Macro Lite OFF

Sugestões de fotografia macro

Guia prático: grande plano

A fotografia em grande plano (ou macro) revela uma nova área para si e para a sua EOS.
Macro é a atividade fotográfica perfeita para os meses de outono e inverno, visto poder ser efetuada no interior e no exterior, quando os dias são mais curtos e o clima menos previsível.

Começar

Se estiver a começar, pode utilizar a objetiva de zoom padrão normalmente fornecida com as câmaras EOS antes de, possivelmente, passar para uma objetiva macro dedicada. Utilize a teleobjetiva para aumentar o zoom até à ampliação máxima e defina o seletor de modos na sua EOS para a definição de grande plano. Isto ajusta as definições de exposição e o estilo de imagem. Saiba mais sobre estas definições. Irá reparar que, ao aproximar-se do motivo, ampliará o movimento causado pela trepidação da câmara. A melhor maneira de ultrapassar esta situação é colocar a sua EOS num tripé. Agora, está pronto a começar.

Profundidade de campo e focagem

A focagem de motivos perto da objetiva faz com que a profundidade de campo (a área focada diante e atrás do ponto realmente focado) seja muito mais estreita. Qualquer que seja a abertura que definir, o fundo tenderá a ficar desfocado, mas utilizando uma abertura menor (número f/ maior) permite que uma parte maior do motivo fique com uma nitidez aceitável.

Para obter maior controlo e precisão, mude a sua objetiva para focagem manual. Verá que os movimentos pequenos são ampliados em conjunto com o motivo. Ao efetuar pequenos ajustes no anel de focagem, produz grandes diferenças na área de focagem. A utilização da visualização direta ampliada produz o controlo de focagem mais exato.

Iluminação

É muito importante ter a luz certa para fotografias macro. Se estiver a trabalhar no interior, utilizar a luz natural proveniente de uma janela é um bom começo. Evite a luz do sol direta (a luz nublada é uma boa opção) e utilize um pedaço de cartão branco para refletir a luz para o motivo e para minimizar quaisquer sombras. Aproximar ou afastar o cartão ou ajustar o ângulo pode fazer uma grande diferença.

Idealmente, a sua fonte de luz iluminará todas as áreas do seu motivo para realçar o detalhe e a cor. O flash anelar Canon Macro Lite e o flash Canon Macro Twin Lite são sistemas de iluminação adicionais que produzem a melhor luz uniforme para fotografia macro.

Composição e fundo

A fotografia em grande plano ou macro gira em torno de detalhes, pelo que compensa passar tempo a garantir que a definição do seu motivo é a correta relativamente ao respetivo fundo. É provável que o fundo esteja desfocado, mas a cor, a nitidez e as formas gerais ainda podem retirar a atenção do seu motivo.

Dê o próximo passo

Uma objetiva de zoom padrão dar-lhe-á uma introdução à objetiva macro, mas existem objetivas e acessórios especiais que lhe permitem obter um grande plano ainda mais próximo.

Objetiva macro

Estas objetivas são dedicadas a fotografias de grande plano e proporcionam uma ampliação de 1:1 (1:1 indica que o seu motivo está representado no tamanho real no sensor de imagem da sua câmara). Também podem ser utilizadas para outros tipos de fotografias, como retratos. Para sensores APS-C, uma boa objetiva para começar é a Canon EF-S 60mm f2.8 Macro USM ou, para sensores Full-Frame, a Canon EF 100mm f/2.8 Macro USM. A EF 100mm f/2.8L Macro IS USM disponibiliza um Estabilizador de Imagem Híbrido dedicado que lhe permite tirar algumas fotografias macro segurando a câmara com as mãos. Todas estas objetivas macro dedicadas proporcionam elevados níveis de nitidez, contraste e qualidade de imagem de ponta a ponta.

Objetivas de grande plano

São aparafusadas na parte frontal da sua objetiva existente, permitindo-lhe focar mais perto. Ocupam muito pouco espaço, pelo que são o acessório ideal quando pretende viajar pouco carregado. Existem dois tipos de objetivas de grande plano Canon; a 250D é mais potente do que a 500D.

Tubos de extensão

Outra opção para utilizar com a sua objetiva atual é um tubo de extensão. Este encaixa-se entre o corpo e a objetiva da EOS, permitindo que a câmara foque mais perto. Existem dois tubos de extensão Canon – EF12 II e EF25 II. O número está relacionado com o comprimento do tubo – o de 25 mm proporciona uma ampliação superior ao tubo de 12 mm. Os tubos de extensão não contêm vidro, pelo que a qualidade da objetiva é preservada, mas necessitam de maior iluminação sobre o motivo para atingir a exposição correta.

Mais definições avançadas na sua EOS

Agora que investiu numa objetiva ou num acessório para a sua fotografia macro, vale a pena explorar os modos com mais controlo sobre as definições de exposição, como a prioridade à abertura (Av) ou o modo manual (M). Estes permitem que controle a profundidade de campo.

Se estiver a utilizar a câmara num tripé, existem algumas ideias para que esta fique ainda mais estável. Ao premir o botão do obturador, é possível que a câmara trepide um pouco. Se o momento exato para tirar a fotografia não for fundamental, defina o temporizador para 2 segundos, de modo a dar tempo para o movimento desaparecer. Em alternativa, também pode utilizar um interruptor de controlo remoto ligado à sua EOS. Isto permite escolher o momento de exposição sem tocar na câmara.

Toques finais

Terá passado algum tempo a conseguir tirar as suas fotografias de grande plano como pretendido. Por isso, faz sentido fotografar no formato RAW e utilizar o Digital Photography Professional (DPP) da Canon para efetuar os seus ajustes finais. A utilização de ferramentas como correção da objetiva, ajuste do equilíbrio de brancos e recorte pode mesmo fazer com que as suas imagens se destaquem.