VÍDEO

Cinco formas de melhorar os seus vídeos para as redes sociais

Quer elevar os seus conteúdos para as redes sociais? Quatro criadores de conteúdos partilham sugestões para criar filmagens de alta qualidade para o ajudar a destacar-se online.
Uma Canon EOS R50 num tripé posicionada em cima de uma mesa para gravar uma mulher vestida com um macacão rosa, rodeada por ferramentas de trabalhos manuais.

Com os vídeos indiscutivelmente a dominar as redes sociais, como pode destacar os seus conteúdos? Para começar, tem de utilizar as ferramentas certas e a sua câmara é um elemento chave na qualidade da produção. Se estiver a gravar com um smartphone, daria um grande passo em frente se transitasse para uma câmara como a Canon EOS R50.

Concebida para a criação de conteúdos, a EOS R50 permite-lhe expressar-se de novas formas. Pode produzir vídeos em 4K e áudio de qualidade superior e utilizar as objetivas RF e RF-S para definir o aspeto e a sensação dos seus conteúdos. Além disso, pode utilizar uma gama de funcionalidades de vídeo profissionais, como a inovadora tecnologia Dual Pixel CMOS AF da Canon, um modo dedicado para vlogues e uma conetividade perfeita com smartphone.

A partir daí, tudo se resume à sua criatividade e técnicas. Para ajudar com isso, quatro populares criadores de conteúdos nas redes sociais oferecem as suas sugestões para vídeos. Do Reino Unido, contamos com o influenciador gastronómico Martyn Odell e a diretora artística Zeena Shah; da França, com a influenciadora de moda e beleza Fatou N'Diaye; e da Alemanha, com a influenciadora de fitness e nutrição Elena Bulkowski. Todos estão no topo no que toca a conteúdos para as redes sociais. Aqui estão as suas cinco sugestões para melhorar os seus conteúdos de vídeo.

1. Grave com a melhor qualidade possível

Uma Canon EOS R50 num tripé a filmar a criadora de conteúdos Elena Bulkowski, que está vestida com um top laranja a executar uma pose de ioga num campo.

A Canon EOS R50 conta com a mesma focagem automática Dual Pixel CMOS AF II que as câmaras profissionais do sistema EOS R, como a EOS R6 Mark II. "Ajuda-me a alcançar um novo nível", diz Elena. "Para se criar conteúdos de qualidade, é importante que a imagem esteja nítida e focada e que as cores sejam bonitas e cristalinas."

A influenciadora de redes sociais Fatou N'Diaye, com um casaco castanho macio e um guarda-chuva numa estrada junto a montras de lojas iluminadas.

O sensor de imagem de 24,2 MP da EOS R50 regista detalhes incríveis, mesmo em condições de pouca luz. Tirada com uma Canon EOS R50 com uma objetiva Canon RF-S 18-45mm F4.5-6.3 IS STM a 45 mm, 1/40 seg., f/6.3 e ISO 3200.

"Há tanta concorrência na criação de conteúdos", afirma Zeena. "A qualidade de imagem é extremamente importante. Quero mostrar a todos exatamente o que estou a ver na vida real e inspirá-los com cores vibrantes, o remoinho da água, a gota de tinta."

Câmaras como a Canon EOS R50 têm sensores maiores do que os dos smartphones, o que resulta em filmagens muito mais nítidas, especialmente em condições de pouca luz. A EOS R50 também conta com a focagem automática rápida da Canon e respetivas décadas de investigação na ciência das cores, resultando em imagens nítidas e belíssimos tons naturais. O seu ecrã táctil de ângulo variável permite captar em ângulos criativos e ver-se a si próprio durante a gravação, ao mesmo tempo que garante as vantagens de um sensor de maiores dimensões. "É muito útil", continua Zeena. "Pode rodá-lo em qualquer direção. É muito útil para gravar decorações de mesa ou tutoriais de cima para baixo."

Além disso, com a Canon EOS R50, pode utilizar as objetivas RF e RF-S da Canon para personalizar o aspeto e a sensação dos seus conteúdos. "A EOS R50 e as objetivas RF permitem-lhe ser criativo e produzir uma profundidade de campo reduzida e maravilhosa", declara Martyn.

2. Saiba quando deve gravar na vertical

Uma Canon EOS R50, posicionada num tripé para captação na vertical, a filmar o influenciador gastronómico Martyn Odell numa cozinha.

O ecrã táctil de ângulo variável da Canon EOS R50 oferece-lhe a opção de filmar a partir de qualquer ângulo e permite-lhe ver as filmagens com detalhes impressionantes antes de as partilhar online. A EOS R50 também conta com o modo de Filme para ativar as demonstrações em grande plano, que adapta as definições de focagem ao alternar entre os planos do produto e do apresentador.

Uma das decisões mais importantes a tomar ao criar conteúdos de vídeo é se deve gravar na vertical ou na horizontal. Tem de acertar na escolha e depende da aplicação para a qual está a gravar.

As plataformas como o TikTok só funcionam na vertical, o que significa que deve gravar verticalmente. Caso contrário, as filmagens na horizontal teriam de ser reduzidas para se ajustarem à largura do ecrã do telemóvel, ou recortadas nas margens, e perderia parte do enquadramento.

Os curtos vídeos para o YouTube também funcionam melhor na vertical. No entanto, se estiver a gravar conteúdos normais para o YouTube ou Twitch, deve filmar na horizontal para corresponder à orientação dos ecrãs dos computadores e telemóveis dos espectadores no modo de ecrã completo, para que os seus conteúdos tenham um aspeto profissional.

A Canon EOS R50 consegue identificar automaticamente se está a captar na vertical ou na horizontal e irá gravar nesse formato. "Uma das excelentes funcionalidades da EOS R50 é que reconhece a orientação da câmara", explica Martyn. "A câmara sabe quando estou a filmar na vertical, por isso, quando importo as filmagens para o telemóvel, posso publicá-las diretamente nas redes sociais."

Se estiver a gravar um vídeo para várias plataformas, também pode exibir marcadores de proporção para o rácio selecionado no ecrã durante a gravação, para que possa enquadrar a cena corretamente. Todo o enquadramento continua visível, mas os guias mostram onde este será recortado para que possa garantir que as filmagens mostram o que é necessário tanto na horizontal como na vertical.

3. As transições são importantes, mas não complique

Canon EOS R50 – Câmara lenta

Todos os realizadores precisam de saber como fazer a transição de uma imagem para outra e é importante acertar nas transições. É melhor mantê-las consistentes e subtis. As transições devem servir um propósito, mas integrar-se perfeitamente nas suas filmagens.

Utilize um número reduzido para começar. Comece com uma opção simples, como uma transição hard cut, onde uma imagem muda para outra sem qualquer efeito aplicado, ou uma transição com aumento e diminuição do zoom. Podem parecer simples, mas ficará surpreendido com o aspeto profissional de transições mais discretas.

As transições de rotação, que rodam um vídeo para o clipe seguinte com uma rotação rápida de 180 graus, ou os efeitos de movimentos de mãos e estalar dos dedos, também são ideais para filmagens para as redes sociais divertidas e de ritmo rápido.

Também pode adicionar níveis de sofisticação às suas transições básicas, como um corte em J, onde o áudio da próxima cena começa antes de a imagem ser apresentada.

Para dividir as cenas, adicione filmagens suplementares com áudio. A captação de 120 fps da Canon EOS R50 é excelente para criar filmagens suplementares fantásticas em câmara lenta para conferir um toque de profissional à edição final. "A funcionalidade de câmara lenta da EOS R50 permite-me adicionar um elemento dinâmico aos meus conteúdos", atesta Martyn. "Tudo, desde azeite a borbulhar a líquidos a serem derramados e alimentos a serem cortados em câmara lenta."

4. Publique regularmente

Mãos a segurar uma Canon EOS R50 enquanto são transferidos ficheiros da câmara para um telemóvel na mesa ao lado.

Pode pensar que é difícil publicar regularmente ao filmar em 4K, mas a aplicação Camera Connect da Canon e a capacidade de transferir ficheiros automaticamente da câmara para o telemóvel facilitam o carregamento direto das filmagens para as redes sociais.

Os seus seguidores querem ver a sua vida e o que faz, pelo que é importante publicar com frequência para mantê-los cativados. Os algoritmos das redes sociais gostam de publicações regulares, o que aumenta a probabilidade de ser descoberto.

Procure publicar no TikTok até quatro vezes por dia e, pelo menos, uma vez por semana no YouTube. Esta quantidade pode ser desafiante, por isso, a Fatou aconselha-o a agir quando surge a inspiração. "Gosto de partilhar coisas acerca de assuntos atuais, do que me enfurece, bem como do que me atrai", afirma.

Elena concorda: "Tento criar conteúdos espontâneos e adaptá-los à situação", explica. "Sou totalmente flexível e posso partilhar a minha vida inteira."

"A razão pela qual a minha comunidade cresceu em grande escala é porque dediquei bastante tempo a isto", acrescenta Martyn. "Passo horas todos os dias a responder a comentários, a enviar notas de voz e mensagens de vídeo. Para construir uma comunidade, é preciso dedicar muita energia. Não se pode esperar que as pessoas simplesmente nos sigam."

Embora se deva publicar regularmente, é importante que não se publique qualquer coisa. Os conteúdos devem continuar a ser de alta qualidade. "O que é partilhado deve refletir a sua personalidade, porque as pessoas que o seguem estão habituadas a si, sabem quem é", afirma Fatou.

5. Crie as suas próprias tendências

A influenciadora das redes sociais Fatou N'Diaye, com um casaco castanho macio, óculos e uma Canon EOS R50, passa por casas em tons pastel.

"Podemos ser inspirados pelas pessoas, mas existe uma diferença entre a inspiração e a cópia", afirma Fatou. "Quando se copia uma pessoa, copia-se algo que não é nosso. Os seus seguidores não saberão quem é realmente porque num dia é uma coisa e noutro é outra. Irá seguir as tendências em vez de criar as suas."

"Quando me perguntam que conselhos daria aos novos criadores de conteúdos, digo que devem ser eles próprios. Só porque alguém tirou uma fotografia e esta foi um êxito, não significa que acontecerá o mesmo consigo. Deve ter a sua própria identidade, ter sobre o que falar, mas manter-se fiel si mesmo. Muitas vezes, os espectadores gostam de uma pessoa porque é diferente de toda a gente", revela Fatou.

A Zeena concorda: "Mantenha-se fiel a si mesmo, seja único", sugere. "Tenho tantas ideias e tantos projetos que estou desesperada por partilhar. Haverá sempre uma ideia que mais ninguém está a usar."

"Os criadores de conteúdos devem fazer o que gostam", aconselha Elena. "Se não gosta de desporto, não se torne um influenciador de fitness porque as pessoas vão perceber isso. Seja fiel a si próprio, divirta-se e irá motivar as pessoas."

O kit que os criadores de conteúdos utilizam para os seus vídeos para as redes sociais

Uma mão a segurar um punho de tripé Canon HG-100TBR colocado numa Canon EOS R50 com um microfone estéreo Canon DM-E100.

O punho de tripé Canon HG-100TBR é uma ferramenta ideal para a criação de conteúdos, atesta Martyn. "Sou um chef desorganizado, pelo que é fantástico não ter de me preocupar em tocar na câmara e sujá-la. Também é excelente para a gravação de vlogues. Proporciona-lhe uma extensão do seu braço para que possa captar ângulos mais amplos quando está fora de casa."

Canon EOS R50
Uma câmara mirrorless leve para levar para qualquer lado e libertar a sua criatividade espontânea. O sensor de 24,2 MP da Canon EOS R50 grava vídeos 4K a 30p e Full HD a 120 fps e inclui uma gama de predefinições criativas para personalizar o aspeto e a sensação das filmagens, diretamente a partir da câmara. Pode ver algumas opções alternativas no nosso guia das melhores câmaras Canon para gravação de vlogues.

Canon RF-S 18-45mm F4.5-6.3 IS STM
Dê os primeiros passos com a tecnologia mirrorless APS-C do sistema EOS R com uma objetiva que satisfaz todas as suas necessidades de vídeo. A objetiva Canon RF-S 18-45mm F4.5-6.3 IS STM é leve e compacta, oferecendo um estabilizador ótico de imagem de 4 pontos para gravar vídeos estáveis sem tripé e uma útil amplitude de zoom de 18-45 mm para obter resultados excelentes todos os dias.

Microfone estéreo Canon DM-E100
Não deixe que um som de baixa qualidade estrague o ambiente. O microfone estéreo Canon DM-E100 é perfeito para melhorar o seu áudio. É pequeno e leve para combinar com a Canon EOS R50 e utiliza a bateria da câmara. Capta som estéreo unidirecional, sendo ideal para a gravação de vlogues na câmara.

Punho de tripé Canon HG-100TBR
Filme com confiança e dê asas à criatividade com o punho de tripé Canon HG-100TBR, que inclui um telecomando, uma cabeça ajustável e ergonomia excelente, tendo sido concebido para proporcionar uma experiência de gravação estável.

Canon RF 16mm F2.8 STM
O encaixe RF da Canon EOS R50 dá-lhe acesso a todas as objetivas RF. À medida que a sua experiência aumenta, poderá adaptar a sua escolha de objetiva à sua estética criativa. Concebida para vloggers, a objetiva ultra-angular RF 16mm F2.8 STM é perfeita para apresentar peças para a câmara, enquanto a sua abertura luminosa de f/2.8 proporciona um efeito "bokeh" suave para um aspeto cinematográfico.

Canon RF 50mm F1.8 STM
Leve, compacta e com uma focagem quase silenciosa, a objetiva RF 50mm F1.8 STM é ideal em condições de pouca luz e excelente para uma profundidade de campo criativa.


Assim, se for um criador de conteúdos que está pronto para elevar o seu trabalho ao próximo nível, seguir os conselhos dos nossos quatro profissionais das redes sociais irá certamente ajudá-lo a destacar-se da concorrência.

Escrito por Peter Wolinski


Produtos relacionados

Artigos relacionados

  • A influenciadora de redes sociais Fatou N'Diaye, com um casaco castanho macio, agacha-se e sorri em frente a uma câmara Canon EOS R50 num tripé.

    VLOGUES

    Criação de conteúdos com a EOS R50

    Eleve os seus feeds das redes sociais para o próximo nível com a Canon EOS R50.

  • Uma mulher coloca uma câmara num tripé à distância de um braço, estando esta apontada para si mesma, com um terraço de edifícios multicoloridos desfocados na margem do rio atrás dela.

    VLOGUES

    Como se tornar um vlogger

    Comece a produzir vlogues de qualidade com as nossas sugestões de vlogging para principiantes.

  • Uma fotografia plana de uma câmara Canon EOS R50, um microfone externo e uma pega para tripé num fundo de madeira rosa, rodeados por materiais para trabalhos manuais.

    TÉCNICAS DE VÍDEO

    Criar uma história em vídeo

    10 sugestões para ajudar a criar pequenos filmes apelativos.

  • Uma pessoa a gravar um vlogue com uma Canon EOS R10. No fundo existe uma laranjeira carregada de fruta.

    VLOGUES

    As melhores câmaras Canon para vlogues

    Estas fantásticas câmaras Canon para vlogging dão vida ao seu vlogue de forma simples com um grande nível de controlo e uma qualidade de vídeo excecional.