IMPRESSÃO

As melhores impressoras para designers

Quer trabalhe a partir de casa ou no estúdio, descubra como escolher a impressora para design gráfico perfeita para as suas necessidades.
Uma Canon PIXMA TR150 imprime uma imagem de um pequeno vaso azul, cuja inspiração está posicionada ao lado.

À medida que a forma como trabalhamos se torna cada vez mais flexível, é cada vez mais importante que o seu estúdio ou escritório em casa esteja equipado com as ferramentas de design gráfico de que necessita para realizar o seu trabalho de forma eficaz. Para aqueles que trabalham nas indústrias criativas, particularmente os designers, uma impressora é uma ferramenta essencial. Desde a revisão de composições até à criação de cópias impressas para aprovação do cliente e ao cuidado da administração diária, uma impressora de alta qualidade pode poupar-lhe tempo e ajudá-lo a ganhar comissões. Mas que funcionalidades deve ter em conta?

Detalhes nítidos de texto e design, gradientes suaves, fidelidade de cor e consistência de impressão para impressão são requisitos essenciais para as provas do cliente. A versatilidade é outro atributo vital da impressora. Como designer, poderá ser-lhe atribuída a tarefa de produzir tudo, desde cartões de visita e folhetos até às impressões em tamanho de cartaz, pelo que uma impressora que suporte uma grande variedade de tipos e formatos de suportes irá proporcionar-lhe opções mais criativas e permitir-lhe menos viagens à sua tipografia local. A fiabilidade e a facilidade de utilização são também qualidades vitais, bem como as funcionalidades de conveniência como conetividade sem fios, alimentação automática do papel e velocidades de impressão rápidas.

Para ajudar a decidir quais as opções de impressão profissionais que melhor se adequam às suas necessidades, criámos este guia sobre a tecnologia de impressão criativa da Canon. Inclui uma lista das melhores impressoras PIXMA e dos modelos MAXIFY económicos, todas com impressão de alta qualidade, para que possa encontrar a opção perfeita para si.

As melhores impressoras para casa para designers gráficos

Um folheto empresarial que emerge de uma impressora Canon PIXMA.

A Canon PIXMA TS7650i tem um ecrã tátil a cores com uma interface de Switch UI inovadora que lhe permite personalizar as funções de acordo com as suas necessidades, acelerando o seu fluxo de trabalho.

Algumas das impressoras PIXMA e MAXIFY mais recentes da Canon foram concebidas a pensar no trabalho híbrido. O tamanho compacto, a facilidade de configuração, as funcionalidades úteis e os controlos intuitivos são todos fatores-chave, juntamente com a relação custo-benefício. A Canon PIXMA TS7650i é uma impressora económica, suficientemente pequena para caber em espaços apertados, mas com cabeças de impressão maiores de próxima geração para velocidades de impressão rápidas de cerca de 15 ipm1 (impressões por minuto) e 10 ipm para documentos monocromáticos e a cores, respetivamente, e inclui processamento de imagem melhorado para maximizar a qualidade de impressão.

Para a máxima simplicidade, utiliza apenas dois tinteiros, ambos com cabeças de impressão integradas: um tinteiro tricolor com tinteiros à base de corantes para uma excelente impressão de fotografias e um tinteiro preto à base de pigmentos. É a primeira "impressora para casa" da Canon que inclui um tinteiro preto à base de pigmentos resistente a manchas, que resiste bem à utilização de marcadores. As vantagens do Wi-Fi incluem impressão e digitalização diretas de e para dispositivos inteligentes. A PIXMA TS7750i adiciona um ADF (alimentador automático de documentos) de 35 folhas para digitalizar e copiar facilmente várias páginas.

Ambos os modelos também são compatíveis com o PIXMA Print Plan da Canon, um serviço baseado em subscrição que monitoriza os seus níveis de tinteiro e entrega novos tinteiros em sua casa assim que detetar que os consumíveis estão a acabar, oferecendo-lhe poupanças de até 50% em custos de tinteiro standard.2

À semelhança de muitas outras impressoras Canon, as aplicações de suporte incluem o Easy-PhotoPrint Editor para editar fotografias, bem como para criar colagens, pósteres e muito mais, utilizando uma gama de modelos, e o Canon Easy-Layout Editor para combinar, compor e imprimir várias imagens. A aplicação Canon PRINT fornece-lhe atualizações em tempo real sobre o estado da sua impressora, os níveis dos tinteiros e permite a realização de tarefas de manutenção, além de oferecer opções de impressão, digitalização e cópia diretamente a partir do seu dispositivo inteligente. Adicionalmente, o Canon PosterArtist também dispõe de uma grande variedade de modelos personalizáveis para criar e imprimir o que pretender, desde folhetos a pósteres e banners.

A série Canon PIXMA TS8750 é outra impressora incrivelmente compacta, ideal para escritórios em casa, tal como a PIXMA TS7750i. Este modelo destaca-se pela qualidade de impressão de fotografias e documentos monocromáticos/a cores. É uma impressora multifunções 3 em 1 que inclui seis tinteiros individuais com preto à base de pigmentos e CMYK à base de corantes, bem como cinzento, para uma melhor impressão de fotografias a preto e branco e uma gama de cores alargada. Os documentos de texto monocromáticos ficam nítidos, até à impressão fina, enquanto a saída de fotografias é rica e vibrante. Apresenta as mesmas velocidades de impressão rápidas que a PIXMA TS7650i, mas dispõe de um ecrã tátil a cores inclinável de 4,3 polegadas, com uma interface personalizável para que possa obter as funções e definições necessárias com mais frequência de forma rápida e fácil. A instalação é particularmente simples, com um código QR apresentado no ecrã tátil a cores para conetividade Wi-Fi Direct.

As melhores impressoras para design gráfico para grandes projetos

Uma impressora série Canon PIXMA TS9550 numa secretária ao lado de um portátil, bloco de notas, fotografias e lápis.

A impressora série Canon PIXMA TS9550 é capaz de produzir impressões A3 sem margens e, no entanto, não é muito maior do que uma impressora A4 padrão. © Natasha Alipour

É apresentada uma mão feminina a virar uma folha de papel para demonstrar as capacidades de impressão frente e verso da série Canon PIXMA TS9550.

A impressão frente e verso automática e um ADF (alimentador automático de documentos) de 20 folhas são apenas duas das muitas caraterísticas encontradas na série Canon PIXMA TS9550. © Natasha Alipour

A impressora multifunções série Canon PIXMA TS9550 ocupa aproximadamente o mesmo espaço que uma impressora A4, mas é capaz de produzir impressões A3 sem margens e dispõe de uma série de funcionalidades que permitem aos designers serem mais produtivos com o seu tempo. Um ecrã tátil LCD de 10,8 cm facilita o ajuste das definições de impressão, enquanto a impressão frente e verso automática e o ADF (alimentador automático de documentos) de 20 folhas para papel A4 reduzem a quantidade de recargas que necessita de efetuar. É também um modelo com boa conetividade, com opções de Ethernet e sem fios, e suporte para AirPrint (iOS) e Mopria (Android) e a aplicação Canon PRINT, para que possa imprimir, digitalizar e copiar ideias e inspiração diretamente a partir do seu dispositivo inteligente.

Naturalmente, o derradeiro teste de uma impressora é a própria qualidade de impressão e a série Canon PIXMA TS9550 utiliza cinco tinteiros ChromaLife100 individuais, incluindo um tinteiro preto à base de pigmentos para texto nítido e quatro tinteiros CMYK individuais à base de corantes, proporcionando impressões detalhadas com uma vida útil do álbum de até 100 anos.3 Suporta uma vasta gama de suportes criativos, incluindo papéis brilhantes, lustre, mate e artísticos, bem como discos imprimíveis. Para reduzir os custos de operação, estão disponíveis tinteiros XL de alto rendimento, para além das opções de rendimento standard. Também é compatível com o serviço Auto-Ink Delivery da Canon. Subscreva-o e receberá tinteiros de substituição em casa sempre que começarem a acabar, evitando a preocupação de ficar sem tinteiro a meio de um trabalho importante.

Se não precisar de uma impressora com um scanner incorporado, considere a Canon PIXMA iX6850. Esta impressora A3+ igualmente compacta utiliza a mesma mistura de cinco tinteiros à base de pigmentos e de corantes, enquanto a impressora de seis tinteiros PIXMA iP8750 A3+ adiciona um tinteiro cinzento à base de corantes adicional, aumentando a gama de cores e melhorando a qualidade de impressão monocromática.

Para designers gráficos que não necessitam de imprimir em tamanho superior a A4, a impressora multifunções da série Canon PIXMA TS8750 é tão bonita de se ver como as impressões que produz. O design elegante irá complementar o espaço de trabalho de qualquer designer e leva o desempenho de impressão ao nível seguinte, com um sistema de seis tinteiros individuais, incluindo um tinteiro cinzento, que reduz a granulação.

As melhores impressoras para custos de operação reduzidos

Uma impressora Canon PIXMA G6050 a imprimir uma imagem de um logótipo

A Canon PIXMA G6050 é capaz de imprimir até 18 0004 páginas a partir de apenas três frascos de tinta preta, o que a torna uma escolha inteligente para quem tem de cumprir um orçamento. © Jake Baggaley

Uma pessoa sentada numa secretária pequena a trabalhar num computador portátil. Na secretária, por trás do computador portátil, encontra-se uma impressora Canon PIXMA.

A simplificada Canon PIXMA GX1050 foi concebida para se adaptar ao escritório em casa, sendo muito compacta para uma impressora MegaTank. À semelhança de outras impressoras Canon recarregáveis, os frascos de tinta têm um código individual, pelo que cada cor apenas pode ser colocada no tinteiro correto. Uma válvula incorporada evita o enchimento excessivo e potenciais derramamentos.

Para os designers que necessitam de soluções de impressão criativas para produzir um volume elevado de provas físicas, um modelo da gama de impressoras MegaTank da série Canon PIXMA G é uma opção muito prática. A Canon PIXMA G6050 tem quatro tinteiros recarregáveis de alto rendimento e é capaz de produzir até 18 0004 páginas a partir de três frascos de tinta preta ou 7700 páginas a partir de um conjunto de tinteiros a cores. Inclui também uma capacidade para 350 folhas de papel normal e impressão frente e verso automática, para que possa passar menos tempo a recarregar a PIXMA G6050 com papel e tinta e mais tempo a cuidar do lado criativo das coisas.

A tecnologia da cabeça de impressão da PIXMA G6050 garante impressões nítidas e detalhadas e também oferece impressão sem margens a partir de 89x89 mm quadrados até A4. É também uma opção versátil três em um, com uma fotocopiadora e um scanner A4, que lhe permite importar trabalhos artísticos e outro material de origem para um projeto de design sem a necessidade de hardware adicional. A PIXMA G6050 também está preparada para a cloud, pelo que os designs podem ser impressos a partir de qualquer local utilizando serviços compatíveis, como Google Drive e o Dropbox.

Para reduzir ainda mais os custos de operação, a impressora multifunções MegaTank 3 em 1 MAXIFY GX3050 proporciona-lhe o melhor custo por página e custo total de propriedade da sua classe. Pode imprimir 60004 páginas monocromáticas ou até 14 000 páginas a cores a partir de um único conjunto de frascos de tinta à base de pigmentos, aumentando para cerca de 9000 e 21 000 páginas, respetivamente, no modo económico. A MAXIFY GX4050 adiciona um ADF de 35 folhas e uma interface de ecrã tátil a cores, sendo ambas capazes de produzir impressões a alta velocidade a 18 ipm para monocromático e 13 ipm para cores. Outra vantagem destas duas impressoras é que ambas têm um terceiro alimentador de papel adicional na parte traseira. O design plano do tabuleiro manual permite imprimir em cartão com até 0,7 mm de espessura e criar banners com até 1,2 metros de comprimento.

Para uma impressora MegaTank 3 em 1 particularmente compacta, a MAXIFY GX1050 foi concebida para trabalhadores híbridos, apresentando uma interface tátil a cores personalizável que permite uma integração perfeita para designers que trabalham a partir de casa. Tem capacidade suficiente para 30004 páginas monocromáticas ou até 3000 páginas a cores a partir de um único conjunto de frascos de tinta e, tal como a PIXMA G6050, todos os tinteiros à base de pigmentos são altamente resistentes a manchas e à utilização de marcadores, tanto para documentos monocromáticos como a cores. A Canon MAXIFY GX2050 adiciona um ADF de 35 folhas.

As melhores impressoras para designers em movimento

Um homem sentado à mesa examina a imagem que a sua impressora Canon PIXMA TR150 acabou de produzir.

A Canon PIXMA TR150 produz impressões vívidas rapidamente graças ao seu sistema de tinta híbrido e velocidades de impressão de até 5,5 ipm. © Jake Baggaley

Uma pessoa a segurar uma Canon SELPHY Square QX10 enquanto esta imprime um logótipo para um projeto.

Suficientemente pequena para levar para qualquer lado, a Canon SELPHY Square QX10 é alimentada por uma bateria recarregável e é ideal se estiver a trabalhar em locais remotos sem acesso à rede elétrica.

Quer seja um designer gráfico que procura produzir provas para a apresentação a um cliente enquanto está em viagem ou a trabalhar remotamente, ou simplesmente pretenda recuperar algum espaço no seu escritório em casa, a impressora Canon PIXMA TR150, leve e elegante, é uma excelente escolha. Com capacidade para produzir documentos e fotografias sem margens até ao formato A4, esta impressora portátil pode ser alimentada pela rede elétrica ou através de uma bateria opcional para uma solução verdadeiramente móvel.

A PIXMA TR150 utiliza um sistema de tinta híbrido que inclui um tinteiro preto à base de pigmentos com cores à base de corantes para impressões de arquivo vívidas. Também é rápida, com velocidades de impressão até 5,5 ipm1 (imagens por minuto) a cores e 9 ipm a preto e branco. É também compatível com envelopes e papel especial, incluindo papel de alta resolução Canon, papel fotográfico mate e papel mate frente e verso.

Todas as ligações e cabos são fixados a um lado da impressora, pelo que a mesma é fácil de colocar em espaços apertados e inclui suporte Wi-Fi de 2,4 GHz e 5 GHz5, bem como Wi-Fi Direct, para que possa continuar a imprimir sem fios sem acesso a um router de Internet. Inclui até um ecrã OLED de 1,44 polegadas, para que também possa verificar o estado da ligação, as definições de acesso e os níveis de tinta diretamente.

Se as suas necessidades de impressão móvel não forem tão exigentes, a Canon SELPHY Square QX10 alimentada a bateria recarregável produz imagens vibrantes de 68x68 mm com uma margem que permite incorporar legendas, para que possa adicionar notas ou comentários, ideal para criar um quadro de inspiração.


Escrito por Marcus Hawkins e Matthew Richards

  1. As velocidades de impressão de documentos são as médias ESAT no teste de categoria de escritório para o modo predefinido, ISO/IEC 24734. A velocidade de impressão de fotografias baseia-se na predefinição que utiliza o padrão ISO/JIS-SCID N2 em Papel fotográfico Plus Glossy II e não considera o tempo de processamento de dados no computador anfitrião.
  2. O PIXMA Print Plan apenas está disponível para residentes da Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Noruega, Países Baixos, Espanha, Suécia, Suíça, República da Irlanda e Reino Unido.
  3. Os papéis fotográficos compatíveis com ChromaLife 100 incluem papel fotográfico Pro Platinum, papel fotográfico Plus Glossy II, papel fotográfico Plus Semi-Gloss e papel fotográfico Glossy. Com base em testes acelerados pela Canon num local de armazenamento escuro, sob condições controladas de temperatura, humidade e gás, simulando o armazenamento num álbum com capa de plástico. A Canon não pode garantir a longevidade das impressões; os resultados podem variar dependendo da imagem impressa, tempo de secagem, condições de exposição/armazenamento e fatores ambientais.
  4. O rendimento por página diz respeito ao cálculo de valor estimado com base no método de teste individual da Canon relativo à norma ISO/IEC 24712 e à simulação de impressão contínua com frascos de tinta de substituição após a configuração inicial.
  5. O suporte para 5 GHz pode não estar disponível na sua região.

Produtos relacionados

Artigos relacionados

  • Um computador portátil aberto pousado numa secretária a exibir o software Canon Easy-PhotoPrint no ecrã, com papel Canon à esquerda e uma impressora Canon à direita.

    IMPRESSÃO

    A aplicação de impressão da Canon ideal para si

    Dê asas à criatividade e organize-se com as aplicações de impressão da Canon – há uma para cada projeto.

  • Uma mulher sentada à secretária a utilizar um marcador numa impressão. Junto a ela encontra-se uma impressora Canon MAXIFY, e consegue ver-se um jardim através da janela grande à sua frente.

    IMPRESSÃO

    As melhores impressoras para escritórios em casa

    Simplifique o teletrabalho com as impressoras Canon PIXMA e MAXIFY.

  • Uma pessoa utiliza a aplicação Easy-PhotoPrint Editor num tablet para imprimir sem fios uma imagem de uma família numa impressora Canon PIXMA numa secretária.

    IMPRESSÃO

    Como utilizar uma impressora sem fios

    Formas inteligentes de tirar o máximo partido da sua impressora sem fios.

  • Tipos de papel explicados

    IMPRESSÃO E TRABALHOS MANUAIS

    Tipos de papel explicados

    Explore os diferentes tipos de papel Canon com este útil guia de compras.