Swirling multicoloured patterns of soap in water.

FOTOGRAFIA MACRO

Fotografia macro abstrata: fotografar bolhas de sabão em casa

Criar imagens abstratas vibrantes da superfície de uma película de sabão permite-lhe expandir a sua criatividade com uma objetiva macro e afastar-se do tradicional. Vamos mostrar-lhe como é fácil criar imagens impressionantes no conforto da sua casa ou jardim. Para esta técnica, precisa de uma objetiva macro e, idealmente, de um tripé e de um disparo do obturador remoto – se tiver uma câmara com Wi-Fi, como a Canon EOS 90D, pode utilizar a aplicação Camera Connect da Canon no seu smartphone para enquadrar a fotografia e acionar o obturador. Para controlar melhor a iluminação, é prático utilizar um flash externo, como um da gama Speedlite da Canon.

Preparação

A camera set up to photograph a desk with books on the top.
Uma t-shirt preta cria um fundo improvisado para esta configuração de flash e é utilizada uma pilha de livros para fixar o cabide de metal torcido depois de mergulhar o aro na solução. Pode usar uma película do telemóvel para cobrir os livros, já que esta técnica pode molhá-los.

Prepare uma folha de cartão preto ou tecido preto para utilizar como fundo. Uma objetiva macro com uma distância focal de 100 mm é ideal, mas qualquer objetiva macro será capaz de realizar a tarefa, incluindo a Canon EF 100mm f/2.8L Macro IS USM ou a Canon EF-S 60mm f/2.8 Macro USM. Se estiver a utilizar uma câmara com sistema Canon EOS R, a objetiva Canon RF 35mm F1.8 MACRO IS STM é ideal ou, com uma câmara da série EOS M da Canon, a Canon EF-M 28mm f/3.5 Macro IS STM. Qualquer uma destas será excelente para esta técnica e permitir-lhe-á captar os detalhes complexos.

Para criar uma película de sabão duradoura, misture detergente da loiça ou sabão líquido com alguma glicerina (pode encontrá-la numa farmácia, no corredor de pastelaria de um supermercado ou online). Comece com uma mistura de cerca de 80% de detergente e 20% de glicerina e adicione um pouco de água. Também precisa de uma pequena argola de arame que possa mergulhar na mistura – um cabide de metal moldado serve. Levante a argola na horizontal e a película de sabão deverá aderir ao arame.

Luz

Brinque com a iluminação até encontrar a melhor posição. Provavelmente terá de tirar algumas fotografias de teste para a encontrar.

Pode utilizar a luz do dia ou o flash para esta técnica, mas as cores vivas só são visíveis quando a película de sabão é iluminada de frente, num ângulo ligeiramente inclinado. Experimente mover-se para que possa utilizar a luz de uma janela ou de uma lâmpada para brilhar sobre a solução.

Se estiver a utilizar a unidade de flash incorporado da câmara para acionar um Canon Speedlite compatível sem fios, a funcionalidade pode ser ativada no menu principal. O Canon Speedlight também terá de ser definido para o modo de receção. A utilização de um Canon Speedlite fora da câmara como o Canon Speedlite 470EX-AI, proporciona-lhe maior controlo sobre a direção da luz. Tente refletir a luz a partir de uma parede branca, teto baixo ou mesmo de uma folha de cartão branco ou poliestireno sobre a câmara e aponte para a película de sabão para difundir a luz (como mostrado aqui).

Disparo

Utilize uma velocidade do obturador elevada para imobilizar o movimento do sabão a rodopiar. Isto varia consoante a velocidade das cores. Tire uma fotografia de teste e defina uma velocidade do obturador mais elevada ou um ISO mais elevado se os padrões estiverem desfocados.

Para obter resultados consistentes, defina a câmara para o modo manual. Utilizar a sequência rápida de luz refletida de um Canon Speedlite pode ajudá-lo a obter imagens mais nítidas, mas certifique-se de que a velocidade de sincronização do flash é igual à velocidade do obturador (pode encontrar estas informações no manual da câmara). Nesta Canon EOS 800D, a velocidade de sincronização do flash é de 1/200 seg. Para aumentar a profundidade de campo, utilize uma definição de abertura pequena, como f/11 ou f/16, e comece com um ISO baixo na região de 100-400.

Se estiver a utilizar luz ambiente em vez de flash, poderá ter de aumentar o ISO e disparar a câmara utilizando a função de temporizador automático ou um telecomando para obter resultados nítidos.

Experimente

Artigos relacionados
A water droplet on a flower stem, reflecting a flower head.

FOTOGRAFIA MACRO

Fotografia macro abstrata: fotografar a refração da água

Seja criativo com a fotografia de flores e descubra como captar imagens macro de gotas de água que refletem flores.

A close-up of a leaf, showing the veins inside it.

FOTOGRAFIA MACRO

Fotografia macro: descubra a beleza em cada detalhe

O fotógrafo de natureza Ian Wade partilha as suas principais sugestões de fotografia macro.

A close-up photograph of five droplets of water on the surface of an autumnal leaf.

FOTOGRAFIA MACRO

Noções básicas de fotografia macro

Descubra como dar os primeiros passos com este guia prático de fotografia em grande plano.

A person tapping the screen of an EOS camera.
Tocar no ecrã tátil de uma câmara EOS é uma forma prática de focar os padrões.

Se a câmara não tiver luz suficiente para conseguir a focagem automática, foque manualmente a objetiva com a ajuda do ecrã de visualização direta ampliada ou do EVF de uma câmara mirrorless EOS. Para evitar vibrações na câmara, dispare o obturador utilizando um disparo remoto ou a aplicação Camera Connect da Canon, se a sua câmara tiver Wi-Fi. Tente soprar suavemente a película de sabão para fazer os padrões rodopiar. Não se preocupe se não conseguir aproximar-se o suficiente para preencher o enquadramento com os padrões em constante mudança – basta cortar uma composição no Digital Photo Professional ou num software de edição de fotografia semelhante.

Um ligeiro sopro no sabão criou as espirais nesta imagem, tirada numa Canon EOS 800D com uma objetiva Canon EF 100mm f/2.8L Macro IS USM, utilizando a luz do Canon Speedlite 470EX-AI refletida a partir de cartão branco.

Para obter mais sugestões, truques e ideias sobre fotografia, transfira a aplicação Guia de Fotografia da Canon para iOS ou Android.

Escrito por Marcus Hawkins e Tashin Wilks

Produtos relacionados

Artigos relacionados



A secção Inspirar-se é a sua principal fonte de dicas de fotografia úteis, guias de compras e entrevistas profundas: tudo aquilo de que necessita para encontrar a melhor câmara ou impressora e dar vida à sua próxima ideia criativa.

Voltar a todas as sugestões e técnicas