VLOGUES

Introdução ao vlogging: oito sugestões para começar

Iniciar um vlogue é divertido, gratificante e mais fácil do que nunca, especialmente se seguir as nossas sugestões de especialistas para criar vlogues mais eficazes e com uma qualidade superior.
Uma mulher coloca uma câmara num tripé à distância de um braço, estando esta apontada para si mesma, com um terraço de edifícios multicoloridos desfocados na margem do rio atrás dela.

Encontrou o seu nicho, um local bonito e uma história interessante. É normal pensar que tem todos os ingredientes para o vlogue perfeito, mas sabe que equipamento escolher e como filmar o seu vídeo com um nível suficientemente elevado para agradar aos espetadores?

Nesta introdução ao vlogging, revelamos oito sugestões que podem ajudar os vloggers principiantes e também os mais experientes a melhorarem os seus trabalhos. Descubra como produzir vlogues de elevada qualidade que vão fazer com que os seus espetadores voltem a pedir mais, isto é, como obter vídeos nítidos e estáveis (sem trepidações), a importância do enquadramento criativo e aquilo de que precisa para captar som nítido e claro. Seja qual for a sua câmara para vlogues, quer esteja a filmar com uma Canon PowerShot G7 X Mark III, com uma Canon EOS M50 Mark II, com uma Canon EOS R10 ou com uma Canon EOS R6, eis os aspetos a ter em conta para criar os seus primeiros vlogues.

1. Ao escolher o equipamento, procure um equilíbrio entre o tamanho da câmara e do sensor

Uma imagem dividida que mostra uma Canon EOS R6 numa grande rocha coberta de musgo e uma Canon EOS R7 também colocada sobre uma rocha.

Os sensores Canon Full-Frame são 1,6x maiores do que os sensores APS-C. Isto significa que uma câmara APS-C, como a EOS R7 (direita), proporciona uma perspetiva mais estreita do que uma câmara Full-Frame, como a EOS R6 (esquerda) equipada com a mesma objetiva com um "fator de corte" de 1,6x, pelo que uma objetiva Full-Frame de 24 mm numa câmara APS-C resulta num campo de visão de 38,4 mm.

Uma câmara com um sensor maior proporciona-lhe vídeos de melhor qualidade mas, para um vlogue, é importante equilibrar o tamanho do sensor com o tamanho geral da câmara. Por exemplo, uma câmara PowerShot da série G com uma objetiva incorporada, como a Canon PowerShot G7 X Mark III, é uma câmara para vlogues extremamente compacta e portátil. No entanto, uma câmara mirrorless ou uma DSLR de objetiva intermutável irá oferecer-lhe uma maior variedade de opções de objetivas.

Nas câmaras com objetivas intermutáveis, terá outra escolha a fazer: Full-Frame ou APS-C. As câmaras Full-Frame (como a Canon EOS RP e a EOS R6) incluem sensores de grandes dimensões com uma ampla gama dinâmica e um excelente desempenho em condições de pouca luz, para além de um amplo campo de visão. No entanto, o corpo da câmara é maior e mais pesado. As câmaras APS-C (onde se incluem as câmaras mirrorless Canon EOS R10 e EOS R7) utilizam um sensor mais pequeno, o que proporciona um campo de visão mais estreito, permitindo, no entanto, que a câmara seja mais pequena e leve.

2. As melhores objetivas para vlogues

Uma mulher com um vestido de verão e a segurar numa bebida fresca junto ao mar, segurando numa câmara para se filmar a si própria.

A versátil objetiva RF 15-30mm F4.5-6.3 IS STM proporciona um amplo campo de visão que se revela ideal para vlogues.

Muitos vloggers preferem objetivas grande-angular, uma vez que podem ser utilizadas em espaços pequenos, como um quarto ou uma cozinha, para mostrar o máximo possível da cena. Para tal, uma objetiva de 24 mm irá realizar um bom trabalho, mas uma objetiva ultra-ampla, com uma distância focal efetiva inferior a 24 mm, será ainda melhor.

Por isso, se estiver a filmar com uma câmara APS-C, tal como a Canon EOS M50 Mark II e a combinar com uma objetiva de zoom ultra-angular, tal como a Canon EF-M 11-22mm f/4-5.6 IS STM irá conseguir incluir mais elementos no enquadramento.

Para câmaras Full-Frame do sistema EOS R, tal como a EOS R6 ou a EOS RP, a objetiva RF 15-30mm F4.5-6.3 IS STM é compacta, silenciosa, fácil de utilizar e proporciona um campo de visão de ultra-amplo semelhante. Os utilizadores de câmaras DSLR podem optar pela Canon EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM, que também pode ser utilizada em câmaras do sistema EOS R com qualquer gama de adaptadores de montagem EF-EOS R.

Seja qual for a objetiva que decidir utilizar, rode o ecrã da câmara para o ajudar a posicionar-se no enquadramento, tornando mais fácil gravar-se a si próprio e disparar a partir de ângulos baixos. Muitas câmaras, como a Canon PowerShot G7 X Mark III, também podem ser ligadas através de Bluetooth à aplicação Camera Connect da Canon no seu dispositivo inteligente para filmar ou fotografar remotamente.

3. Objetiva de distância focal fixa ou objetiva de zoom?

Uma câmara EOS R6, uma objetiva RF 16mm F2.8 STM e um microfone sobre uma mesa de madeira no exterior.

Uma excelente objetiva de vlogging para principiantes para câmaras do sistema EOS R é a Canon RF 16mm F2.8 STM, sendo ultra-ampla, rápida, extremamente compacta e económica.

Outra escolha relativa a objetivas que os vloggers enfrentam é a distância focal fixa em relação ao zoom. As objetivas de distância focal fixa estão limitadas a um único campo de visão, para além de terem tendência a ter aberturas maiores. Quanto maior for a abertura (ou seja, quanto menor for o número f), mais luz irá entrar na objetiva, o que significa uma melhor qualidade de imagem em condições de pouca luz. As grandes aberturas também facilitam a obtenção de uma profundidade de campo mais estreita, por isso, se pretender gravar vídeos com o motivo focado, contrastando com o fundo desfocado, uma objetiva de distância focal fixa poderá ser a melhor escolha.

As objetivas de distância focal fixa são frequentemente mais nítidas do que as objetivas de zoom e são fisicamente mais pequenas e leves. Se, normalmente, grava vlogues a partir de uma única posição e quiser manter o máximo de qualidade de imagem, uma objetiva de distância focal fixa poderá fazer mais sentido. Para câmaras Full-Frame do sistema EOS R, a objetiva RF 24mm F1.8 MACRO IS STM é uma excelente escolha, uma vez que é pequena e leve, suficientemente ampla para gravar vlogues em ambientes interiores e a sua abertura de f/1.8 é excelente para desfocar fundos e para operar em ambientes mais escuros.

As objetivas de zoom tendem a ser maiores devido às peças móveis adicionais que são necessárias, mas a sua versatilidade pode ser útil caso pretenda gravar a partir de uma grande variedade de distâncias e em diferentes locais. Uma objetiva de zoom com uma grande variedade de distâncias focais, tal como a RF 24-105mm F4-7.1 IS USM, permite-lhe gravar em grande-angular e teleobjetiva sem precisar de trocar de objetivas, poupando espaço e o peso do transporte.

4. Escolha a sua resolução e taxa de fotogramas

Um homem filma-se a meditar perto de uma falésia com uma Canon PowerShot G7 X Mark III. O oceano pode ser visto em segundo plano.

Independentemente da criatividade do seu conteúdo, se o vídeo não tiver detalhes, há espaço para melhorar. Procure câmaras com vídeo Full HD ou 4K. O Full HD é um bom padrão, mas o 4K oferece-lhe ainda mais detalhes, permitindo-lhe cortar e estabilizar os seus vídeos sem comprometer a qualidade. Como é óbvio, filmar em 4K não significa que tenha de publicar em 4K, mas lembre-se de que os vídeos 4K demoram mais tempo a editar e a carregar.

O aspeto mais importante a considerar é a taxa de fotogramas que se adequa ao seu motivo. A gravação a 60 fotogramas por segundo (fps) é a melhor escolha para vlogues de ação e oferece-lhe a opção de realizar efeitos em câmara lenta. 30 fps ou 25 fps é perfeito para tudo o resto. Para conseguir vídeos em câmara lenta ainda mais detalhados, a EOS R7 e a PowerShot G7 X Mark III oferecem taxas de fotogramas rápidas de até 120 fps durante a gravação em Full HD.

5. Mantenha os seus vídeos estáveis e focados

Uma Canon EOS M50 Mark II com microfone na parte superior, assente num pequeno tripé numa mesa branca e com o ecrã de visualização aberto e virado para a frente.

A Canon EOS M50 Mark II foi concebida a pensar no vlogging. Com focagem automática para acompanhamento de rosto e objetos e 143 pontos de focagem automática, é capaz de manter a nitidez de forma fantástica e consegue também gravar vídeos na vertical prontos para serem usados no TikTok ou no Instagram Reels.

O tamanho compacto e o peso reduzido das câmaras Canon para vlogues, como a Canon PowerShot G7 X Mark III, a Canon EOS M50 Mark II e a Canon EOS R10 tornam-nas ideais para a gravação de motivos em movimento. Um vlogue cativante deve levar o público numa viagem, seja através das ruas calcetadas de uma cidade ou mostrando a sua reação ao desembrulhar a sua compra mais recente, e o movimento pode ser essencial para o conseguir. Em vez de vídeos tremidos distrativos, garanta que as suas imagens são suaves para que os espetadores possam concentrar-se no local emocionante ou na história interessante.

Para manter as imagens estáveis, apoie a câmara por baixo com a palma da mão e segure-a na parte lateral. Se necessitar de apoio adicional, uma pega que pode ser fixada ao corpo da câmara, conferindo um espaço adicional para a segurar, pode ser um complemento útil.

A tecnologia pode ser bastante útil: para filmes nítidos e estáveis, utilize uma objetiva com estabilização de imagem ou uma câmara com algum tipo de IS. O estabilizador de imagem dinâmico de 5 eixos da PowerShot G7 X Mark III foi concebido para neutralizar a vibração da câmara, mesmo quando está a correr, a fazer "panning" ou a filmar com o zoom no máximo. Algumas câmaras do sistema EOS R dispõem de estabilização de imagem no corpo (IBIS), o que estabiliza a imagem independentemente da objetiva instalada. No entanto, quando utiliza uma lente com IS ótico numa câmara com IBIS, os dois sistemas IS funcionam em conjunto para resolver uma maior gama de vibrações do que aquela que apenas um sistema conseguiria corrigir.

Como vlogger, o seu rosto é aquilo que as pessoas vão ver, pelo que é crucial mantê-lo focado. A tecnologia de deteção de rosto e de deteção de olhos da Canon permite acompanhar automaticamente o seu rosto e mantê-lo focado.

6. Faça "panning" sem hesitações

Uma mulher num jardim filma-se a si própria com uma Canon PowerShot G7 X Mark III numa pega do tripé Canon.

A pega do tripé Canon HG-100TBR é o acessório perfeito para vloggers em movimento. Funcionando tanto como um minitripé ou como uma pega com controlos de gravação remotos amovíveis e uma cabeça ajustável, esta pega proporciona estabilidade e tem igualmente espaço para montar um microfone externo.

Mover a câmara na horizontal durante a filmagem, ou fazer "panning", irá permitir que o público veja o motivo através dos seus olhos, que esteja consigo à medida que observa uma baía avassaladora ou uma linha do horizonte repleta de edifícios apelativos. O "panning" excessivo pode ser desorientador mas, quando feito com moderação, pode adicionar interesse e impulsionar a narrativa.

Utilize o "panning" com moderação, sem pressa, e mantenha os horizontes nivelados. Algumas câmaras, como a PowerShot G7 X Mark II, estão equipadas com um indicador de nível que o ajuda a conseguir estes resultados. O IBIS nas mais recentes câmaras do sistema EOS R, tal como a EOS R7, também facilita a estabilização automática. Se não tiver um tripé, coloque a câmara sobre algo estável, como o rebordo de um banco ou de uma mesa, e mova-a de forma estável e sem hesitações para o lado.

7. Ligue um microfone externo para conseguir som de qualidade superior

Uma Canon EOS R10 com um microfone DM-E1D na parte superior, assente num tripé sobre uma mesa num parque sob intensa luz do sol.

O microfone estéreo Canon DM-E1D é totalmente digital, sem fios e é alimentado diretamente a partir da própria câmara, podendo ser definido em três direções (shotgun, 90° ou 120º). Trata-se de uma forma eficaz de melhorar a qualidade do áudio, sendo compatível com todas as câmaras que disponham de uma sapata multifunções, incluindo a EOS R3, a EOS R7 e a EOS R10.

A maior parte das câmaras de vídeo oferece uma qualidade de som aceitável, especialmente os modelos mais recentes, como a EOS R7 e a EOS R10, mas se for importante obter um som excelente para o seu vlogging, considere ligar um microfone externo. Um microfone externo é particularmente útil quando está a trabalhar ao ar livre, porque é provável que o microfone incorporado da câmara grave ruído de fundo perturbador, como o vento. No entanto, pode reposicionar os microfones externos para ajudar a bloquear esta situação. Algumas câmaras têm uma função de filtro de vento incorporada para reduzir o ruído do vento captado pelo microfone interno. No entanto, isto também reduz os graves, pelo que muitas vezes proporciona um som menos natural do que um microfone externo bem posicionado.

Se pretender utilizar um microfone externo, procure uma câmara com uma entrada para microfone externo, como a Canon EOS M50 Mark II, a Canon PowerShot G7 X Mark III ou a EOS R7.

8. Utilize o Wi-Fi para partilhar

As mãos ajustam o ecrã LCD de uma Canon PowerShot G7 X Mark III num tripé, estando esta virada para a frente para que a pessoa se possa ver a si própria enquanto filma.

As câmaras com ecrãs articulados são perfeitas para vlogues. Basta virar o ecrã para o rosto quando estiver a filmar, sendo fácil de se manter corretamente enquadrado na imagem.

Atualmente, muitas câmaras no mercado, incluindo a Canon EOS M50 Mark II e a Canon EOS R7, dispõem de Wi-Fi e Bluetooth integrados, permitindo-lhe partilhar e criar cópias de segurança sem fios, em qualquer parte do mundo onde se encontre. Nas câmaras Canon compatíveis com Wi-Fi, e quando ligadas à Internet, o serviço image.canon oferece uma transferência perfeita de imagens e filmes para a cloud, onde estes são armazenados em segurança e podem ser encaminhados automaticamente para os seus dispositivos e serviços Web.

A Canon PowerShot G7 X Mark III conta com Bluetooth e Wi-Fi para garantir uma ligação sempre disponível ao seu dispositivo inteligente. Além disso, pode estabelecer ligação através de Wi-Fi ao seu dispositivo inteligente ou a uma rede com acesso à Internet e realizar transmissões em direto para o seu canal do YouTube1.

Escrito por Natalie Denton e Sam Kieldsen

  1. O serviço de transmissão em direto deste produto apenas inclui suporte para a transmissão em direto no YouTube. Para utilizar o serviço de transmissão em direto, é necessário o registo prévio no image.canon.

    Em conformidade com as "Restrições da transmissão em direto" do YouTube, os utilizadores têm de ter um canal com um mínimo de 1000 subscritores a fim de transmitir conteúdo em direto a partir de um dispositivo móvel. Esta restrição também se aplica ao serviço de transmissão em direto do YouTube disponível através da Canon PowerShot G7 X Mark III.

    Para obter informações atualizadas sobre as restrições, aceda à página de assistência da Google.

    A transmissão em direto no YouTube pode mudar, parar ou terminar sem aviso prévio.

    Tenha em atenção que a Canon não assume qualquer responsabilidade pelos serviços fornecidos por terceiros, incluindo a transmissão em direto no YouTube.

Produtos relacionados

  • Compactas digitais

    PowerShot G7 X Mark III

    Uma câmara com opções de conetividade capaz de captar vídeos e fotografias fantásticas que os seus seguidores vão adorar.
  • Câmaras mirrorless

    EOS M50 Mark II

    Crie conteúdos de excelente qualidade para o seu público e adicione o seu próprio toque criativo, quer se trate de fotografias, vídeos ou transmissões em direto
  • Câmaras mirrorless

    EOS R10

    Dê o passo seguinte em matéria de fotografia e vídeo com uma câmara mirrorless do sistema EOS R concebida em torno de um sensor de tamanho APS-C.
  • Câmaras mirrorless

    EOS RP

    Uma câmara mirrorless Full-Frame compacta, leve e intuitiva concebida para fotografia de viagem e do dia a dia.
  • Objetiva de distância focal fixa grande angular

    Canon RF 24mm F1.8 MACRO IS STM

    Uma objetiva de distância focal fixa de 24 mm leve e compacta, ideal para fotografias de paisagens, vlogging e interiores, para além de proporcionar excelentes imagens macro.
  • Objetiva de zoom ultragrande angular

    Canon RF 15-30mm F4.5-6.3 IS STM

    Uma objetiva de zoom RF 15-30 mm compacta e leve, perfeita para viagens, incluindo paisagens urbanas, paisagens, arquitetura e vlogs em movimento.
  • Objetiva de grande angular

    Canon RF 16mm F2.8 STM

    Uma objetiva full-frame de 16 mm de ultragrande angular, compacta e acessível, para a série EOS R, concebida para vloggers e criadores de conteúdo criativo.
  • Tripé

    Punho de tripé HG-100TBR

    Fotografe durante mais tempo com maior estabilidade e flexibilidade criativa graças a este punho de tripé exclusivo com telecomando amovível.
  • Acessórios

    Microfone DM-E1D

    Grave som digital e nítido a partir de um microfone que se instala facilmente na sapata multifunções da câmara

    • Liga-se à EOS R3 sem cabos
    • Adequado para videógrafos e para gravar vlogues
    • Saída de áudio digital, filtro de vento e modos Shotgun e estéreo de 90° ou 120°
  • Artigos relacionados

  • Uma jovem com tranças azuis a filmar-se com uma câmara num punho de tripé de mão em frente a uma linha ferroviária.

    VLOGUES

    Eleve o seu conteúdo online

    Seis dicas e técnicas de especialistas para fazer com que o seu conteúdo nas redes sociais se destaque.

  • Uma mulher com um vestido de verão e chapéu segura a Canon EOS R10 junto ao rosto para olhar através do visor, diante de arquitetura espanhola detalhada.

    FOTOGRAFIA DE VIAGEM

    Uma visita à cidade de Sevilha com a EOS R10

    A blogger Diana Millos descobre por que razão esta câmara criativa é a companheira de viagem ideal.

  • Uma pessoa a gravar um vlogue com uma Canon EOS R10. No fundo existe uma laranjeira carregada de fruta.

    VLOGUES

    As melhores câmaras Canon para vlogues

    Estas fantásticas câmaras Canon para vlogging dão vida ao seu vlogue de forma simples com um grande nível de controlo e uma qualidade de vídeo excecional.

  • VLOGUES

    Vlogues de viagem com uma objetiva ultragrande angular

    A vlogger de viagens, Chloe Gunning, faz uma viagem de um dia na cidade com a Canon RF 16mm F2.8 STM.