FOTOGRAFIA MACRO

Perca-se nos detalhes: Quatro técnicas para captar fotografias macro em casa

A sua casa está repleta de oportunidades facilmente acessíveis para captar criativas fotografias em grande plano. Inspire-se nos detalhes da sua sala de estar, cozinha ou parapeito da janela.
Canon Camera
A fotografia em grande plano é uma excelente forma de ser criativo com o que tem em casa. Quer se trate de rugas nas palmas das mãos de um recém-nascido, de detalhes complexos nas folhas ou pétalas de plantas domésticas ou bolhas de sabão no lava-loiças da sua cozinha, descobrir os pequenos pormenores que pode ter ignorado irá proporcionar-lhe alegria, inspiração e uma infinidade de novas perspetivas para fotografar.

A diversão da fotografia macro ou em grande plano não tem limites. Pode encontrar excelentes motivos em todas as divisões da sua casa. Independentemente do tipo de câmara que tiver em casa, pode aproximar-se e explorar os detalhes fascinantes. Uma objetiva de zoom (ou kit) standard, ou até uma câmara compacta, podem proporcionar imagens deslumbrantes. Aqui, seis fotógrafos partilham algumas das pequenas mas cativantes coisas que fotografaram em casa e revelam o que os inspirou a olhar mais de perto.

1. Aumente o zoom nas maravilhas da natureza

Um grande plano da cabeça de um bebé deitado de costas.

Aqui, a fotógrafa Kate Grey colocou um recém-nascido numa cama perto de uma janela para tirar partido da fonte de luz natural. "Esta é uma boa base para captar ângulos altos e baixos, bem como para manter o bebé feliz e confortável", explica. Captada com uma Canon EOS 5D Mark III (agora substituída pela Canon EOS 5D Mark IV) com uma objetiva EF 100mm f/2.8L Macro IS USM a 1/320 seg., f/2.8 e ISO 500. © Kate Gray Photography

"Foram as fotografias que tirei dos meus próprios filhos quando ainda eram bebés que me inspiraram a fotografar em grande plano para outras famílias", afirma a fotógrafa de família, Kate Gray. "Sei que sem essas fotografias não me recordaria das pequenas e perfeitas covinhas nos dedos rechonchudos da minha filha ou da forma como a pele à volta dos olhos do meu filho se enrugava com os seus primeiros sorrisos desdentados."

Apesar de uma objetiva macro dedicada ser ideal para grandes planos, também pode obter excelentes resultados com uma objetiva de zoom standard ou até mesmo de distância focal fixa. A objetiva de kit Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS STM, por exemplo, permite-lhe focar a uma distância de 25 cm, o que significa que consegue enquadrar perfeitamente o mais ínfimo dos detalhes.

A maioria das objetivas macro dedicadas tem uma distância focal de teleobjetiva perfeita para isolar cada elemento e, se estiver a utilizar uma objetiva de zoom, lembre-se de aumentar o zoom. Depois, defina a abertura para f/5.6 ou superior, se disponível, e utilize a estabilização de imagem para eliminar o risco de vibração da câmara. Por fim, enquadre e tente aproximar-se o máximo que puder do seu motivo. Perderá a focagem se se aproximar mais do que a distância mínima de focagem da objetiva, pelo que poderá ter de se deslocar suavemente para a frente e para trás para encontrar a posição ideal.

2. Capte a complexidade da natureza

Uma imagem altamente ampliada de um floco de neve com detalhes complexos, em material preto difuso.

"Ao fotografar a f/8, dei prioridade à abertura pois precisava que fosse estreita, o que me permitia incluir mais partes do floco de neve na focagem", afirma o fotógrafo Jamie Spensley. "Em seguida, equilibrei as definições para que resultasse numa imagem quase preta captada com luz natural, definindo o ISO para 200 e a velocidade do obturador para 1/100 seg. Depois, tirei algumas fotografias de referência com diferentes potências de flash para ver a que funcionava melhor para expor a minha imagem de forma apelativa." Captada com uma Canon EOS 80D com uma objetiva Canon EF 100mm f/2.8 Macro USM. © Jamie Spensley

Uma fotografia em grande plano de uma planta de agrião com uma gota de água.

"Sempre reparei nas pequenas coisas, pelo que a fotografia macro tornou-se naturalmente o meu tipo favorito", afirma o fotógrafo Agi Wojcik. "Na primavera de 2020 comecei a cultivar as minhas próprias ervas e legumes e percebi como as folhas verdes ficavam lindíssimas depois de regadas. Queria captar o reflexo do sol na gota de água porque sabia que não iria ficar na folha durante muito tempo." Captada com uma Canon EOS RP com uma objetiva Canon RF 35mm F1.8 MACRO IS STM a 1/250 seg., f/8 e ISO 800. © Agi Wojcik

A fotografia macro pode revelar tesouros naturais invisíveis, desde o padrão labiríntico na parte de trás de uma folha até à complexidade única de um floco de neve perfeitamente formado. Para além disso, fotografar em grande plano oferece-lhe oportunidades para captar a beleza da natureza em qualquer lugar, incluindo no parapeito da sua janela num dia frio e chuvoso.

Um casaco preto foi o único pano de fundo que o Jamie Spensley precisou para realçar os detalhes deslumbrantes de um floco de neve branco. Conseguiu obter uma iluminação suave e distinta utilizando um difusor macro. "É um cone de material branco que encaixa na parte frontal da minha objetiva. Também tenho um túnel de material refletor preso ao flash, ajudando a luz a alcançar o cone. O resultado final é uma luz extremamente suave, perfeita para fotografia macro."

Para outras formas de ser criativo com a luz ao fotografar em grande plano, as objetivas EF-S 35mm f/2.8 Macro IS STM e EF-M 28mm f/3.5 Macro IS STM dispõem de um flash anelar Macro Lite integrado que permite aos fotógrafos aproximarem-se sem provocar sombra.

A fotógrafa, Agi Wojcik, utilizou o modo de Cena em grande plano para fotografar agriões no seu apartamento. "Desta forma, não tinha de me preocupar com as definições e, em vez disso, podia concentrar-me em garantir que a focagem estava correta. Também utilizei a AF pontual e uma opção de Ampliação bastante prática no modo de Visualização direta. Depois de ver como a fotografia resultou lindamente, fiquei inspirada para pegar na minha câmara e explorar outros motivos pela casa."

3. Encontre o extraordinário no ordinário

Uma fotografia macro de um lápis a traçar uma linha numa folha de papel.

"Defini o ISO para um valor relativamente baixo, pois dispunha de luminosidade suficiente", afirma o fotógrafo Lucas Piltz. "A abertura estava a f/7.1, pelo que dispunha de grandes áreas de nitidez, enquanto a velocidade do obturador estava definida para 1/100 seg." Captada com uma Canon EOS 250D a 1/100 seg., f/7.1 e ISO 800. © Lucas Piltz

Para muitos artistas, o simples lápis é o ponto de partida e, ao fotografá-lo de perto, o fotógrafo Lucas Piltz encontrou uma forma de celebrar e abraçar o seu lado criativo.

O Lucas optou por fotografar uma sequência de imagens para obter uma profundidade de campo maior do que normalmente seria possível. "Utilizei um tripé para evitar vibração", afirma, "e ajustei a focagem manualmente porque tenho mais controlo e aprendo melhor dessa forma. Comecei a partir da área de focagem frontal e fui-me deslocando até à parte de trás." Com a imagem enquadrada, o Lucas fotografou 40 versões do lápis, todas com diferentes pontos focais, antes de as fundir.

Esta técnica chama-se empilhamento de focagem e pode aplicá-la fundindo um conjunto de imagens com diferentes pontos de focagem no software Digital Photo Professional da Canon.

4. Encontre uma perspetiva abstrata nas coisas do dia a dia

Uma fotografia macro de água misturada com óleo, criando gotas circulares de cor púrpura.

A Andrea Hunt utiliza ingredientes simples, como óleo e água, para dar um toque surreal às suas imagens abstratas. Aa variar a quantidade de óleo e colocar diferentes objetos coloridos por baixo da travessa com água, obtém padrões e motivos infinitos e únicos. Captada com uma Canon EOS 7D Mark II com uma objetiva Canon EF 100mm f/2.8L Macro IS USM a 1/100 seg., f/10 e ISO 1250. © Andrea Hunt

Uma fotografia em grande plano de bolhas de detergente da loiça de cor amarela.

O Tibo Tuypens tira partido do poder da geometria para estimular a imaginação do espectador. "Utilizei a minha Canon EOS 7D Mark II e a objetiva EF-S 60mm f/2.8 Macro USM, em combinação com nada mais do que um simples flash Speedlite", afirma. "Consigo obter bons resultados com um ISO de 100, uma velocidade do obturador de 1/400 seg. e uma abertura de f/2.8 para manter o fundo atrativo e desfocado." © Tibo Tuypens

"Enquanto profissional de saúde de primeira linha, utilizo a fotografia como uma ferramenta de mindfulness (atenção plena) para me manter feliz e relaxada nos tempos livres", explica a fotógrafa de macro, Andrea Hunt. "A fotografia macro revela detalhes raramente vistos e pode alcançar elevados níveis de criatividade dentro dos limites da sua casa e do seu jardim."

Para recriar as fotografias surrealistas da Andrea, precisa de uma travessa de vidro, elevada em cada canto e cheia de água. Em seguida, adicione o óleo gradualmente, para que possa experimentar diferentes quantidades. Para adicionar uma cor apelativa ao óleo, a Andrea coloca um smartphone ou tablet sob a travessa com um ecrã colorido, mas também pode utilizar cartão ou papel de parede colorido.

Ao captar uma fotografia de óleo em suspensão, é mais fácil focar manualmente e fotografar no modo de prioridade à abertura (Av). "Fotografar a f/10 oferece-me uma profundidade de campo suficiente para cobrir uma camada de óleo sem abranger a parte inferior da travessa de vidro", afirma Andrea.

Pode utilizar a mesma técnica para aliviar o stress das tarefas domésticas. O fotógrafo, Tibo Tuypens, descobriu que o detergente da loiça pode produzir belíssimas formas geométricas. Basta adicionar algumas gotas a uma camada rasa de água numa travessa.

Para o fundo, o Tibo gosta de utilizar folhas de papel coloridas. "Depois, utilizo um flash para refletir as cores através da água", afirma. "Isto é bastante útil para combinar cores e criar gradientes."

Para fazer bolhas, basta pegar numa palhinha e soprar para a água e depois é só começar a fotografar. "Independentemente do que colocar em frente à objetiva, é sempre uma animação de formas, texturas e luz difusa", afirma Tibo.

Escrito por Phil Hall

Produtos relacionados

Artigos relacionados

  • Fotografia macro abstrata: fotografar bolhas de sabão

    FOTOGRAFIA MACRO

    Fotografia macro abstrata: fotografar bolhas de sabão

    Descubra como captar imagens macro abstratas surpreendentes e coloridas de uma película de sabão com este guia passo a passo simples.

  • Grande plano de uma aranha-saltadora castanha.

    FOTOGRAFIA MACRO

    Capte os detalhes no minúsculo

    Revele a vida secreta de pequenas criaturas com os conselhos de um especialista.

  • get-inspired-macro-photography-tips-1-hub

    FOTOGRAFIA MACRO

    Sugestões de fotografia macro

    A fotografia em grande plano (ou macro) revela uma nova área para si e para a sua EOS.

  • FOTOGRAFIA MACRO

    Fotografar flores refletidas em gotas de água

    Seja criativo com a fotografia macro e descubra como captar magníficas imagens de flores refletidas em gotas de água.