IMPRESSÃO CRIATIVA

O mundo na ponta dos seus dedos: um desafio de papel

Ponha as suas competências criativas à prova e celebre cidades com um significado especial com uma impressora Canon PIXMA e o Creative Park.
A entusiasta de trabalhos manuais Paula Milner e o seu marido Dan a segurar modelos em papel de um castelo japonês e do Big Ben construídos a partir dos modelos do Canon Creative Park.

Que momentos de viagem únicos o fizeram mais feliz? Desde estadias profissionais no estrangeiro e aventuras culturais com amigos a férias divertidas em família e viagens a solo, as memórias criadas ao visitar belos locais do mundo fazem parte da diversão. No entanto, as melhores experiências não terminam quando regressa a casa.

Pode pensar que as criações em papel são apenas para crianças, mas também existe uma série de designs mais desafiantes no Canon Creative Park, incluindo modelos dos marcos mais famosos do mundo.

Estes edifícios em papel são ideais para uma festa ou celebração alusiva a um local que exija decorações únicas, ou podem fazer parte de uma exposição temática em casa para comemorar uma viagem importante. Passar tempo a cortar e a criar também é uma excelente atividade meditativa. Combine esta atividade com um banquete tradicional do país e música local e faça-a ganhar uma nova vida.

O desafio de um casal artístico

A entusiasta de trabalhos manuais Paula Milner e o seu marido Dan a construir modelos em papel do Canon Creative Park.

A entusiasta de trabalhos manuais Paula Milner e o seu marido Dan descobriram que fazer criações em papel em conjunto é uma excelente maneira de relaxar.

A artesã profissional Paula Milner, conhecida como The Crafty Lass, e o seu marido Dan, engenheiro de Fórmula 1, assumiram o desafio de criar os seus próprios marcos icónicos favoritos com uma impressora da série Canon PIXMA TS7450a. A Paula interessa-se por projetos manuais desde criança, mas foi o seu casamento que impulsionou a sua paixão pela criação. Ela passou um ano a criar tudo à mão para o evento, desde porta-guardanapos e bandeirinhas a centenas de flores de tecido para o corredor e decorações de mesa. Ela agora cria tecidos e dirige oficinas de trabalhos manuais e eventos.

"O Dan também é muito criativo e se lhe dermos um projeto para fazer, ele adora", informa Paula.

"A vida pode ser tão agitada", acrescenta Dan. "É difícil arranjar tempo para desligar, especialmente com duas crianças. Esta atividade artesanal deu-nos a oportunidade de fazer precisamente isso."

Se pretender desafiar-se e construir as suas próprias maravilhas arquitetónicas, eis o que vai precisar, para além de algumas sugestões e conselhos da Paula e do Dan.

Um monitor a mostrar as instruções para construir um modelo do Canon Creative Park de um castelo japonês.

O Canon Creative Park não só inclui criações em papel, como também cartões pop-up, cartões de felicitações, calendários e decorações de parede. Cada modelo, do mais simples ao mais avançado, inclui o seu próprio conjunto de instruções para que possa criar algo bonito, independentemente do seu nível de habilidade.

Escolha o seu momento de viagem favorito

Um ecrã de um computador portátil a mostrar um modelo de um moinho neerlandês disponível para transferência no website do Canon Creative Park.

Além do Big Ben, a Paula também decidiu construir um moinho neerlandês para recordar as suas viagens. "Só vivi em Amesterdão durante um curto período de tempo, mas foi o suficiente para ter um impacto considerável", recorda. "Adoro a cultura. A minha mãe também viveu em Amesterdão quando era mais nova, por isso, a construção deste moinho teve muito significado para mim."

Um homem a segurar e a admirar um modelo montado do Canon Creative Park do Castelo de Nagoya, no Japão.

O Dan escolheu o histórico Castelo de Nagoya para este desafio, mas existem outros monumentos japoneses à escolha, incluindo o Castelo de Matsuyama, o Castelo de Matsumoto, o Castelo de Shuri e até uma mini versão do Museu Nacional de Arte Ocidental.

A Paula e o Dan optaram por recriar edifícios históricos com os quais tinham uma ligação pessoal. A Paula escolheu o Big Ben de Londres e um moinho para representar os Países Baixos, uma vez que já viveu em Amesterdão. "O Big Ben é um ícone britânico e, recentemente, levei o nosso filho Freddie a vê-lo, por isso, foi ainda mais especial partilhar um edifício tão bonito com ele. Quando o construí, ele percebeu o que era e lembrou-se da nossa divertida viagem de um dia a Londres", refere Paula.

O Dan escolheu um castelo japonês, depois de ter trabalhado no país, coincidentemente enquanto a Paula vivia em Amesterdão. "O Japão ocupa um lugar especial no meu coração", explica. "No início da minha carreira, tive a sorte de ter dois destacamentos de trabalho e apaixonei-me pela cultura e pelo ambiente", afirma. "Passar o tempo a passear pelos parques durante a época das flores de cerejeira e visitar locais históricos, como Nikko, são memórias que irão ficar comigo para sempre."

Selecione o seu edifício de referência

Um modelo do Big Ben do Canon Creative Park a emergir de uma impressora Canon PIXMA.

O Big Ben não é o único marco de Londres no Creative Park – também existe um modelo da Tower Bridge. Para dar vida ao seu país de eleição com designs mais simples, por que não optar por flores ou animais que também representem a área?

Com tantos modelos grátis à escolha, encontrará certamente um marco que tenha significado para si. Desde o Coliseu de Roma e a Torre Eiffel de Paris, à Sagrada Família de Barcelona e à Torre inclinada de Pisa, há muitas criações em papel à escolha.

A Paula sugere associar a sua escolha de modelo a ideias para festas de aniversário, lembranças de casamento, despedidas de solteira e muito mais. "É uma ideia tão boa para festas. Mesmo para um casamento, pode construir diferentes locais significativos para colocar em centros de mesa ou incorporar um destino de lua-de-mel. Seria uma coisa muito bonita para um casal fazer, e poderiam pedir a amigos para ajudar", diz ela.

Os marcos em papel também podem ser uma excelente opção para uma festa de despedida, para celebrar um aniversário num cruzeiro ou para receber alguém que veio de viagem.

Corte, dobre e construa

Mãos a utilizar uma régua e uma tesoura para cortar parte de um modelo do Canon Creative Park.

A Paula e o Dan gostaram do desafio de construir os marcos. Estes designs mais complexos podem demorar várias horas a concluir e concentrar a sua mente na tarefa em mãos pode ajudar a melhorar a sua disposição e a reduzir o stress e a ansiedade.

Mãos a utilizar uma tesoura para cortar partes de um modelo do Big Ben do Canon Creative Park impresso em papel fotográfico mate da Canon.

A Paula ficou impressionada com o papel fotográfico mate da Canon. "A impressão tinha uma qualidade extraordinária", afirma. "O nível de detalhe era inacreditável. Se tentasse fazer este projeto de criação em papel de fotocópia, este nunca conseguiria suportar a sua estrutura."

Depois de transferir o modelo, certifique-se de que utiliza o suporte correto, como o papel fotográfico mate da Canon recomendado, que pode realmente fazer a diferença na estrutura final.

"Recomendo vivamente a utilização do papel fotográfico mate da Canon", acrescenta Paula, "porque dobra muito mais facilmente e suporta bem a sua estrutura. Também sugiro dedicar algum tempo à dobragem e certificar-se de que as bordas ficam bem definidas e metódicas, para que encaixe tudo naturalmente, sem ter de forçar."

O Dan concorda dar a si mesmo tempo suficiente para concluir a tarefa em mãos torná-la-á mais agradável, especialmente quando se trata de fazer trabalhos manuais com familiares e amigos. "Reserve mais tempo do que o recomendado", afirma. "Isto irá garantir que não se sente pressionado a terminar e não se apressa nem comete erros desnecessários. Demore o tempo que for necessário e irá ficar surpreendido com o resultado final."

Por que não imprimir as instruções e dividir o projeto por várias noites, desafiando-se a criar o melhor edifício possível para experienciar uma verdadeira sensação de realização ao ver o resultado final.

Exiba a sua criação

Um moinho em papel construído a partir de um modelo do Creative Park, apresentado junto a uma bandeira dos Países Baixos, uma pequena bicicleta e dois tamancos de madeira.

A sua criação em papel poderia fazer parte de uma exposição temática, juntamente com lembranças e recordações da sua visita.

Um modelo em papel do Big Ben posicionado sobre uma bandeira do Reino Unido.

A Paula acredita que as criações em papel podem ser uma ótima forma de ensinar os diferentes países e culturas às crianças. "Acho verdadeiramente que as escolas iriam beneficiar com este tipo de coisas", diz ela. "No último trimestre, a turma do meu filho fez um projeto chamado "ama a tua localidade". Era sobre a Grã-Bretanha, Londres e a nossa aldeia. Um modelo do Big Ben seria um objeto incrível com o qual as crianças poderiam aprender."

Quando o seu trabalho árduo estiver terminado e tiver montado o seu marco de viagem impresso, está na hora de admirar a sua criação. Quer esteja a planear pendurar a sua obra-prima arquitetónica, fixá-la à parede ou utilizá-la como decoração de mesa, existem várias ideias para exibir o seu projeto manual em papel.

"Temos um expositor cheio de livros e lembranças, por isso, estamos a planear colocar algumas das coisas do Japão do Dan para criar um tema", afirma Paula.

O Dan e a Paula acreditam que esta atividade é um recurso fantástico para aprender coisas sobre outras culturas, assim como uma forma divertida de dar asas à criatividade. "Temos tanto a aprender com povos diferentes", afirma Dan com entusiasmo. "Existem também tantas vistas e sons bonitos à espera de serem encontrados, e sempre que tal acontece, reforça a sensação de que vivemos juntos num lugar muito especial que devemos respeitar e proteger."

Sente-se inspirado para experimentar? Pesquise o hashtag #MadeWithPixma para descobrir mais ideias criativas e partilhe as suas maravilhas do mundo feitas à mão, identificando @canonemea.

Escrito por Lorna Dockerill

Produtos relacionados

Artigos relacionados

  • IMPRESSÃO CRIATIVA

    Crie os seus próprios brinquedos sensoriais

    Os brinquedos sensoriais em papel são divertidos e ajudam a desanuviar.

  • Um diário de viagem está aberto numa mesa de madeira escura, junto de algumas fotografias impressas, uma caneta, fita washi e selos. As páginas estão preenchidas com texto, desenhos e fotografias coloridas.

    IMPRESSÃO CRIATIVA

    Crie um diário de viagem como um profissional

    Transforme as fotografias de férias tiradas com a Canon Zoemini S2 num diário criativo e personalizado.

  • IMPRESSÃO CRIATIVA

    Decorações de mesa em papel

    Crie uma bonita decoração de mesa para todas as ocasiões com o Creative Park.

  • Black Canon PIXMA printer with a colouring printout and print paper on a desk.

    ESPÍRITO CRIATIVO

    Reduza o stress a partir da sua secretária

    Vamos partilhar algumas formas simples de desanuviar todos os dias.