IMPRESSÃO CRIATIVA

Fora deste mundo: trabalhos manuais em papel temáticos do espaço

Tente chegar às estrelas com o Canon Creative Park, uma impressora PIXMA, papel, tesouras e alguma cola.
Um astronauta de papel sentado numa mesa de madeira, rodeado por outros modelos de papel temáticos do espaço do Canon Creative Park.

As fases das crianças podem mudar como o vento e é por isso que a arte reciclável é uma ótima maneira de explorar novas paixões. Disponível como website e aplicação, o Creative Park é um recurso fantástico e gratuito repleto de milhares de modelos e ideias em papel. Existem muitas opções à escolha para os fanáticos do espaço, adequadas para os entusiastas de trabalhos manuais de todas as idades e níveis de competências, desde um simples móbile do sistema solar até uma réplica intricadamente detalhada do robô espacial de Marte, "Curiosity".

Os projetos manuais em papel também oferecem a oportunidade de educar através da atividade, ajudando a incentivar as mentes jovens com perguntas e a despertar a imaginação para que possa fazer jogos com temas espaciais durante semanas. Pode até associar a sua sessão de trabalhos manuais cósmicos a um evento celestial próximo, como uma superlua, um eclipse ou uma chuva de meteoritos.

Mike e Gen Sidaway e os seus três filhos, Chloe, Halle e Luke, têm um grande interesse pelo espaço e estavam ansiosos por descolar com uma seleção de desenhos astronómicos. Descubra como foi a sua expedição.

Planear a sua aventura interestelar

Uma família sentada à volta de uma mesa de centro, na qual se encontra uma impressora Canon PIXMA e uma seleção de modelos de papel temáticos do espaço, feitos a partir de modelos do Creative Park.

"Não só foi uma forma maravilhosa de passarmos tempo juntos, como também achei a atividade muito conscienciosa", afirma Gen, aqui com Mike, Chloe, Halle e Luke. "Acho que vou experimentar os modelos de álbuns de recortes a seguir, mas também há imensas decorações sazonais que quero fazer."

Tal como a maioria das opções de papel que vai encontrar no Creative Park, as seleções do espaço não requerem qualquer equipamento especial. Não se esqueça de verificar as instruções de cada modelo que escolher, uma vez que alguns necessitam, ocasionalmente, de elementos como cordel, elásticos ou canetas para colorir. Segue-se uma lista do equipamento geral de que necessita:

Selecione o seu modelo do espaço

No seu portátil, uma pessoa percorre os modelos temáticos do espaço no Canon Creative Park. Junto ao portátil, encontra-se um conjunto de papel fotográfico Canon e, atrás dele, uma impressora Canon PIXMA e um astronauta feito de papel numa prateleira.

Gen e Mike utilizaram as classificações de estrelas listadas com cada um dos modelos do Creative Park como guias para os ajudar a decidir que trabalhos se adequariam melhor ao nível de competências dos seus filhos. "Adoro a quantidade de modelos diferentes", afirma Gen. "As meninas já escolheram algumas casas de bonecas que querem fazer e o Luke gosta do aspeto dos trabalhos manuais de dinossauros."

Selecionar o design que quer explorar corajosamente parece bastante fácil, mas pode ser mais difícil do que pensa, com dezenas de opções em papel inspiradas no espaço para escolher. Enquanto a decoração da lua suspensa e colorida irá conquistar as crianças mais pequenas, uma série de foguetões, como o Saturno V ou o conjunto do Vaivém Espacial, deverá inspirar as mentes mais velhas a aprender enquanto fazem trabalhos manuais. Debater o que o seu filho gostaria de construir é uma ótima maneira de começar a explorar o tema, desde os planetas do nosso sistema solar até ao funcionamento de uma nave espacial. Pode até aprender algo!

Cada modelo de trabalho manual inclui uma classificação de estrelas, que indica o nível de dificuldade e informações sobre o tempo que deve demorar a ser construído. Os Sidaway têm crianças de todas as faixas etárias, por isso, era importante fazer uma escolha prudente. "As classificações foram muito úteis", explica Gen. "O Creative Park é enorme e há imensa escolha, e estas ajudaram-nos a decidir o que seria melhor para cada criança. Havia realmente algo para todos os gostos."

Prepare-se para imprimir

Uma mão segura a extremidade de um modelo Creative Park que surge de uma impressora Canon PIXMA, ao lado de modelos temáticos do espaço em papel já montados.

"Fiquei muito impressionado com a simplicidade de configuração da Canon PIXMA TS7650i. Basta ligá-la e esta diz-nos literalmente o que fazer", afirma Mike. "A impressão em si também foi incrivelmente simples, quer utilizemos a aplicação para smartphone ou o computador."

Depois de escolher o seu design, selecione imprimir e, em poucos segundos, o seu modelo estará pronto e à sua espera. Mike diz que gostou da conveniência de imprimir diretamente do seu smartphone, através da aplicação Creative Park. "Tentámos imprimir diretamente da aplicação e do computador, e descobrimos que os dois métodos são muito fáceis e intuitivos", acrescenta. "Basta seguir as instruções simples e deixar que a impressora faça o resto."

Os modelos são impressos em segundos e ficam imediatamente secos graças ao tinteiro PIXMA duradouro da impressora. "Fiquei muito contente ao ver que os modelos eram impressos tão depressa, pois isso fez com que cada criança tivesse algo para fazer", afirma Gen. "Caso contrário, poderíamos ter tido muitos momentos de espera, o que teria feito com que as crianças se aborrecessem e talvez começassem a fazer outras coisas. Além disso, graças ao papel fotográfico fosco da Canon que utilizámos, a tinta ficou bem assente e não surgiram manchas."

Montar os seus modelos

Uma mãe ajuda o filho a utilizar um par de tesouras para cortar um modelo de papel temático do espaço do Canon Creative Park.

Desde cortar e vincar extremidades até dobrar e colar, todos os membros da família se envolveram na construção dos modelos de papel temáticos do espaço.

Duas crianças sentadas a uma mesa, uma a segurar um folheto com factos sobre o sol e a outra a segurar um modelo de papel já montado do Creative Park.

O sol está a 149 milhões de quilómetros de distância da Terra. Este é apenas um dos muitos factos relacionados com o espaço que as crianças Sidaway aprenderam enquanto faziam os seus modelos.

Depois de imprimir o modelo, está na hora de cortar e dobrar. Pode usar tesouras ou, para modelos mais avançados, um x-ato e uma tábua de corte. Lembre-se de vincar as linhas depois de as dobrar para garantir que os modelos mantêm a sua forma e siga a lista de instruções passo a passo que a maioria dos modelos inclui. "Estudem os padrões e decidam quem executa quais partes com antecedência", afirma Mike.

Gen acrescenta: "A minha maior sugestão é utilizar uma caneta velha que já não tem tinta e uma régua para vincar as peças. Não corta até ao fim, mas deixa uma impressão suficientemente profunda. Lembre-se de o fazer antes de colar".

Pode utilizar PVA, uma pistola de cola, pontos adesivos, uma alternativa ecológica ou até mesmo fita adesiva para fixar os seus modelos. A cola que utiliza também pode determinar se as suas criações são recicláveis. Poderá ser necessário manter alguns modelos no devido lugar com clipes ou ganchos enquanto estes secam para manter a sua forma. Gen recomenda a utilização de uma cola de secagem rápida ou até de uma fita adesiva de dupla face fina para acelerar o processo de colagem.

Para ajudar a aumentar a autoestima da criança, permita que esta execute algumas tarefas de forma independente, mas façam outros modelos juntos, como exercício de ligação para a família. Essa é a estratégia que Mike e Gen usaram, e a sua filha Chloe disse que gostou bastante. "Aprendemos sobre o espaço na escola, mas construir a estrutura do modelo do sol com a minha mãe ensinou-me coisas que não sabia. Também foi muito bom passarmos tempo juntos, em família, a fazer algo criativo."

Além do modelo do sol e do folheto informativo que o acompanha, Chloe e Gen trabalharam no astronauta mais complexo, enquanto Mike ajudou Halle e Luke com os dioramas de Marte e da lua. "Os mais novos gostaram de cortar e colar, mas acho que, acima de tudo, adoraram brincar com o astronauta nos conjuntos de dioramas quando tudo estava terminado", afirma Mike.

Descolagem para a brincadeira

Uma pessoa coloca um sol de papel, criado a partir de um modelo do Creative Park, numa prateleira.

"Estou muito surpreendida, mas muito feliz, com o quanto gostámos de fazer estes modelos de papel educativos e divertidos em família", afirma Gen. "Não só as crianças brincam com elas, como também falam sobre o quanto gostaram de os fazer."

Uma criança coloca um astronauta de papel num diorama da lua do Creative Park.

Construir modelos de papel do Creative Park não é apenas uma atividade familiar divertida e enriquecedora, como também permite brincar com os modelos várias vezes. Halle e Luke passaram horas a fingir que o astronauta estava a explorar novos planetas.

Depois de todos os trabalhos estarem concluídos e a cola secar, sente-se, admire o seu feito e deixe que a aventura espacial comece. "Divertimo-nos muito a brincar com o nosso homem do espaço", afirma Halle, a filha do meio. "Fingimos que vive aventuras por toda a casa, saltando de planeta em planeta. Adoro o nível de detalhe e o facto de podermos mover os braços e as pernas." Luke, o mais novo, acrescenta: "Gosto de o fazer voar pelo ar".

Além de brincar com os seus novos modelos espaciais, Gen diz que vão ser adições fantásticas aos quartos das crianças. "Os dioramas têm um aspeto extremamente apelativo nas estantes. Além disso, são coisas com que podem brincar várias vezes." Além de serem uma memória carinhosa e tangível do tempo bem passado com a família.

Assim, da próxima vez que o seu filho olhar para o vasto céu noturno e lhe perguntar o que está lá ao longe, utilize o Creative Park para aumentar o seu conhecimento e despertar a sua imaginação. Talvez sinta a inspiração para imprimir o que vê através de um telescópio ou para fotografar o planeta, a estrela ou o satélite para os comparar. Visite a nossa página do Pinterest para se inspirar com trabalhos manuais em papel e não se esqueça de partilhar as suas criações de outros mundos nas redes sociais utilizando a hashtag #MadeWithPIXMA.

Escrito por Natalie Denton

Produtos relacionados

  • PIXMA TS7650i

    Impressoras para casa

    PIXMA TS7650i

    Uma impressora rápida e de alta qualidade que se adapta na perfeição à sua vida em casa graças ao seu tamanho compacto e à facilidade de utilização.
  • Série PIXMA TS8750

    Impressoras para casa

    Série PIXMA TS8750

    Imprima documentos nítidos e fotografias com cores ricas com uma impressora multifunções com 6 tinteiros intuitiva e de elevada qualidade para toda a família
  • Impressoras jato de tinta

    Matte Photo Paper MP-101

    O papel mate para fotografia produz fotografias, gráficos e texto de elevada qualidade com um acabamento mate. Também é apropriado para utilizações mais criativas, tais como cartões de felicitações, cartazes e criações em papel.
  • Artigos relacionados