FOTOGRAFIA MACRO

Descubra o mundo oculto dos insetos

Revele a vida secreta de pequenas criaturas com os conselhos do especialista de fotografia em grande plano Pierre Anquet.
Canon Camera
"Antes de começar a fotografar macro, sinceramente não era grande fã de insetos", diz o fotógrafo francês Pierre Anquet. "Mas agora acho que são muito bonitos se dedicarmos tempo a observá-los de perto."

"Comecei por fotografar paisagens e retratos, mas vi um vídeo do fotógrafo americano Thomas Shahan que simplesmente me fez apaixonar pela fotografia macro", afirma.

Os grandes planos incríveis podem parecer território de fotógrafos experientes com o equipamento mais caro, mas na realidade podem ser alcançados com uma grande variedade de orçamentos. Pode experimentar a focagem em grande plano utilizando a objetiva do seu kit antes de atualizar para uma objetiva macro dedicada.

1. Capte grandes planos criativos com uma objetiva de kit

Um louva-a-deus pendurado numa folha.

Para fotografias macro, não se trata da sua proximidade ao motivo, mas sim dos níveis de ampliação. "Se quiser captar grandes planos mas não tiver o orçamento para uma objetiva macro, pode utilizar esta objetiva de zoom para conseguir algumas fotografias verdadeiramente interessantes", diz Pierre. Tirada com uma EOS 90D com uma objetiva EF-S 18-55mm f/4-5.6 IS STM a 55 mm, 1/3200 seg., f/5.6 e ISO 640. © Pierre Anquet

Embora uma verdadeira objetiva macro ofereça uma ampliação incrível, uma objetiva de zoom standard consegue focar suficientemente perto para proporcionar excelentes fotografias de insetos maiores.

"Para estas fotografias, encontrei uma espécie de louva-a-deus chamada Empusa", explica Pierre. "Tem cerca de 3-4 cm de comprimento, o que significa que consegui preencher toda a imagem utilizando a objetiva Canon EF-S 18-55mm f/4-5.6 IS STM. O maior desafio será aproximar-se o suficiente do inseto para tirar a fotografia. Recomendo acordar cedo, uma vez que são menos ativos ao amanhecer."

As objetivas EF-M 28mm f/3.5 Macro IS STM e EF-S 35mm f/2.8 Macro IS STM incluem flashes anelares Macro Lite integrados, que permitem aos principiantes criar efeitos de iluminação criativos e interessantes que anteriormente eram apenas dominados pelos profissionais.

Como método alternativo à focagem automática, Pierre consegue obter a ampliação máxima aumentando o zoom da objetiva até à sua maior distância focal, mudando para a focagem manual e rodando o anel de focagem até estar à distância mínima de focagem e, em seguida, movendo a câmara suavemente para trás e para a frente para focar o motivo com nitidez.

Pierre prefere fotografar sem tripé, apesar de serem úteis para captar fotografias macro, uma vez que todas as vibrações da câmara são acentuadas. "São demasiado grandes e atrapalham. A objetiva de 18-55 mm é perfeita para fotografar sem tripé, uma vez que é muito pequena e o estabilizador de imagem é muito útil."

2. Experimente uma objetiva macro

Um grande plano de uma aranha laranja-castanha num ramo.

Pierre utilizou uma objetiva EF-S 60mm f/2.8 Macro USM para captar a aranha-saltadora: "Era mais pequena do que o louva-a-deus, mas isso permitiu-me incluir mais do ambiente na fotografia." Tirada com uma EOS 90D com uma EF-S 60mm f/2.8 Macro USM a 1/250 seg., f/8 e ISO 500. © Pierre Anquet

Um grande plano de um louva-a-deus pendurado num ramo.

Pierre utilizou o empilhamento de focagem em algumas das suas fotografias. "O número mais elevado de fotografias que tirei para um único empilhamento de focagem foi 28. O louva-a-deus estava num ramo e eu queria ter todo o inseto focado. Ao tirar várias fotografias e ao mover a câmara, podia focar a cabeça, as pernas e o corpo." Tirada com uma EOS 90D com uma EF-S 60mm f/2.8 Macro USM a 1/250 seg., f/9 e ISO 200. © Pierre Anquet

Uma objetiva compacta e extremamente nítida como a Canon EF-S 60mm f/2.8 Macro USM é um excelente ponto de entrada no mundo da fotografia macro. Proporciona uma ampliação (de 1x) de tamanho real quando está definida para a distância mínima de focagem, o que significa que os detalhes são focados no sensor da câmara com o mesmo tamanho que têm na realidade.

Uma coisa a considerar ao fotografar em grande plano é que a profundidade de campo é extremamente fina. A utilização de aberturas mais pequenas, como f/11 e f/16, aumenta a profundidade de campo, mas também reduz a quantidade de luz. Isto leva a velocidades do obturador mais lentas, o que pode resultar numa imagem desfocada se a câmara ou o motivo se mover.

Para o evitar, pode aumentar o ISO para obter tempos de exposição mais reduzidos. "Com a EOS 90D, posso elevar até ISO 2000 sem quaisquer problemas. Mas é necessário expor a imagem corretamente. Se tentar aumentar a exposição mais tarde através de software, obterá muito ruído."
Um grande plano da cabeça de um membracídeo com uma gota de água sobre si.

Pierre recomenda a utilização de um Speedlite para ampliação de 3-5x. "A luz principal continua a ser o sol", diz. "Mas o flash acrescenta um pouco mais de luz para destacar o motivo." Tirada com uma Canon EOS 60D (agora substituída pela Canon EOS 90D) com uma objetiva Canon MP-E 65mm f/2.8 1-5x Macro Photo e um Speedlite 430EX II a 1/250 seg., f/10 e ISO 400. © Pierre Anquet

O empilhamento de focagem é uma técnica popular que os fotógrafos de macro utilizam para aumentar a profundidade de campo. Isto envolve tirar uma sequência de imagens idênticas e mudar manualmente a posição de focagem de cada uma. As áreas focadas de cada imagem podem então ser combinadas através de software para criar uma fotografia com mais nitidez.

A Canon EOS 90D tem uma funcionalidade de variação de focagem incorporada que é capaz de captar automaticamente as fotografias de que necessita para fazer um empilhamento de focagem no Canon Digital Photo Professional. "Com a prática, é simples", explica Pierre. "Seleciono o modo de avanço contínuo, defino a focagem manualmente na parte mais próxima do motivo e, em seguida, aproximo lentamente a câmara ao inseto, enquanto disparo uma sequência de fotografias."

3. Vá além do tamanho real com uma objetiva especializada

Um grande plano de uma aranha-saltadora no solo.

A Canon MP-E 65mm f/2.8 1-5x Macro Photo é uma objetiva única que permite captar motivos com uma ampliação de até 5x o tamanho real. Tirada com uma Canon EOS 90D com uma objetiva Canon MP-E 65mm f/2.8 1-5x Macro Photo a 1/250 seg., f/9 e ISO 800. © Pierre Anquet

Uma fotografia macro do rosto de um louva-a-deus.

A objetiva MP-E 65mm é extremamente versátil, afirma Pierre entusiasmado. "Com uma ampliação de 1x podemos preencher o enquadramento com insetos maiores, como uma borboleta ou uma cigarra, e depois podemos aumentar para uma ampliação de até 5x para fotografar insetos muito pequenos." Tirada com uma Canon EOS 90D com uma objetiva Canon MP-E 65mm f/2.8 1-5x Macro Photo a 1/160 seg., f/8 e ISO 2000. © Pierre Anquet

A focagem precisa é fundamental ao trabalhar com uma ampliação tão elevada como a de 5x, uma vez que quaisquer erros serão igualmente ampliados. Para garantir a precisão ao fotografar insetos, Pierre monitorizou a imagem utilizando o visor traseiro de grandes dimensões da Canon EOS 90D. "Posso aumentar o zoom manualmente e ver exatamente onde estou a focar", afirma. "Primeiro, rodo o anel na objetiva para definir a ampliação, depois, aproximo-me do motivo e quando vejo no visor que está perfeitamente focado, tiro a fotografia."

Pode começar na fotografia macro ao fotografar objetos em casa, quer seja um padrão numa alcatifa ou uma planta no parapeito de uma janela, antes de avançar para fotografias detalhadas de insetos.


Escrito por Marcus Hawkins

Produtos relacionados

Artigos relacionados

  • Grande plano a preto e branco de uma mãe a beijar um bebé a dormir encostado no seu ombro.

    FOTOGRAFIA MACRO

    Perca-se nos detalhes com a fotografia macro

    Quatro sugestões inovadoras para começar a sua jornada na fotografia macro, usando objetos comuns para criar fotografias extraordinárias.

  • Fotografia macro abstrata: fotografar bolhas de sabão

    FOTOGRAFIA MACRO

    Fotografia macro abstrata: fotografar bolhas de sabão

    Descubra como captar imagens macro abstratas surpreendentes e coloridas de uma película de sabão com este guia passo a passo simples.

  • FOTOGRAFIA MACRO

    Fotografar flores refletidas em gotas de água

    Seja criativo com a fotografia macro e descubra como captar magníficas imagens de flores refletidas em gotas de água.

  • FOTOGRAFIA DE INTERIORES

    Três ideias de fotografia de interiores para ser criativo em casa

    Ficar em casa não significa que não pode ser criativo. Conheça a sua câmara e aprenda a captar retratos cinematográficos, imagens macro e vídeos em time-lapse.