VLOGUES

O mundo é amplo: a vlogger de viagens, Chloe Gunning, coloca a Canon RF 16mm F2.8 STM à prova

Descubra o que torna a acessível objetiva RF ultragrande angular perfeita para vlogues de viagem numa viagem pela cidade com a Wanderlust Chloe.
Uma jovem de pé em frente a uma parede coberta de graffiti coloridos com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 16mm F2.8 STM.

Chloe Gunning é uma das principais vloggers de viagens do Reino Unido. Costumava trabalhar na indústria da música, numa estação de rádio independente e nos bastidores de um programa de talentos da TV, mas em 2014, decidiu que era hora de mudar. Desde então, tem explorado o mundo com a sua câmara, partilhando histórias, sugestões e imagens de todo o mundo em blogues e vlogues enquanto Wanderlust Chloe.

Até agora, Chloe utilizou a Canon EOS M50 (agora substituída pela Canon EOS M50 Mark II). "Sempre adorei utilizá-la para o meu blogue de viagens", afirma. "É um equipamento pequeno e completo com boa qualidade e fácil de utilizar. Aquilo de que mais gosto é a sua dimensão compacta para viajar, além de ter um ecrã rotativo que é ideal para vlogues e selfies."

No entanto, antes de filmar um guia de viagem na cidade inglesa de Bristol, Chloe explorou o sistema EOS R da Canon. Concebido para criadores que estão sempre à procura de novas formas de mostrar o seu conteúdo, o sistema R confere aos vloggers e influenciadores acesso a uma crescente gama de objetivas RF de alta qualidade, incluindo a mais recente adição à família de objetivas RF da Canon, a Canon RF 16mm F2.8 STM. Capaz de captar uma perspetiva ampla e com uma rápida abertura máxima de f/2.8, a nova objetiva RF ultragrande angular permite uma grande variedade de possibilidades criativas.

Chloe filmou o seu vlogue citadino com a Canon EOS R6 full-frame, mas a Canon RF 16mm F2.8 STM, que pesa apenas 165 g, também seria um acessório compacto ideal para uma câmara EOS R para principiantes, tal como a pequena e leve Canon EOS RP.

Vista ultra-ampla

Existem muitas vantagens em utilizar a Canon RF 16mm F2.8 STM para vlogues. Para começar, a sua vista ultra ampla torna muito mais fácil captar o que o rodeia ao fotografar selfies. "Adoro utilizar uma objetiva super grande angular para vlogues, pois consegue captar tanto numa só fotografia", confirma Chloe. "Posso contar uma história visualmente muito interessante quando os espetadores conseguem ver tanto do destino que me rodeia enquanto falo sobre ele.

"Foi ideal, em particular, para as fotografias do passeio de barco em Bristol", explica. "Houve alguns momentos em que me sentei na parte lateral do barco e me filmei a olhar para fora e a falar. A objetiva ultragrande angular foi capaz de captar muito do ambiente que me rodeava, incluindo as filas coloridas de casas, o SS Great Britain e os outros barcos a passar."

Uma jovem empoleirada na extremidade de um barco a segurar uma Canon EOS R6 num punho de tripé, com um rio e uma fila de casas no fundo.

Chloe adorou o facto de conseguir enquadrar uma parte tão grande da cena nas suas fotografias. "Acho que torna a experiência mais envolvente para quem está a ver, quase permitindo que também se sintam parte da fotografia", afirma.

Esta vista ampla também é útil quando está a trabalhar em espaços relativamente apertados, como vlogues a partir de um quarto ou cozinha, e não pode deslocar-se para trás fisicamente para abrir a perspetiva. Uma objetiva grande angular, como a Canon RF 16mm F2.8 STM, irá captar o máximo possível da cena.

Uma objetiva grande angular é, muitas vezes, a primeira escolha para a fotografia de paisagem, um aspeto que Chloe explorou ao filmar as vistas panorâmicas de Bristol. "Foi ótimo quando estava a gravar a partir do Observatório de Clifton e em redor da ponte suspensa de Clifton", afirma. "Consegui captar fotografias que mostravam toda a ponte, o desfiladeiro de Avon e a paisagem urbana numa só fotografia. É uma vista muito vasta, por isso, o facto de uma objetiva ter essa perspetiva é realmente impressionante!"

Design que pode levar para qualquer lugar

Uma fotografia sobre o ombro de uma jovem a caminhar por um mercado coberto, a filmar-se com uma câmara Canon EOS R6.

Com o seu ecrã tátil de ângulo variável, sensor full-frame, vídeo 4K/60p, estabilização de imagem líder na sua classe e design compacto, a Canon EOS R6 é uma câmara para vlogues que pode levar para qualquer lugar e que é capaz de produzir vídeos e fotografias de classe mundial. "Utilizei o punho de tripé Canon HG-100TBR e um microfone estéreo DM E-100 de encaixe, apenas para criar uma configuração de vlogue fácil de utilizar para correr pela cidade", afirma Chloe. "Em geral, mantive muitas das definições da câmara no modo automático."

Uma jovem sentada numa mesa, a sorrir e a segurar um wrap de vegetais em frente à câmara, que se encontra sobre a mesa num punho de tripé Canon HG-100TBR, em forma de minitripé.

O punho de tripé Canon HG-100TBR tem duas funções: um punho ergonómico para segurar com uma só mão, com controlos remotos da câmara incorporados, e um tripé que proporciona estabilidade quando necessita de ambas as mãos livres. Também inclui um suporte extensível para montar um microfone externo, como o microfone estéreo Canon DM-E100.

Para as filmagens em Bristol, Chloe equipou a sua EOS R6 com um punho de tripé Canon HG-100TBR, que facilitou as filmagens de si própria com uma só mão, e que também se dobra para proporcionar um minitripé de apoio.

A Canon RF 16mm F2.8 STM está equipada com tecnologia de focagem automática de motor passo-a-passo (STM) quase silencioso, o que a torna uma excelente opção quando pretende gravar peças para a câmara ou captar sons ambiente. Para obter a melhor qualidade de gravação de áudio possível, Chloe montou o microfone estéreo Canon DM-E100 compacto no encaixe de contacto para acessórios da câmara. Este microfone liga-se à entrada de áudio de 3,5 mm da câmara e pode também ser montado no punho de tripé HG-100TBR, que inclui um suporte para microfone dedicado para manter o encaixe de contacto para acessórios da câmara livre para outros acessórios.

Mesmo com a EOS R6 full-frame, Chloe descobriu que a configuração com a leve Canon RF 16mm F2.8 STM era muito fácil de manusear. "Fiquei satisfeita por ver muitas funcionalidades semelhantes às da minha EOS M50 em termos de configuração", acrescenta. "Foi fácil encontrar as definições certas nos menus, uma vez que estão dispostas de forma semelhante."

Em termos de funcionalidades, Chloe refere que a EOS R6 foi "um bom passo em frente em relação ao que estava a utilizar até agora". Todas as câmaras do sistema EOS R da Canon beneficiam do amplo encaixe RF, que permite uma comunicação mais rápida entre a câmara e a objetiva, minimizando a vibração da câmara e oferecendo mais possibilidades criativas. As objetivas RF de próxima geração também proporcionam um desempenho melhorado em condições de pouca luz e capacidades avançadas de focagem automática, o que significa que é possível captar imagens deslumbrantes em todos os tipos de locais e a qualquer hora do dia ou da noite.

Rápida e versátil

Uma jovem de pé em frente à linha do horizonte de uma cidade filma-se com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 16mm F2.8 STM.

"Estava sobretudo a alternar entre duas definições: gravação a 30 fps e a 60 fps, ambas em 4K", explica Chloe. "Queria que todas as filmagens suplementares tivessem um aspeto cinematográfico, por isso, com 60 fps, sabia que podia abrandar os clipes para criar um efeito realmente bonito."

uma jovem de pé diante de uma vista ampla de um desfiladeiro profundo, atravessado por uma ponte suspensa.

Chloe aproveitou ao máximo a perspetiva grande angular da objetiva Canon RF 16mm F2.8 STM para captar panoramas impressionantes, como a famosa ponte suspensa de Clifton e o desfiladeiro de Avon. Tirada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 16mm F2.8 STM.

Chloe gravou uma mistura de peças para a câmara, bem como muitas filmagens suplementares para contar a história do dia. "Bristol é uma excelente cidade para uma sessão de filmagens como esta, pois tem uma grande variedade de locais, incluindo a zona junto à água, arte de rua colorida, mercados animados, locais de comida e, claro, as famosas vistas do desfiladeiro em redor de Clifton. Queria criar um vlogue que fosse uma excelente introdução para quem visita a cidade pela primeira vez."

Alguns dos interiores em que Chloe filmou eram relativamente escuros, mas a abertura máxima rápida da Canon RF 16mm F2.8 STM, combinada com o excelente desempenho em condições de pouca luz da EOS R6, proporcionou-lhe mais opções aqui. "Ter a capacidade de filmar a f/2.8 significou que os vídeos eram mais brilhantes, mais nítidos e tinham menos ruído. Também ajudou com algumas das fotografias que tirei no dia. Se houver menos grão na fotografia, isso torna a minha vida mais fácil no que diz respeito à edição."

Uma jovem a apontar uma câmara Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 16mm F2.8 STM para uma planta numa loja.

Para criar composições nítidas entre os mercados e as lojas movimentados de Bristol, Chloe optou frequentemente por se concentrar nos detalhes. A capacidade da objetiva Canon RF 16mm F2.8 STM de focar até uma distância de apenas 13 cm deu-lhe muitas mais opções criativas.

Uma jovem, fotografada por trás, a apontar uma câmara Canon EOS R6 para um bar de saladas repleto de taças de saladas coloridas.

A objetiva Canon RF 16mm F2.8 STM compacta e económica proporciona uma qualidade excecional num campo de visão amplo.

A RF 16mm F2.8 STM também foca a apenas 13 cm, uma funcionalidade que pode adicionar versatilidade a uma filmagem de vlogue. "Apesar de a objetiva ser super grande angular, adoro a proximidade a que consegue focar", afirma Chloe com entusiasmo. "Foi útil quando estava a filmar no Mercado de São Nicolau de Bristol, pois queria captar grandes planos de alguns dos alimentos disponíveis. Com esta objetiva, consegui captar os detalhes, como a textura e a vivacidade da salada de cenoura. Também foi ótimo poder mudar rapidamente a focagem do primeiro plano para o fundo, sem perder qualidade."

A qualidade de imagem é, naturalmente, fundamental. É algo que vai ajudar a elevar os seus vídeos e imagens entre um mar de conteúdos gravados com telemóvel. Com os seus nove elementos da objetiva, incluindo uma lente asférica para imagens nítidas e contrastadas, a Canon RF 16mm F2.8 STM dá vida aos seus locais com de forma nítida, quer esteja a captar as ruas vibrantes de Bristol ou as sensacionais praias da Sardenha. Conjugue-a com a Canon EOS R6 ou a EOS RP e terá a configuração perfeita para iniciar o seu percurso no mundo dos vlogues de viagem de alta qualidade.



Escrito por Marcus Hawkins

Produtos relacionados

Artigos relacionados