar. Procure câmaras com vídeo Full HD ou 4K. O Full HD é um bom padrão, mas o 4K oferece-lhe ainda mais detalhes, permitindo-lhe cortar e estabilizar os seus vídeos sem comprometer a qualidade. Filmar em 4K não significa que tem de publicar em 4K, mas lembre-se de que os vídeos 4K demoram mais tempo a editar e a carregar.

O aspeto mais importante a considerar é a taxa de fotogramas que se adequa ao seu motivo. 60 fotogramas por segundo (fps) é a melhor escolha para vlogues de ação e oferece-lhe a opção de realizar efeitos em câmara lenta. 30 fps ou 25 fps é perfeito para tudo o resto. Para conseguir vídeos em câmara lenta ainda mais detalhados, a Canon EOS M6 Mark II e a Canon PowerShot G7 X Mark III oferecem taxas de fotogramas rápidas de até 120 fps ao gravar em Full HD.

4. Mantenha os seus vídeos estáveis e focados

Um homem a caminhar pela floresta e a filmar-se a si próprio com a PowerShot G7 X Mark III.

Para garantir que os seus vlogues ficam fluidos e sem problemas, experimente um punho de tripé, como o Canon HG-100TBR.

Uma mulher a segurar um punho de tripé com uma câmara PowerShot G7 X Mark III montada, com o ecrã virado para cima.

Também pode colocar a sua câmara para vlogues num tripé se quiser manter o enquadramento consistente. Se tiver uma câmara para vlogues com um ecrã rotativo, como a PowerShot G7 X Mark III, o ecrã pode ajudar a ver o que está a gravar.

O tamanho compacto e o peso reduzido das câmaras Canon para vlogues, como a Canon PowerShot G7 X Mark III, a Canon EOS M50 Mark II e a Canon EOS M6 Mark II tornam-nas ideais para a gravação de motivos em movimento. Um vlogue cativante deve levar o público numa viagem, seja através das ruas calcetadas de uma cidade ou mostrando a sua reação ao desembrulhar a sua compra mais recente, e o movimento pode ser essencial para o conseguir. Em vez de vídeos tremidos distrativos, garanta que as suas imagens são suaves para que os espetadores possam concentrar-se no local emocionante ou na história interessante.

Para manter as imagens estáveis, apoie a câmara por baixo com a palma da mão e segure-a na parte lateral. Se necessitar de apoio adicional, uma pega que pode ser fixada ao corpo da câmara, dando-lhe algo para segurar, pode ser um complemento útil. As boas tecnologias também ajudam muito: para conseguir filmes nítidos e estáveis, utilize uma câmara com estabilização de imagem ou uma objetiva com estabilizador de imagem ótico, que torna os seus vídeos mais nítidos e fáceis de ver, como a Canon PowerShot G7 X Mark III. O estabilizador de imagem dinâmico de 5 eixos da câmara foi concebido para neutralizar a vibração da câmara, mesmo quando está a correr, a fazer "panning" ou a filmar com o zoom no máximo.

Como vlogger, o seu rosto é aquilo que as pessoas vão ver, pelo que é crucial mantê-lo focado. A tecnologia de deteção de rosto e de deteção de olhos da Canon permite acompanhar automaticamente o seu rosto e mantê-lo focado.

5. Faça "panning" sem medo

Um homem a segurar uma Canon EOS M6 Mark II ao nível dos olhos.

Algumas câmaras, como a Canon PowerShot G7 X Mark III e a Canon EOS M6 Mark II, estão equipadas com um indicador de nível que o ajuda a conseguir horizontes nivelados facilmente.

Mover a câmara na horizontal durante a filmagem, ou fazer "panning", irá permitir que o público veja o motivo através dos seus olhos, que esteja consigo à medida que observa uma baía avassaladora ou uma linha do horizonte repleta de edifícios apelativos. O "panning" excessivo pode ser desorientador mas, quando feito com moderação, pode adicionar interesse e impulsionar a narrativa.

Utilize o "panning" com moderação, sem pressa, e mantenha os horizontes nivelados. Se não tiver um tripé, coloque a câmara sobre algo estável, como o rebordo de um banco ou de uma mesa, mantenha a câmara no mesmo local e mova-a de forma estável, sem medo, para o lado.

6. Ligue um microfone externo para conseguir som de qualidade superior

Uma pessoa a segurar numa objetiva com uma mão e uma câmara Canon EOS M50 Mark II com um microfone encaixado.

Melhore a qualidade de vídeo utilizando um microfone externo dedicado, como o Canon DM-E100.

A maioria das câmaras com capacidade de gravação de vídeo oferece uma qualidade de som aceitável mas, se um som excelente for importante para o seu vlogue, considere ligar um microfone externo. Um microfone externo é particularmente útil quando está a trabalhar ao ar livre, porque é provável que o microfone incorporado da câmara grave ruído de fundo perturbador, como o vento. No entanto, pode reposicionar os microfones externos para ajudar a bloquear esta situação. Se pretender utilizar um microfone externo, procure uma câmara com uma entrada para microfone externo, como a Canon EOS M50 Mark II ou a Canon PowerShot G7 X Mark III.

7. Utilize o Wi-Fi para partilhar

Atualmente, muitas câmaras no mercado, incluindo a Canon EOS M50 Mark II e a Canon EOS M6 Mark II, fornecem Wi-Fi e Bluetooth integrados, permitindo-lhe partilhar e criar cópias de segurança sem fios, onde quer que esteja no mundo. Câmaras como a Canon PowerShot G7 X Mark II (agora substituída pela Canon PowerShot G7 X Mark III) incluem até um botão Wi-Fi, tornando a gravação e a partilha mais simples do que nunca.

A Canon PowerShot G7 X Mark III conta com Bluetooth e Wi-Fi para garantir uma ligação sempre disponível ao seu dispositivo inteligente. Além disso, pode estabelecer ligação através de Wi-Fi ao seu dispositivo inteligente ou a uma rede com acesso à Internet e realizar transmissões em direto para o seu canal do YouTube1.



Escrito por Natalie Denton
  1. O serviço de transmissão em direto deste produto apenas inclui suporte para a transmissão em direto no YouTube. Para utilizar o serviço de transmissão em direto, é necessário o registo prévio no image.canon.

    Em conformidade com as "Restrições da transmissão em direto" do YouTube, os utilizadores têm de ter um canal com um mínimo de 1000 subscritores a fim de transmitir conteúdo em direto a partir de um dispositivo móvel. Esta restrição também se aplica ao serviço de transmissão em direto do YouTube disponível através da Canon PowerShot G7 X Mark III

    Para obter informações atualizadas sobre as restrições, aceda à página de assistência do Google

    A transmissão em direto no YouTube pode mudar, parar ou terminar sem aviso prévio.

    Tenha em atenção que a Canon não assume quaisquer responsabilidades pelos serviços fornecidos por terceiros, incluindo a transmissão em direto no YouTube.

Produtos relacionados

Artigos relacionados