IMPRESSÃO CRIATIVA

Criar um quarto com temática de dinossauros e decoração em papel reciclável

A decoração da casa não é apenas para adultos. Com o Canon Creative Park, toda a família pode juntar-se para fazer uma renovação pré-histórica acessível e reciclável para um quarto de criança.
Vários modelos de dinossauros impressos a partir do Canon Creative Park encontram-se numa mesa, com uma mão a tentar pegar num.

Tal como os adultos, as crianças adoram expressar a sua criatividade e personalidade através dos espaços à sua volta. Quando se é jovem, o quarto não é apenas onde dormimos no fim de um dia longo. É onde fazemos os trabalhos de casa, brincamos, onde os nossos amigos ficam para passar a noite: é o nosso pequeno universo. Que forma melhor de tornar esse espaço verdadeiramente seu do que criar algo que adora? Com o Canon Creative Park, uma impressora PIXMA, algum papel e uma tesoura, isso nunca foi tão fácil.

Escolha o tema

Um adulto e uma criança criam dinossauros de papel transferidos do website Canon Creative Park e impressos com uma impressora Canon PIXMA.

O pai Chee e o filho mais velho Okkie divertiram-se a cortar os dinossauros juntos. "É muito divertido como família e a grande seleção de dinossauros ia de suficientemente básicos para o Elon fazer, a modelos mais desafiantes que nos despertavam interesse", afirma Chee.

Há muitas formas de personalizar a decoração do quarto das crianças, como cortinas ou roupa de cama com padrões, murais pintados ou impressões emolduradas. No entanto, pode ser difícil acompanhar os interesses em constante mudança das crianças. Num minuto, tudo gira à volta do espaço e dos astronautas, pouco depois, passam para os piratas e, antes de se aperceber, dinossauros. Voltar a pintar e comprar obras de arte ou lençóis novos todas as vezes pode sair caro, mas agora pode fazer uma renovação pré-histórica ao quarto das crianças de uma forma mais acessível.

Porque não experimentar decorações de papel? Quando os interesses das crianças mudarem, só tem de reciclar as decorações e fazer mais. Existem milhares de modelos gratuitos, incluindo todo o tipo de ideias em papel adequadas para crianças, disponíveis na aplicação Canon Creative Park e no website, mas os aspirantes a paleontólogos ficarão especialmente empolgados ao ver os designs de dinossauros disponíveis. Escolha uma máscara de Pteranodonte ou de Triceratops que cobre toda a cabeça ou uma figura de papel de um Apatossauro. Se os seus filhos quiserem ter o cartão pop-up perfeito para o aniversário de um amigo, por que não criar um cartão de T-rex? Chee-Chiu Lee e os seus dois filhos Elon (7) e Okkie (11) puseram à prova uma seleção de designs do website.

Prepare-se para criar a sua arte de parede com dinossauros

Um modelo de dinossauro de papel emerge de uma impressora Canon PIXMA, com um modelo de T-rex concluído ao lado de vasos plantas ao lado.

A impressora da série Canon PIXMA TS5350a é ideal não só para trabalhos manuais com papel, mas também para criar etiquetas e para imprimir diretamente a partir do seu smartphone.

Uma criança utiliza uma tesoura para cortar um modelo de dinossauro transferido do Canon Creative Park e impresso com uma impressora Canon PIXMA.

Há uma satisfação real nos trabalhos manuais e ao começar a deixar os seus filhos fazerem coisas sozinhos desde novos pode incutir valores como a independência e a resiliência que podem ser úteis para eles mais tarde na vida.

Uma das melhores coisas dos modelos de papel de dinossauros é que não precisa de equipamento novo ou complicado. Consulte as instruções para cada modelo. Alguns podem necessitar de materiais adicionais, como fio, elásticos, cola de trabalhos manuais ou canetas para colorir, mas, em geral, eis aquilo de que vai precisar:

  • Impressora Canon PIXMA, como as da série PIXMA TS5350a.
  • A aplicação Canon Creative Park (ou o website).
  • O papel fotográfico Matte da Canon é fortemente recomendado, sobretudo para designs mais brilhantes e detalhados, mas qualquer papel de impressora A4 serve para alguns designs mais simples.
  • Uma tesoura: as tesouras de pontas redondas são as melhor para os mais novos.

Escolha as suas decorações de dinossauros

Uma criança utiliza um lápis castanho para colorir um desenho de dinossauros.

Os modelos para colorir com temática de dinossauros também estão disponíveis no Creative Park e podem ser uma excelente forma de as crianças se manterem criativas, enquanto os adultos se ocupam das partes mais complicadas da montagem e da instalação. Aqui, Elon, de sete anos, diverte-se a dar cor a uma impressão de dinossauros.

As mãos de um adulto constroem um modelo de dinossauro de papel do Creative Park da Canon impresso numa impressora Canon PIXMA, com um pacote de papel fotográfico Canon por trás.

Sabia que os fósseis de dinossauros foram encontrados nos sete continentes? E que se diz que o Estegossauro tinha o cérebro do tamanho de uma noz? Criar decorações de dinossauros para o quarto pode dar-lhe a oportunidade de partilhar estes factos interessantes com os seus filhos.

Assim que tiver as suas ferramentas, está na hora de selecionar os seus designs no Canon Creative Park, transferir os modelos e imprimi-los utilizando a sua impressora PIXMA. Há tantos designs à escolha, desde um bonito papel suspenso que irá agradar a crianças mais pequenas, a pósteres que mostram um T-rex com os seus dentes grandes e assustadores que as crianças mais crescidas irão adorar. Okkie, de onze anos, achou os trabalhos manuais particularmente interessantes, "especialmente ver a forma como as abas de papel funcionam para criar magia em 3D!" afirma Chee.

Falar sobre o que escolher é uma ótima forma de conversar com seus filhos sobre diferentes tipos de dinossauros, de quais gostam mais e porquê. Pode ficar surpreendido com o quanto lhe podem ensinar!

Esta atividade também pode fazer com que as crianças pensem de forma criativa sobre a cor. Talvez queiram escolher o seu próprio esquema de cores ou complementar as cores que já têm nas paredes e cortinas. Também pode aproveitar este pretexto para falar sobre a roda de cores e como as cores opostas, como azul e laranja, por exemplo, combinam bem. Embora tenhamos tendência para pensar nos dinossauros em determinados tons, os cientistas não sabem de que cor eram. O Creative Park oferece contornos de imagens para as crianças colorirem, para que possam dar asas à imaginação. Quem consegue dizer não à possibilidade da existência de um dinossauro com brilhantes e com as cores do arco-íris?

Se os seus filhos adoram qualquer oportunidade para tirar uma selfie, pode imprimir um conjunto de acessórios fotográficos Jurássicos. Façam todos uma pose e criem os vossos próprios retratos pré-históricos divertidos, que podem pendurar nas paredes ou em quadros de afixação.

A top-down shot of a Canon camera sitting atop a Canon PIXMA printer, with a collage of photos in the background.

CANON CLUB

Uma comunidade exclusiva para criadores. Persiga a sua paixão com suporte, inspiração, vantagens e muito mais. Aderir é fácil. Adquira um produto. Registe-se. Adira ao Canon Club.

Ponha toda a família a fazer trabalhos manuais

As mãos de um adulto constroem uma cabeça de T-rex ao lado das mãos de uma criança que está a cortar um dinossauro de origami simples.

O Canon Creative Park tem uma seleção de designs simples de origami de dinossauros, ideais para crianças mais novas, uma vez que não exigem cortes complicados. Isto permite que os adultos trabalhem com estruturas mais avançadas, como esta cabeça de T-rex, juntamente com os mais pequenos.

Um adulto fixa uma luz de presença de T-rex em papel a uma parede branca do quarto.

Está disponível uma gama de designs mais complexos no Canon Creative Park que levam a criação de dinossauros mais longe para criar uma decoração inspiradora. Esta cabeça de T-rex pode ser instalada na parede para criar uma luz de presença a pilhas. "O Elon adora a cabeça do dinossauro no seu quarto, com a luz", afirma Chee. "Mostra-a a todos os seus amigos quando o vêm visitar."

Todos os modelos incluem instruções passo a passo para imprimir, que pode consultar à medida que avança, uma classificação por estrelas para indicar o nível de dificuldade e informações sobre o tempo aproximado que devem demorar a fazer. Uma vez que alguns dos designs são mais fáceis de montar do que outros, isto significa que há algo para todos: desde crianças que acabaram de começar a escola, a pré-adolescentes ou avós. "Escolher e imprimir os dinossauros teve algo de especial que fez com que os rapazes sentissem que estavam a criar algo do zero", refere Chee.

Deixe que as crianças se ocupem dos modelos mais simples de forma independente, como o bonito Triceratops de origami ou um dinossauro pequeno e fácil, enquanto ajuda a fazer os mais complicados, como o Estegossauro em 3D. É fácil adaptar diferentes designs aos níveis de competências dos seus filhos. "Okkie tinha capacidades suficientes para fazer recortes complicados e colar tudo", indica Chee.

Alguns dos modelos, como o boneco de papel articulado de Tiranossauro e o Estegossauro elástico, têm peças móveis, o que adiciona alguma compreensão de engenharia e física à aprendizagem.

Decore o quarto e partilhe as suas criações

Um par de mãos pendura um desenho colorido de dois dinossauros na parede por trás de vários modelos de dinossauros construídos do Canon Creative Park numa mesa à frente.

Fazer dinossauros de papel pode incitar conversas interessantes sobre temas da história, ciência e alterações climáticas, uma excelente forma de complementar a aprendizagem na escola.

Um modelo de dinossauro construído do Canon Creative Park encontra-se numa planta com outras plantas à sua volta.

Pode ser complicado encontrar brinquedos e decorações sem plástico. Estes designs de dinossauros em papel permitem transformar uma divisão sem se preocupar com o impacto ambiental e reciclar aqueles que se estragarem durante a brincadeira. Pode até adicioná-los às plantas para dar aos seus herbívoros de papel um habitat onde se sintam em casa.

Pergunte às crianças de que forma pensam exibir os seus dinossauros de papel para obter o melhor efeito. Talvez queiram criar uma parede de galeria com fantásticas impressões de dinossauros. Juntos podem planear onde cada um ficaria melhor. Talvez tenham feito muitos modelos de dinossauros ou criado o seu próprio diorama de dinossauros pequenos. Estes ficam muito bem numa prateleira, numa secretária ou numa cómoda, para que as crianças possam pegar neles facilmente quando quiserem brincar. "Os rapazes gostaram de colocar os dinossauros na planta da casa", explica Chee.

Um adulto e uma criança admiram um modelo de uma cabeça de T-Rex construído a partir de um modelo do Canon Creative Park, que o adulto segura.

Em vez de ligar a televisão ou uma consola de jogos da próxima vez que os seus filhos estiverem aborrecidos, experimente fazer trabalhos manuais com papel. Não só é uma atividade que promove a criação de laços, como também ajuda a relaxar, pode melhorar a concentração e ajudar a expressar os seus sentimentos, além de poder ser uma experiência gratificante por si só.

Da próxima vez que estiver a chover intensamente lá fora ou o leitor estiver à procura de algo para fazer numa tarde de fim-de-semana, não precisa de gastar dinheiro em atividades dispendiosas. Esta atividade de dinossauros de papel não só é divertida, como também permite que as crianças desenvolvam uma vasta gama de competências, tais como criatividade, concentração, cumprimento de instruções e trabalho em equipa. Irão deliciar-se quando virem os resultados: um quarto único ou espaço de brincadeira que podem declarar com orgulho que personalizaram à sua maneira. Quando os seus gostos mudarem, pode voltar ao Canon Creative Park para descobrir mais modelos de papel para designs associados ao seu próximo tópico de interesse.

Nunca houve uma altura melhor para decorar o quarto das crianças de forma económica com os modelos de papel pré-históricos do Canon Creative Park. Quando terminar, tire uma fotografia e partilhe-a com o hashtag #MadeWithPixma para inspirar outros que queiram experimentar. Agora tudo o que tem de decidir é a que dinossauro vai dar vida!

Escrito por Rachel Segal Hamilton


Produtos relacionados

Artigos relacionados

  • IMPRESSÃO CRIATIVA

    Marcos em papel

    Celebre locais especiais com uma impressora Canon PIXMA e o Creative Park.

  • IMPRESSÃO CRIATIVA

    Crie os seus próprios brinquedos sensoriais

    Os brinquedos sensoriais em papel são divertidos e ajudam a desanuviar.

  • Três crianças a brincar com fantoches de mão de criados com papel de uma girafa, um hipopótamo e um urso.

    IMPRESSÃO CRIATIVA

    Crie um projeto manual em papel de um safari

    Imprima a sua própria atividade familiar com temática animal com o Creative Park da Canon.

  • IMPRESSÃO CRIATIVA

    Crie um quadro de sonhos da sua vida

    Decore o seu espaço consoante o seu estilo com a Canon SELPHY Square QX10.