TÉCNICAS DE VÍDEO

Como criar uma história em vídeo

10 sugestões e truques para ajudar a captar todas as imagens de que necessita para criar os seus pequenos filmes.
Uma fotografia plana de uma câmara Canon EOS R50, um microfone externo e um punho de tripé num fundo de madeira rosa, rodeados por materiais para trabalhos manuais.

Quer seja um documentarista aventureiro, um vlogger de produtos ou um chef das redes sociais, é importante saber como criar uma história em vídeo. Os filmes giram em torno da construção de uma narrativa, quer o destino seja o TikTok ou o grande ecrã.

Assim, como se constrói uma história em vídeo apelativa? Em primeiro lugar, precisa de um kit que seja adequado à sua criatividade. As câmaras do sistema EOS R da Canon foram concebidas a pensar nos utilizadores híbridos de hoje. A Canon EOS R50, por exemplo, é leve e fácil de manusear, mas inclui gravação em 4K com sobreamostragem, bem como uma gama de funcionalidades de vídeo profissionais para o ajudar a criar conteúdos de alta qualidade, incluindo captação em câmara lenta até 120 fps, um ecrã táctil de ângulo variável e focagem automática Dual Pixel CMOS AF II inteligente.

No entanto, a qualidade e o profissionalismo dos seus vídeos também dependem das competências e técnicas certas. Eis 10 sugestões para criar uma história em vídeo envolvente do início ao fim.

  1. Planeie a sua sessão de vídeo
  2. Estabeleça o cenário
  3. Mantenha as imagens estáveis
  4. Foque-se nos detalhes
  5. Experimente com diferentes perspetivas
  6. Repense a sua composição
  7. Faça experiências com a velocidade e com o tempo
  8. Grave áudio mais nítido
  9. Crie suspense
  10. Divirta-se, mas mantenha a concentração

1. Planeie a sua sessão de vídeo

Mãos a colocar uma Canon EOS R50 num saco para câmara preto.

A Canon EOS R50 é incrivelmente compacta para uma câmara com qualificações de vídeo tão poderosas. Isto faz com que seja a ferramenta perfeita para a criação de conteúdos, uma vez que é suficientemente leve para levar para qualquer lado.

Ao planear a sua sessão de vídeo garante que capta todas as imagens necessárias. Tire notas do que pretende mostrar e qual será a abordagem ou crie um storyboard. Desta forma, consegue organizar a sessão na sua cabeça antes dela acontecer.

Também ajuda pensar sobre o aspeto e a sensação que pretende que o seu vídeo tenha. Uma câmara Canon, como a EOS R50, conta com uma gama de perfis de cor criativos para uma estética deslumbrante. Faça experiências com estas definições antes de decidir a atmosfera que pretende para o seu filme.

Também é importante preparar o seu equipamento antes da sessão: carregue as baterias, limpe as objetivas e formate os cartões de memória.

Por fim, certifique-se de que o seu smartphone ou tablet está ligado à aplicação Camera Connect da Canon, o que lhe permite ajustar as suas definições de forma remota e transferir os vídeos da sua câmara rapidamente.

2. Estabeleça o cenário

Uma mulher com um casaco castanho macio segura um guarda-chuva numa rua com calçada ao lado de montras de lojas iluminadas. Tirada com uma Canon EOS R50.

Faça experiências com a profundidade de campo para isolar o motivo ou posicioná-lo dentro do ambiente. Muitas das objetivas RF e RF-S da Canon oferecem grandes aberturas máximas para fundos suaves e desfocados, mas poderá querer incluir a área circundante com uma abertura mais pequena e maior profundidade de campo, para proporcionar contexto. Tirada com uma Canon EOS R50 com uma objetiva Canon RF-S 18-45mm F4.5-6.3 IS STM a 45 mm, 1/40 seg., f/6.3 e ISO 3200.

Um perfil lateral de uma mulher com um casaco castanho macio a pôr a mão nos óculos. Tirada com uma Canon EOS R50.

Pode confiar na focagem automática Dual Pixel CMOS AF II inteligente da Canon para garantir que o rosto fotografado está sempre focado com o seguimento de rosto e olhos. Tirada com uma Canon EOS R50 com uma objetiva Canon RF-S 18-45mm F4.5-6.3 IS STM a 18 mm, 1/500 seg., f/4.5 e ISO 800.

Ao gravar no terreno, estabeleça o contexto com planos amplos da área circundante. Misture estes planos com detalhes e grandes planos extremos do ambiente. Movimente-se por todo o local e evite filmar sempre a partir da mesma posição. Tente captar pelo menos 10 segundos por clipe para imagens gerais, que pode depois cortar segundo as suas preferências na edição.

Se estiver a filmar outras pessoas, apresente as personagens principais mostrando detalhes sobre onde estão e o que fazem. Grave diferentes clipes dos motivos em ação e experimente enquadramentos ou estilos de iluminação menos comuns.

3. Mantenha as imagens estáveis

CINC_EOS R50_Movie IS mode

Para evitar imagens tremidas e garantir que os seus filmes têm um aspeto profissional, é importante apoiar a câmara e a objetiva. Segure a câmara com as duas mãos e coloque os cotovelos junto ao corpo.

Para filmagens de vídeo sem tripé mais estáveis, a Canon EOS R7 conta com estabilização de imagem no corpo (IBIS) com movimento do sensor, que pode proporcionar até 8 pontos de compensação dos movimentos da câmara, dependendo da objetiva utilizada. A Canon EOS R50 também conta com tecnologia incorporada para minimizar a vibração da câmara ao gravar vídeo. O Movie Digital IS, ilustrado no vídeo acima, garante que os vídeos gravados sem tripé se mantêm suaves e nítidos.

Considere também a utilização de uma objetiva com estabilização interna, como a Canon RF-S 18-150mm F3.5-6.3 IS STM. Esta objetiva de zoom acessível dispõe de um estabilizador de imagem ótico de 4,5 pontos para manter as filmagens sem tripé nítidas, bem como uma amplitude de zoom versátil para captar uma variedade de imagens.

4. Foque-se nos detalhes

Isolar objetos específicos com um grande plano pode ajudá-lo a tornar o seu vídeo mais interessante. As objetivas de zoom RF e RF-S da Canon podem ajudá-lo a aproximar-se o máximo possível para tornar os motivos maiores no enquadramento, isolando-os artisticamente do fundo.

Também pode utilizar uma objetiva macro de distância focal fixa, como a Canon RF 35mm F1.8 MACRO IS STM, que lhe permite focar em todos os detalhes, mesmo a curtas distâncias. Uma objetiva macro de focagem curta é especialmente útil para produtos, alimentos ou conteúdos de beleza, uma vez que os espectadores vão querer ver os detalhes complexos.

A EOS R50 inclui correção de "focus breathing", demonstrada no vídeo acima, que mantém o ângulo de visão enquanto muda a focagem, garantindo que a atenção permanece onde pretendido e proporcionando um aspeto mais natural e profissional.

5. Experimente com diferentes perspetivas

Uma câmara Canon EOS R50 com um microfone encaixado é segurada por um suporte vertical com a objetiva virada para baixo. Uma frigideira é apresentada no ecrã táctil de ângulo variável da câmara.

O ecrã táctil de ângulo variável da Canon EOS R50 proporciona-lhe a flexibilidade para captar a partir de praticamente qualquer ângulo.

Um homem olha para o ecrã táctil de ângulo variável da Canon EOS R50 que está a segurar, para filmar um prato de comida.

O ecrã táctil de ângulo variável também lhe permite verificar a sua composição e exposição quando grava sem tripé.

Capte os seus motivos a partir de ângulos invulgares para tornar o seu vídeo mais dinâmico. Nem todas as imagens poderão funcionar, mas nunca saberá se não tentar. Mude o seu ponto de vista, coloque-se acima do seu motivo e filme a partir de cima, ou deite-se no chão e filme a partir de baixo.

Alterar a sua perspetiva também ajuda a contar histórias, por exemplo, gravar a partir de um ângulo baixo pode ajudar a transmitir que a pessoa no plano tem poder ou domínio sobre o espectador.

Também pode alterar a perspetiva utilizando objetivas. Se estiver a filmar para além do motivo em primeiro plano, selecione um ponto de focagem específico para manter o fundo nítido, ao mesmo tempo que introduz alguma desfocagem cinematográfica do primeiro plano. Pode fazê-lo reduzindo a sua abertura. Uma objetiva RF com uma grande abertura máxima, como a Canon RF 50mm F1.8 STM, proporciona uma profundidade de campo incrivelmente reduzida e uma desfocagem suave dos fundos, para um efeito cinematográfico.

6. Repense a sua composição

Uma Canon EOS R10 posicionada num tripé entre grades curvas para filmar uma mulher à distância.

As linhas de composição fortes, como estas grades curvas, direcionam o olhar do espectador do primeiro plano para o fundo. O posicionamento da câmara num plano baixo maximiza o efeito.

Pense sobre a melhor forma de enquadrar os elementos na sua imagem. Geralmente, as abordagens de composição testadas e comprovadas, como a regra dos terços e das linhas de orientação, funcionam bem. No entanto, não se esqueça de experimentar outros pontos de vista. Por exemplo, utilize a simetria para criar imagens alternativas. Isto pode ser tão simples como dar um passo para a esquerda ou para a direita, reposicionar a câmara para cima ou para baixo, agachar-se ou deitar-se.

Se encontrar uma composição específica que funcione para o seu motivo, refine-a e crie a sua própria composição para dar às suas filmagens um aspeto distinto. Muitos realizadores ganharam reconhecimento pelo seu estilo de composição, por isso vale a pena experimentar com diferentes regras, e como podem ser quebradas, para transmitir o ambiente do filme e o seu estilo pessoal.

7. Faça experiências com a velocidade e com o tempo

Os cortes repentinos ajudam a aumentar o ritmo do seu vídeo. Grave sequências semelhantes a partir do mesmo ângulo e, em seguida, alterne entre as diferentes partes de cada sequência para passar de um momento para o outro.

Uma excelente forma de filmar ação é gravar a um elevado rácio de fotogramas. Gravar em Full HD a 120 fps com a EOS R50 permite-lhe criar efeitos em câmara super lenta, captando cada momento, quando reproduz o clipe à velocidade normal.

Também pode tentar envolver o espectador com uma sequência em time-lapse para comprimir ação mais lenta em clips curtos, ou tentar criar um haiku em vídeo.

8. Grave áudio mais nítido

Uma mulher a segurar numa câmara Canon com um microfone estéreo DM-E1 colocado, a filmar um homem com uma broca.

O áudio é incrivelmente importante ao criar uma história em vídeo, por isso, investir num microfone externo, como o microfone estéreo DM-E1 Canon, é uma boa ideia.

A qualidade do som é tão importante como a imagem, melhorando a sua história em vídeo ao proporcionar contexto e criando atmosfera. A maioria das câmaras tem um microfone incorporado que lhe permite gravar som. No entanto, pode captar áudio de forma mais eficaz com um microfone externo, como o microfone estéreo DM-E1 ou o microfone estéreo DM-E100 da Canon.

Emparelhar a sua câmara com uma objetiva Canon STM, como a Canon RF 15-30mm F4.5-6.3 IS STM, é uma excelente escolha quando está a gravar áudio, uma vez que o motor STM (passo-a-passo) proporciona um movimento de focagem suave e silencioso.

9. Crie suspense

É importante incluir elementos de tensão visual, especialmente à medida que o seu vídeo chega ao final. Para fazê-lo, utilize uma série de diferentes imagens, grandes planos extremos e planos amplos. Reenquadrar a câmara de um motivo neutro para a grande cena final é uma ótima forma de aproximar o vídeo da sua fase final.

Mantenha os clipes curtos para criar suspense. Lembre-se de que pode sempre reduzir um clipe mais longo. Por isso, tente captar alguns segundos de imagens adicionais antes e depois do conteúdo que pretende captar.

10. Divirta-se, mas mantenha a concentração

Embora seja uma boa ideia filmar um pouco mais do que aquilo de que necessita, é fácil deixar-se levar e gravar em demasia, por isso, tente manter-se objetivo e definir uma meta. Irá agradecer-se mais tarde quando começar a editar e não tiver de percorrer demasiadas filmagens desnecessárias.

Em última análise, tente divertir-se durante a gravação dos seus vídeos e lembre-se de que, por vezes, as coisas nem sempre correm como esperado, mas aprendemos sempre com estas situações. A sua história inclui uma parte da sua personalidade. Por isso, divirta-se enquanto a cria.

Peter Wolinski

Produtos relacionados

Artigos relacionados

  • O Embaixador da Canon Joel Santos agachado entre fetos numa floresta com a sua câmara Canon.

    TÉCNICAS DE VÍDEO

    Use o vídeo para dar vida às suas histórias

    O galardoado realizador documental e Embaixador da Canon Joel Santos partilha as suas melhores sugestões para contar histórias em vídeo.

  • Uma Canon EOS R50 num tripé posicionada em cima de uma mesa para gravar uma mulher vestida com um macacão rosa, rodeada por ferramentas de trabalhos manuais.

    VÍDEO

    Sugestões para melhorar os seus vídeos para as redes sociais

    Quatro criadores falam sobre como criar conteúdos fantásticos e destacar-se online.

  • A influenciadora de redes sociais Fatou N'Diaye, com um casaco castanho macio, agacha-se e sorri em frente a uma câmara Canon EOS R50 num tripé.

    GRAVAÇÃO DE VLOGUES

    Criação de conteúdos com a EOS R50

    Eleve os seus feeds das redes sociais para o próximo nível com a Canon EOS R50.

  • Um fotógrafo filma duas pessoas com roupa de inverno aconchegadas enquanto torram marshmallows numa fogueira. A cena é iluminada apenas pelo fogo e por um fio de luzes ao fundo.

    TÉCNICAS DE VÍDEO

    Sugestões para filmar vídeos à noite

    Abra um novo mundo de criatividade com o nosso guia para filmar vídeos à noite.