A water droplet on a flower stem, reflecting a flower head.

FOTOGRAFIA MACRO

Fotografia macro criativa: fotografar flores refletidas em gotas de água

Obtenha uma nova abordagem à fotografia de flores com uma objetiva macro e o poder da refração para criar fotografias impressionantes. Capte detalhes numa gota de água e experimente os reflexos. Para esta técnica, precisa de uma objetiva macro e, idealmente, de um tripé e de um disparo do obturador remoto – se tiver uma câmara com Wi-Fi, como a Canon EOS 90D, pode utilizar a aplicação Camera Connect da Canon no seu smartphone para enquadrar a fotografia e acionar o obturador. Para controlar melhor a iluminação, é prático utilizar um flash externo, como um da gama Speedlite da Canon.

Configuração

Com esta técnica simples, pode captar imagens verdadeiramente impressionantes, refletindo um motivo detalhado numa gota de água delicada.

Pode utilizar esta técnica no exterior (se tiver essa opção) ou no interior. A vantagem de configurar no interior é que tem mais controlo sobre a iluminação e há menos risco de uma brisa perturbar as gotas de água. Também não precisa de se levantar cedo para fotografar o orvalho matinal!

Além de uma objetiva macro e de um tripé para manter a sua câmara estável e evitar a vibração da câmara, precisa de algumas flores e de glicerina (disponível numa farmácia, no corredor de pastelaria num supermercado ou online) para criar gotas duradouras e altamente refletoras. Também irá necessitar de uma fonte de luz clara – de uma janela ou de um flash Canon Speedlite fora da câmara.

Ampliação

A Canon EF 100mm f/2.8L Macro IS USM lens.
Qualquer objetiva macro é adequada para esta técnica. As imagens nesta página foram captadas com a objetiva Canon EF 100mm f/2.8L Macro IS USM, mas a Canon EF-S 60mm f/2.8 Macro USM também é uma excelente alternativa para câmaras DSLR com sensores APS-C.

Foque a sua objetiva macro na menor distância focal para obter a maior ampliação. Mesmo em tamanho real ou ampliação de 1:1, as gotas de água parecerão pequenas no enquadramento, pelo que pode optar por cortar a fotografia posteriormente com software de edição. A objetiva tem de ser posicionada perto das gotas, por isso, certifique-se de que não cria sombra na imagem. Se estiver a utilizar uma lâmpada ou um Canon Speedlite externo, terá mais controlo sobre a direção da luz. Outra forma de evitar sombras é utilizar uma objetiva macro com Macro Lite incorporado, como a Canon EF-M 28mm f/3.5 Macro IS STM ou a Canon EF-S 35mm f/2.8 Macro IS STM.

Adicionar gotas

Artigos relacionados
Swirling multicoloured patterns of soap in water.

FOTOGRAFIA MACRO

Fotografia macro abstrata: fotografar bolhas de sabão

Descubra como captar imagens macro abstratas surpreendentes e coloridas de uma película de sabão com este guia passo a passo simples.

A close-up of a leaf, showing the veins inside it.

FOTOGRAFIA MACRO

Fotografia macro: descubra a beleza em cada detalhe

O fotógrafo de natureza Ian Wade partilha as suas principais sugestões de fotografia macro.

A close-up photograph of five droplets of water on the surface of an autumnal leaf.

FOTOGRAFIA MACRO

Noções básicas de fotografia macro

Descubra como dar os primeiros passos com este guia prático de fotografia em grande plano.

Fotografar no modo de Prioridade à abertura (Av) significa que tem mais controlo sobre a profundidade de campo, mas prepare-se para experimentar a abertura para alterar o que está e não está focado. Aproxime a flor para alterar a composição na gota de água e utilize o botão de pré-visualização da profundidade de campo antes de premir o obturador para ver o efeito que esta terá na sua fotografia.

A utilização de glicerina em vez de água irá criar gotas mais brilhantes e viscosas que aderem ao suporte durante mais tempo, proporcionando-lhe mais tempo de captação para obter a fotografia perfeita. A utilização de uma velocidade de obturador mais elevada permite-lhe tirar o número de fotografias que desejar num curto período de tempo. Mergulhe uma agulha ou um palito na glicerina e utilize-o para transferir o líquido. Desta forma, poderá posicionar as gotas onde quiser e adicionar todas as que pretender. Faça experiências com gotas de diferentes tamanhos e aglomerados para produzir composições mais criativas.

A técnica

Componha a sua imagem fotografando em grande angular, que ajuda a garantir que o fundo permanece desfocado enquanto as gotas de água são focadas com nitidez.

Foque manualmente as gotas e aproxime a flor no fundo até que a imagem refratada seja apresentada com nitidez no líquido. Fotografe no modo de Prioridade à abertura (Av) para ter mais controlo sobre a profundidade de campo e escolha uma abertura de f/8 para começar. O truque é manter a flor desfocada no fundo enquanto a imagem refratada parece nítida, por isso prepare-se para experimentar com a posição da flor e a abertura. Mantenha as gotas paralelas à câmara para manter a nitidez de todas as gotas.

Para melhorar a nitidez, utilize o modo Visualização direta para que o movimento do espelho não afete a câmara e tire a fotografia utilizando o temporizador automático da câmara, um disparo do obturador remoto ou a aplicação Camera Connect da Canon no seu smartphone, se a câmara for compatível. Para obter mais conselhos sobre como começar a utilizar a macro e para obter mais inspiração para experimentar novos truques, transfira a aplicação Guia de Fotografia da Canon para iOS ou Android.


Escrito por Marcus Hawkins e Tashin Wilks

Produtos relacionados

Artigos relacionados



A secção Inspirar-se é a sua principal fonte de dicas de fotografia úteis, guias de compras e entrevistas profundas: tudo aquilo de que necessita para encontrar a melhor câmara ou impressora e dar vida à sua próxima ideia criativa.

Voltar a todas as sugestões e técnicas