NOÇÕES BÁSICAS DE FOTOGRAFIA

Sugestões e técnicas para uma melhor técnica de "panning"

Domine o método de "panning" em fotografia e transmita uma sensação de movimento nas suas imagens.
Canon Camera
Seja a congelar motivos a alta velocidade em fundos dinâmicos ou a adicionar uma sensação de movimento a motivos mais lentos, com a técnica de "panning" consegue adicionar movimento e emoção às suas fotografias.

Pode utilizar a técnica de "panning" para adicionar outro elemento às suas fotografias com qualquer câmara. Para além disso, também não precisa de fotografar motivos a alta velocidade. A técnica de "panning" pode ser utilizada para adicionar uma sensação de movimento a motivos relativamente lentos, uma vez que a desfocagem de movimento pode fazer com que estes pareçam estar a deslocar-se muito mais rapidamente do que realmente estavam.

1. O que é o efeito de "panning" em fotografia?

A skier speeding down a snowy mountain.
O "panning" é uma técnica criativa que transmite uma verdadeira sensação de movimento a fotografias de ação. Se utilizar uma velocidade do obturador rápida para congelar um motivo em movimento rápido, a imagem irá perder alguma da ação que estava a acontecer naquele momento, uma vez que o motivo irá parecer semelhante a uma estátua. Mas se utilizar uma velocidade do obturador mais lenta e mover (ou deslocar) a câmara à mesma velocidade que o motivo, pode captar nitidamente o motivo em movimento na fotografia, desfocando suavemente o fundo e quaisquer outros objetos estáticos.

Para além de acrescentar uma sensação de velocidade, o efeito de "panning" pode ajudá-lo a captar mais nitidamente uma fotografia de um motivo em movimento, a focar a atenção do espetador no mesmo ou simplesmente a disfarçar fundos pouco apelativos. Seja qual for a sua intenção, a técnica de "panning" é uma grande habilidade, e o segredo para conseguir um efeito impressionante é a prática. O efeito de "panning" requer um bom controlo da câmara, por isso, nada substitui a experiência.

Todos os tipos de desportos de pista são bons motivos para praticar o efeito de "panning", uma vez que terá muitas tentativas à sua disposição para aperfeiçoar as suas habilidades à medida que os corredores, cavalos, motas ou carros de corrida fazem as suas voltas. Em casa, as crianças ou os animais de estimação a brincarem no jardim são oportunidades ideais para tentar captar motivos em movimento.

2. Definições para fotografar com efeito de "panning"

Um veado a percorrer um campo com o fundo desfocado devido ao efeito de "panning".

Ao combinar uma velocidade do obturador mais lenta com um movimento de arrasto da câmara que acompanha o seu motivo, pode utilizar o efeito de "panning" em fotografia da vida selvagem para captar imagens nítidas de animais em ação, transmitindo uma sensação de movimento às suas fotografias. Tirada com uma câmara Canon EOS 350D (agora substituída pela Canon EOS 850D) a 1/50 segundos, f/20 e ISO 100.

Mude para o modo de prioridade ao obturador (Tv) ou para o modo manual total (M) e selecione a velocidade do obturador.

A velocidade ideal depende de vários fatores: a rapidez com que o motivo se desloca, a distância entre si e o motivo, a objetiva que está a utilizar e o nível de efeito de desfocagem que pretende alcançar. Comece com uma velocidade do obturador de cerca de 1/60 segundos e reduza à medida que fica mais confortável com a ação. Experimente uma velocidade de 1/30 segundos ou ainda mais lento para uma maior desfocagem, e 1/125 segundos para menos desfocagem. Não se esqueça de desligar o estabilizador de imagem, exceto se estiver a fotografar com uma objetiva com uma opção de Modo 2 IS. Nesse caso, utilize esta opção. Neste modo, o sistema IS corrige a trepidação vertical mas não o movimento horizontal da câmara à medida que segue a ação.

Alguns motivos podem necessitar de uma velocidade do obturador mais rápida para evitar que fiquem totalmente desfocados. Por exemplo, um carro de corrida provavelmente necessita de uma velocidade de obturador mais elevada do que um ciclista. Mesmo assim, poderá continuar a captar bastante desfocagem com uma velocidade do obturador de 1/200 ou 1/400 segundos, caso o motivo se mova rapidamente e consiga acompanhá-lo durante o seu movimento.

Se estiver a fotografar no modo manual, também terá de definir uma abertura que lhe proporcione uma boa exposição. Com a prioridade ao obturador (Tv), a câmara gere este aspeto por si.

Defina o modo de avanço para contínuo. Assim, não só terá uma melhor hipótese de captar o momento importante como também minimizará a vibração da câmara ao premir o botão do obturador.

3. Planear e focar as suas fotografias com efeito de "panning"

Uma mulher a meio de um salto numa corrida de obstáculos em pista fotografada com efeito de "panning".

A prática de desporto é o motivo ideal para praticar técnicas de "panning", quer o motivo esteja a correr numa pista ou a conduzir num circuito. Tirada com uma câmara Canon EOS-1D X Mark II (agora substituída pela Canon EOS-1D X Mark III) com uma objetiva Canon EF 400mm f/2.8L IS III USM a 1/30 segundos, f/8 e ISO 640. © Jaime de Diego

Um ciclista na rua de uma cidade com um edifício de tijolos e um peão com fundo desfocado devido ao efeito de "panning".

Aprender a utilizar a técnica de "panning" pode criar resultados impressionantes mesmo em cenas do dia a dia, com um motivo nítido a parecer estar em movimento a alta velocidade. Tirada com uma Canon PowerShot G1 X Mark III a 15 mm, 1/20 segundos, f/10 e ISO 100.

O fundo da fotografia deve estar desfocado. Por isso, os pequenos elementos individuais serão menos importantes na fotografia. No entanto, os tons de cores gerais constituem uma parte importante da imagem uma vez que serão a moldura do seu motivo. Se conseguir, encontre um fundo escuro que contraste com o motivo para ajudar a destacar-se e que funcione bem quando for captado em traços suaves. Alguns testes sem o motivo irão mostrar rapidamente se existe ali algum tipo de potencial. As linhas horizontais, tais como uma vedação ou a berma de uma estrada, acrescentam estrutura e proporcionam uma maior sensação de velocidade. Se fotografar em condições de pouca luz, as luzes de fundo desfocadas podem oferecer uma verdadeira emoção às suas imagens.

Para evitar que a câmara volte a focar enquanto se desloca, utilize a focagem automática no modo AI Servo AF para acompanhar o motivo. Dependendo da distância a que se encontra da ação, poderá ter de efetuar alguns testes para determinar se consegue os melhores resultados com o AF de ponto único ou com o AF por zona.

4. Melhore a sua técnica de "panning"

Um pequeno veículo a circular numa estrada, passando por edifícios desfocados devido ao efeito de "panning".

A técnica de "panning" ajuda a captar a atmosfera de uma cidade agitada, dando uma sensação vívida de pessoas ou veículos em movimento a alta velocidade. Tirada com uma câmara Canon PowerShot G9 X Mark II a 1/15 segundos, f/7.1 e ISO 125.

Um cão de pelo castanho a atravessar um campo, com o fundo desfocado pelo efeito de "panning".

A técnica de "panning" é excelente para captar movimento mantendo toda a emoção da ação e pode ser utilizada para captar os seus filhos a jogar futebol no jardim ou os seus animais de estimação a correr num parque. Descubra mais sugestões sobre como captar movimento. Tirada com uma câmara Canon EOS 7D (agora substituída pela Canon EOS 7D Mark II) a 1/160 segundos, f/5,6 e ISO 100. © Hoi Ling Mak

  1. Coloque-se de frente para o fundo escolhido e mantenha os pés à largura dos ombros para uma maior estabilidade. Durante a fotografia, apenas deverá mexer a parte superior do corpo. Por isso, para seguir a ação, rode apenas a cintura.
  2. Ao utilizar o disparo contínuo, prima o botão do obturador bem antes de o motivo atingir o ponto pretendido e continue a fotografar até que o motivo o passe.
  3. Com um movimento suave, acompanhe o seu motivo mas não o faça apenas quando estiver realmente a fotografar. Acompanhe o motivo antes, durante e após a situação, mantendo-se tão estável quanto possível, bem como à sua câmara, minimizando movimentos verticais e de inclinação. Isto pode tornar-se mais fácil se utilizar o visor (se a câmara tiver um) em vez do ecrã LCD.

O efeito de "panning" precisa de prática, por isso, não se preocupe se as suas primeiras imagens não forem muito boas. Pode aprender ao tirar muitas fotografias e ao descobrir por que algumas saem melhor do que outras. Por exemplo, a velocidade do obturador estava errada ou o motivo ficou demasiado desfocado? Em seguida, aplique o que aprendeu nas suas próximas fotografias.

Claro que se o seu motivo estiver perfeitamente focado e o fundo apresentar uma desfocagem extremamente suave, considere o seu objetivo alcançado. No entanto, o efeito de "panning" é muito divertido e existe uma grande possibilidade de querer voltar a experimentar.

A man cycling down a street with the lights around him blurred.
Assim que dominar a técnica de "panning" à luz de dia, pode transportar a criatividade para a noite e introduzir rastos de luz nas suas imagens de "panning".


Escrito por Marcus Hawkins

Produtos relacionados

Artigos relacionados

  • Rastos de luz suspensos em movimento perto de um autocarro numa rua movimentada em Madrid, Espanha.

    FOTOGRAFIA COM MOVIMENTO

    Captar movimento na fotografia

    Descubra como captar movimento e acrescentar uma sensação de movimento às suas imagens.

  • Controle a velocidade do obturador

    VELOCIDADE DO OBTURADOR

    Controle a velocidade do obturador

    Estas 5 sugestões básicas vão ajudá-lo a dominar a velocidade do obturador para captar motivos em movimento e melhorar as suas fotografias de ação.

  • As nossas 5 melhores sugestões para captar a ação

    FOTOGRAFIA AO AR LIVRE

    As 5 melhores sugestões para captar atividades ao ar livre

    Descubra como captar fotografias de ação mais criativas em aventuras do dia a dia com as sugestões do fotógrafo profissional Tom Bing.

  • FOTOGRAFIA DE DESPORTO

    Aponte e dispare para captar fotografias de desporto

    A fotógrafa profissional Molly Darlington explora como pode captar grandes momentos desportivos com uma câmara de tamanho de bolso.